Fabricando a sua própria cordinha de ioiô

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
marcelo.com
Mensagens: 34
Registrado em: 25 Mai 2011, 01:09
Localização: Rio de Janeiro

Fabricando a sua própria cordinha de ioiô

Mensagem por marcelo.com »

Fabricando a sua própria cordinha de ioiô
Bom galera, todos nós sabemos que a corda é uma peça primordial, é o principal elo entre o jogador e o ioiô, entretanto, os fabricantes brasileiros não tem uma fabricação personalizada para aquele tipo de modalidade 1A, 2A, 3A, 4A, ou 5A ( se existe aqui tal fabricante eu não conheço ), e no esporte ocorre também um fenômeno onde um jogador se sente bem com um determinado tipo de corda, e o outro não, mesmo a modalidade do esporte sendo igual, assim, eu elaborei um tutorial, algo simples e detalhado, que possibilita que qualquer um fabrique a sua própria corda, de maneira personalizada, acredite, nem a yoyofactory que tem a fama de produzir cordas maravilhosas, faria melhor do que você, isto porque, seguindo este tutorial você terá um suprimento inesgotável de excelentes cordinhas com a grossura, o comprimento, e a cor que você desejar; segue então o passo a passo:
1- Você precisará de 1 máquina de furar ou 1 parafusadeira ( se for menor de idade solicite a ajuda dos pais, ferramentas elétricas são perigosas para crianças] ), 1 lata de leite em pó vazia, 1 parafuso de aprox. 5cm, 1 tesoura, 1 pano limpo, e cerca de 8 a 15 tubos de linha ( o número de tubos de linha, definirá se corda fabricada será grossa, mediana ou fina ) de poliéster ou algodão.
2- Eu por exemplo treino 1A, com 12 fios, e utilizo os tubos de linha da marca linhanyl ( encontrada em qualquer armarinho ), você pode utilizar a marca que preferir, esta marca por exemplo é bem em conta, é 100% de poliéster, tem diversas cores, custa cerca de R$2,50 cada tubo ( alguns armarinhos dão descontos comprando 10 tubos ou mais) e cada tubo possui 1828 metros.
3- Bom, explicarei como fazer cordinhas de 10 fios: coloque os 10 tubos no chão voltados para cima, procure o fio de cada tubo, puxe e amarre com um nó todos os fios e enrole os 10 fios juntos na lata ( não precisa enrolar tudo, enrole apenas uma boa quantidade , o que restou guarde ), observe que ao juntar os fios a linha se transformou numa corda, agora, para transformar esta corda estranha em corda de ioiô você terá que medir 2m e 70 cm ( esta medida pode variar de acordo com a sua altura para mais ou para menos ) corte e dê um nó em cada ponta para não embolar os fios, amarre uma das pontas num determinado local e a outra no parafuso, neste estágio, abra o mandril da máquina escolhida e coloque o parafuso, ligue a máquina por uns 5 segundos ( este tempo pode variar para mais ou para menos em razão da velocidade específica em cada tipo ou marca da máquina usada ) em sentido horário ( para a direita ), quando a máquina estiver enrolando não puxe, deixe a corda levemente frouxa para o enlace ficar por igual, daí, desligue a máquina, com a tesoura corte uma extremidade ( segure-a ), depois corte a outra , una as duas extremidades com um nó, pegue o pano e passe na corda ajeitando todo o enlace ( use também as mãos ) o lance é deixar a corda com uma aparência única até todo o enlace ficar perfeito, no mais, está pronta a cordinha, é só medir ( do chão à 2 a 3 dedos acima do umbigo) e fazer o laço para colocar no dedo, na outra ponta da cordinha ( o ponto cego ) abra o laço e coloque o ioiô, agora, é só jogar.
Com este tutorial, nunca mais você terá um ioiô quebrado porque não teve dinheiro para comprar uma cordinha e a sua arrebentou com você jogando, e certamente, com um estoque ilimitado você irá evoluir rapidamente o seu desempenho no esporte porque jogar sempre com corda nova faz toda a diferença. Se você gostou deste tutorial, não guarde para si, fale para seus amigos e ajude a difundir o esporte no Brasil, qualquer dúvida é só mandar um MP, a minha satisfação será um dia ver o ioiô nas olimpíadas, e creio que compartilho este ideal com muitos usuários deste site, quem sabe um dia isto acorra? O mestre Rafael ganhou o mundial e elaborou esta associação, e você? O que faz pelo esporte? Vamos criar ideias construtivas, divulgá-las, e fazer a diferença, e quem sabe? Um dia alcançar este sonho. Um abraço, Marcelo.
Editado pela última vez por marcelo.com em 18 Jun 2012, 14:21, em um total de 2 vezes.
Asafe Azevedo
Mensagens: 1980
Registrado em: 06 Nov 2008, 20:32
Localização: João Pessoa - PB

Re: Fabricando a sua própria cordinha de ioiô

Mensagem por Asafe Azevedo »

Tutorial muito bom ! Ja sabia faze cordas, mas usava aquele velho metodo de prego e um rolo de linha...
Antigamente eu fazia as minhas cordas, hoje ao MEU ver, nao vale apena(pelo desgaste de tempo e etc). As cordas do vorcegy sao super baratas e longas... Mas para quem vive inventando desculpa de que nao joga yoyo direto por causa de corda, que acha tal corda mt fina, mt curta e etc, ta ai um bom tutorial para acabar com as desculpas.
marcelo.com
Mensagens: 34
Registrado em: 25 Mai 2011, 01:09
Localização: Rio de Janeiro

Re: Fabricando a sua própria cordinha de ioiô

Mensagem por marcelo.com »

Boa noite Azafe, para jogadores que moram nas capitais, beleza, encontram com facilidade várias lojas do ramo, mas, quem mora no interior meu amigo sofre bastante , na minha cidade por ex., eu rodava tudo procurando cordas que prestasse e só achava porcaria ( e quando achava ), me lembro que comprei um coma ( na vuto shop) e ao utilizar uma cordinha vagabunda que comprei numa banca de jornal, fiquei se reação ao ver a corda estourar e o ioiô que eu cuidava com tanto carinho se acabar todo no chão, é triste parceiro, mas muitos desistem do esporte por causa disso, no meu caso, tive que apelar para a criatividade, hoje, falo sinceramente que eu prefiro as cordinhas que fabrico, inclusive quando comprei alguns ioiôs gringos, eu observava as cordinhas que vinham neles e não gostava, eu as retirava e trocava pelas minhas. Tenho como objetivo neste tópico não deixar muitos jogadores iniciantes sofrerem o que eu sofri, outro ponto importante que devo falar é que mesmo o tutorial sendo grande, o processo de fabricação é simples e rápido, o segredo é que as cordinhas já ficam enroladas na lata e semi-prontas, e ao invés de um parafuso você pode utilizar diversos, e fazer várias cordinhas ao mesmo tempo, você economiza tempo e dinheiro, um abraço meu camarada, Marcelo.
Asafe Azevedo
Mensagens: 1980
Registrado em: 06 Nov 2008, 20:32
Localização: João Pessoa - PB

Re: Fabricando a sua própria cordinha de ioiô

Mensagem por Asafe Azevedo »

Eu sei que sofre para achar corda marcelo, como sei hahah. Minha cidade mal tem loja de costura kkkk
Realmente o nivel de cordas brasileiras estao em baixa, para mim atualmente a Vorcegy é a melhor(comprimento, preço e torçao). Ja ate pensei em fabricar corda... Mas nao achei a marca que queria aqui na cidade... Mas quem sabe em breve :)
Hoje em dia quem tem paciencia, pow melhor coisa é fazer corda, ate o Marechal é quem faz as dele. Mas se for meio impaciente, se prepare kkkkk
Avatar do usuário
JONES
Mensagens: 2292
Registrado em: 31 Jul 2005, 19:33
Localização: CURITIBA-PR
Contato:

Re: Fabricando a sua própria cordinha de ioiô

Mensagem por JONES »

A Timeless Faz cordas personalizadas Marcelo, de acordo com cor tamanho e tipo que a pessoa prefere, mas as que mais vendem mesmo são de 1A e 4A

quem quer 2A e 3A basta cortar a corda de 1A em tamanho menor, e 4A fazemos ela em tamanho maior.

Se tiver oportunidade algum dia teste elas, acredito que vai gostar, mesmo fazendo as suas.


Voce vai ao Campeonato Brasileiro?
marcelo.com
Mensagens: 34
Registrado em: 25 Mai 2011, 01:09
Localização: Rio de Janeiro

Re: Fabricando a sua própria cordinha de ioiô

Mensagem por marcelo.com »

Boa tarde jones, eu já comprei ioiôs e cordas da Timeless, são excelentes produtos, no entanto, eu não sabia que a empresa vendia cordas personalizadas, estou sabendo agora, porém, ainda afirmo que é muito difícil eu trocar as que faço por outras, depois que você pega o jeito parceiro a cordinha sai na medida certa, e o mais interessante é o preço, são mais de 670 cordinhas por R$25,00 ( este cálculo é referente a fabricação de cordas com 10 fios e com 1,25 metros já prontas para o uso ). É como eu falei, o meu objetivo é facilitar a vida dos jogadores ( principalmente os iniciantes ) que em razão deste problema até abandonam o esporte ( eu vivi este dilema ), e acredito também que gerando mais facilidades no esporte resultará em mais jogadores, o que é vantagem para a Timeless e todas as empresas do ramo. No que se refere ao campeonato brasileiro, infelizmente não poderei ir, mesmo sendo fã e praticante assíduo do esporte também sou militar,e seria difícil uma autorização para sair do Estado no dia do evento, um abraço, Marcelo.
Editado pela última vez por marcelo.com em 15 Jul 2012, 18:54, em um total de 4 vezes.
Avatar do usuário
JONES
Mensagens: 2292
Registrado em: 31 Jul 2005, 19:33
Localização: CURITIBA-PR
Contato:

Re: Fabricando a sua própria cordinha de ioiô

Mensagem por JONES »

isso é realmente muito valido para quem nao tem alternativas

mas aqui no caso quando comecei a fazer as cordas fazia por que o pessoal nao sabia fazer, nao tinha paciencia e ai paravam de jogar.

boa parte dos meus clientes compram as cordas por nao ter espaço em casa para prodizir e nem tempo. preferem pagar para ter a comodidade.
Tpelanda
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Nov 2022, 14:35

Re: Fabricando a sua própria cordinha de ioiô

Mensagem por Tpelanda »

Excelente tópico.... porém tenho uma dúvida. Qual a espessura da linha que vc usa para para fazer sua cordinha de 12 Linhas? 120?
A título de compartilhar eu também faço as minhas da seguinte forma: Ao invés de utilizar 10 tubos de linha, utilizo apenas um, amarro a ponta de linha em algo fixo, uma cadeira por exemplo, levo a linha até 3 m de comprimento e passo em volta do pé de outra cadeira, aí faço essa volta 6x com a mesma linha, ou seja vai ter 12 linhas(6 na ida e 6 na volta) com a mesma linha, a última volta eu amarro novamente na cadeira. Depois coloco na furadeira um gancho daqueles de varal, coloco nele as linhas que estão no pé da cadeira que não foram amarradas e enrolo com a furadeira. Depois tiro do gancho, junto as duas pontas deixando esticadas para não enrolar, faz um nó e pronto. Aí vou soltando os dedos aos poucos, mantendo a esticado pra ele enrolar uniformemente e não ficar aqueles ressaltos na cordinha. Já fiz com linha de costuras aqueles carreteis pequenos de 91,4 que todo mundo tem em casa, porém elas são mais finas que essas de tubo grande, mas são de poliéster também, ai precisa 22 linhas pra fazer uma cordinha,(vai e volta 11vezes) fica boa também mas precisa um carretelzinho daqueles quase inteiro pra fazer uma cordinha.
Responder