Escolhendo seu Io-Iô e Outras Dicas

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Trancado
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Escolhendo seu Io-Iô e Outras Dicas

Mensagem por Barco »

Esse tópico é praquele pessoal iniciante que não sabe bem que io-iô escolher. Tentarei esclarecer algumas dúvidas, bem como dar algumas dicas. Por isso, leia até o fim, pois sua dúvida pode estar aqui.

1A

Na minha opinião, todos os iniciantes deveriam começar com um Saga, por alguns motivos:

1. É Barato
2. É Resistente
3. Se zoar, o prejuízo não é muito grande
4. Por ser estreito, é mais difícil mandar manobras perfeitamente. Quando elas ficam boas num Saga, ficam boas em outros io-iôs. A recíproca não é verdadeira.
5. É produto nacional

No entanto, o Saga é um io-iô limitado, e depois de um tempo vem a pergunta:

Quero Um Gringo! E Agora?

O melhor io-iô pra você, é aquele com o qual você se sente mais confortável jogando. Com a experiência, vai-se pegando as manhas de escolher opcionais mais avançados. Por isso, é recomendável jogar com os io-iôs de outros jogadores antes de escolher o seu primeiro gringo. Mas.. se você é um cara isolado do mundo e não tem amigos, ou não há nenhum io-iozeiro na sua cidade, não chore! Vamos esclarecer alguns mitos e deixar as coisas mais claras.

1. Io-iô mais caro NÃO é o melhor!
Os preços variam de acordo com o material, raridade, métodos de produção. Muitas vezes, os mais caros são de coleção ou pro pessoal que sabe o que quer. Se você está lendo isso.. não é o seu caso.

2. Se você está começando, opte pelo bom e barato.
Todo iniciante provoca alguns acidentes com seu io-iô. Se você não está muito familiarizado, opte pelos modelos de excelente desempenho, e excelente preço. Você não perde em performance, nem em dinheiro, caso algo aconteça.

3. Prefira o padrão.
No mercado, há io-iôs de todos os tamanhos. Do muito pequeno, ao muito grande. Se você ainda está começando, prefira io-iôs de tamanho mais ou menos padrão. Eles são mais fáceis de jogar, controlar e acertar manobras.

4. Retornos
Bem, o intuito deste tutorial, não é explicar sistemas de retorno. Haverá um para explicar isso, e muito material sobre isso está disponível na Internet.
De qualquer jeito, veja o sistema de retorno que mais se adapta ao seu estilo de jogo e ao seu bolso.
O Rings demoram muito pra gastar, são mais baratos e encontrados em qualquer casa de material hidráulico. No entanto, dão mais resposta e mais retornos indesejados.
Friction Stickers e Dif-Pads oferecem um retorno mais suave. No entanto, é necessário importar os originais, ou fazer uma gambiarra de substituição.
Starburts oferecem um meio termo. Não são descartáveis. Uma vez que eles acabam, o io-iô fica inutilizado, sendo necessário uma modificação.

5. Peso
Apesar do gosto pelo peso ser extremamente pessoal, dê preferência aos io-iôs entre 62g e 70g.

6. Distribuição
Io-iôs mais abertos e com mais peso concentrado nas bordas, tendem a dormir mais e ser mais estáveis.

Os io-iôs mais indicados por mim na categoria 1A, para iniciantes:
Lyn Fury
KickSide
Speed Maker
Free Hand Zero

Investimento incial: Entre 13 e 20 dolares, mais frete de lojas internacionais.
2A:

1. O que você quer?
Se a intenção for apenas brincar e ficar fazendo apenas Loop the Loops (as voltas básicas), dá pra escolher modelos de eixo fixo. Na minha opinião, os melhores são os Russel, americanos. Aqui no Brasil temos a Fever, Dracco e York. Dos nacionais, eu prefiro os Dracco, por se assemelharem aos Russel.
Se você quer levar a sério, o melhor é já ir se acostumando aos io-iôs de rolamento.
Eles tem Gap ajustável, para que seja possível arrumar cada detalhe.
Eu gosto muito dos Sunset Trajectory, e dos Hurricane Kamaitachi da YoYoJam. A Duncan também oferece os Speed Beetles, que utilizam Friction Stickers. A Duncan também oferece os Ballistic, que tem excelente desempenho.

Investimento inicial: Entre 16 e 40 dolares o par de io-iôs, mais frete de lojas internacionais.

3A: O mesmo que 1A, dobrando os investimentos.

4A:

O recomendável é que o 4A seja jogado com um io-iô próprio, de maior tamanho e aros de borracha, para amenizar impactos.
Os io-iôs mais utilizados são:
Aquarius
Flying Panda
Xodus
Big Yo
Viper
Zan Navi

Investimento Inicial: entre 17 e 34 dolares, mais frete.

5A:
O Chamado Counter-Weight, ou Free-Hand pode ser jogado com qualquer io-iô de 1A.
Os Free-Hand Zero já vem no pacote com alguns contra pesos. Se você quer fazer um contra peso, basta fazer um furo num dado, ou numa bolinha pula-pula. Escolha objetos de tamanhos e pesos bons pra você. Daqui em diante, igual a 1A.


Legal. Tenho Io-iô, mas não sei trocar a corda. E agora??
Tudo bem... pegue a linha na extremidade presa ao eixo, e vá destorcendo a linha. Até ela abrir um buraco, por onde será retirada. Para colocar a linha nova, na extremidade onde vai o io-iô, destorça a linha, até que seja aberto um buraco, por onde poderá ser colocado o io-iô.

E Qual o melhor comprimento da Cordinha??
Não há uma medida ideal. Mas pra começar, pegue sua cordinha e deixe o io-iô entre seus pés. Corte quando a cordinha estiver na altura de seu umbigo. Isso servirá de referência para os próximos cortes.

Qual a melhor cordinha?
Outra questão pessoal. Mais finas, mais grossas, algodão ou poliéster, mais ou menos torção. Vai tudo ao gosto do jogador.

Onde aprender manobras?
O melhor jeito de aprender manobras é com seus amigos.
Quatro sugestões de sites com vídeos e figuras explicativas:
www.mastermagic.net
http://sector_y.yoyoing.com
http://kwos.yoyoing.com
www.yo-yo.org/yama@18

Mantenha-se atualizado, nos lançamentos de novos modelos de io-iôs. Visite com frequencia os sites dos fabricantes e fóruns.
E treine! A evolução vem com a prática.

www.yo-yo.com
www.yoyojam.com
www.buzzonyoyos.com
www.dif-e-yo.com
www.hspin.com

Barco
Editado pela última vez por Barco em 11 Out 2005, 22:11, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Vou colocar esses tópicos informativos como fixos. Valeu Barco!
Trancado