dicionario plix XD

Tire suas dúvidas sobre manobras, exiba suas manobras novas!

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
pedrodeister
Mensagens: 27
Registrado em: 07 Set 2006, 10:59
Localização: Londrina PR

dicionario plix XD

Mensagem por pedrodeister »

auguem pode fazer um "dicionario" com os nomes de truques e talz tipo resseced.....qq eh issu e essas coizas q todos falam e eu naum intendu ^^

sou noob XD

valeu pra todos!!!!!!
foca
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Set 2006, 11:16

dicionario

Mensagem por foca »

nossa.. isso seria mto bom..
tambem sou novo na pratica de ioiô.. e tambem naum intendo nada dessas palavras..
:D...

vlwww
Marcelo Bazani
Mensagens: 737
Registrado em: 09 Ago 2004, 19:25
Localização: Guarujá-SP
Contato:

Mensagem por Marcelo Bazani »

po no site da ABI tinha um dicionario!! mas acho que ja faz um tempinho!

era bacana o esquema do dicionario!
Cauan
Mensagens: 413
Registrado em: 28 Mar 2005, 00:53
Localização: Sãp Paulo-capital

Mensagem por Cauan »

Tem esse aqui , só que é em ingles , se ajudar , tá aí o link :
http://www.ayya.org/glossary.php#a

flw
infinito
bardomudo
Mensagens: 559
Registrado em: 20 Mai 2005, 21:47
Localização: João Pessoa - PB
Contato:

Mensagem por bardomudo »

Quando eu comecei a jogar eu senti bastante dificuldade exatamente por causa dos termos muito variados. É uma coisa bem difícil de sair pesquisando, principalmente porque todo mundo fala mas ninguém explica o que é. Desde essa época eu sempre pensei num dicionário, descobri depois que existia um tal na ABI, mas por algum motivo hoje não existe mais.

Bom, como eu estou sem muito o que fazer agora, vou pôr alguns dos termos principais pra vocês (e traduzir a maioria do http://www.ayya.org/glossary.php#a).


A: É uma modalidade de jogo. É focada nas manobras tradicionais de corda com um ioiô em uma mão. Também chamada de 1A ou Single A.
AA: É uma modalidade de jogo. É focada nas manobras tradicionais de loop (voltas e voltas) envolvendo dois ioiôs, um em cada mão. Também chamada de 2A.
AAA: É uma modalidade de jogo. É focada nas manobras de corda usando dois ioiôs, um em cada mão. Também chamada de 3A.
AAAA: É uma modalidade de jogo. É focada nas manobras de corda onde a cordinha não fica preso ao eixo do ioiô. Também chamdada de 4A, OS ou Offstring.
AAAAA: É uma modalidade de jogo. É focada nas manobras de corda onde um contrapeso (ao invés do dedo) é amarrado na cordinha. Também chamado de 5A, CW, Counterweight ou Freehand.
Backspin: É um fenômeno que acontece quando o ioiô está girando numa direção contrária, ou por um sistema de retorno muito sensível. O ioiô tenta voltar para a mão bruscamente no meio de uma manobra, quando não deveria fazê-lo. Um exemplo seria lançar um Suicide, e quando o ioiô estivesse no ar com o laço, ele simplesmente voltasse bruscamente para a sua mão.
Bind: Manobra básica necessária para fazer o ioiô voltar para a mão, no caso de ioiôs com rolamento seco.
Dif-Pad: Adesivo de fricção, produzido pela empresta Dif-e-Yo, utilizado em alguns tipos de ioiô como sistema de retorno.
Duncan: Famosa empresa de ioiô, criadora dos ioiôs Free Hand Zero e também da modalidade Counterweight.
Eixo fixo: Diz-se dos ioiôs em que o eixo é fixo ao ioiô, em outra palavras, que não possuem rolamento, e sim uma parte, geralmente do mesmo material do ioiô, no lugar. Um famoso exemplo seria os antigos ioiôs da Coca-Cola.
FH: Abreviação para Free Hand, famoso ioiô da empresa Duncan. Também pode se referir à Freehand, modalidade de jogo inventadada pela Duncan (vide AAAAA).
FH2: Abreviação para Free Hand 2. Famoso ioiô da empresa Duncan.
FH0: Abreviação para Free Hand Zero. Famoso ioiô da empresa Duncan.
Freestyle: Curta apresentação, de geralmente 1 ou 3 minutos, de uma rotina de manobras, acompanhado de um música e avaliada por juízes como parte de uma competição. Também chamdada de FS.
Friction Disks: Discos de fricção de borracha inventado pela Duncan, utilizado em alguns tipos de ioiô como sistema de retorno. Também chamado de Friction Biscuits.
Friction Sticker: Termo genérico que se refere a qualquer tipo de disco de fricção utilizado no retorno de ioiôs. Também chamado apenas de Friction.
Gap: Espaço entre as duas metades do ioiô. É lá onde o rolamento (ou eixo fixo) irá receber as camadas de corda durante as manobras.
Grind: Tipo de manobra onde o jogador lança um ioiô dormindo em alguma superfície (incluíndo o próprio corpo).
Loop: Tipo de manobra (usualmente de 2A), onde o ioiô dá voltas sem parar. Também conhecido como Voltas e voltas.
Mod: Sigla para Modificação. Refere-se a qualquer tipo de modificação e personalização feita nos ioiôs.
O-ring: Anéis de borracha usado de diversas formas dependendo do ioiô. Pode ser usado basicamente para acrescentar peso ao ioiô(Saga, Free Hand), aumentar o gap (Free Hand Zero, Viper) e como sistema de retorno (Hitman, Lyn Fury, X-Con).
Recessed: Processo utilizado em ioiôs que tem Frictions como sistema de retorno, que consiste em afundar no corpo do ioiô uma área correspondente ao friction, para eliminar qualquer alto-relevo e diminuir a resposta.
Shim: Pequena arruela ou espaçador usado para aumentar o espaço do Gap.
Sidecap: Peça geralmente removível localizada nas laterais do ioiô, geralmente impresso com palavras ou desenhos.
Sistema de retorno: Tecnologia nos ioiôs responsável por fazê-lo retornar para a mão. Exemplos de sistemas de retorno incluem frictions, Yo-rings, brake pads, turbo disks, starbusts, entre outros.
Starbusts: Sistema de retorno composto por ranhuras em alto relevo feitas no ioiô, próximo ao eixo, com o propósito de aumentar a fricção e fazer o ioiô voltar à mão.
Suicide: Tipo de manobra onde um loop com a cordinha é solto, gira numa órbita e depois é pego de novo.
Whip: Tipo de manobra onde um loop com a cordinha é arremessado rapidamente para laçar o ioiô no ar.
Yo-Ring: Sistema de retorno, com patente ainda pendente, criado pela Yoyojam. Consistem em O-Rings fixados ao redor do eixo do ioiô.
YoYoJam: Famosa empresa de ioiôs, criadoras dos ioiôs Hitman, Lyn Fury, Speeder, assim como dezenas de outros modelos. Também conhecida como YYJ.


Bom, isso é só um básico feito agora. Não tenho a intenção de ofender ninguém com isto. Se você achou algum erro, seja educado e comunique-me por MP que eu terei o maior prazer em corrigir.

Se alguém tiver o saco de acrescentar mais palavras, seria legal também.

:)
pedrodeister
Mensagens: 27
Registrado em: 07 Set 2006, 10:59
Localização: Londrina PR

Mensagem por pedrodeister »

nossa......
ajudou bastante c tiver mais coisas a acresentar mandem......

:lol:
Henrique Yoshida
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Set 2006, 20:00

Mensagem por Henrique Yoshida »

mto bom aew! bem traduzido!!
DuduFarias
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Set 2006, 09:35

Mensagem por DuduFarias »

Sou iniciante aeh nessa onda di yoyo.... i essa parada aeh ajudou um bucado....!
vlw aeh cara!!!
X))))))))
Old_Pardal

Mensagem por Old_Pardal »

DuduFarias escreveu:Sou iniciante aeh nessa onda di yoyo.... i essa parada aeh ajudou um bucado....!
vlw aeh cara!!!
X))))))))
favor escrever com português o mais próximo do correto

[]´s e bem vindo
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Verdade, tinha o glossário no site antigo. Vou ver se adapto ele pro site atual.
Xjony
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Nov 2010, 22:54

Re: dicionario plix XD

Mensagem por Xjony »

isso devia virar um topico fixo
Asafe Azevedo
Mensagens: 1980
Registrado em: 06 Nov 2008, 20:32
Localização: João Pessoa - PB

Re: dicionario plix XD

Mensagem por Asafe Azevedo »

Mais um Pá de Ouro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas realmente devia estar em fixo!
ianmarcelo
Mensagens: 226
Registrado em: 12 Ago 2010, 21:19
Localização: Guaratingueta

Re: dicionario plix XD

Mensagem por ianmarcelo »

Só para acrescentar ali ta escrito fho para a abreviatura de free hand zero o correto é fhz.
Avatar do usuário
Juan
Mensagens: 1037
Registrado em: 10 Fev 2007, 15:25
Localização: Curitiba

Re: dicionario plix XD

Mensagem por Juan »

caraca, esse post ai desenterrou algumas pessoas hein O_O...old pardal, seria ele mesmo???
mateuspb AKA Botelho
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Out 2008, 22:32
Localização: Juiz de Fora - MG

Re: dicionario plix XD

Mensagem por mateuspb AKA Botelho »

Juan escreveu:caraca, esse post ai desenterrou algumas pessoas hein O_O...old pardal, seria ele mesmo???
hahaha, tenho ele no msn, joga yoyo até hoje.
tufaopatola2
Mensagens: 3390
Registrado em: 14 Fev 2007, 23:08
Localização: Betim MG
Contato:

Re: dicionario plix XD

Mensagem por tufaopatola2 »

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Victor H.
Mensagens: 2540
Registrado em: 27 Abr 2006, 23:39
Localização: curitiba/PR

Re: dicionario plix XD

Mensagem por Victor H. »

mateuspb AKA Botelho escreveu:
Juan escreveu:caraca, esse post ai desenterrou algumas pessoas hein O_O...old pardal, seria ele mesmo???
hahaha, tenho ele no msn, joga yoyo até hoje.
Old Pardal ainda joga?q eu me lembro eu tenho no msn tbm,mas nem falo mais

nuuusss,fui vendo o povo das antigas comentando ae q vi a data do topico =P
desinterrou bonito msm,achou como esse topico ae?xD
concordo em deixar fixo esse post,ou fazer outro com o dicionario do bardomundo...
flw
pedrodeister
Mensagens: 27
Registrado em: 07 Set 2006, 10:59
Localização: Londrina PR

Re: dicionario plix XD

Mensagem por pedrodeister »

nossa voltei a jogar agora e esse topico ainda existe HSAUHSAHUSSHUSSUSAU
pá de ouro UUSAHUSAS
enfim, agradeço o bardomudo né! :D
Guaen
Mensagens: 561
Registrado em: 14 Set 2010, 18:14
Localização: SOROCABA - SP

Re: dicionario plix XD

Mensagem por Guaen »

kkkk eita isso é inédito!! o cara que escreveu o topico super-escavado, e parou dee seu tópico ta ally jogar e volta e seu tópico ta ally como fosse ontem!!! kkkk xP
!!GABRIEL!!
Mensagens: 519
Registrado em: 21 Mar 2010, 23:45
Localização: São Paulo Capital

Re: dicionario plix XD

Mensagem por !!GABRIEL!! »

Guaen escreveu:kkkk eita isso é inédito!! o cara que escreveu o topico super-escavado, e parou dee seu tópico ta ally jogar e volta e seu tópico ta ally como fosse ontem!!! kkkk xP
(ñintendo)
Asafe Azevedo
Mensagens: 1980
Registrado em: 06 Nov 2008, 20:32
Localização: João Pessoa - PB

Re: dicionario plix XD

Mensagem por Asafe Azevedo »

Guaen escreveu:kkkk eita isso é inédito!! o cara que escreveu o topico super-escavado, e parou dee seu tópico ta ally jogar e volta e seu tópico ta ally como fosse ontem!!! kkkk xP

Ally= ali ?
depois do : eita isso é inédito!! o cara que escreveu o topico super-escavado.
Nao entendi mais nada uhashusahuashuuh
leo utida
Mensagens: 52
Registrado em: 12 Nov 2010, 23:05
Localização: Sao Bernardo do Campo

Re: dicionario plix XD

Mensagem por leo utida »

Guaen escreveu:kkkk eita isso é inédito!! o cara que escreveu o topico super-escavado, e parou dee seu tópico ta ally jogar e volta e seu tópico ta ally como fosse ontem!!! kkkk xP
Eu acho que ele quis dizer foi

kkkk eita isso é inédito!! o cara que escreveu o topico super-escavado, parou de jogar e volta e seu topico ta ali como se fosse ontem.

Eu acho,mas ta foda de entender.
kkkkkkkk

flw
!!GABRIEL!!
Mensagens: 519
Registrado em: 21 Mar 2010, 23:45
Localização: São Paulo Capital

Re: dicionario plix XD

Mensagem por !!GABRIEL!! »

huahuahua, como disse anteriormente não entendo, Guaen:escreveu o tópico muito velho, parou com ele, está ali a jogar yoyo, e volta tempos depois e renasce o tópico como se fosse de ontem?
Responder