Montando um freestyle

Anúncios de campeonatos, resultados e discussões sobre regras, freestyles e pontuações.

Moderadores: Forest, Daniel Avalos, Packer

Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Montando um freestyle

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Aproveitando a discussão sobre performance e freestyles em geral no tópico de resultados do Freak Fingers, resolvi escrever um pouco sobre montagem de freestyles em geral.

Esse guia é pra quem quer competir pra ganhar. Não tem nada de errado competir só pra se divertir, só pra mostrar manobras ou só pra tirar uma onda. Mas quem quer ganhar, precisa montar um freestyle de maneira inteligente.

Apesar do nome freestyle e de muita gente competir desencanado mesmo, quem quer vencer precisa treinar cada parte, cada segundo do freestyle. Não tem nada de freestyle nas apresentações dos primeiros colocados no Mundial ou nas competições do Japão. É tudo planejado e executado com perfeição. Achar que dá pra ganhar campeonato grande jogando de qualquer jeito é ingenuidade demais.

Quem ganha campeonato, é porque pensou em ganhar, não é subir pensando "vou fazer as minhas manobras e ver se eu ganho", o pensamento é "eu montei meu freestyle pra ganhar do Mickey e vou ganhar".

# Manobras

Não vou falar de quais manobras devem entrar no freestyle, vou falar da montagem da estrutura do freestyle. As manobras, sejam lá quais forem, tem que ser executadas com perfeição. Não adianta colocar no freestyle uma manobra que você só acerta 80% das vezes. Toda manobra do freestyle tem que estar "na ponta da língua". Conseguiu fazer o Eli Hop 360 do John Ando uma vez? Parabéns. Mas pra colocar isso num freestyle, tem que acertar todas as vezes, isso não tem o que discutir.

Quem compete pra ganhar, não fica aprendendo uma manobra nova todo dia. Quem quer ganhar treina as mesmas manobras dia após dia até ficar perfeito.

Melhor ganhar uns pontinhos com uma manobra mais fácil do que perder tentando uma manobra difícil.

# Escolha da música

A música do seu freestyle não é a música que você gosta de ouvir. Vou repetir: não é o que você gosta de ouvir que vai definir a música do seu freestyle. Tudo bem querer jogar com a música que você gosta, mas quem quer vencer precisa pensar em todos os detalhes.

Se você escolhe jogar com black metal, é certeza que mais da metade do público não vai curtir e a sua empatia com o público vai pro água abaixo. Ninguém é obrigado a gostar da música que você escolhe, mas colocar uma música que agrade mais gente aumenta as suas chances de se conectar com o público.

Não é que os juízes vão mudar a nota por causa da música que você escolheu, mas se você escolhe alguma coisa irritante, não está pensando em fazer um freestyle que vai ganhar a simpatia do público.

Eu não ouço quase nenhuma das músicas que eu uso nos meus freestyles. Aliás, depois de passar 3 meses treinando horas por dia com a mesma música, não quero ouvir nunca mais.

A música pra um bom freestyle precisa ter "momentos dramáticos", tem que ser como trilha sonora de filme, dar um clima pras manobras. Não pode ser só uma musiquinha de fundo, tem que ser uma música que dita o ritmo do freestyle. O freestyle tem que ser um conjunto completo, não adianta jogar rápido numa música lenta ou jogar devagar com um hardcorezão rolando no fundo.

# Ordem das manobras

Isso é importante, mas ninguém pensa muito nisso. A ordem das manobras vai definir se você vai conseguir manter a atenção do público e dos juízes ou não.

Se você começa com a sua melhor manobra, o resto do freestyle vai parecer meia-boca, porque você aumentou as expectativas. Se deixar a sua manobra por último, pode ser que você erre logo antes e não dê tempo de fazer a melhor porque acabou o tempo.

Alguns jeitos bons de começar o freestyle:
- Começar devagar, com alguma coisa fácil, numa música com introdução lenta, por exemplo. Isso dá confiança no palco, porque você vai começar sem risco de errar. Depois da intro, manda uma manobra difícil SEM ERRAR. Esse jeito é mais ou menos como apagar as luzes pra preparar o público pro show de fogos.

- Começar com uma manobra grande, criativa, mas de execução fácil. Também vai te dar confiança pro resto do freestyle e de quebra você vai estar falando: presta atenção que esse freestyle vai ser diferente de tudo que você já viu.

A melhor manobra, aquela que vai quebrar tudo, que todo mundo vai lembrar, tem que ficar na segunda metade do freestyle, mais perto do fim. Se for muito no começo, o público vai esquecer dela no final. Mais perto do final é garantia de deixar o público com aquele pensamento de "nossa, esse freestyle foi MUITO bom".

# Coreografia e presença de palco

Todas as manobras tem que estar sincronizadas com a música. TODAS. Se você só sincronizar algumas, o cara que sincronizar todas vai ganhar de você.

Recomendo assistir todos os freestyles do Mickey. Ele é de longe o melhor montador de freestyle atualmente. Você pode até achar o Jensen ou Ando mais estilosos ou com manobras melhores, mas o Mickey monta um freestyle melhor.

Quando você joga ioiô no seu quarto, não precisa se preocupar com ninguém e pode jogar olhando só pro ioiô, mas no palco, você tem que mostras as manobras pro público, olhar pro público, andar pelo palco, usar o espaço.

O JonRob é um bom exemplo. Ele joga devagar e as manobras não são tão difíceis, mas quando ele joga, as pessoas olham, porque ele olha pro público, ele mostra as manobras pro público, ele faz as pessoas prestarem atenção, tipo "pira nessa manobra, molecada". Você não chama a atenção se ficar parado no lugar olhando pra baixo no fundo do palco. Se a manobra é boa, mostra pro público que a manobra é boa.

# Treino

Treino nunca é suficiente. Pro Mundial eu começava a treinar 3 meses antes. Pra mim eram 2 horas por dia todo dia por 3 meses, só treinando o freestyle com a música, do começo ao fim. Com certeza tem gente que começa muito antes e treina muito mais todo dia.

É importante jogar a música inteira toda vez, porque você treina o que fazer se errar uma manobra em qualquer momento. O Black monta uma planilha com a manobra que vai entrar em cada parte da música e uma manobra reserva que ele pode usar se errar a manobra que tinha planejado. Esse tipo de coisa só vai ficar suave no freestyle se você tiver treinado até o erro.

Treino do Mickey? 6 a 8 horas por dia. Aposto que a maioria passa pelo menos 2 horas na internet todo dia. Dá pra repassar o freestyle 40 vezes, ajuda ou não? Mas cada um se dedica o quanto quiser.

Como eu disse antes, não vejo quase ninguém se dedicando de verdade pra vencer, só reclamando que merecia ter ganhado. Quem merece ganhar é quem foi melhor que os outros, e o único jeito de garantir que é melhor do que os outros, é montando um freestyle melhor e treinar mais, pensando em cada aspecto do freestyle. Tudo vale nota, sempre dá pra melhorar um freestyle.
TheKingsYoyo
Mensagens: 286
Registrado em: 16 Nov 2009, 20:47
Localização: PE-Recife
Contato:

Mensagem por TheKingsYoyo »

Vlw matsunaga!,isso vai servir pra eu treinar por BR 11 talvaz eu vá!,mais o Hiroyuki Suzuki (Mickey) monta realmente belos FreeStyles vi ele jogando no world 5 e 6 e alguns vídeo q ele fez!,joga mt!
Abraços.
flw's!
Yassukuni
Mensagens: 1075
Registrado em: 05 Jan 2004, 13:57
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Yassukuni »

Depois deste tópico espero que os jogadores de outras modalidades parem de me ensinar a treinar, jogar e falar qual ioiô devo usar para modalidade 3A.

Muito obrigado Mestre!!!

3A
Fênix team
Daniel Avalos
Mensagens: 2905
Registrado em: 21 Jul 2007, 12:08
Localização: Campinas SP

Mensagem por Daniel Avalos »

Sem querer puxar saco mas o tópio ficou excelente, mais explicativo que isso impossível!
Agora não tem por que ninguem mais reclamar, seguindo isso ai a competitividade pro BR vai ser das boas.
A galera vai se preparar melhor e ficar mais atento no que está faltando, seja em manobras musicas ou performance com o público.
Abraço
Avatar do usuário
JONES
Mensagens: 2292
Registrado em: 31 Jul 2005, 19:33
Localização: CURITIBA-PR
Contato:

Mensagem por JONES »

agora sim, ja sei que nao posso usar tiririca no meu fs, muito embora eu curta.


vou fazer o meu melhor. vamos ver o que da.
zombie69
Mensagens: 2346
Registrado em: 18 Ago 2004, 15:54
Localização: Diadema - São Paulo
Contato:

Mensagem por zombie69 »

FIXO!

flow
vinicius2D
Mensagens: 393
Registrado em: 21 Mar 2009, 01:18
Localização: sao paulo sp

Mensagem por vinicius2D »

tbm acho q deveria ser fixo
paulopanko
Mensagens: 496
Registrado em: 07 Jul 2009, 18:22
Localização: brusque, SC

Mensagem por paulopanko »

bem bacana,,

no minimo tem q ser fixo ne..
Ricardo Tanikawa
Mensagens: 217
Registrado em: 29 Set 2003, 21:00
Localização: São Paulo

Mensagem por Ricardo Tanikawa »

Postei as apresntações do Mickey no Worlds de 2004, 2005 e 2006, ano em que ele foi campeão na seção de vídeos, junto com os videos antigos do Hitokiri.

Ricardo Tanikawa
pablogordao
Mensagens: 100
Registrado em: 11 Fev 2010, 22:11
Localização: Uberlandia, MG

Mensagem por pablogordao »

UUUUUUUUUUPPPPPPPPPPPPPPPP
Salomão
Mensagens: 18
Registrado em: 24 Jan 2010, 19:00

Mensagem por Salomão »

Matsunaga,

Se você não se importa, eu formatei esse tutorial no Microsoft Word e inseri sumário, paragrafação e letras bonitas.
Disponibilizei através do 4shared, pois acho uma boa idéia o pessoal imprimir isso e ter um belo tutorial em mãos.

Tenho sua permissão para postar o link?
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Sim, sem problemas, vai em frente.
Salomão
Mensagens: 18
Registrado em: 24 Jan 2010, 19:00

Mensagem por Salomão »

Ok, obrigado. (mandei uma MP, mas não precisa responder xD )

http://www.4shared.com/document/HfJonyc ... style.html
TheKingsYoyo
Mensagens: 286
Registrado em: 16 Nov 2009, 20:47
Localização: PE-Recife
Contato:

Mensagem por TheKingsYoyo »

Salomão escreveu:Ok, obrigado. (mandei uma MP, mas não precisa responder xD )

http://www.4shared.com/document/HfJonyc ... style.html
Massa cara gostei da sua iniciativa!,já fiz o download vo imprimir e dar pra uns amigos meus aki!
flw's
tufaopatola2
Mensagens: 3390
Registrado em: 14 Fev 2007, 23:08
Localização: Betim MG
Contato:

Mensagem por tufaopatola2 »

Fixo ? seria interessante...
Tape
Mensagens: 849
Registrado em: 05 Nov 2004, 22:16
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Tape »

Muito bom.
Queria ter esse pique de treinar..mas num tenho não...
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Meio estranho deixar esse tópico fixo em comunidades. Talvez criar um fórum só pra ioiô competitivo?
Avatar do usuário
X shu X
Mensagens: 639
Registrado em: 09 Abr 2007, 01:41
Localização: Itapira-SP

Mensagem por X shu X »

seria interessante Rafael!
mais um incentivo para geral.
tufaopatola2
Mensagens: 3390
Registrado em: 14 Fev 2007, 23:08
Localização: Betim MG
Contato:

Mensagem por tufaopatola2 »

bom.. pelomenos daria ocntinuidade aos videos de duelo por exemplo...

t++
danielcof
Mensagens: 43
Registrado em: 05 Jun 2003, 21:00
Localização: Santo André
Contato:

Mensagem por danielcof »

Sempre entro somente para ler, mas dessa vez não dá para deixar em branco, PARABÉNS pelo ótimo tópico.
Victor H.
Mensagens: 2540
Registrado em: 27 Abr 2006, 23:39
Localização: curitiba/PR

Mensagem por Victor H. »

muuito muutio bom esse topico! parabens ae rafael ;D
tinha algumas dicas q eu ja usava,e muitas outras naum(tbm naum tenho muito pique de treinanr hrs e hrs,mas eu tento xD)
eeh isso
flwws

aah,seria muito bom se fissese um expaço para yoyo competitivo aki no forum *-*
teh
zombie69
Mensagens: 2346
Registrado em: 18 Ago 2004, 15:54
Localização: Diadema - São Paulo
Contato:

Mensagem por zombie69 »

Rafael Matsunaga escreveu:Meio estranho deixar esse tópico fixo em comunidades. Talvez criar um fórum só pra ioiô competitivo?
bota em manobras mesmo hehe...

flow
HeitorPeres
Mensagens: 1159
Registrado em: 04 Out 2010, 01:03
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

Re: Montando um freestyle

Mensagem por HeitorPeres »

Muito bom esse seu tutorial Rafael! Já tenho ele impresso aqui e estou seguindo todos os passos para 2011 e 2012! Muito obrigado, essa ajuda foi muito boa!


4A
Brazilian Yoyo Team
Luiz H.
Mensagens: 35
Registrado em: 06 Jul 2011, 15:27
Localização: CAMPO GRANDE-MS

Re: Montando um freestyle

Mensagem por Luiz H. »

Nossa o melhor tópico q eu ja vi (to a poco tempo na abi kkk) isso ajuda bastante a galera q ta começando (como eu) e como ja disseram no minimo tem que ser fixo
pvsbs
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Nov 2011, 22:58

Re: Montando um freestyle

Mensagem por pvsbs »

Eu sou um jogador de freestyle intermediario mas nunca competi em um campeonato de freestyle
o que faço?
Asafe Azevedo
Mensagens: 1980
Registrado em: 06 Nov 2008, 20:32
Localização: João Pessoa - PB

Re: Montando um freestyle

Mensagem por Asafe Azevedo »

pvsbs escreveu:Eu sou um jogador de freestyle intermediario mas nunca competi em um campeonato de freestyle
o que faço?

vai em um campeonato uai O.o
luizYoyo
Mensagens: 39
Registrado em: 08 Dez 2011, 14:12
Localização: salvador-BA
Contato:

Re: Montando um freestyle

Mensagem por luizYoyo »

muito explicativo tirou minhas duvidas matsunaga vc é foda
Responder