Mundial 2011 - opiniões pessoais sobre os freestyles

Anúncios de campeonatos, resultados e discussões sobre regras, freestyles e pontuações.

Moderadores: Forest, Daniel Avalos, Packer

Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mundial 2011 - opiniões pessoais sobre os freestyles

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Agora que deu tempo de baixar um pouco a poeira e assistir de novo os freestyles, vou colocar umas opiniões pessoais sobre os freestyles do Mundial deste ano. Tanto os que me chamaram a atenção quanto os que causaram um pouco de polêmica, hehe. Só fui juiz de 3A, 5A e AP este ano, então a maioria das opiniões é como observador mesmo.

1A:
Marcus - Foi um freestyle feio por causa das trocas de ioiô, mas no fim das contas isso só dá 6 pontos de penalidade e provavelmente ele ganhou entre 250 e 300 positivos, então não vejo injustiça na vitória dele. Não era o favorito da maioria, mas nem sempre é o favorito que ganha.
Sebastian - Meu favorito no 1A e acho que de muitas outras pessoas também. Freestyle bonito mesmo, com personalidade, só material próprio. Eu competia com ele no 5A antigamente e fico feliz que ele tenha achado o lugar dele no 1A. Só um pouco lento mesmo, mas eu prefiro que o cara jogue lento no ritmo próprio do que tentar jogar rápido só pra ganhar. Ainda vou assistir de novo por vários anos, com certeza.
Gentry - Pra quem acha que é preconceito o Victor não ganhar aplausos no meio do freestyle, melhor prestar atenção, porque o Gentry também só ganhou aplausos em 2 ou 3 manobras apesar de ser um dos favoritos. Tirando essas 2 ou 3 manobras de impacto, o que sobrou foi um freestyle muito limpo e praticamente sem erro, o que garantiu os pontos e o 3o lugar. Acho que ele está amadurecendo. Ainda tem influências do Jensen, mas melhorou bastante. Mas não sou muito fã das manobras dele. Gosto de manobras inesquecíveis. :D
Luis Enrique e Paul Kerbel - Chegaram pra quebrar tudo, se não tivessem errado tanto poderiam estar entre os 3 primeiros. Aliás, muita gente com chances de vitória pecou por errar muito durante os freestyles.
Jensen - Jogou como queria, 2 minutos e 20 segundos no total. Pediu silêncio pra botar um clima e fez o que deu na telha. Impôs respeito.
Charles Haycock - Também foi lá e jogou como queria jogar, muita personalidade e confiança no palco. O pessoal do Canadá não tem medo de palco e não fica nervosinho quando erra, qualidade de gente autoconfiante.
Senba - Sempre bom ver um cara das antigas competindo. Várias manobras completamente diferentes do que todo mundo faz. Esse é o nível de criatividade que todo mundo deveria ter como objetivo.

2A:
Shiji - Quebrou tudo como sempre. Só dá pra sentar e admirar um cara desses.

3A:
Hank - Conversei com o Shima lá no Mundial, ele falou que no Japão 3A é um saco atualmente, porque todo mundo só faz as mesmas manobras. O nacional do Japão virou competição de quem faz combinho de Velvet Roll, Koro Koro e trapézio duplo errando menos. Por essas e pelo Hank ser gente finíssima, fico felizasso pela vitória dele. Sem Koro Koro, sem combinho de trapézio. É bom ver que ainda dá pra ser diferente e ganhar o Mundial.

4A:
Ben Conde - Tá certo que teve um monte de firula com as pétalas e o dinheirinho, mas chamou a atenção, inesquecível. É o tipo de atitude que vem de quem entra pra dar show, não pra entrar envergonhado e fazer manobrinha olhando pra chão.

5A:
5A só teve 2 jogadores disputando o título: Takeshinho e Takuma. O resto do mundo está atrás. Bem atrás. Se alguém estiver pensando em disputar o título, é melhor treinar MUITO. :D

No geral fiquei feliz com os freestyles deste ano. Pra quem quer competir em alto nível, sugiro assistir esses freestyles e prestar atenção principalmente em autoconfiança e originalidade. Respeito muito os jogadores que sabem o que querem, que confiam nas próprias manobras e no próprio estilo e que não se limitam a imitar os outros.
Fabrício De Aquino
Mensagens: 308
Registrado em: 31 Jul 2010, 17:11
Localização: Uberlandia

Re: Mundial 2011 - opiniões pessoais sobre os freestyles

Mensagem por Fabrício De Aquino »

ae rafael.. comenta do vitor hugo ai tbm... seria legal
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Mundial 2011 - opiniões pessoais sobre os freestyles

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Bom, não tem muito pra comentar. O Victor errou demais, foi igual ao Whip em 2003 e o Marechal em 2009. Errar desde o começo estraga qualquer freestyle. A confiança some, a animação do público vai embora e não tem de onde tirar os pontos. Não adianta muito especular que lugar ele teria ficado se não tivesse errado. Se tivesse acertado o freestyle, daria pra comentar o que precisa melhorar, mas precisa começar acertando as manobras.
Avatar do usuário
Lucas Red
Mensagens: 1571
Registrado em: 18 Jun 2006, 23:37
Localização: Americana
Contato:

Re: Mundial 2011 - opiniões pessoais sobre os freestyles

Mensagem por Lucas Red »

Interessante mas eu ainda n gosto desse estilo japones pós-takeshi de jogar, ta bom q sao manobras complexas q pra domina como ele tem que treina duro, mas a plasticidade pra mim conta mais e o 5A americano ( tyler, miguel, jon rob, steve, quim..) pra mim é referencia nisso.
Avatar do usuário
chaguinha
Mensagens: 522
Registrado em: 21 Mai 2007, 13:03
Localização: Piraju - SP
Contato:

Re: Mundial 2011 - opiniões pessoais sobre os freestyles

Mensagem por chaguinha »

rafael...uma duvida que fik na minha cabeça é qual o nivel que o Brasil ta hj...
enfim...com um jogador como o o vitor no campeonato Brasiliero desse ano ele teria chances de estar em que posição em media esse ano no mundial
coom o contador como seria sua colocação no mundial com aquele freestyle do Brasileiro
valeu!
rogeriof
Mensagens: 307
Registrado em: 08 Set 2010, 18:45
Localização: Sorocaba-SP

Re: Mundial 2011 - opiniões pessoais sobre os freestyles

Mensagem por rogeriof »

eu acho q esse mundial foi muito bom não teve nenhum erro o pessoal ta analisando os fs muito superficialmente se vc se aprofundar nos fs vc vai ver q esse camp foi mais q justo em todos os aspectos mais essa é minha opinião
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Mundial 2011 - opiniões pessoais sobre os freestyles

Mensagem por Rafael Matsunaga »

chaguinha escreveu:rafael...uma duvida que fik na minha cabeça é qual o nivel que o Brasil ta hj...
enfim...com um jogador como o o vitor no campeonato Brasiliero desse ano ele teria chances de estar em que posição em media esse ano no mundial
coom o contador como seria sua colocação no mundial com aquele freestyle do Brasileiro
valeu!
Vou ter que contar pra ter uma idéia mais precisa, mas imaginando que todos os jogadores também errem pouco, eu imagino que daria pra ficar entre décimo e décimo-quinto. Talvez entre oitavo e décimo se trabalhar melhor na coreografia e apresentação em geral. Mas eu vou contar de verdade depois e dou meu veredito com embasamento. :)
conrado
Mensagens: 27
Registrado em: 25 Jul 2010, 17:26

Re: Mundial 2011 - opiniões pessoais sobre os freestyles

Mensagem por conrado »

Rafael Matsunaga escreveu:
5A:
5A só teve 2 jogadores disputando o título: Takeshinho e Takuma. O resto do mundo está atrás. Bem atrás. Se alguém estiver pensando em disputar o título, é melhor treinar MUITO. :D

.

Concordo!A minha opnião é igual a sua,o resto do mundo esta MUITO atrás.O nivel dos dois primeiros é realmente incrivel
Avatar do usuário
Alucard
Mensagens: 1013
Registrado em: 02 Jan 2005, 16:50
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Mundial 2011 - opiniões pessoais sobre os freestyles

Mensagem por Alucard »

Bom... Como já comentei em outro tópico, de fato Takuma e Takeshi jogam muito! Muito de verdade! Mas acho que com certeza falta criatividade nas manobras deles. Treinam muito e tem muita técnica e isso é inegável.

Pra mim a melhor manobra, digo, a mais criativa e nova entre os dois e também com um nível de dificuldade alto foi aquele thumb grind do Takuma, onde ele girou o ioiô e o contrapeso na horizontal enquanto fazia o thumb grind.

Também gostei do grind nos braços que ele fez, apesar que me pareceu que ele não fez a manobra como queria. Me parece que ele errou, não sei...

E outra coisa também, é que pelo menos pra mim, os freestyles dos dois e da maioria da galera do 5A está algo meio massante de se ver, sem muitas manobras diferentes durante o freestyle. O Takeshi por exemplo, faz muitas variações de uma mesma manobra.

E também, opinião minha mas,... Ultimamente a galera do 5A tem feito muitos, mas muitos tanglers mesmo. Eu particularmente não considero essa uma manobra boa, mesmo com muitas variações e tals mas o que tô dizendo é que,... A parte difícil e principal da manobra, que é manter o rítimo dos giros e não bater o ioiô no contra-peso, não necessariamente se precisa de um ioiô pra isso, digo, com um astrojax ou um bate-bate por exemplo, seria quase a mesma coisa.


Mas sei lá,... Também penso da seguinte forma sobre essa questão de criatividade... Acho que as manobras de ioiô não vão durar pra sempre, digo, a cada ano que se passa fica cada vez mais difícil inventar movimentos realmente novos e diferentes. Inclusive, acho que já começamos a entrar nas variações a um tempo, então, creio que daqui a um tempo não se terá mais o que tanto inventar assim. rsrs

E tipo, não se preocupem... Só tô enchendo o saco com meus comentários esses dias porquê tô de férias, quando voltar ao trabalho eu paro com isso. rsrs

Abraços!
Responder