Rolamento: tamanhos e performances

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Li_Shaoran
Mensagens: 988
Registrado em: 07 Abr 2003, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por Li_Shaoran »

Eu queria saber a influencia do tamanho do rolamento na performance dos ioios.
nos yoyojam quase todos usam o rolamento grande, mas nos riots da spintastics são muito pequenos.
no caso do 2yr e do saga:
o diametro externo é o mesmo, mas o interno é bem diferente.em que isso os diferencia?
se fossem colocados no mesmo ioio, tipo vários tamanhos diferentes num mesmo ioio, qual sewria a diferença em termo de performance , tanto pra 1A e pra 2A?
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Atenção: a mensagem a seguir pode ser prejudicial ao seu cérebro. Não diga que eu não avisei. :smile:

A grande diferença na verdade não é o tamanho do rolamento, e sim a relação entre o diâmetro do rolamento e a largura do gap.

Com um rolamento pequeno e gap grande, a tendência do ioiô é voar um pouco pra trás. O ioiô acaba voando na direção do seu joelho quando você joga pra baixo. Ou então vai muito pra cima quando você faz loops. Isso dá pra ver bem no Great White ou qualquer ioiô beefcaked (2 rolamentos).

No caso oposto (rolamento grande e gap pequeno), a tendência é inversa, o ioiô vai muito pra frente quando você joga o ioiô pra baixo ou o loop fica muito baixo.

Com rolamento grande e gap grande ou rolamento pequeno e gap pequeno, isso não acontece. Isso tudo tem a ver com o tamanho que fica o conjunto do rolamento com a cordinha enrolada em volta. Com gap grande e rolamento pequeno, cabe muito mais cordinha no gap sem o conjunto cordinha/rolamento ficar muito grande, isso causa o "kickback", que é o primeiro efeito que eu expliquei. Quando o gap é pequeno e o rolamento é grande, não cabe muita cordinha no gap e o conjunto acaba ficando grande demais, as últimas voltas da cordinha quase chegam na borda do ioiô. Isso faz o ioiô voar pra frente.

A Yoyojam foi a primeira a perceber o segundo efeito e começou a usar rolamento grande a partir do Patriot.

Já os ioiôs pra loop normalmente têm rolamento pequeno justamente por causa do gap estreito.

Quanto a tempo de dorminhoco, não muda muita coisa, mas teoricamente, um rolamento pequeno daria um dorminhoco um pouco maior. Na verdade mesmo, pra ioiôs não faz diferença nenhuma.

Ufa, é isso. :smile:

Rafael.
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Atenção aqui na lousa:

Imagem
Esse é um Raider com espaçadores de plástico, com gap muito fino e rolamento pequeno. As últimas voltas da cordinha já estão bem perto da borda do ioiô.

Imagem
Esse é um Great White, o rolamento é do mesmo tamanho do rolamento do Raider, mas como o gap é grande, a cordinha vai se espalhando pela largura do rolamento e se amontoando. Mesmo depois de tudo enrolado, ainda falta um bom trecho pra chegar na borda.

Imagem
Esse é um Saga, com gap mais ou menos igual ao do Great White e rolamento grande. A cordinha continua se amontoando no gap, mas como já começa num diâmetro maior (que é o do rolamento), o conjunto fica maior e já não fica tão longe da borda.

Falou o rolamento grande com gap pequeno, mas não existe ioiô assim. :smile: Se o gap for pequeno o suficiente, talvez até falte espaço no gap pra enrolar a cordinha.

Rafael.
PS: acho que deu bobeira em mim pra escrever tanto sobre um negócio que ninguém pensa. :wink:

<font size=-1>[ Esta Mensagem foi editada por: Rafael Matsunaga em 2003-09-08 22:47 ]</font>
Rafael_ Araujo
Mensagens: 46
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:00
Localização: Salvador

Mensagem por Rafael_ Araujo »

ae prof Matsunaga!!!
Sprout
Mensagens: 702
Registrado em: 07 Fev 2002, 21:00
Localização: Região do Grande ABC

Mensagem por Sprout »

Em 2003-09-08 22:46, Rafael Matsunaga escreveu:
PS: acho que deu bobeira em mim pra escrever tanto sobre um negócio que ninguém pensa. :wink:
Mano sem tirar o sarro é Sério mesmo eu Acho que vc. deveria escrever um livro com essas coisas você pode achar insignificante, mas pra nossa cultura e desenvolvimento isso é espetacular.
E pra mim quanto mais conhecimento melhor!!!! pois minha sede por conhecimento é enorme e minha fome maior ainda.
Animal as explicações curti a beça mas nós dois somos lôcos mesmo por este tipo de coisa né :wink:

Sprout
JOTA
Mensagens: 1084
Registrado em: 28 Jul 2002, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por JOTA »

Verdade... Louca demais a explicação...

Sprout... Como não sou da área de engenharia, programação ou coisa do tipo, depois você me explica esse lance de binário que tem na sua assinatura? hehehhehe...

Abraços!
Li_Shaoran
Mensagens: 988
Registrado em: 07 Abr 2003, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por Li_Shaoran »

eheheheheheheh
jota, depois eu te explico.
esse lance da assinatura do sprout é muito legal, pelo menos pra quem entende.

e matsunaga, um grande obrigado.
eu ia demorar alguns anos pra realmente entender esses tipos de efeitos.Vc realmente me iluminou em mar escuro de trevas que envolviam minha mente em dúvidas.
credo que piegas.
valeu pelas explicções, vo salvar no meu cpu pra depois roubar de vc e escrever um livro com isso.
ehehheehhehehe

valeu mesmo.
v3ry
Mensagens: 182
Registrado em: 08 Ago 2003, 21:00
Localização: Santo André/SP (Grande ABC)
Contato:

Mensagem por v3ry »

binario
soh tem 1 e 0
conta-se da eskerda pra direita... assim...
16 8 4 2 1
eh nesse sentido q vai rolanu
c vc somar, todos os numeros sempre da 1 antes do proximo...ou seja...o prox numero, eh o dobro do ultimo q vc escreveu...
onde nessa tabela...1 aciona o valor
e 0 mantem desativado
assim sendo
16|8|4|2|1
...0|0|0|1|0
eh mema coisa q 2 no nosso sistema decimal
ou seja
existem 2 tipos de pessoas, as que entendem e as q ficam boianu achanu q ele escreveu 10:)
eu tenho essa materia
tio sprout manja tipo BSMC... ponto flutuante e tal?:)
flw=) c nao intender manda msg no icq q te explico melhor jota=)

PS: Valeu tio matsunaga, como sempre super didático=)))






<font size=-1>[ Esta Mensagem foi editada por: v3ry em 2003-09-09 19:21 ]</font>
rafa
Mensagens: 1090
Registrado em: 25 Fev 2003, 21:00
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

Mensagem por rafa »

T H E M A T R I X !!!!!!

:grin:
Responder