Decepcionado com performance do Freehand DUNCAN. Ajuda?

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
marcosffo
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Nov 2015, 03:22
Localização: Buenos Aires

Decepcionado com performance do Freehand DUNCAN. Ajuda?

Mensagem por marcosffo »

Oi, pessoal! Tudo bem?
Primeiramente me apresento a vocês. É meu primeiro post no fórum!

Meu nome é Marcos Franco, 23 anos, e há alguns anos havia comprado um Protostar e comecei a jogar iô-iô, e fiquei encantando com a atividade. Curti muito mesmo!
Infelizmente, pela rotina, acabei abandonando por um bom tempo, mas agora voltei a praticar, mesmo que pelo menos uma vez por semana! hehehe

Um amigo veio dos EUA e, a meu pedido, me trouxe um Freehand da Duncan e um Token da C3YoyoDesign. Eu, que já jogava com Protostar da YoyoFactory, amei o Token. Realmente muito bom!
E pra tentar aprender algo de 5A, tentei com o Freehand da Duncan, até porque Duncan é uma marca que eu admiro muito entre as que fabricam iô-iôs. Fazendo um paralelo com o mundo dos videogames, a Duncan para mim é tipo a Nintendo: única em seus produtos...

No entanto, não sei se criei muitas expectativas ou se eu realmente estava enganado, mas não estou satisfeito com a compra do Freehand. Primeiramente, o gap dele é muito fechado, dificultando muito manobras do estilo 1A ou 5A. Em segundo lugar, o retorno de adesivos de fricção (friction stickers) se desgastam rápidamente... Mas, principalmente, entre tudo, o iô-iô gira muito pouco. Não dura 15 segundos girando, e mesmo lançando-o se sente que ele já começa a se freiar e prepara para terminar de girar.
Alguém pode me dar alguma dica? Pelo que pude ler, todos (ou a maioria dos) os iô-iôs da Duncan possuem retorno com adesivos de fricção. Alguém conhece algum método para produzi-los em casa, assim como costumo fazer com silicone nos iô-iôs de outras marcas?

Obrigado pela atenção!
Att.,

Marcos
eduardomonma
Mensagens: 116
Registrado em: 06 Nov 2012, 14:20
Localização: São Paulo (Z/S)

Re: Decepcionado com performance do Freehand DUNCAN. Ajuda?

Mensagem por eduardomonma »

Eae Marcos, bem vindo ao forum.

Pena que nosso forum está muito parado esses meses, o pessoal migrou para um grupo do facebook...

Bom o freehand original de fabrica com esses friction stickers giram pouco mesmo, comparado com o token e o proto.
Em geral é feito uma modificação no Freehand (procure por recess ali em cima na pesquisa) que é possivel colocar pads de silicone no retorno, melhorando a performance do ioio.
marcosffo
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Nov 2015, 03:22
Localização: Buenos Aires

Re: Decepcionado com performance do Freehand DUNCAN. Ajuda?

Mensagem por marcosffo »

Eduardo, obrigado!
Rapaz, eu li e li e mal pude entender o que era recess. Um cara falou de uma furadeira e chave de fenda e pensei (o quê?). Felizmente encontrei um vídeo que descreveu o processo... Mas isso fazem para trocar os adesivos de fricção por silicone, não é mesmo?

O que pode ser feito para melhorar sua velocidade e duração de giro? Eu já sequei os rolamentos do Protestar várias vezes, mas pela experiência sinto que não vai mudar muito o giro do Freehand. Quanto ao recess, vou tentar fazê-lo para não depender dos adesivos da Duncan, que são vendidos a alto preço.
Resumindo: seria razoável da minha parte concluir que o Freehand da Duncan não é um bom iô-iô? Ou toda a marca é ruim? Meu sonho era ter um Flying panda, mas fico receoso de comprar um, uma vez que tive uma má experiência com um iô-iô da marca.

Quanto ao grupo do Facebook que você mencionou, eu gostaria de participar. Você sabe qual é? Para mim, a ferramenta de comunicação é indistinta, mas se a maioria não participa aqui, não vejo muito sentido. :/

Obrigado pela resposta!
Um abraço!
eduardomonma
Mensagens: 116
Registrado em: 06 Nov 2012, 14:20
Localização: São Paulo (Z/S)

Re: Decepcionado com performance do Freehand DUNCAN. Ajuda?

Mensagem por eduardomonma »

Pra achar o grupo no face pesquisa por abi, ou associação brasileira de ioio, yoyo, ioio... eu tô no face como "eduardo monma" me addza lá!

Não é que o freehand não é bom, é que ele é antigo... e os ioio mais modernos tem performance melhor (estabilidade, tempo de giro e tals...). O flyingPanda tbm é obsoleto... o padrão que vem se consolidando atualmente é rolamento tamanho C e retorno de silicone (protostar e o token são assim).

O recess é uma modificação meio complicada de fazer, eu acho, rs, pois nunca fiz.
Avatar do usuário
ADO
Mensagens: 298
Registrado em: 27 Nov 2004, 00:15
Localização: Guarulhos - SP

Re: Decepcionado com performance do Freehand DUNCAN. Ajuda?

Mensagem por ADO »

Oi Marcos, tudo bem?
Assim como o Monma te disse, o Freehand é um modelo antigo, de mais de 10 anos atrás...muita coisa mudou e fica difícil comparar com os modelos atuais. O Northstar mesmo já é bem superior ao Freehand.
O pessoal tem grande apreço pelo Freehand Zero, que tem a jogabilidade um pouco superior ao Freehand, mas também é limitada.
Bom, 2 meses depois, acho que você já deve ter conseguido as informações que necessita, mas de qualquer forma, no que pudermos ajudar tamos aí.
Abraço!
Responder