Tutorial: Turbinando Seu Saga

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Tutorial: Turbinando Seu Saga

Mensagem por Barco »

Você, YoYozeiro Padawan, acabou de comprar seu Saga... jogou, dormiu pouco... e ae??
Você gostaria que ele desse menos BackSpin?
Você Gostaria Que Ele Dormisse Mais?
Você quer que ele Lave, Passe, Cozinhe e tudo o mais?
Então, esse tutorial é pra você!

Nota: O Autor Desse Tutorial Conta com o bom senso dos jogadores, e não se responsabiliza pelo Mau Uso deste Tutorial.

Tirando o Side Cap Do Seu Saga:
Desrosqueie Ele, pegue a metade com o Eixo, apoie o eixo a 90º com o chão e force. O Side Cap deverá sair. Pegue o Parafuso, insira na outra metade e faça a mesma coisa. Vale a pena dizer que recolocar o Cap no Saga pode dar um pouco de trabalho.

Bom... a primeira dica é:

Aumente o Peso do Seu Saga
Ao comprar seu Saga, peça um par de pesos adicionais. Eles serão muito importantes pra aumentar a inércia e fazer ele dormir mais.

Comprei Meu Saga e Nao Comprei pesos... e agora??
Você pode ir a algum lugar que mexe com borracha, levando os Aros originais, e pedir que cortem um par igual pra você.
O par de borracha é o ideal. Se nao tiver, vai uma dica que eu já vi fazerem. Eu nao gosto muito, mas as vezes, é a unica saída.
Compre Fio de Estanho para Solda, Tire o Side Cap do Seu Saga, e vá contornando o interior dele com o estanho, onde ficaria o Aro de Peso Adicional. O bom disso, é que você pode controlar o peso Que você quer.

Se você já tinha os pesos adicionais, ou quer deixar seu Saga leve, você pode querer secar o rolamento. O processo de secagem pode ser conferido aqui: http://forum.ioiobrasil.org/viewtopic.php?t=6398

Por aí, seu Saga já deve ter um desempenho acima do normal. Pra completar:

Espaçadores
Esse é o meu Mod preferido pra Saga. Ele é fácil e dá MUITO certo.
Compre Fio de Estanho pra solda e Desrosqueie seu Saga. passe uma volta do estanho ao redor do Eixo. Feche seu Saga.
Assim, o Gap dele fica mais largo, ajudando na Inércia, nas manobras e no BackSpin.

Acho Que É isso
Abraço
Barco
Gustavo.Olier
Mensagens: 972
Registrado em: 07 Dez 2003, 23:26
Localização: Araçatuba-SP

Mensagem por Gustavo.Olier »

muito bom barco
vc poderia por ele como fixo, pra todos verem esse tópico logo qnd entram!!!
Janiak
Mensagens: 293
Registrado em: 06 Jun 2006, 13:09
Localização: São Paulo

Mensagem por Janiak »

Rei dos tutoriais quebrou tudo xD
Muita gente nova perguntava, agora só pergunta quem não pesquisa...
Tem que fixar isso com certeza!
Pedro Magnavita
Mensagens: 74
Registrado em: 22 Mai 2006, 13:41
Localização: Salvador

Mensagem por Pedro Magnavita »

Valeu heim Barco! Apesar de já saber essas "manhas", vai ajudar muito as pessoas que estão começando, como eu.
Old_Pardal

Mensagem por Old_Pardal »

oi arco... acho que c pode incluir o seu tutorial também o sepaçador de bunda de bic.. ae o pessoal tem 2 possibilidades de abertura de gap.. e quando perguntarem é só postar o link pra eles lerem hehe
e-Data
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Jul 2006, 15:06

Mensagem por e-Data »

Eu mesmo fiz o espaçador com a bundinha da bic, e ficou ótimo
Vejam
Imagem
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

Huahauhuahau
Eu sinceramente, nunca tentei fazer isso...
Mas se a galera jah fez e recomenda, já é!
Valew!
Abraço
Blade
Mensagens: 821
Registrado em: 19 Out 2005, 16:05
Localização: Curitiba

Mensagem por Blade »

acho q isso deveria ser fixo, mto bom
Pedro Magnavita
Mensagens: 74
Registrado em: 22 Mai 2006, 13:41
Localização: Salvador

Mensagem por Pedro Magnavita »

Outras dicas:

-Para diminuir o backspin, raspe TOTALMENTE os starbursts do saga.Assim ele não voltará à mão tão facilmente, apesar de ainda dar alguns backspins.

-Seque o rolamento do seu saga pelo menos uma vez a cada duas semanas.

-Deixe o gap do saga o mais aberto possivel, mas de jeito que ele não fique desrosqueando facil.

-Use cordinhas mais finas, devido ao pequeno gap e alto grau de backspin.

Depois de todas essas dicas, é só treino, treino e treino.
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

Eu nao sei se vc chegou a reparar... mas eu evitei Mods drasticos...
Raspar os Starbursts TOTALMENTE, como vc falou, vai deixar o Saga completamente sem resposta... e veja... quem quer um Yo-Yo totalmente sem resposta não acabou de começar a jogar com um Saga...
Pedro Magnavita
Mensagens: 74
Registrado em: 22 Mai 2006, 13:41
Localização: Salvador

Mensagem por Pedro Magnavita »

Eu comecei a jogar há pouco tempo, e meu saga não tem nem vestígios dos starbursts.
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

No meu tempo, Saga nao voltava sem os Starbursts...
Como vc faz pra ele voltar?
RFPaes
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Mar 2003, 21:00
Localização: Goiânia - GO

Mensagem por RFPaes »

RAPAIZ
Esse saga tá diferente demais então
Na epoca que eu comecei a jogar, eu nao precisei lixar os starbursts nao
Alias, é como o Barco falou. Se lixasse, ele nao voltava nao
Estranho!! Muito estranho!!!!!
Pedro Magnavita
Mensagens: 74
Registrado em: 22 Mai 2006, 13:41
Localização: Salvador

Mensagem por Pedro Magnavita »

A cordinha nem tá tão apertada, e tá com espaçador. Mas sobe toda hora com um bind, e as vezes até dá backspin.
Mas o bind tem que ser "brabo" mesmo.
falcon
Mensagens: 246
Registrado em: 08 Set 2005, 21:56
Localização: São Paulo

Mensagem por falcon »

FIXO???
creio q ajudaria mtos iniciantes..
smpre aparece essa pergunta.. xD

titiu barco sempre ajudando, ^^
flw
Avatar do usuário
SlotSimoes
Mensagens: 1720
Registrado em: 30 Jun 2006, 12:31
Localização: Porto Alegre / RS
Contato:

Mensagem por SlotSimoes »

hehe, eu nem vou precizar pergunta nada, depois que eu devolvi o 2yr quebrado, pedio o meu... deve chega a qqr hora, valeu barco!!!
bardomudo
Mensagens: 559
Registrado em: 20 Mai 2005, 21:47
Localização: João Pessoa - PB
Contato:

Mensagem por bardomudo »

Espaçadores + lixar os starbusts? Não façam isso! Nem lixem os espaçadores... Provavelmente nem enrolar o ioiô você vai conseguir.

Pessoal, o Barco já deu as dicas necessárias para deixar o seu Saga praticamente o melhor possível para um "novato". Se você tem algum mod mais "drástico" - emprestando a palavra do Barco - guarde-o para você ou compartilhe-o conosco em outro tópico. Não dêem idéias malucas para quem está começando agora e naturalmente, devido a uma excitação incial, busca sempre mais e por falta de experiência acaba ferrando o ioiô.
Avatar do usuário
Alucard
Mensagens: 1013
Registrado em: 02 Jan 2005, 16:50
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Alucard »

Eu tenho um Saga aqui sem starburst e como o bardomudo disse não dá nem pra enrrolar. Daí eu uso os difs de luva de borracha,... mas sempre solta.
Falow!!!!
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

bardomudo escreveu:Espaçadores + lixar os starbusts? Não façam isso! Nem lixem os espaçadores... Provavelmente nem enrolar o ioiô você vai conseguir.

Pessoal, o Barco já deu as dicas necessárias para deixar o seu Saga praticamente o melhor possível para um "novato". Se você tem algum mod mais "drástico" - emprestando a palavra do Barco - guarde-o para você ou compartilhe-o conosco em outro tópico. Não dêem idéias malucas para quem está começando agora e naturalmente, devido a uma excitação incial, busca sempre mais e por falta de experiência acaba ferrando o ioiô.
Muitíssimo Obrigado... Você entendeu o espírito da coisa... e obrigado por ajudar a explicar td isso... Eu lembro que qdo eu comecei a jogar, eu não tinha coragem nem de tirar o rolamento dele... nem de tirar os caps... tento dar uma força pra galera que no começo, é meio perdida que nem eu era^^

Alucard... faz assim... vai na Farmacia e compra esparadrapo... corta 4 tiras finas de esparadrapo e faz como se fosse um Friction....
No Saga, Fica bom... as de luva de borracha dão muita resposta...

Abraço
Smash.rs
Mensagens: 698
Registrado em: 31 Ago 2003, 21:00
Localização: Santa Maria RS
Contato:

Mensagem por Smash.rs »

Barco, eu tenho um saga veinho já, tem 3 anos a criança, e ta zerado de starbust a uns bons dois anos, e nunca precisou de nada pra retornar hehehehehehehehe. É daqueles antigos mesmo, o plástico do atual até´parece ser outro. Não sei a explicação, por que tá tudo normal, o gap é igual ao outro saga que eu tenho, mas ele volta e enrola sem nada de retorno.

MISTÉRIO!

hehehehehehehehehehehehe
Pedro Magnavita
Mensagens: 74
Registrado em: 22 Mai 2006, 13:41
Localização: Salvador

Mensagem por Pedro Magnavita »

O meu também volta. E não tem nada de retorno.
Será que frictions pega no Saga?
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

Estranho.. pq o meu tá liso e não volta nunca... o do Murissoka era liso e nao voltava nunca... o do RFPaes.. e por ae, vai...
Mas se vcs dizem, eu acredito... o Aquarius nao tem retorno e volta! :D

Nao coloca friction.. a nao ser que vc coloque um espaçador muito grosso e recessed...

Abraço
Daniel
Mensagens: 874
Registrado em: 20 Fev 2004, 15:06
Localização: Brasília DF

Mensagem por Daniel »

bom galera o que acontece com o saga sem starbursts não é o fato dele voltar mais dificil, mas sim o fato de que quando vc arremessa com força ele em sequer gira direito.

se vc tentar arremessar com muita força ele vai descer direto. sistemas de retorno sao importatnes tb pro ioio girar, nao so pra ele retornar.
cogumelo
Mensagens: 560
Registrado em: 16 Mai 2006, 19:50
Localização: curitiba

Mensagem por cogumelo »

recessed nele.
Smash.rs
Mensagens: 698
Registrado em: 31 Ago 2003, 21:00
Localização: Santa Maria RS
Contato:

Mensagem por Smash.rs »

Não tem muito o que explicar...
uaehaueauehuaehuaehuaeuhae
Enfim, é mágico o negócio, ele joga perfeito, tem um spin normal de saga, gap normal, tudo normal, só não tem retorno. E retorna.
uaehuaeuaehuaheuhaeuheauhaeuhaeuhaehaeah

Mas algum yoyo quando não retorna, é pelos motivos acima apresentados.
Aí, mod nele ;).
Pedro Magnavita
Mensagens: 74
Registrado em: 22 Mai 2006, 13:41
Localização: Salvador

Mensagem por Pedro Magnavita »

Fiz um teste aqui:
Meu outro saga não subia NADA.
Eu peguei corretivo liquído, aquele que a gente usa pra corrigir erros com caneta, e cobri os buraquinhos que ficam perto dos "ex-starbursts".
O retorno agora tá perfeito... Ele não dá backspin, e só sobe com bind.
Avatar do usuário
SlotSimoes
Mensagens: 1720
Registrado em: 30 Jun 2006, 12:31
Localização: Porto Alegre / RS
Contato:

Mensagem por SlotSimoes »

acho que não é assunto para aqui, mas o que é bind??? podem responde por mp ou me endicar algum link. obrigado.
icarowings
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Ago 2006, 19:44

Mensagem por icarowings »

peraew numa dessa eunum entendi....
o espacador de bic é por fora das laterais q nem na foto ou por dentro dasd laterais, pq eu fiz a parada aew com a bic igual na foto e num deu nada, ae eu pus por dentro e aumento msm o gap, ou q so noob demais e me perdi????? ih fedeu
pregobr
Mensagens: 169
Registrado em: 24 Ago 2006, 18:11
Localização: Cajamar - SP
Contato:

poe como fixo...

Mensagem por pregobr »

aeh barco vc deveria colocar esse topico como fixo...

me ajudou pra kct...

vlw...
thiagofn
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Set 2006, 16:42

Mensagem por thiagofn »

eu fiz mew rolamento cecar....agora ele ta girando pra kct,mais num ta subindo....o q devo fazer ?
Responder