Atenção classic-stylers!!!
Eu sei que aqui se fala muito mais de io-iôs freestyle, mas... esse tópico é para os colecionadores e curiosos em geral...
Lá pelo meio da década de 80, houve umapromoção da Coca-Cola que premiava os campeões dos torneios com um io-iô preto muito especial, conhecido como "Master".
Eu já ouvi todo tipo de lenda sobre esse io-iô e estou tentando separar o "joio do trigo"...
Eu tenho uma dessas belezinhas intactas desde aquela época e sei que é extremamente raro (NÃO DOU, NÃO VENDO, NÃO TROCO EM HIPÓTESE ALGUMA e o conservo cuidadosamente).
Não havia comércio desse io-iô, mas encontrei muitas imitações dele na net e quem quiser, eu posso mandar as fotos de algumas
Segue a lista de "lendas":
1 - A cada 1 milhão de Russell promocionais daCoca-Cola, apenas 1 Master era feito.
2 - O eixo dele, era em madeira de lei. (Se é eu não sei, mas ele gira muito mais "suave" que um Russell comum da época ou mesmo os outros Russell com os quais comparei.)
3 - A Russell não tem fábrica no Brasil (que eu saiba, nunca teve) e o io-iô era fabricado no Brasil. Quem então os injetou?
4 - Os sidecaps eram impressos em "hot-stamping", sem relevo ao invés de silk-screen. (E de fato, é um dourado lindo!)
5 - O Fever "Master" foi inspirado nele. (Gênio!)
6 - O gap era mais aberto. (Já vi Russell com gap de tudo quanto é tamanho.)
7 - Os starbursts eram diferentes. (Não vou ser louco de detonar o meu para descobrir, o que posso dizer é que é mais silencioso que os outros Russell...)
Alguém pode dizer algo mais?