tamanho do rol afeta o desempenho???

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
superlocao

tamanho do rol afeta o desempenho???

Mensagem por superlocao »

ai gente eu queria saber se o tamanho do rol afera o desempenho?!?!? pq o FH0 tem um rol bem pekeno e tem um desenpenho muito bom mesmo nao tendo os aros de peso dos yyj... e queria saber tb o tamanho do rol da duncan pq os da yyj eu ja achei aki no forum ... eh q eu tou projetando um yo e essas sao informacoes cruiciais pra fazer um bom yo... valeu...
Claudio H. Picolo
Contato:

Mensagem por Claudio H. Picolo »

Acredito que o diâmetro do rolamento em relação ao diâmetro das laterais do gap realmente afetam o desempenho sim, mas rolamentos menores são também mais frágeis (e como diz a lenda, mais caros).
Para efeito de comparação, um FreeHand tem um diâmetro total maior que o diâmetro de um Hitman, que tem aros de alumínio.
Acredito que mais plástico nas áreas mais externas do io-iô bem como um rolamento menor, compensam de certa forma, a massa dos aros de alumínio nesse caso.
Agora comparemos o FreeHand com um Saga, que tem rolamento bem maior (maior inclusive que os rolamentos dos YoyoJam) e um diâmetro muito próximo do FH: observe que o Saga tem menos estabilidade de eixo* que o FH.

(*) = Optei por chamar de estabilidade de eixo a carapacidade de um io-iô em se manter estável durante as manobras sem se inclinar "de bobeira".
Exemplo de manobra para testar a estabilidade de eixo:
1 - faça um trapézio simples;
2 - afaste a mão direita enquanto aproxima a esquerda, ou vice-versa lentamente;
3 - observe o quanto o io-iô consegue se inclinar para os lados.
ZoraK
Contato:

Mensagem por ZoraK »

um rolamento maior significa um centro de gravidade maior, jah que o giro é dado pelo rolamento, um yoyo muito pequeno com um rolamento grande fica muito instável, e um yoyo muito grande com um rolamento muito pequeno tb. logo o tamanho do rolamento deve ser dado em relaçao ao tamanho do yoyo

ex:

o Menehune, por ser pequno ter o gap muito aberto precisaria de um rolamento pequeno, para diminuir a sensibilidade. com ele usa rolamentos grandes, ele é muito instável

Já o Dark magic, por ser um yoyo grande usa um rolamento maior para nao virar.

isso é uma teoria minha, logo, pode nao estar totalmente certa... qlker coisa me corrijam
joca
Contato:

Eu concordocom vc!

Mensagem por joca »

Acredito nesta teoria da proporcionalidade entre as medidas do yoyo.
Parabéns!
Joca
yoyojoca

ZoraK escreveu:um rolamento maior significa um centro de gravidade maior, jah que o giro é dado pelo rolamento, um yoyo muito pequeno com um rolamento grande fica muito instável, e um yoyo muito grande com um rolamento muito pequeno tb. logo o tamanho do rolamento deve ser dado em relaçao ao tamanho do yoyo

ex:

o Menehune, por ser pequno ter o gap muito aberto precisaria de um rolamento pequeno, para diminuir a sensibilidade. com ele usa rolamentos grandes, ele é muito instável

Já o Dark magic, por ser um yoyo grande usa um rolamento maior para nao virar.

isso é uma teoria minha, logo, pode nao estar totalmente certa... qlker coisa me corrijam
SidPires

Mensagem por SidPires »

o fh0 eh um dos yoyos mais estaveis e tem um rolamento pequeno
num yoyo "grande"

sid
Hugo_Sparrow

Mensagem por Hugo_Sparrow »

concordo com o zorak(mesmo pq eu fui um dos criadores dessa teoria=p)
ZoraK
Contato:

Mensagem por ZoraK »

SidPires escreveu:o fh0 eh um dos yoyos mais estaveis e tem um rolamento pequeno
num yoyo "grande"

sid
vc ja reparou que depois d algum tempo fazendo manobras rapidas, que aplicam várias forças em várias direçoes, o fh0 começa a tombar de lado?

de fh0 eu entendo, tenho 3 ^^
SidPires

Mensagem por SidPires »

sei lah cara
eu ja jogo com fh0 desde o mundial do ano passado
tipo comigo ele sempre foi bem estavel
mas ai vai no jogo do cara

iac sid
superlocao

Mensagem por superlocao »

ok entao digamos q essa teoria seja verdade ( nunca pensei nisso vou testar pra ver se eh real... ) como q podemos determinar a proporcionalidade certa???
Claudio H. Picolo
Contato:

Mensagem por Claudio H. Picolo »

superlocao escreveu:ok entao digamos q essa teoria seja verdade ( nunca pensei nisso vou testar pra ver se eh real... ) como q podemos determinar a proporcionalidade certa???
Que o tamanho do rolamento em relação ao io-iô afeta o desempenho, isso é certo, mas há ainda o fator "massa" nas bordas.
Definir a equação ideal de massa, diâmetro do rolamento, diâmetro externo do io-iô, diâmetro externo do gap, largura do gap e largura de rolamento (se é que isso afeta), parece-me um desafio e tanto.
Tem algum físico ou engenheiro mecânico por aí?
Smash.rs
Contato:

Mensagem por Smash.rs »

O yoyo mais estável que eu ja joguei foi o maelstrom da spintastics, e ele também tem o menor rolamento. Pra comparações o tamanho dele é mais ou menos o mesmo do saga, e o shape seria um meio termo entre fh e fh2. Ele ainda tem aros de metal por dentro, mas próximo das bordas e isso deve influenciar.
rafa
Contato:

Mensagem por rafa »

minha opinião:

peso nas bordas influencia e muito a estabilidade do yoyo...

o rolamento pode até ser essencial em yos sem aros ou bordas pesadas, mas caso contrário acredito q independentemente do tamanho dele o peso auxiliar distribuído igualmente para ambas as partes (no caso os aros) dão conta do recado.
Responder