Revista de Historia da Biblioteca Nacional

Bate-papo geral sobre ioiôs.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
saba
Mensagens: 459
Registrado em: 07 Nov 2005, 23:03
Localização: Ribeirão Preto SP Viçosa MG
Contato:

Revista de Historia da Biblioteca Nacional

Mensagem por saba »

Lendo a resvista deste mês me deparo com a seguinte matéria: "Ases do yo-yô" que cita o campeonato de 1933 onde a paulicéia trabalhadora parou para assistí-lo. Fala também sobre a historia do brinquedo e sua trajetório no Brasil... é uma matéria curta mas em uma revista de prestigio... adorei a surpresa....


Você sabia que o campeão paulista de YO-YÔ de 1933 foi Jacy Lage ???
E que o capeonato paulista de 27 de agosto de 1933 foi promovido pelo jornal Folha da Manha e levou uma multidão na praça da Sé para assistir a grande final ???

o site da revista é : http://www.revistadehistoria.com.br/ provavelmente a matéria só estará disponivel on-line no mês que vem.... mas já está nas bancas.

Matéria escrita por: Hélvio Alexandre Mariano prof. da Universidade Estadual Do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Vou mandar um e-mail pra ele falando sobre a evolução do esporte e tb mandar o link aqui da ABI quem sabe ele não escreve mais coisas interessantes pra gente...


é isso ai

Abraço
cogumelo
Mensagens: 560
Registrado em: 16 Mai 2006, 19:50
Localização: curitiba

Re: Revista de Historia da Biblioteca Nacional

Mensagem por cogumelo »

saba escreveu:
Você sabia que o campeão paulista de YO-YÔ de 1933 foi Jacy Lage ???
E que o capeonato paulista de 27 de agosto de 1933 foi promovido pelo jornal Folha da Manha e levou uma multidão na praça da Sé para assistir a grande final ???

quem sabe isso nao se repete algum dia :)
Avatar do usuário
JONES
Mensagens: 2292
Registrado em: 31 Jul 2005, 19:33
Localização: CURITIBA-PR
Contato:

Mensagem por JONES »

cara , uma vez eu escrevi um artigo sobre o ioiô no brasil, mas não publiquei em congresso de historia da educação física por que achei que estivesse imcompleto, e pelo que eu to vendo estava mesmo


vou dar uma olhada nessa revista, se pá deve ter mais coisa sobre yoyo de uma epoca que agete nem imagina, vai que até já rolavam encontros de yoyo nessa epoca, ou então nas decadas seguintes e agente nem tem informação

minha mãe mesmo vivve dizendo que jogava yoyo quando era adolescente, agora me deixou encucado
saba
Mensagens: 459
Registrado em: 07 Nov 2005, 23:03
Localização: Ribeirão Preto SP Viçosa MG
Contato:

Mensagem por saba »

Ai jones

no canto da matéria tem um "saiba mais" e indica:

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o briquedo e a Educação. São Paulo, Editora 34, 2002

HEYWOOD,C. Uma história da infância: da idade Média à época contemporânea no Ocidente. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed,2004.

Essa matéria fala que o Filipino Pedro Flores quem levou o ioio pra o Estados Unidos e começou a comercializá-lo no fim dos anos 20 . A popularidade chamou a atenção do já milionário Donald Duncan... e que foi assim que o ioio se tornou o brinquedo mais lucrativo da história.... no inicio da decada de 60 havia 45 milhõe de ioios e 40milhões de crianças no pais !!! e foi nessa época em uma batalha judicial que a Duncan perdeu a patente do brinquedo que passou a ser de dominio publico(graças a deus hehehehe)...... e ai virou mania em todo mundo ...etc...
so coloquei essas informaçõe pra te dar uma idéia das informações que tem na matéria .... pra quem gosta vale a pena dar uma conferida...

procura o e-mail do cara tb e troca idéia com ele ....

Abraço
Avatar do usuário
JONES
Mensagens: 2292
Registrado em: 31 Jul 2005, 19:33
Localização: CURITIBA-PR
Contato:

Mensagem por JONES »

ufa, ainda bem que perdeu a patente, imagina agente tendo que jogar com duncan a vida toda, logico que não é de todo mal, mas tem muito yoyo bom por ai.

é, vou começar a pesquisar mais sobre isso, to afim de publicar um artigo mesmo.
saba
Mensagens: 459
Registrado em: 07 Nov 2005, 23:03
Localização: Ribeirão Preto SP Viçosa MG
Contato:

Mensagem por saba »

Queria ter mais dados sobre a afirmação de que o ioio é o brinquedo mais lucrativo da historia .... vo ver se esse cara tem alguma coisa e posto aqui .... ou se alguem já souber e puder adiantar .....
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Não era a patente, era o direito sobre a marca "yo-yo". Vários fabricantes fabricavam ioiôs, mas "yo-yo" era marca da Duncan. Outros fabricantes chamavam de "returning top", "whirl-a-gig" e outros nomes bizarros.

A Duncan processou a Royal por usar "yo-yo" e no fim perdeu o processo, a marca e foi à falência. Aí que a Duncan foi comprada da família Duncan pela Flambeau.

Já alegar que foi o brinquedo mais lucrativo da história, eu duvido muito. A margem de lucro de ioiôs na época de ouro do ioiô não era grandes coisas e eu imagino que não se compare às febres recentes, tipo Furby, Tamagochi, Playstation, etc.

Talvez o mais lucrativo nos Estados Unidos, mas mesmo assim, só acredito vendo números.
saba
Mensagens: 459
Registrado em: 07 Nov 2005, 23:03
Localização: Ribeirão Preto SP Viçosa MG
Contato:

Mensagem por saba »

Lendo e relendo aqui realmente ficou de dupla interpretação a informação .... pq fala que perdeu os direitos sobre o brinquedo ....e como disse o Mestre foi sobre o nome.... e quanto ao brinquedo mais lucrativo foi um equivoco meu (acho que pela felicidade hehehe) .... errata: onde escrevi mais lucrativo lê-se um dos mais lucrativos... mas é isso queria mais numeros tb ......

Valeu Mestre pela precisão !
Responder