Pro "Gambi Master" Sprout!

Assuntos não diretamente relacionados ao ioiô. Aniversários, sites pessoais e mensagens que não tenham diretamente a ver com o esporte.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
wey
Mensagens: 105
Registrado em: 22 Mar 2002, 21:00
Contato:

Mensagem por wey »

Sprout,
Vi sua dica de abrir os HDs quebrados para pegar os rolamentos, e como tenho uns 5 por aqui, fui botar a mão na massa para ver se consigo "beefcakear" meu Freehand :smile:

Abri um Quantum de 540 megas (lembra desse modelo?). O problema é que os rolamentos devem estar no eixo dos discos, mas para soltar os discos é preciso de uma chave torque minúscula. Mesmo a menor que eu achei ainda é grande para abrir esses parafuzinhos.

Você tem alguma dica pra dar?

Abraços,
Daniel Wey
MTFL
Mensagens: 711
Registrado em: 26 Mar 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por MTFL »

Yo,

Existe uma outra coisinha que você pode tentar também.
Utilize uma furadeira (Dremel é ideal) com uma broca bem fina para perfurar e desintegrar o parafuso. Aí a peça se solta.
Lógico, essa é a última opção, mas sempre funciona.
Obrigado,
Sprout
Mensagens: 702
Registrado em: 07 Fev 2002, 21:00
Localização: Região do Grande ABC

Mensagem por Sprout »

Hehe fico lisonjeado pelo Gambi Master, Wey mas um dia chego lá.
Essas chaves torque você as encontra com facilidade na rua Santa Ifigênia com os camelôs mesmo e não é caro não e como você mora por perto fica mais fácil adquirir.
eles conhecem essas chaves como chave pra abrir telefone celular. Eu uso um joguinho desses e são tudo o que agente precisa.
O HD que você tem se não me engano tem dois rolamentos iguais ao do metal force yomega e etc e outros dois (os do Eixo dos discos) que são quase iguais ao do patriot só um pouco menor mas deve-se ser usado só se não tiver como comprar de fora mas aí deve se lixar a parte plástica do eixo onde se encaixa o rolamento para adaptar.
Em alguns Hds. como foi comentado naquele texto que você leu lá nas outras páginas do forum tem uns parafusos duro de desmontar mesmo, como não vamos mais precisar dos HDs. então não precisamos ser sutil, ou seja:
A Tampa : pode amassar, esmirilhar as cabeças dos parafusos ou limar e até mesmo serrar quando possível sem nenhum risco para os rolamentos.
Com a tampa aberta, também não precisamos nos preocupar com os discos pois só o fato de abrir e pegar poeira já era mas isso vc sabe melhor q eu. Então :
Pode amassar e prender com um alicate quando preciso for.
Se vc. não comprar as chaves torque, alguns parafusos vc pode tirar com a ajuda de um alicate como de fosse uma porca normal ou fazer uma fenda com lima ou serra. mas dá trabalho. o ideal é as chavinhas mesmo.
Os rolamentos mais fáceis de se tirar são os do braço de Leitura dos discos e são justamente os que vc. precisa pro seu Free Hand, pois se não me engano os rolamentos do FH são os mesmos do Renegade não?
se for são os rolamentos do braço que vc precisa. como tirar?
Duas maneiras: a mais fácil Serrando a lateral do Braço da leitora próximo aos Rolamentos (mas cuidado, pois as preciosidades estão lá) só de um lado e do outro é só dobrar para quebrar e pronto os rolamentos já estão livres.
o outro modo é um pouco mais difícil e prejudicial pois devemos bater em cima deles para sairem na marra mesmo mas com cuidado por que eles se amassam fácil.
para isso é aconselhável usar uma madeira bem rígida ou um pedaço de metal sem pontas para bater. como eu já peguei um pouco de prática eu tiro com uma chave de fenda batendo entre os rolamentos vc vai observar que existe um separador de bronze entre eles.
Eu coloco a chave de fenda justamente alí, empurrando um pouco pra tráz o espaçador e batendo com cuidado em cima do rolamento.
Se não tiver o devido cuidado pode danificar o protetor do rolamento(anel)ou na pior das hipóteses por tudo a perder. Então aconselho usar a 1º opção.
os outros (os dos discos) já são mais resistentes e mais fáceis e alguns tem de tirar na marretada mesmo e eu consigo isso sem danificar mas é meio complicado explicar. aqui he he.
Eu e o MTFL estamos com umas idéias da hora pra esse assunto tipo fotos e vídeos de detonação de HDs. :grin:
Mas no momento eu virei mecânico e tô sem tempo e o Mário, Ainda bem, está fazendo uma correria em prol do ioiô nacional.
Pra não dizer que não estou fazendo nada a não ser trabalhar e virar mecânico nos finais de semana estou testando umas linhas bem resistentes mesmo! vc machuca a mão pra quebrar e se tirar do jeito convencional que é arrebentando próximo do eixo pode se dar mal hehe, dependendo do ioiô. Tem também os lubrificantes um pro Patriot voltar melhor sem perder muito o giro, e outro pra todos que gostam de um bom e longo dorminhoco em breve mais detalhes na vulto!
Bom fico por aqui e espero que este PEQUENO :grin: texto possa ajudar um pouco a você e os demais.
Um Abraço,
Sprout
Forest
Mensagens: 912
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: Sao Paulo / SP

Mensagem por Forest »

Puts !!!! o cara fez um manual ...
que dica !!! valeu !!
Forest
Sprout
Mensagens: 702
Registrado em: 07 Fev 2002, 21:00
Localização: Região do Grande ABC

Mensagem por Sprout »

Isso mesmo Anselmo.
em se tratando em ajudar, não tenho preguiça em digitar e etc...
qualquer coisa nesse sentido todos podem contar comigo! É só falar
:smile:
Rodrigo
Mensagens: 602
Registrado em: 01 Jul 2002, 21:00
Localização: Petrópolis - RJ
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Achei intereassante essa "Gambi", tenho um "Milenenium 2000" ( Made in China )com rolamento de plástico, será que esses rolamentos de HD servem pra ele ???
wey
Mensagens: 105
Registrado em: 22 Mar 2002, 21:00
Contato:

Mensagem por wey »

Sprout,
desculpe pelo atraso na resposta, tive de terminar uns trabalhos semana passada e fiquei sem tempo de conferir o fórum.

Valeu mesmo pelas dicas! Deu azar de eu ler isso depois de ter dado um pulo na Sta. Efigenia semana passada para comprar uns HDs. De qualquer jeito, devo voltar lá e aproveito para comprar as chavinhas também.

Valeu, depois te digo no que deu...

Abraços,
Daniel Wey
Sprout
Mensagens: 702
Registrado em: 07 Fev 2002, 21:00
Localização: Região do Grande ABC

Mensagem por Sprout »

Certo!
Mas nem esquenta Daniel, vc deve encontrar em outras lojinhas perto de sua casa também.

Rodrigo eu acho que alguns rolamentos até dá pra adaptar e com algumas modificações fáceis, pronto!
Mas como pude ler o seu quebrou não é ?
Como o TITI comentou sobre o metal force ele é muito bom pra começar por causa do rolamento de metal e peso o único problema é a abertura pois não é um shape buterfly e baseado em uma conversa com o MTFL e uns vídeos de mods que o Rafael disponibilizou aqui no forum atravez de um link, quem sabe a gente não consiga fazer um Metal force com Shape buterfly?
Como todos podemos ver o Metal Force é bem mais fácil e barato de conseguir, e pros iniciantes é um ioiô bem legal.
Lógico que um Patriot ou um Free Hand é infinitamente melhor mas na falta de dinheiro vale o "Jeitinho" brasileiro
o que acham?
Rodrigo
Mensagens: 602
Registrado em: 01 Jul 2002, 21:00
Localização: Petrópolis - RJ
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Valeu pela resposta, eu to arrumando um jeito de concertar o meu Milenium 2000, ^vou fazer outra polia só que de metal e não de nylon.
Já o Metal Force, fiquei sabendo que vai rolar outra pormoção da Dracco aki no Rio em agosto, é só aguardar que vai ficar mais facil ainda de comprar um Metal.
O FH e o Patriot, eu tô sondando com uns amiogos que estão fora do brasil pra vê se acha um deles e traz pra mim.
Valeu ...
wey
Mensagens: 105
Registrado em: 22 Mar 2002, 21:00
Contato:

Mensagem por wey »

Rodrigo,
Você sempre pode comprar seus yoyos no Extreme Spin (www.extremespin.com). Algumas pessoas aqui já compraram sem problemas.

Abraços,
Daniel Wey
Rodrigo
Mensagens: 602
Registrado em: 01 Jul 2002, 21:00
Localização: Petrópolis - RJ
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

valeu Daniel, já visitei várias vezes o site da Extreme Spin, só que fica caro com o frete e ainda risco de ficar preso na alfandêga, as pessoas que sitei estão pra voltar pro Brasil, se por acaso eles acharem vou pedir pra trazer, sabe o dim-dim tá fraco ...
Fui
Responder