[TUTORIAL] Secagem de Rolamento

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Trancado
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

[TUTORIAL] Secagem de Rolamento

Mensagem por Barco »

Secando Seu Rolamento

Rolamento é a peça colocado no eixo de alguns io-iôs, para que durmam mais tempo. Quando novos, estão lubrificados, com oleo ou graxa, e muitos jogadores “secam”, ou seja, retiram o lubrificante de seus rolamentos, para que o tempo de dorminhoco seja maior. Esse é o MOD mais simples de ser feito, e é na maioria das vezes, o primeiro de todo jogador.

Para secar seu rolamento, você vai precisar de:

Rolamento
Solvente sem água (Aqui, será utilizado o Fluido de Isqueiro, por ter excelente eficácia e ser mais barato)
Um pequeno reciepiente, como os de filme de máquina fotográfica
Alicate
Papel toalha

Procedimento:
Com muito cuidado, retire o rolamento de seu io-iô com um alicate, pegando-o firmemente e fazendo força para fora. Muito cuidado na hora de retirar o rolamento, para que não seja forçado o eixo. Se o eixo quebrar, seu io-iô estará inutilizado.
Quando o rolamento estiver retirado, coloque pouco mais de um dedo de solvente dentro do pote, e coloque o rolamento dentro. Chacoalhe por uns 20 minutos, sem parar, e deixe descansar por umas 2 horas. Se essa for a primeira secagem, repita o processo, pois alguns rolamentos vem com muito lubrificante.
Passado esse tempo, retire o rolamento do recipiente e coloque-o no papel toalha. Com o próprio papel, retire o excesso de solvente das partes externas do rolamento e deixe-o descansar em um local ventilado. Pra acelerar o processo, deixe-o perto de uma zona de calor, como uma lâmpada.
Tudo isso, para que não haja secante nas partes internas do rolamento, pois se o solvente entrar em contato com o io-iô, o plástico irá esfarelar e estragar seu equipamento.


DICA: Coloque no seu rolamento seco, meia gota de lubrificante. De preferência, Óleo Singer Verde, por ser bem fino. Ele vai aumentar a vida útil do rolamento, e diminuir o barulho, sem prejudicar o dorminhoco, se for colocado na quantidade correta. Isso também evita que seu rolamento enferruje ou trave.

OBS: Se preferir, há outros tipos de Secante bastante utilizados, como o Álcool Isopropílico e o Querosene (mais oleoso, e nem um pouco ecológico)

OBS2: É comum o rolamento ficar barulhento após a secagem.

Não me responsabilizo por mau uso deste tutorial, de qualquer maneira, Boa Sorte.
Vale a pena lembrar também, que a secagem diminui a vida útil do rolamento.

Barco
Infinite Illusions
http://www.yoyoguy.com
Editado pela última vez por Barco em 24 Nov 2008, 11:59, em um total de 4 vezes.
Gus18
Mensagens: 168
Registrado em: 21 Set 2005, 15:25
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por Gus18 »

ae Barco...
mto bom o tutorial...pra akba msm com as duvidas sobre secagem de rolamento hehehe
flw
Marcelo Bazani
Mensagens: 737
Registrado em: 09 Ago 2004, 19:25
Localização: Guarujá-SP
Contato:

Mensagem por Marcelo Bazani »

ó quando eu comecei eu vi esse video http://www.yoyofreaks.com/video/bearingcleaning.mpg e achei mtu legal , e , acho até hoje!


espero que tenha ajudado!
slip
Mensagens: 130
Registrado em: 03 Ago 2005, 22:44
Localização: SJC, YOXIGEN
Contato:

Mensagem por slip »

O Matsunaga pode colocar este topico la em cima, pro pessoal para de postar varias perguntas sobre este assunto!
Cauan
Mensagens: 413
Registrado em: 28 Mar 2005, 00:53
Localização: Sãp Paulo-capital

Mensagem por Cauan »

TEM Q VIRAR FIXO!
MTO BOM!
FLW
INF.CRAZY!
NaReeZ
Mensagens: 270
Registrado em: 06 Jan 2004, 15:56
Localização: Brasilia - DF

Mensagem por NaReeZ »

é o rei dos tutoriais!
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

Não esquecendo de dizer que no vídeo postado pelo Marcelo, o JD tira as blindagens do rolamento. Isso Não é necessário. Se você se sentir inseguro de fazer isto, pode pular esta etapa.

Barco
Infinite Illusions
www.yoyoguy.com
beurre
Mensagens: 147
Registrado em: 05 Out 2005, 20:05
Localização: londrina - pr
Contato:

Mensagem por beurre »

uma duvida, é aconselhavel secar de quanto em quanto tempo?
e na hora de por fogo pode dexa queima bastante ou só queima um pouco e apaga?

falo.
Editado pela última vez por beurre em 03 Jun 2006, 16:43, em um total de 1 vez.
beurre
Mensagens: 147
Registrado em: 05 Out 2005, 20:05
Localização: londrina - pr
Contato:

Mensagem por beurre »

como eu deleto msgs? foram duas sem qrer
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

Ah.. nao tem um periodo... qdo vc comecar a achar que seu rol tah dormindo menos, vc seca... ou mantem uma peridiocidade.. tipo.. 1 vez por mes...

Qdo vc tacar fogo, vai ser consumido o secante... qdo o secante acabar, o fogo apaga...

Abraco
Barco
Infinite Illusions
www.yoyoguy.com
rafa
Mensagens: 1090
Registrado em: 25 Fev 2003, 21:00
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

Mensagem por rafa »

Barco,

certa época comentamos sobre a questão do fogo para secar o rolamento.. a energia liberada na combustão resulta em H2O, ocasionando ferrugem caso não protegesse o rolamento com óleo ou similar. Particularmente já tive problemas de ferrugem devido à este condicionamento + negligência de proteção (camada de lubrificante)... Eu ainda recomendaria deixar secando-os naturalmente, no máximo sobre alguma superfície quente.

um abraço!
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

Sim, a combustao libera H2O.. O mesmo H2O presente no ar e que enferruja os rolamentos secos naturalmente e que depois nao se coloca nenhum tipo de lubrificante. A ferrugem vai acontecer tanto em um metodo, quanto no outro. Por isso, é sempre bom colocar akela gotinha salvadora!
Valew o toque!

Abraço
Barco
Infinite Illusions
www.yoyoguy.com
Cauan
Mensagens: 413
Registrado em: 28 Mar 2005, 00:53
Localização: Sãp Paulo-capital

Mensagem por Cauan »

Mas entao sera que eh melhor colocar fogo ou nao colocar??
zombie69
Mensagens: 2346
Registrado em: 18 Ago 2004, 15:54
Localização: Diadema - São Paulo
Contato:

Mensagem por zombie69 »

Cauan escreveu:Mas entao sera que eh melhor colocar fogo ou nao colocar??
nao...

flow
Tonhaum
Mensagens: 78
Registrado em: 16 Set 2005, 17:19
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Mensagem por Tonhaum »

o meu ta enferrujando.... tem como salvar? qual lubrificante? (barato por favor e onde o encontro).

aguardo

tonhü
Gus18
Mensagens: 168
Registrado em: 21 Set 2005, 15:25
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por Gus18 »

puta veio
o meu enferrujo tbm...
nakela parte q fika dentro do yoyo...q proteje as bolinhas e vem dps da blindagem
eu tbm gostaria d saber se ha como salvar...
flw
Tonhaum
Mensagens: 78
Registrado em: 16 Set 2005, 17:19
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Mensagem por Tonhaum »

o meu ainda ta dormindo bem, da pra praticar legal, mas ja ta meio marron (ferrugem) e ta fazendo barulho diferente..... so resta tentar salvar, mas como me ajudem!!!!!!
zombie69
Mensagens: 2346
Registrado em: 18 Ago 2004, 15:54
Localização: Diadema - São Paulo
Contato:

Mensagem por zombie69 »

Tonhaum escreveu:o meu ainda ta dormindo bem, da pra praticar legal, mas ja ta meio marron (ferrugem) e ta fazendo barulho diferente..... so resta tentar salvar, mas como me ajudem!!!!!!
caras o rol soh morre quando ele trava de vez... mas mesmo assim ainda dah pra ressucitar!!! o oleo eh sugiro singer... e barulhos sao normais!!!

flow
Tonhaum
Mensagens: 78
Registrado em: 16 Set 2005, 17:19
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Mensagem por Tonhaum »

valeu e onde encontro o óleo siger? to ligado que é uma gotinha só.
Paoyoyo2
Mensagens: 16
Registrado em: 03 Nov 2010, 15:31

Re: Tutorial - Secagem de Rolamento

Mensagem por Paoyoyo2 »

Posso fazer a secagem quando eu quiser ou é de tantas horas em tantas horas ou só fazer quando acontecer tal coisa ?
Para fazer a secagem posso utilizar outros fora o Fluido de Isqueiro ?
ianmarcelo
Mensagens: 226
Registrado em: 12 Ago 2010, 21:19
Localização: Guaratingueta

Re: Tutorial - Secagem de Rolamento

Mensagem por ianmarcelo »

opa para fazer a secagem é só uma vez,mas aconselham a fazer denovo para "limpar" o roll quando este começa a oxidar.Fora ao fluidode esqueiro tem o alcol isoropílico.Agora uma duvida minha alcol isopropílico é o mesmo que alcol de cereais?????
Paoyoyo2
Mensagens: 16
Registrado em: 03 Nov 2010, 15:31

Re: Tutorial - Secagem de Rolamento

Mensagem por Paoyoyo2 »

Olha não sei..
Posso Usar Thinner ?
Fabrício De Aquino
Mensagens: 308
Registrado em: 31 Jul 2010, 17:11
Localização: Uberlandia

Re: Tutorial - Secagem de Rolamento

Mensagem por Fabrício De Aquino »

thinner tem agua na formula intao nao seria muito legal usar nao...
Paoyoyo2
Mensagens: 16
Registrado em: 03 Nov 2010, 15:31

Re: Tutorial - Secagem de Rolamento

Mensagem por Paoyoyo2 »

ao Invez de óleo Singer posso usar óleo de maquina ? O óleo coloco direto no rolamento né ?
tufaopatola2
Mensagens: 3390
Registrado em: 14 Fev 2007, 23:08
Localização: Betim MG
Contato:

Re: Tutorial - Secagem de Rolamento

Mensagem por tufaopatola2 »

Paoyoyo2 escreveu:ao Invez de óleo Singer posso usar óleo de maquina ? O óleo coloco direto no rolamento né ?
se não me engano, Oleo singer é oleo de maquina...
Paoyoyo2
Mensagens: 16
Registrado em: 03 Nov 2010, 15:31

Re: Tutorial - Secagem de Rolamento

Mensagem por Paoyoyo2 »

É verdade. Mas e porque só se fala em Óleo Singer e o daqui de casa é só escrito Óleo de Maquina. Obrigado.
Mas coloco direto no rolamento né ?
tufaopatola2
Mensagens: 3390
Registrado em: 14 Fev 2007, 23:08
Localização: Betim MG
Contato:

Re: Tutorial - Secagem de Rolamento

Mensagem por tufaopatola2 »

Pinga uma gota no alfinete, a gota vai cair, o que ficar no alfinete você coloca nas esferas ok? não faz sentido colocar óleo no rolamento senão direto nele!
Paoyoyo2
Mensagens: 16
Registrado em: 03 Nov 2010, 15:31

Re: Tutorial - Secagem de Rolamento

Mensagem por Paoyoyo2 »

Muito obrigado ;)
Trancado