Sistema de pontuação categorizada - será testado no FF2008

Anúncios de campeonatos, resultados e discussões sobre regras, freestyles e pontuações.

Moderadores: Forest, Daniel Avalos, Packer

Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Sistema de pontuação categorizada - será testado no FF2008

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Pessoal,

Devido aos vários problemas associados ao sistema tradicional de pontuação que é usado nos freestyles (confuso, difícil de treinar juízes, não é muito claro, complexidade para fazer as contas), vamos começar a testar um sistema novo. O primeiro teste vai ser no Freak Fingers deste ano.

É um sistema de contagem por quesitos, mais ou menos como o utilizado na Ginástica Rítmica Desportiva (GRD), mas adaptado às características do ioiô. Se é melhor ou pior, só o teste num campeonato de verdade vai dizer, mas estou animado com a possibilidade de deixar mais clara para os jogadores e para os espectadores a pontuação de cada competidor.

Como o sistema é bem mais simples, vai ser muito mais fácil ter juízes em número suficiente mesmo em campeonatos pequenos, já que até jogadores sem tanta experiência poderão fazer o papel de juiz no quesito onde se sentir mais confortável.

O texto abaixo é a primeira versão das regras. Acho que podemos refinar isso conforme testarmos o sistema. Se funcionar bem, pode ser usado no Brasileiro deste ano, se precisar de mais ajustes, o Brasileiro fica no sistema tradicional e continuamos aprimorando o sistema novo em outros campeonatos.

Eis o texto da primeira versão:

=================
Sistema de pontuação categorizada.

Introdução:
O sistema de pontuação categorizada tem por objetivo simplificar o processo de avaliação dos jogadores, assim como facilitar a compreensão do sistema de pontuação. O sistema também permitirá que juízes sejam treinados em um curto período de tempo, permitindo que a organização de campeonatos se torne mais simples e acessível.

Funcionamento:
Neste sistema, os jogadores são avaliados em quesitos, descritos na seção Quesitos. Para execução de competições utilizando este sistema, recomenda-se que haja pelo menos um juiz para cada quesito. Caso seja possível haver mais de um, a nota do jogador em cada quesito será a média das notas dos juízes desse quesito.

Quesitos:
A apresentação de cada jogador será avaliada nos seguintes quesitos:

A) Originalidade: 0-10, com gradações de 0,5 ponto. Neste quesito, será avaliado o uso de elementos ou manobras novas ou originais durante a apresentação, bem como variações de elementos existentes. Como referência, uma apresentação que consista apenas de elementos e manobras conhecidas há mais de 3 anos receberá nota 0 (zero) neste quesito.

B) Performance/Estilo: 0-10, com gradações de 0,5 ponto. Neste quesito, será avaliada a apresentação como um todo, sem se levar em conta o mérito técnico das manobras. Coreografia, sincronia com a música, empatia com a audiência e plasticidade contarão pontos neste quesito.

C) Dificuldade/Mérito Técnico: 0-10, com gradações de 0,5 ponto. Neste quesito será avaliada a dificuldade e execução das manobras, independente de sua originalidade ou plasticidade.
Manobras não completadas não serão levadas em conta. A nota será dada para o conjunto de manobras da apresentação e não para manobras individuais, de forma que será dada uma nota maior a apresentações com maior número de elementos e manobras de maior dificuldade.

D) Penalidades: As penalidades serão contabilizadas seguindo o sistema tradicional: 1 ponto negativo para cada erro, 2 pontos caso o ioiô precise ser enrolado manualmente e 3 pontos para cada troca de ioiô causada por erro do jogador, ou seja, não serão descontados pontos se o jogador trocar de ioiôs para executar outro tipo de manobra.

Nota Final:
A nota final do jogador consistirá da soma das notas em cada quesito. Os quesitos A, B e C terão peso 1; o quesito D terá peso 0,5.

Em caso de empate, o desempate será feito comparando-se as notas do quesito C, caso persista o empate, serão utilizadas, na seguinte ordem, as notas dos quesitos A, D e B. Caso persista o empate, os juízes deverão decidir sobre o desempate, podendo declarar empate entre os jogadores.

=================
Packer
Mensagens: 2396
Registrado em: 08 Fev 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Packer »

Boa! Até ai eu gostei, só falta testar mesmo pra ver no que vai dá ;)

ps: Ainda bem que eu to treinando pro FF junto com a música, coisa que eu nunca fiz :D

Té.
Avatar do usuário
JONES
Mensagens: 2292
Registrado em: 31 Jul 2005, 19:33
Localização: CURITIBA-PR
Contato:

Mensagem por JONES »

eu gostava do sistema de pontos justamente pela complexidade dele, fica dificil ser subjeitvo quando os pontos são corridos.


bem, pra saber se o sistema novo é bom só testando mesmo.
TUTE
Mensagens: 1081
Registrado em: 20 Out 2006, 22:44
Localização: santo andré

Mensagem por TUTE »

Legal gostei, mais tipo as notas seram dadas como se fosse na ginastica mesmo? um juíz pra cada quesito mais os juízes do ioio já não fazem desse jeito?flw abraço.
by TUTE...
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Jones: ao contrário do que parece, o sistema tradicional é mais subjetivo do que esse novo, porque quase sempre uma parte dos juízes (em qualquer campeonato, até no Mundial), não está atualizada com a dificuldade e originalidade das manobras e acaba clicando o que ele achou que valia na hora. No sistema novo, se um cara não está a par dos detalhes das manobras, ele pode ser o juiz de performance ou dos negativos, sem problemas.

Prova dessa subjetividade é a diferença entre a colocação final e a colocação levando em conta só os pontos de um juiz. Já teve casos que cada juiz deu primeiro lugar pra um jogador diferente.

Tute: não, no sistema tradicional todos os juízes contam a mesma coisa, ou seja: só manobras e dependendo do campeonato, performance.
Avatar do usuário
JONES
Mensagens: 2292
Registrado em: 31 Jul 2005, 19:33
Localização: CURITIBA-PR
Contato:

Mensagem por JONES »

então uma sugestão que eu até acho que vai ser feito mesmo, é que uma pessoa se encarregue de fazer a contagem dos pontos da maneira antiga, pra poder comparar depois os sistemas, se dá muita diferença.


assim da pra saber exatamente qual sistema é mais fidedigno
JotaPe
Mensagens: 78
Registrado em: 05 Jul 2007, 16:29
Localização: Porto Alegre

Mensagem por JotaPe »

gostei desse sistema novo de contagem de pontos... acho que vai melhorar em muito os campeonatos.. pois fica mais facil pros juizes, jogadores e plateia.

Parabens pela ideia Rafael.

IAC!
YO.kuza!
Gustavo.Olier
Mensagens: 972
Registrado em: 07 Dez 2003, 23:26
Localização: Araçatuba-SP

Mensagem por Gustavo.Olier »

só para saber ae...
no mundial como sao contabilizados os pontos??
curti a ideia ae, mais axo q manter o padrão dos outros campeonatos é importante....para um ser q ganha o brasileiro pro exemplo, naum ter q inventer outro fs pra tentar ganhar o mundial por causa da contagem...
vlw ae
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

JONES escreveu:então uma sugestão que eu até acho que vai ser feito mesmo, é que uma pessoa se encarregue de fazer a contagem dos pontos da maneira antiga, pra poder comparar depois os sistemas, se dá muita diferença.


assim da pra saber exatamente qual sistema é mais fidedigno
Jones, eu acabei de dizer que no sistema antigo dá diferença entre os juízes e que cada juiz acaba dando um resultado diferente! Do que adianta comparar com isso? Se alguém quiser contar os pontos da maneira antiga, fique à vontade, mas usar um juiz só e achar que isso é o resultado que daria numa situação normal é otimismo demais.
Gustavo.Olier
Mensagens: 972
Registrado em: 07 Dez 2003, 23:26
Localização: Araçatuba-SP

Mensagem por Gustavo.Olier »

Rafael Matsunaga escreveu:
JONES escreveu:então uma sugestão que eu até acho que vai ser feito mesmo, é que uma pessoa se encarregue de fazer a contagem dos pontos da maneira antiga, pra poder comparar depois os sistemas, se dá muita diferença.


assim da pra saber exatamente qual sistema é mais fidedigno
Jones, eu acabei de dizer que no sistema antigo dá diferença entre os juízes e que cada juiz acaba dando um resultado diferente! Do que adianta comparar com isso? Se alguém quiser contar os pontos da maneira antiga, fique à vontade, mas usar um juiz só e achar que isso é o resultado que daria numa situação normal é otimismo demais.
o q o rafael disse ta certo...eu percebi isso facil la no paranaense....alguns recebiam uma pontuação bem baixa de um juiz e altissima de outro.....
assim pelo menos axo q teriamos meio q um senso comum dos juizes, naum por vontade propria!
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Gustavo.Olier escreveu:só para saber ae...
no mundial como sao contabilizados os pontos??
curti a ideia ae, mais axo q manter o padrão dos outros campeonatos é importante....para um ser q ganha o brasileiro pro exemplo, naum ter q inventer outro fs pra tentar ganhar o mundial por causa da contagem...
vlw ae
No Mundial é no sistema antigo. Por sinal no Mundial é que dá as maiores diferenças entre juízes.

Na minha opinião o jogador teria que fazer um freestyle diferente pra ganhar o Mundial mesmo que o sistema usado fosse o mesmo, porque cada conjunto de juízes acaba dando ênfase pra um aspecto diferente. No Mundial e nos EUA acaba vencendo o freestyle mais rápido, não necessariamente o mais original, mais difícil ou mais bonito. No Japão a originalidade conta mais, assim como no Brasil.

Queria deixar claro que essa iniciativa não é minha isoladamente. Outros campeonatos lá fora também estão testando fórmulas parecidas. No BLC (EUA), no Reino Unido e na França também é por categorias e tem gerado muito menos reclamações do que o sistema antigo.

A idéia é mudar a contagem de modo que os freestyles tenham uma apresentação plástica melhor e mais original, em vez de ser só uma competição de velocidade.
Gustavo.Olier
Mensagens: 972
Registrado em: 07 Dez 2003, 23:26
Localização: Araçatuba-SP

Mensagem por Gustavo.Olier »

entao eu concordo plenamente..ahauhauaha
velocidade naum tem q ganhar campeonato eu axo....
e sim, o desempenho do cara e a "boniteza" do fs do cara
Avatar do usuário
Lucas Red
Mensagens: 1571
Registrado em: 18 Jun 2006, 23:37
Localização: Americana
Contato:

Mensagem por Lucas Red »

os jogadodores vao saber as notas isoladas ou apenas o total?
Avatar do usuário
JONES
Mensagens: 2292
Registrado em: 31 Jul 2005, 19:33
Localização: CURITIBA-PR
Contato:

Mensagem por JONES »

tenho umas manobras novas que eu ia guardar pro braisleiro, bem, então vou usar agora já que criatividade tem um bom peso.

ah, e finalmente performace vai ser bem importante, isso é bom, sempre gostei de jogar no ritmo da musica, chamar o publico, fazer aquele quebra gelo basico.


acho que agora o negocio vai andar pra mim, auahuahau.
Avatar do usuário
Lucas Red
Mensagens: 1571
Registrado em: 18 Jun 2006, 23:37
Localização: Americana
Contato:

Mensagem por Lucas Red »

JONES escreveu:tenho umas manobras novas que eu ia guardar pro braisleiro, bem, então vou usar agora já que criatividade tem um bom peso.

ah, e finalmente performace vai ser bem importante, isso é bom, sempre gostei de jogar no ritmo da musica, chamar o publico, fazer aquele quebra gelo basico.


acho que agora o negocio vai andar pra mim, auahuahau.
jones o menino extrovertido
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Lucas Red escreveu:os jogadodores vao saber as notas isoladas ou apenas o total?
Os jogadores vão saber todas as notas. Vai ser bom pro jogador saber depois onde precisa melhorar.
"Marechal"
Mensagens: 463
Registrado em: 05 Nov 2003, 17:32
Localização: Rio De Janeiro
Contato:

Mensagem por "Marechal" »

Algumas duvidas:

1:Originalidade: 0-10, com gradações de 0,5 ponto
uma apresentação que consista apenas de elementos e manobras conhecidas há mais de 3 anos receberá nota 0 (zero) neste quesito.

Rafael:partindo desse principio,as manobras serão avaliadas a partir desse ff-2008
e indiante, entao as manobras vão ter validade de 3 anos a partir de agora ?
ou já sera avaliado o historico dos jogadores de campeonatos anteriores :
ex: o que eu fiz no ff-2004 se eu repitise as mesma manobras levaria 0 (zero) ?
Mais como essa regra entra agora eu nao levaria (0 Zero)

Outra duvida:eu posso fazer o mesmo fs 3 anos consegutivo que vou ter chance de ganhar notas de 0-10 ou pode mudar a minha nota ? ou vai haver uma diminuição.
ex:1 ano ganhei 10, 2 ano ganhei 9 e assim por diante ou nao posso levar 10 sempre nos 3 anos ?


Dificuldade/Mérito Técnico ?

Rafael:Nesse caso vai ser levado em conta aquilo que eu tava conversando com voçê
as pessoas que faz manobras sem luvas e executar um gring vai ganhar mais ponto pela dificuldade ? outro EX: e aquele que faz manobra sem Z-Stack e usando o proprio Hubstack do ioio vai ganhar mais pontos
ou isso sao acessorios e nao muda a nota usa quem quizer por que todos tem o acesso.



Abraços

Marechal..
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Marechal:

A tendência é que se você fizer o mesmo freestyle vários anos seguidos, a nota vá ser menor mesmo conforme passam os anos.

As manobras não vão ter "validade". Mas a nota de originalidade vai ser sempre maior pras manobras novas. Como é difícil pros juízes saberem exatamente quão nova ou velha é a manobra ou quem inventou a manobra, a tendência de "nota zero" na verdade é pra aquelas manobras que todo mundo já está cansado de ver, por exemplo o laceration pra triângulo, de 2003, que não é uma manobra super fácil, mas que hoje em dia já não dá pra contar como nova.

E não esqueça que a nota é pro freestyle inteiro, então se tiver uma ou duas manobras ou variações novas no freestyle, a nota provavelmente já não vai ser zero. Esse quesito é justamente pra incentivar a inovação ano a ano. A nota de dificuldade continua valendo a mesma coisa independente da manobra ser nova ou velha.

Quanto à questão do grind com luva e casos desse tipo, ainda não decidi a respeito. Acho que a nota deve ser maior sim pra quem faz sem luva ou quem faz offstring com um ioiô pequeno, etc. Vou pensar a respeito e já coloco na próxima versão do texto.
all
Mensagens: 241
Registrado em: 04 Jul 2004, 11:31
Localização: Florianópolis/SC

Re: Sistema de pontuação categorizada - será testado no FF20

Mensagem por all »

Rafael Matsunaga escreveu: C) Dificuldade/Mérito Técnico: 0-10, com gradações de 0,5 ponto. Neste quesito será avaliada a dificuldade e execução das manobras, independente de sua originalidade ou plasticidade.
Manobras não completadas não serão levadas em conta. A nota será dada para o conjunto de manobras da apresentação e não para manobras individuais, de forma que será dada uma nota maior a apresentações com maior número de elementos e manobras de maior dificuldade.
e o q acontece se eu fizer um truque bemmmmmmm longo e errar no final?
piruetas saltos e cambalhotas vão valer mais que truques?
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Essa parte na verdade se refere aos elementos de manobra. Combos ou manobras longas contam nas partes onde não há erro, claro. Lembrem-se que não existe mais a contagem passada por passada como no sistema tradicional. A nota é dada pro freestyle inteiro levando em conta a qualidade das manobras.

E quanto à performance, ela só conta se for em conjunto com as manobras, obviamente. Se aparecer o Cirque de Soleil inteiro lá em cima sem nenhum ioiô vai ganhar zero de performance.
Packer
Mensagens: 2396
Registrado em: 08 Fev 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Packer »

Bom, falaram de FS rápidos, ai eu penso uma coisa:

Mas se o cara fizer um FS rápido no ritmo da música? ou com uma performance legal? Não vai deixar de contar né? Porque tem FS rápidos que não deixam de ser bonitos visualmente quando são acertados por completo, junto no ritmo da música.

Só pra resumir, a velocidade não vai ser contada? O importante é o conjunto de tudo isso que você falou, certo?

Té.
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Claro que conta, mas não é por ser rápido. Só o fato de ser rápido não quer dizer nada. Se for rápido e difícil, conta na dificuldade, se for rápido e bonito, conta na performance. Se for um monte de braintwister rápido, parado no lugar e sem nada a ver com a música, é nota zero em todos os quesitos. Mas duvido que alguém vá passar 3 minutos fazendo braintwister rápido. :)
_ZER0
Mensagens: 1629
Registrado em: 27 Dez 2002, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por _ZER0 »

Virgi
vo entra na aula de dança pra jogar yoyo! =P
Packer
Mensagens: 2396
Registrado em: 08 Fev 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Packer »

Ahhh, mais uma coisa!

E o fs de um minuto? Vai rolar como antigamente né?
Avatar do usuário
JONES
Mensagens: 2292
Registrado em: 31 Jul 2005, 19:33
Localização: CURITIBA-PR
Contato:

Mensagem por JONES »

mais uma pergunta, nesse novo criteiro fazer um freestyle de 1 minuto inteiro sem retornar o yoyo pra mão, contará como mais dificuldade e melhor performace do que fazer as mesmas manobras retornando o yoyo pra mão de 20 em 20 segundos?


fazer um fs sem parar é mais dificil que fazer parando, logo acho que vale mais na dificuldade.
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

O método a ser usado em cada competição ou etapa fica a cargo da organização. No Freak Fingers não sei ainda como vai ser o de 1 minuto. Não gosto da idéia de usar 2 métodos diferentes no mesmo campeonato.

Jones: sim, se ele jogar o tempo todo sem voltar conta mais pontos pra parte técnica, sem dúvida.
Evandro Rosina
Mensagens: 890
Registrado em: 20 Mar 2006, 19:48
Localização: Macaé-RJ

Mensagem por Evandro Rosina »

Achei bem mais simples e prático mesmo =)
C1g4n0_Yo²
Mensagens: 390
Registrado em: 30 Nov 2007, 00:26
Localização: Pernambuco

Mensagem por C1g4n0_Yo² »

Evandro Rosina escreveu:Achei bem mais simples e prático mesmo =)
Idem!!!
guifig
Mensagens: 776
Registrado em: 29 Jun 2006, 23:26
Localização: Sampa mesmo, Brasil

Mensagem por guifig »

Isso vai me ferrar muito forte iaeheaih :P
martin
Mensagens: 634
Registrado em: 16 Mar 2003, 21:00
Localização: curitiba/vinhedo
Contato:

Mensagem por martin »

curti esse novo sistema.. acho bem mais justo e simples mesmo

Rafael, se puder, tem como voce pegar algum fs qualquer que tenha na net e dar sua pontuação nesse esquema, pro pessoal tomar como base.
Ex: fs yuuki spencer mundial: quesito A x pontos, B y pontos...

valeu
Responder