Breve guia sobre rolamentos

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Trancado
Caum
Mensagens: 90
Registrado em: 11 Fev 2010, 10:53
Localização: Brasília/DF

Breve guia sobre rolamentos

Mensagem por Caum »

Usei minhas habilidades parcas de tradução e interpretação de texto aqui para que ficasse o mais parecido e compreensível. Não foram utilizados tradutores automáticos aqui e algumas partes que não considerei importante foram expressamente omitidas e outras foram de minha autoria, mas se desejarem ler o artigo original ele foi retirado de http://www.spinworkx.com/forum/index.php?topic=4764.0.
Glossário:
YYJ: YoyoJam
YYF: YoyoFactory
ILYY: I Love Yo-yo
CLYW: Caribou Lodge yo-yo Works
SPYY: Saturn Precision Yo-Yos

O rolamento do ioio é a parte que fica entre os dois lados do ioio e está encaixado em um eixo que une essas duas partes (Dãã)

É uma das partes cruciais do ioio, conecta a corda ao ioio e um bom rolamento permite que o ioio gire por longos periodos, embora a habilidade e força de sua jogada (throw) e a qualidade do ioio ainda irão determiner o período de tempo de giro.

Este guia irá se ater muito mais aos rolamentos usados hoje em dia na cena do ioio e proverá conselhos na compra de diferentes tipos de rolamentos. Como em outros aspectos do esporte não há o ‘melhor’ rolamento.

Tamanhos de rolamento:
A maioria dos ioios hoje em dia vêm com diferentes tamanhos de rolamento, principalmente os de pequeno tamanho padrão “A” (Duncan e alguns YYFs) e os de grande tamanho, padrão “C” (a maioria dos YYJ e os YYF de metal)
Outros tamanhos incluem o padrão “D” para Hspin e SPPY e o padrão “B” para os YYJ de rolamento pequeno.

Os rolamentos padrão C são largamente usados se comparados aos de padrão A porque apresentam o giro mais longo e são menos responsivos do que o padrão A apesar de menos velozes.


A Infinite Illusions desenvolveu um sistema baseado em letras para simplificar a escolha e o reconhecimento dos diferentes tamanhos de rolamento. Esses são os tamanhos mais comuns que você, prezado leitor, deverá se aprofundar. As medidas listadas são, em ordem: diâmetro interno x diâmetro externo x largura.

Tamanho A – O rolamento A é usado pela maioria dos Duncan, Playmaxx, YoYoFactory, ZanNavi muitos outros io-iôs. Medidas: 5mm x 10mm x 4mm.
Tamanho B – Este rolamento encaixa os YoYoJam de rolamento pequeno, incluindo os SpinFaktors (exceto o HG), Kamaitachi, Sunset Trajectory and Matrixx. Encaixa também no SuperYo Renegade, e nos Spintastics Revolver e Eclipse. Medidas: 6.45mm x 9.525mm x .3.175mm.
Tamanho C – Encaixa nos YoYoJam de rolamento grande incluindo Hitman, Lyn Fury, Spinmaster 2 e 3, Big Ben, Patriot, Nightmoves 2 e 3, Shockwave 3 e Speeder, bem como nos YoYoFactory G5 e os da série 888. medidas 6.35mm x 12.7mm x4.7625mm.
Tamanho D – encaixa nos io-iôs da B.I.S.T., HSpin e SPYY. Medidas 5mm x 11mm x 5mm.
Tamanho E – Encaixa nos Spintastics Tornado, Tigershark, Riot, Great White, Comet, Torch e Firefly, e Yomega de rolamento. Medidas 3.96875mm x 7.9375mm x 3.175mm.


Estes outros rolamentos são geralmente fabricados para um ioio específico ou fabricante espscífico o que dificulta na hora de repô-los.

Tamanho G – Encaixa em todos os Custom yo-yos. Medidas: 4.7625mm x 7.9375mm x 3.175mm.
Tamanho H – encaixa nos Sonic Spin e Invader fabricados pela SuperYo. Este rolamento é feito totalmente em plástico.
Tamanho I – Encaixa em todos os ioiôs Tom Kuhn de rolamento. Medidas 3.175 x 7.9248 x 3.556
Tamanho M – Encaixa no BigYo 2 da YoYoJam e está apenas disponível mediante pedido especial às lojas online ou à yoyojam.

Classificação ABEC: índice usado para indicar a qualidade de um rolamento classificado de 1 a 9 em números ímpares. Ex. Rolamento de aço inox da YYN são classificados como ABEC 5 enquanto rolamentos normais são classe 3 e rolamentos de alta qualidade como os KK são classificados como 7. Os índices ABEC classificam os rolamentos de precisão e os com alta classificação ABEC por rodar mais rápido devido ao baixo índice de fricção. Alto índice de fricção= calor e ruído que diminuem a vida útil do rolamento.
Os rolamentos de aço cromo são mais rígidos do que os de aço inox, assim são mais duráveis, apesar de apresentarem alto índice de fricção, contudo podem enferrujar se não for observada a manutenção adequada. Lembre-me-nos que existem dois tipos de rolamentos, aqueles usados em alta rotação e aqueles usados sob alta pressão. Os que rodam mais apresentam menor coeficiente de fricção, mas o material é mais macio, por isso quebra mais rápido com o uso, e os de alto coeficiente de fricção, rodam por mais tempo, mas com menos RPM.

Rolamentos no mercado internacional:

Aqui apresentarei os mais comumente usados


Rolamentos tipo Flat:
Rolamento YYJ Speed: Os rolamentos que vêm nos YYJ são fabricados em aço (não sei se cromo ou carbono) duráveis construidos para rodarem secos, embora é aconselhável uma pequena lubrificação. Aparentemente enferrujam.

Rolamentos YYF Spec: são os rolamentos que vêm como os YYF, requerem lubrificação ou podem travar, contudo rodam muito bem, então é aconselhável a manutenção constante.

Rolamentos EZO aço inoxidável: São os de troca para aqueles rolamentos da YYJ que enferrujaram, contudo tem uma vida útil menos, já que o aço inoxidável é mais macio como visto anteriormente.

Rolamentos AIGR: rolamentos fabricados pela General-Yo são padrão C (grande). AIGR é o anagrama para "aircraft instrument gyro rated" e são literalmente usados na indústria aerospacial. São ultra suaves e uma alternativa aos rolamentos 10-ball.

Rolamentos 10-ball da Onedrop: como o nome fala são rolamentos com 10 esferas (os comuns possuem 8 esferas) para reduzir a fricção e aumentar o tempo de giro. Muito popular entre os profissionais.

Rolamentos de ouro: possuem uma cobertura dourada nas esferas devido ao processo de manufatura. Fabricado para reduzir a fricção entretanto a performance diminui drasticamente depois que a cobertura desgasta. Supostamente gira melhor do que os rolamentos de cerâmica e não contém nenhum traço real de ouro. Recomendado para uso apenas em competições, não deve ser secado como solventes, que podem retirar a cobertura das esferas.

Rolamentos de Cerâmica: Possuem esferas de cerâmica que reduzem muito a fricção, daí apresentam um tempo de rotação muito maior que outros rolamentos, Apesar de ser muito suave de se jogar, é muito caro se comparado a outros tipos de rolamentos, pelo menos lá nos EUA, aqui no Brasil a diferença não é tão grande.

Rolamentos Dorothy: Presente nos ioiôs da linha premium da YYF's, apesar de ser silencioso e suave de se jjogar, tende a ser chato, já que pode de repente se tornar bastante barulhento e responsível, especialmente após uma jogada. Especula-se que use cobertura de Teflon® nas suas partes.

Rolamentos Mercury: introduzidos pela Infinite Illusions, sofrem uma limpeza já na fábrica por um processo especial para diminuir a resposta e aumentar o tempo de rolagem. Pensem nele como um rolamento ultra limpo. Existe também uma versão chamada de Fat Lip que possui o cilindro interno do rolamento (aquele que fica em contato com o eixo do ioiô) assim os espaçadores não chegam a tocar o escudo do rolamento, o que significa que ele roda mais fácil e com menos atrito contra a parede do ioiô.

Rolamentos ABEC grau 7: roda mais rápido e com giro mais durável, embora não comparáveis aos rolamentos de ouro em tempo de giro.

Rolamentos de forma modificada:

Rolamentos Konkave: Produzidos pela Dif e yo e apresentam uma curva côncava no anel exterior quase como um \/, centraliza a cordinha do io-iô e assim ela não toca nas laterais internas dele e nem no sistema de retorno. Muito popular. Contudo utilizar rolamentos KK acaba dificultando os suicides. Existe também a versão KK de cerâmica.

Rolamentos Terrapin X wing: O Terrapin X Wing tem bordas planas e um sulco central para manter a corda no centro do rolamento mais ou menos assim -_- , na realidade esse passo é realizado em tornos CNC depois é quimicamente tratado para evitar corrosão e também possui esferas de cerâmica.


Rolamentos Center Trac: São os novos rolamentos da YYF e tem um formato assim \_/ . Levantado nas laterais e com o centro plano. Este tipo de rolamento mantêm o que há de bom nos rolamento KK, centralizando a corda, e elimina o pior dos KK, ou seja os suicides são melhores nos Rolamentos CT. Entretanto tem uma desvantagem, claro, seu centro plano tem que ser cheio com loops da cordinha ou a corda vai ficar indo de um lado para outro fazendo com que o CT seja to util quanto um rolamento EZO.

Rolamentos Born Crucial Grooved: Rolamentos feitos para se jogar qualquer ioio como beefcake(FHZ mod) ele tem um sulco no centro. em alguns reviews falam que eles são bons mas outros falam que se parecem com os YYJ e Dorothy.

Ufa, acho que é isso!

Falou Galera.
Editado pela última vez por Caum em 24 Fev 2010, 00:39, em um total de 2 vezes.
Trancado