tamanho do rol afeta o desempenho???
Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos
-
tamanho do rol afeta o desempenho???
ai gente eu queria saber se o tamanho do rol afera o desempenho?!?!? pq o FH0 tem um rol bem pekeno e tem um desenpenho muito bom mesmo nao tendo os aros de peso dos yyj... e queria saber tb o tamanho do rol da duncan pq os da yyj eu ja achei aki no forum ... eh q eu tou projetando um yo e essas sao informacoes cruiciais pra fazer um bom yo... valeu...
-
- Contato:
Acredito que o diâmetro do rolamento em relação ao diâmetro das laterais do gap realmente afetam o desempenho sim, mas rolamentos menores são também mais frágeis (e como diz a lenda, mais caros).
Para efeito de comparação, um FreeHand tem um diâmetro total maior que o diâmetro de um Hitman, que tem aros de alumínio.
Acredito que mais plástico nas áreas mais externas do io-iô bem como um rolamento menor, compensam de certa forma, a massa dos aros de alumínio nesse caso.
Agora comparemos o FreeHand com um Saga, que tem rolamento bem maior (maior inclusive que os rolamentos dos YoyoJam) e um diâmetro muito próximo do FH: observe que o Saga tem menos estabilidade de eixo* que o FH.
(*) = Optei por chamar de estabilidade de eixo a carapacidade de um io-iô em se manter estável durante as manobras sem se inclinar "de bobeira".
Exemplo de manobra para testar a estabilidade de eixo:
1 - faça um trapézio simples;
2 - afaste a mão direita enquanto aproxima a esquerda, ou vice-versa lentamente;
3 - observe o quanto o io-iô consegue se inclinar para os lados.
Para efeito de comparação, um FreeHand tem um diâmetro total maior que o diâmetro de um Hitman, que tem aros de alumínio.
Acredito que mais plástico nas áreas mais externas do io-iô bem como um rolamento menor, compensam de certa forma, a massa dos aros de alumínio nesse caso.
Agora comparemos o FreeHand com um Saga, que tem rolamento bem maior (maior inclusive que os rolamentos dos YoyoJam) e um diâmetro muito próximo do FH: observe que o Saga tem menos estabilidade de eixo* que o FH.
(*) = Optei por chamar de estabilidade de eixo a carapacidade de um io-iô em se manter estável durante as manobras sem se inclinar "de bobeira".
Exemplo de manobra para testar a estabilidade de eixo:
1 - faça um trapézio simples;
2 - afaste a mão direita enquanto aproxima a esquerda, ou vice-versa lentamente;
3 - observe o quanto o io-iô consegue se inclinar para os lados.
um rolamento maior significa um centro de gravidade maior, jah que o giro é dado pelo rolamento, um yoyo muito pequeno com um rolamento grande fica muito instável, e um yoyo muito grande com um rolamento muito pequeno tb. logo o tamanho do rolamento deve ser dado em relaçao ao tamanho do yoyo
ex:
o Menehune, por ser pequno ter o gap muito aberto precisaria de um rolamento pequeno, para diminuir a sensibilidade. com ele usa rolamentos grandes, ele é muito instável
Já o Dark magic, por ser um yoyo grande usa um rolamento maior para nao virar.
isso é uma teoria minha, logo, pode nao estar totalmente certa... qlker coisa me corrijam
ex:
o Menehune, por ser pequno ter o gap muito aberto precisaria de um rolamento pequeno, para diminuir a sensibilidade. com ele usa rolamentos grandes, ele é muito instável
isso é uma teoria minha, logo, pode nao estar totalmente certa... qlker coisa me corrijam
Eu concordocom vc!
Acredito nesta teoria da proporcionalidade entre as medidas do yoyo.
Parabéns!
Joca
yoyojoca
Parabéns!
Joca
yoyojoca
ZoraK escreveu:um rolamento maior significa um centro de gravidade maior, jah que o giro é dado pelo rolamento, um yoyo muito pequeno com um rolamento grande fica muito instável, e um yoyo muito grande com um rolamento muito pequeno tb. logo o tamanho do rolamento deve ser dado em relaçao ao tamanho do yoyo
ex:
-
-
-
- Contato:
Que o tamanho do rolamento em relação ao io-iô afeta o desempenho, isso é certo, mas há ainda o fator "massa" nas bordas.superlocao escreveu:ok entao digamos q essa teoria seja verdade ( nunca pensei nisso vou testar pra ver se eh real... ) como q podemos determinar a proporcionalidade certa???
Definir a equação ideal de massa, diâmetro do rolamento, diâmetro externo do io-iô, diâmetro externo do gap, largura do gap e largura de rolamento (se é que isso afeta), parece-me um desafio e tanto.
Tem algum físico ou engenheiro mecânico por aí?
O yoyo mais estável que eu ja joguei foi o maelstrom da spintastics, e ele também tem o menor rolamento. Pra comparações o tamanho dele é mais ou menos o mesmo do saga, e o shape seria um meio termo entre fh e fh2. Ele ainda tem aros de metal por dentro, mas próximo das bordas e isso deve influenciar.
minha opinião:
peso nas bordas influencia e muito a estabilidade do yoyo...
o rolamento pode até ser essencial em yos sem aros ou bordas pesadas, mas caso contrário acredito q independentemente do tamanho dele o peso auxiliar distribuído igualmente para ambas as partes (no caso os aros) dão conta do recado.
peso nas bordas influencia e muito a estabilidade do yoyo...
o rolamento pode até ser essencial em yos sem aros ou bordas pesadas, mas caso contrário acredito q independentemente do tamanho dele o peso auxiliar distribuído igualmente para ambas as partes (no caso os aros) dão conta do recado.