Problemas com o rolamento do meu 2yr

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Avatar do usuário
e-rod
Mensagens: 461
Registrado em: 27 Abr 2003, 21:00
Localização: Porto Ferreira
Contato:

Mensagem por e-rod »

Primeiramente gostaria de falar que o forum ficou muito bom. Agora vamos ao que interessa:
Eu estava com meu 2yr ontem e derepente ele começou a dormir menos e a fazer barulho estranho. Abri o yoyo e vi que o rolamento mau rodava. Joguei na querosene e depois de seco ele voltou ao normal. Depois de 2 horas o problemas voltou. Repeti o precesso da querosene e nada. Meu rolamento está novo, nem há ferrugem do lado de fora e quando eu rodo ele devagar sinto como se tisse arranhando ele. Ao jogar a linha fica como uma corda de violão: oscilando.
Alguem pode me ajudar??? O que levou meu rolamento a ficar assim???
_ZER0
Mensagens: 1629
Registrado em: 27 Dez 2002, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por _ZER0 »

o rolamento do meu Patriot jah ficow assim
ai eu joguei um desengripante...
deixei ele queto durante um dia
depois sequei de novo!
ai ele ficow bom novamente!
=D
JOTA
Mensagens: 1084
Registrado em: 28 Jul 2002, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por JOTA »

Ele tah com a blindagem aberta?
Se está pode ser que entrou alguma sujeira no interior dele que está gerando esse atrito maior.
Sobre a tremedeira: Vc adicionou algum peso nele? Pode ser que está desbalanceado e realmente treme.

Para resolver o problema do rolamento, tenta fazer o que o Vinicius falou. Passa um desengripante tipo WD40, joga um tempo com ele e depois seca novamente.
Eh bom vc fazer isso pelo menos 1 vez por mes para garantir que seu rolamento nao enferruje e que nao fique impurezas dentro dele.

Qualquer coisa é só falar.

Abraços!
Sprout
Mensagens: 702
Registrado em: 07 Fev 2002, 21:00
Localização: Região do Grande ABC

Mensagem por Sprout »

Bem todas as dicas daqui são ótimas.
Mas muita gente esquece de limpar o ioiô depois de limpar o rolamento.
No vão onde fica o rolamento no caso do Saga e 2YR e os espaçadores "Quando utilizados" Tipo o Free Hand e etc.
Porque com o tempo as linhas começam a deixas pequenos "fiapos" do tecido, o que ajuda a engripar o rolamento então quando for fazer uma limpeza de rolamento limpe também o ioiô.
Eu uso Alcool isopropílico e Tinner misturado para dissolver o lubrificante original e nem sempre precisamos remover a blindagem para fazer isso.
Alcool isopropílico e WD 40 é muito bom também principalmente se vcs não quiserem retirar a blindagem.
Mas os Rolamentos travados quase sempre temos de abrir :smile:


Sprout
Dedeco
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Jun 2003, 21:00
Localização: Natal-RN

Mensagem por Dedeco »

Eu tenho uma solução muito boa!!! hehehehe

Comprar um rolamento novo e foi isso que eu fiz!! apesar do rolamento do meu 2yr ser muito bom tava colocando ferrugem na linha e dormindo menos, e como eu demoro demais pra dá as manobras!! eu preferi comprar um SKF 624 blindado geral e sequei sem abrir pra evitar que entre sugeira!!!! heheh paguei 20 contu mas valeu a pena!!

Fui!!!
Rodrigo
Mensagens: 602
Registrado em: 01 Jul 2002, 21:00
Localização: Petrópolis - RJ
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Aew galera, quando estiverem com problemas com o 2YR, por favor me avisem por favor, nesse caso específico eu tenho aki rolamentos para reposição, não são tão caros qto os SKF, custam R$8,00, nós só não anunciamos as peças de reposição do 2YR por falta de tempo.
Qualquer coisa estamos sempre a disposição para qualquer dúvida, crítica ou quetão sobre nossos produtos.

Valeu !

Rodrigo [ http://www.yoyorio.rg3.net ]
Avatar do usuário
e-rod
Mensagens: 461
Registrado em: 27 Abr 2003, 21:00
Localização: Porto Ferreira
Contato:

Mensagem por e-rod »

Ah, muito obrigado pelas respostas. Bom, eu não adicionei nenhum peso e ele tava rolando estranho assim que eu sequei. Ou seja, não pode ser sujeira. E ferrujem tambem fica estranho sendo que ele ta novinho(ou quase).
Mas eu vou fazer o que o Zero falou. Que Desgripante é esse? WD 40? Muito interessante isso.

Outra coisa deque tenho duvida é quanto ao rolamento preso em uma das partes do yoyo. Cara, eu tive que fazer uma força do cão pra tirar ele de lá. Isso não pode estragar não?? Digo isso pq eu faço uma força no cilindro maior enquanto o menor está preso, a unica coisa que há entres eles são as esferas, elas que sofrem a pressão toda.
Qual a aderencia ideal? Talvez seja bom eu passar uma lixa...
_ZER0
Mensagens: 1629
Registrado em: 27 Dez 2002, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por _ZER0 »

eu uso um desengripante da Fiat!!!
custa 7 reais!

_________________
Imagem

<font size=-1>[ Esta Mensagem foi editada por: _ZER0 em 2003-06-11 15:02 ]</font>
JOTA
Mensagens: 1084
Registrado em: 28 Jul 2002, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por JOTA »

Cara, eu tive que fazer uma força do cão pra tirar ele de lá. Isso não pode estragar não?? Digo isso pq eu faço uma força no cilindro maior enquanto o menor está preso, a unica coisa que há entres eles são as esferas, elas que sofrem a pressão toda.
Qual a aderencia ideal? Talvez seja bom eu passar uma lixa...
Ae... Cuidado ao tirar... Use sempre alicate universal de umas 8"... Desses normais, pois abraça bem o rolamento. A força nao eh necessaria... Vai puxando de leve.

Cuidados ao tirar o rolamento:
-Não force mais pra um lado do que para o outro ou vc poderah quebrar o plastico que entra no centro do rolamento, fazendo com que ele possa ficar instavel algumas vezes.
-Não apertar muito também o rolamento pois vc pode mudar a circunferencia. Pouca mudança jah dah uma grande diferença.

Cuidados ao colocar o rolamento:
-Centralize o rolamento e depois encaixe ele.
-Não force ele pra dentro, deixe que qnd o ioio seja fechado faça isso, pois garante que serah encaixado corretamente.

No mais eh soh lubrificar ele pelo menos 1 vez por mes e passar algum antiferrugem, como o WD40, jogar com ele por alguns minutos e depois seca-lo novamente.
C vc nunca viu um rolamento enferrujado, não queira ver, hehehhehe... Alem de feio, fica cheio de limalha de ferro solta fazendo ele travar.

Eh isso...

_________________
Imagem

<font size=-1>[ Esta Mensagem foi editada por: JOTA em 2003-06-11 18:44 ]</font>
Avatar do usuário
e-rod
Mensagens: 461
Registrado em: 27 Abr 2003, 21:00
Localização: Porto Ferreira
Contato:

Mensagem por e-rod »

Opa Jota, valeu garoto. Pra mim não ter que fazer tanta força eu vou dar uma leve lixada no lugar de encaixe, talvez seja essa a razão.

Agora esse WD40 não acha aqui não. É importado e aqui só tem "tanto faz" e "da na mesma". Pelo que vi são todos parecidos tanto na composição quanto no cheiro... seja que Deus quiser. huahau
E você acabou esclarecendo outra duvida. Os desengripantes são compostos de oleos minerais e solventes alifáticos. SE eu deixar secando o solvente vai embora e o oleo fica lá. Agora eu sei que devo jogar umas vezes e passar querosene. Isso é bom. Obrigado

fui
e-Rod
Lucas
Mensagens: 339
Registrado em: 05 Jul 2002, 21:00
Localização: Petrópolis - RJ
Contato:

Mensagem por Lucas »

putz nunca deu esse problema comigo e tipo o rolamento do meu 2YR é aberto msm ,ele tá mto show.. qnd eu forsso meu rolamento .(isso qnd o ioio tá aberto)com o dedo ele roda uns 20 segundo.. e eu jogando om ioio ele tá quaze nuns 2 mim!

não sei o de vcs mas o meu tá super show
Avatar do usuário
e-rod
Mensagens: 461
Registrado em: 27 Abr 2003, 21:00
Localização: Porto Ferreira
Contato:

Mensagem por e-rod »

Caras, essa estratégia de desengripante é show. Fiz o procedimento e foi 200% de aproveitamento. Agora meu yoyo está quase como o seu, Lucas. ele ficou melhor que quando novo.

Outro detalhe, o desengripante que eu usei foi o mais baratinho, WX 200. Brasileiro.
Avatar do usuário
e-rod
Mensagens: 461
Registrado em: 27 Abr 2003, 21:00
Localização: Porto Ferreira
Contato:

Mensagem por e-rod »

ah, tem mais uma coisinha: Eu lixei um pouco aquelas bagaças onde encaixa o rolamento. Agora ele sai bem mais facil porem o yoyo ta desenrosquiando muito facil. Pra ficar firme tentei fita veda rosca e o que tinha ao alcance. Não obtive sucesso. alguem tem uma boa recomendação???
Packer
Mensagens: 2396
Registrado em: 08 Fev 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Packer »

olha veda rosca é a melhor tem yoyo meu que num abre nem a pau de tanta veda rosca
se fosse problema no parafuso era só troca mas como naum é dai eu naum sei
Responder