Espaçador para SAGA e Remoção da Blindagem de Rolamentos

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Trancado
SlotSimoes
Contato:

Espaçador para SAGA e Remoção da Blindagem de Rolamentos

Mensagem por SlotSimoes »

Tenho notado que ultimamente muita gente tem pedido informações sobre como tirar a blindagem do rolamento, como fazer espaçadores de caneta bic, ou de fio de estanho.

bom sei que o assunto já é bem conhecido do pessoal, mas de qualquer forma o material esta disperso, então aqui vou tentar ajudar o pessoal que tiver dúvidas.

DESMONTANDO O SAGA(ORIGINAL DA VULTO)
Imagem

Aqui um tutorial da epoca que eu entrei no forum ensinando a fazer recessed

as instruções abaixo utilizam materias cortantes, crianças necessitam do auxilio de adultos.

as fotos não estão muito boas(na verdade estão horriveis, assim que possivel eu as substituo), mas espero que ajude.

fazendo espaçadores:
- bunda de caneta bic

retire a tampa traseira da caneta bic
Imagem

Imagem

corte a parte de cima da tampa e deste "Tubinho" que fica, você corta o tamanho que você desejar.
Imagem
cuidado para que o espaçador não fique muito grande, pois isso pode deixar espaço entre o shape(corpo) do ioiô, e o rolamento, fazendo com que a cordinha entre para dentro do ioiô(engolir a cordinha), e em casos extremos pode danificar o ioiô(aconteceu com meu saga)

por último coloque o espaçador no eixo do ioiô
Imagem

-Fio de estanho
de uma volta com o fio no eixo do ioiô

Imagem

Imagem

corte o "espaçador" com estilete, retirando os excessos. Mas faça apenas um corte, para não errar o tamanho do mesmo.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

coloque o anél no eixo do ioiô, coloque o rolamento e feche o ioiô
Imagem

Note que o anel fica achatado após este processo, isto é normal, e facilita no ajuste, portanto se você desejar um gap maior, retire o espaçador, repita o processo, abra o ioiô, e coloque o primeiro espaçador de volta, desta maneira você terá o dobro do aumento do gap.

Retirando a blindagem do rolamento
a maioria dos rolamentos possui o mesmo sistema de blindagem, que pode ser retirado para facilitar a secagem do mesmo.

identifique a falha no anel de segurança que prende a blindagem.
Imagem
(na imagem não da para ver muito bem, em breve substituirei as imagens)

em seguida, com um estilete, agulha ou outra ferramenta pontiaguda, puche o anel de segurança, colocando a ferramenta por traz da falha do anel. note que em um dos lados da falha este processo é muito mais fácil do que no outro.
Imagem

Imagem

retire a blindagem
Imagem

repita o processo do outro lado do rolamento. se desejar pode fazer o processo contrário para recolocar a blindagem, mas eventualmente blindagem recolocadas podem soltar, eem casos extremos danificar o rolamento.

editei algo, ams continua horrivel, vo ve se consigo outra camera, porque a minha não da pra tira fotod e perto. malz ae.

espero ter ajudado
Abs
Editado pela última vez por SlotSimoes em 09 Out 2007, 01:48, em um total de 3 vezes.
Mikhael

Mensagem por Mikhael »

complementando com umas imgs que fiz
Imagem

Imagem

ahh parabens slotsimoes post ta 10
Trancado