Iniciante

Assuntos não diretamente relacionados ao ioiô. Aniversários, sites pessoais e mensagens que não tenham diretamente a ver com o esporte.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
gabrielcerb
Mensagens: 27
Registrado em: 12 Abr 2011, 17:41

Iniciante

Mensagem por gabrielcerb »

iai pessoal beleza?
bem como ja diz no assunto sou totalmente iniciante comprei o ioio da timeless o mars
mais nao sei nada de ioio, joguei quando era criança mais enfim nao sei nada
gostaria que vcs se puderem me dar alguns toques... tudo que puderem me aconselhar serei grato
vlw
tufaopatola2
Mensagens: 3390
Registrado em: 14 Fev 2007, 23:08
Localização: Betim MG
Contato:

Re: Iniciante

Mensagem por tufaopatola2 »

gabrielcerb escreveu:iai pessoal beleza?
bem como ja diz no assunto sou totalmente iniciante comprei o ioio da timeless o mars
mais nao sei nada de ioio, joguei quando era criança mais enfim nao sei nada
gostaria que vcs se puderem me dar alguns toques... tudo que puderem me aconselhar serei grato
vlw
Tenho apenas um conselho inicialmente, leia muito, procure, tente entender, depois pergunte!

Infelizmente, vi um outro tópico seu, sobre como colocar retorno de silicone, e isso ja tem explicado diversas vezes no forum. Então pesquise!

Outra coisa, poderia ter postado no local correto, como em comunidades por exemplo, este tópico infelizmente não tem nada a ver com modificações!

t++
Editado pela última vez por tufaopatola2 em 12 Abr 2011, 18:05, em um total de 1 vez.
gabrielcerb
Mensagens: 27
Registrado em: 12 Abr 2011, 17:41

Re: Iniciante

Mensagem por gabrielcerb »

vc esta me confundido se vc olhar minha data de inscriçao me inscrevi no forum agora pouco...
entao nao tem como ser eu
tufaopatola2
Mensagens: 3390
Registrado em: 14 Fev 2007, 23:08
Localização: Betim MG
Contato:

Re: Iniciante

Mensagem por tufaopatola2 »

verdade desculpe pelo engano! mas que o tópico ta no lugar errado isso está! ^^

t++
Matheus Cardoso
Mensagens: 224
Registrado em: 26 Fev 2011, 01:39
Localização: Vitoria da Conquista - Bahia - Brasil

Re: Iniciante

Mensagem por Matheus Cardoso »

O Mars eh muito bom, tanto para iniciantes quantos profissionais, va em Manobras e veja o topico fixo dos sites ...

Tente aprender algumas coisas, para vc ja ter a base, apartir disso eh so criar !
araj-mp
Mensagens: 116
Registrado em: 13 Dez 2010, 07:11
Localização: Miguel Pereira-RJ

Re: Iniciante

Mensagem por araj-mp »

Aí Gabriel.
Em primeiro seja bem vindo cara.
No início é assim mesmo, a gente fica mei perdido, é muito termo, expressões, equipamentos, marcas.
Mais bacana vc ter se interessado pelo esporte, cara aqui vc vai fazer boas amizades, ter altos toques,
como o tufao falou, leia bastante, pesquise bastante e treine, um bom yo vc já tem que é o Mars, do resto mano
curta bastante, se divirta, jogue yo por prazer, por alegria, por se sentir bem.
Valeu.
Matheus Cardoso
Mensagens: 224
Registrado em: 26 Fev 2011, 01:39
Localização: Vitoria da Conquista - Bahia - Brasil

Re: Iniciante

Mensagem por Matheus Cardoso »

Por bardomundo :
Quando eu comecei a jogar eu senti bastante dificuldade exatamente por causa dos termos muito variados. É uma coisa bem difícil de sair pesquisando, principalmente porque todo mundo fala mas ninguém explica o que é. Desde essa época eu sempre pensei num dicionário, descobri depois que existia um tal na ABI, mas por algum motivo hoje não existe mais.

Bom, como eu estou sem muito o que fazer agora, vou pôr alguns dos termos principais pra vocês (e traduzir a maioria do http://www.ayya.org/glossary.php#a).


A: É uma modalidade de jogo. É focada nas manobras tradicionais de corda com um ioiô em uma mão. Também chamada de 1A ou Single A.
AA: É uma modalidade de jogo. É focada nas manobras tradicionais de loop (voltas e voltas) envolvendo dois ioiôs, um em cada mão. Também chamada de 2A.
AAA: É uma modalidade de jogo. É focada nas manobras de corda usando dois ioiôs, um em cada mão. Também chamada de 3A.
AAAA: É uma modalidade de jogo. É focada nas manobras de corda onde a cordinha não fica preso ao eixo do ioiô. Também chamdada de 4A, OS ou Offstring.
AAAAA: É uma modalidade de jogo. É focada nas manobras de corda onde um contrapeso (ao invés do dedo) é amarrado na cordinha. Também chamado de 5A, CW, Counterweight ou Freehand.
Backspin: É um fenômeno que acontece quando o ioiô está girando numa direção contrária, ou por um sistema de retorno muito sensível. O ioiô tenta voltar para a mão bruscamente no meio de uma manobra, quando não deveria fazê-lo. Um exemplo seria lançar um Suicide, e quando o ioiô estivesse no ar com o laço, ele simplesmente voltasse bruscamente para a sua mão.
Bind: Manobra básica necessária para fazer o ioiô voltar para a mão, no caso de ioiôs com rolamento seco.
Dif-Pad: Adesivo de fricção, produzido pela empresta Dif-e-Yo, utilizado em alguns tipos de ioiô como sistema de retorno.
Duncan: Famosa empresa de ioiô, criadora dos ioiôs Free Hand Zero e também da modalidade Counterweight.
Eixo fixo: Diz-se dos ioiôs em que o eixo é fixo ao ioiô, em outra palavras, que não possuem rolamento, e sim uma parte, geralmente do mesmo material do ioiô, no lugar. Um famoso exemplo seria os antigos ioiôs da Coca-Cola.
FH: Abreviação para Free Hand, famoso ioiô da empresa Duncan. Também pode se referir à Freehand, modalidade de jogo inventadada pela Duncan (vide AAAAA).
FH2: Abreviação para Free Hand 2. Famoso ioiô da empresa Duncan.
FH0: Abreviação para Free Hand Zero. Famoso ioiô da empresa Duncan.
Freestyle: Curta apresentação, de geralmente 1 ou 3 minutos, de uma rotina de manobras, acompanhado de um música e avaliada por juízes como parte de uma competição. Também chamdada de FS.
Friction Disks: Discos de fricção de borracha inventado pela Duncan, utilizado em alguns tipos de ioiô como sistema de retorno. Também chamado de Friction Biscuits.
Friction Sticker: Termo genérico que se refere a qualquer tipo de disco de fricção utilizado no retorno de ioiôs. Também chamado apenas de Friction.
Gap: Espaço entre as duas metades do ioiô. É lá onde o rolamento (ou eixo fixo) irá receber as camadas de corda durante as manobras.
Grind: Tipo de manobra onde o jogador lança um ioiô dormindo em alguma superfície (incluíndo o próprio corpo).
Loop: Tipo de manobra (usualmente de 2A), onde o ioiô dá voltas sem parar. Também conhecido como Voltas e voltas.
Mod: Sigla para Modificação. Refere-se a qualquer tipo de modificação e personalização feita nos ioiôs.
O-ring: Anéis de borracha usado de diversas formas dependendo do ioiô. Pode ser usado basicamente para acrescentar peso ao ioiô(Saga, Free Hand), aumentar o gap (Free Hand Zero, Viper) e como sistema de retorno (Hitman, Lyn Fury, X-Con).
Recessed: Processo utilizado em ioiôs que tem Frictions como sistema de retorno, que consiste em afundar no corpo do ioiô uma área correspondente ao friction, para eliminar qualquer alto-relevo e diminuir a resposta.
Shim: Pequena arruela ou espaçador usado para aumentar o espaço do Gap.
Sidecap: Peça geralmente removível localizada nas laterais do ioiô, geralmente impresso com palavras ou desenhos.
Sistema de retorno: Tecnologia nos ioiôs responsável por fazê-lo retornar para a mão. Exemplos de sistemas de retorno incluem frictions, Yo-rings, brake pads, turbo disks, starbusts, entre outros.
Starbusts: Sistema de retorno composto por ranhuras em alto relevo feitas no ioiô, próximo ao eixo, com o propósito de aumentar a fricção e fazer o ioiô voltar à mão.
Suicide: Tipo de manobra onde um loop com a cordinha é solto, gira numa órbita e depois é pego de novo.
Whip: Tipo de manobra onde um loop com a cordinha é arremessado rapidamente para laçar o ioiô no ar.
Yo-Ring: Sistema de retorno, com patente ainda pendente, criado pela Yoyojam. Consistem em O-Rings fixados ao redor do eixo do ioiô.
YoYoJam: Famosa empresa de ioiôs, criadoras dos ioiôs Hitman, Lyn Fury, Speeder, assim como dezenas de outros modelos. Também conhecida como YYJ.


Bom, isso é só um básico feito agora. Não tenho a intenção de ofender ninguém com isto. Se você achou algum erro, seja educado e comunique-me por MP que eu terei o maior prazer em corrigir.

Se alguém tiver o saco de acrescentar mais palavras, seria legal também.

:)

Um Dicionario Basico feito pelo querido bardomundo (partes feitas e outras traduzidas)
Editado pela última vez por Matheus Cardoso em 13 Abr 2011, 13:52, em um total de 1 vez.
gabrielcerb
Mensagens: 27
Registrado em: 12 Abr 2011, 17:41

Re: Iniciante

Mensagem por gabrielcerb »

brigado por todos que tem tentado ajuda
bem vou fazer isso, ler e procurar me informar vlw
tufaopatola2
Mensagens: 3390
Registrado em: 14 Fev 2007, 23:08
Localização: Betim MG
Contato:

Re: Iniciante

Mensagem por tufaopatola2 »

Segundo o dicionário, o Cachorrinho é um grind! .-. -n
Responder