ASSIM NO YOYO COMO NO COUNTER STRIKE, DOTA, E OUTROS GAMES , NÃOO É O QUE FALTA EM JOGADORES É MOTIVAÇÃO E ESSA MOTIVAÇÃO É PATROCINIO SE NÃO TIVE PATROCINIO NÃO VAI PRA FRENTE, E O QUE FALTA NO BRASIL O QUE FALTA É PATROCINIO, INVESTIDORES PESSOAS QUE TENHAM INTERESSE E QUE INVISTAM PESADO, SE TIVER INVESTIDORES O YOYO PODE PASSAR A SER PROFISSÃO SE NÃO SEI LA.
Cara, eu sou patrocinado, não mudou nada na minha vida, a não ser o fato de eu ganhar ioiôs!
Motivação tem que ter dentro de voce!
se a questao for 'pra ter destaque na gringa'
pelo amor d deus
eu pratico outro esporte q é pouco conhecido tb
downhill slide de skate ja ouviram falar ?
aposto q a grande maioria nao !
eu ando com pessoas q tem skates precarios d vdd..
só tem skate pq um troca a peça e da a peça antiga pro cara montar um skate, totalmente desgastado!
o mercado de skates nao apoiam o downhill.. é mto raro tem 1 ou outro no brasil todo q tem um patrocinio por andar d downhill slide!
e sabe de uma coisa?
nos somos os melhores do mundo absolutos na modalidade!
campeonato mundial, dos 10 primeiros colocados, 7 eram brasileiros.. incluindo 1º 2º 3º e 4º !
um profissional gringo nao consegue ganhar de um iniciante brasileiro!
e sabe como a galera vai pro mundial?
com o dinheiro do proprio bolso, buscando reconhecimento.. sem ajuda d ngm!
e porq q conseguimos isso?
porq n ficamos nos importando com merda d peça, com algm tendo q te incentivar
isso parte d dentro d cada um
e pelo gosto d andar d skate.. d fzer oq faz
d buscar a perfeiçao nas manobras !
é oq o ioio nao tem!
e comparar ao passado é sadio, pq antigamente isso existia sim!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------O que eu acho que falta para os brasileiros no yoyo?---------------------------------
Na verdade um fator é certo, brasileiro tem mania de enfatizar suas coisas ruins ao contrário dos outros países que enfatiza só as coisas boas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------Comparar o antes com o agora, não tem nada a ver?---------------------------------
Lógico que têm. Eu vim do malabares para o ioiô.
Conheci muito chileno sujão que jogava pacas: 7 claves, 10 bolinhas tudo gastas; por outro lado tinha os brasileiros com melhor poder aquisitivo, que não chegavam aos pés deles, mas com claves e bolinhas tudo novinhas...
Quando convidei o pessoal do ioiô para ir ao Beco e vi que eles queriam ir com mais frequência, quase tive um treco. Pois o pessoal do malabares, em sua maioria, era muito esnobe e eu não queria que isso estragasse as pessoas do ioiô.
No entanto isso acabou de certa forma acontecendo naturalmente com o ioiô e é isso que hoje atrapalha os jogaradores de ioiô brasileiros.
Pois até campeonatos de ioiô 2006, os jogadores eram mais prestativos um com o outro, em outras palavras era um comunidade!
Você nunca iria ver um jogador desistir do seu freestyle pois ficou sem ioiô ou por ter dado nó na cordinha ou até mesmo pelo ego ter magoado por errar o(s) truque(s).
Em sua maioria os competidores ainda não tinham esta fartura de ioiô que se vê hoje.
Sempre tinha alguém com um ioiô pronto para ajudar, pronto para desfazer um nó, vários ioiôs eram emprestados, os compatidores se arriscam até o final, mesmo errando.
Hoje temos muito jogadores com poder aquisitivo melhor, as produções brasileiras de ioiô evoluiram muito e há os patrocinadores.
Hoje temos mais ioiô, bons ioiôs, patrocínio, mas também temos muito jogador com orgulho, ego e vangloria.
---------------------------------------Onde entra a comparação de o antes com o agora?-----------------------------------
..................................Exatamento, nisso: HÁ POUCO TREINO E MUITO ORGULHO..................................
O jogador brasileiro deve guardar a preguiça, o ego e as desculpas na gaveta. FALTA TREINO.
Quantas vezes me pego saindo de um campeonato dizendo, "este ano vou treinar mais"; mas a desculpa de "não tenho tempo", "estou cansada" engole minha vontade.
Muitos ainda possui vantagem de não ter obrigações direta (casa,filhos, contas e trabalho), possuindo mais tempo disponível para treino.
Não ter ioiô bom não é desculpa, pois jogo com o mesmo ioiô que ganhei em 2005 até hoje. Já levei ioiozada com ele, já caiu no chão, está todo ralado, sinal que um dia treinei muito (época antes da fefê nascer), o que falta no meu ioiô é um jogador (EU) treinar/brincar/competir com ele.
No dia em que eu estiver disposta a treinar mais...
No dia em que os jogadores brasileiros estiverem dispostos a treinar mais, a diferença entre nós serão realmente quebrada.
Foi-se um dia em que eu ouvi que um jogador treinava pelo menos um ou duas horas por dia.
Nana Marques AKA Vevers
.............................................NÃO DESANIMEM - TREINEM E SE IMPRESSIONEM...................................................
1. Mais Rol KK Inox Cerâmico,
2. Mais "rubistéqui",
3. Patrocínio que dê aos jogadores 10 salários mínimos mês, direitos de imagem e de arena, uma excursão por ano pra Europa pra jogar campeonatos internacionais e 1 cesta básica,
4. Exposição na mídia esportiva especializada que, obviamente, boicota o "mundo do yoyo"...
Francamente... eu já postei nesse tópico, e tô aqui.. postando de novo...
Eu achava que não faltava nada, afinal, temos um cara que já foi Campeão Mundial e hoje é Mestre Nacional, temos a cada ano um número crescente de jogadores no Brasil e do Brasil no Mundial, as empresas de fora tem pego mais jogadores para patrocínio, o nível dos equipamentos nacionais aumenta a cada ano...
Eu me lembro de quando eu comecei. Dois meses depois teve o primeiro Freak Fingers.
Se não me engano, o "mandrake" do RJ foi fazer a apresentação e teve problemas com o yoyo que tava usando. Eu nunca vi voar tanto yoyo em alguém.
Eu me lembro que vi muito Hitman e FHZ aqui. Usados saindo por mais de R$ 150. Ninguém tinha cartão internacional pra ficar trazendo compras. Quando chegava algo, era uma festa. O pessoal da Duncan (na época só o Rafael, Whip, Titi e Edu) muitas vezes vendendo os yoyos que recebiam e, durante algum tempo, esse sendo o meio de alguns jogadores conseguirem yoyo de fora.
Eu já vi moleque que ia concorrer ao título brasileiro ensinando manobra 10 minutos antes do Freestyle.
Eu já vi jogador emprestando o próprio CD pra outra pessoa ter música pra jogar.
Infelizmente, aconteceu com o yoyo o que acontece com todo grupo que cresce. Isso não é uma crítica, mas é um fato, uma realidade.
Em grupos pequenos, é muito mais fácil manter a proximidade, a amizade, a descontração, a solidariedade e a humildade.
O grupo cresce, pessoas cada vez mais diferentes se juntam. A diversidade e o número criam divisões, um pouco do distanciamento pessoal, que acarreta em um pouco de individualidade e competitividade maior, mesmo fora de campeonatos.
Falta Patrocínio?? Mas por que?
Eu posso estar errado. Mas não acredito que a Duncan pague todo ano pros jogadores representantes irem ao Mundial. Ainda assim, todo ano o Rafael, o Whip, as vezes o Titi e mais recentemente o Packer e o Marcelo tem comparecido.
O Martin, o Jones, o Victor e o Sid também foram ao Mundial em algumas oportunidades.
"Ah, mas patrocínio também ajuda com yoyo"
Sabe quantos yoyos são necessários pra fazer um bom jogador? UM. E pode ser QUALQUER yoyo. Não precisa ter patrocínio da YoYoFactory e ganhar 1 888 por mês com sua "Signature Series".
Com, pasmem, menos de R$ 50 se compra um yoyo importado altamente competitivo.
Se ele não é de metal, não é da moda, não é do John Ando, não tem Center Track Bearing on the rocks from hell, já são outros 500.
Falta exposição do yoyo no Brasil? Eu, sinceramente, acho que não.
Já vimos yoyo nos maiores programas da TV brasileira. Já vimos matérias com o pessoal do yoyo no Jô Soares, na Ana Maria Braga, no Raul Gil, em todos os canais, dias da semana, horários e apresentadores. Jogadores daqui já levaram prêmio no Se Vira nos 30. Já teve programa de entrevista que fez talk show de 2 horas ao vivo com jogadores de yoyo.
O yoyo e os jogadores já sairam no Estado, na Folha, na Veja, em jornais locais, sites e etc. Uma vez por mês tem yoyo em algum meio de comunicação.
Campeonatos de yoyo aqui são cobertos por diversos veículos de mídia.
Não sei se temos o que reclamar quanto a isso.
Falta Reconhecimento? Também acho que não.
O yoyo brasileiro é um dos de mais alto nível no mundo.
O estilo brasileiro é bem destacado, jogadores brasileiros são copiados no mundo todo. Temos estilo próprio, jogadores criativos e de vanguarda, uma cena admirada e extremamente atuante reconhecida mundialmente. Isso já não é reconhecimento suficiente?
"Faltam lojas de yoyo no Brasil" - MENTIRA!
Hoje, temos a Loja da Vulto, a Artística, jogadores que se dispõem a trazer equipamento de fora sob encomenda, tem yoyo vendendo em lojas de brinquedos e até em bancas de jornal.
Há não muito tempo atrás tinha uma só loja que vendia yoyo. A Bumerangue.com.
Eles não eram representantes. Pagavam preço de loja pra revender. O dólar era alto. Eles tinham que tirar o lucrinho deles em cima. E por serem loja, pagavam impostos de importação, de circulação de produtos, etc, etc. Sabem quanto custava um Speeder, Hitman ou Mini MoTrixx?? R$ 180. CENTO E OITENTA REAIS! Um par de yoyo pra 2A da YoYoJam, Hurricane Kamaitachi, saia por mais de R$ 200. DUZENTOS REAIS!
Acho que hoje o pessoal reclama demais e faz de menos.
Não vou dizer "Falta empenho. Falta treino". Eu vejo uma molecada nova jogando em nível internacional. Talvez não pra concorrer ao Mundial (afinal, nem todo cara bom de bola é convocado pra Copa do Mundo), mas que poderia concorrer a um BAC ou a um campeonato nacional no exterior, tranquilamente.
Eu acho que o que se perdeu bastante foi a amizade, a proximidade, a importância que passar conhecimento tinha.
Antigamente eram feitos muitos vídeos apenas ensinando manobras. Um que me marcou muito, por exemplo, foi de edição do Hitokiri, se não me engano, chamado "Wrist Mount". Diversos jogadores ensinando trocentas formas de entrar no Wrist. Trilha sonora do Dragon Ash, se não me engano!
Há quanto tempo não se faz um vídeo ensinando manobras aqui? Aliás. Há quanto tempo não se faz um vídeo com mais de um jogador? Vídeo de encontro?
Eu me lembro de DIVERSAS vezes que o pessoal se reunia só pra fazer vídeo. Manobras novas, criativas.
A galera hoje só faz vídeo individual, e ainda esconde as manobras que acha que o pessoal pode roubar.
Não levem isso como crítica. Pra mim, é o rumo natural das coisas. Eu continuo jogando mal. Mas continuo vendo meus amigos, até fora dos encontros. Dando os toques que consigo e pedindo dicas, ajudas. Só acho que quando o grupo cresce demais, quem não tem isso fica com mais dificuldade de conseguir. E isso é fácil de notar. Tanto é que tem um tópico perguntando o que falta para os brasileiros no yoyo.
Se eu disse alguma grande besteira, ou usei o nome de alguém indevidamente, por favor me avisem.
olha, sobre o que o barco falou, eu peguei a fase da transição...
logo que entrei no fórum, a parte de classificados era uma loucura...
pagar 150 reais num yoyo bom era como outlet...
hj se vc falar 150 os caras tem a cara de pau de falar que tá caro (mesmo em um yoyo novo).
eu gostava de ver a proximidade do pessoal do fórum e admirava muito...
hoje já é meio seletivo...
patrocínio? ¬¬
acho que pra ser bom, precisa ter vontade... e vontade pra mim não é dinheiro...
tá bom, fazer oq vc gosta ganhando dinheiro é muito bom, mas não acho necessario..
ah, e lembrando, quem for da regiao de maringa..
hoje me encontrei com o keyrox, e to afim de marcar mais encontros...
nem prometo que vcs vao melhorar, mas bora la pra curtir...
abraço!
e vamo pensar em ajudar mais e brigar menos ai
;D
Esse post do barco me fez lembrar de quando comprei meu patriot na bumerangue em 2003, se n me engano foi R$ 110,00... nem lembrava mais disso, era ioio FODA na época... HAHAHA.
Mas é +- isso aí que o Barco falo.
E tb tem uma coisa, antigamente ioio era mais fechado ao "meio artistico", n sei se o pessoal vai concordar... mas pega 2005/2006, o pessoal todo mexia com desenho, música, graffiti, que seja... e esse grupos aí tenderam a se aproximar mais, a galera acabo virando "amigo de verdade" ta ligado?
Agora ja ta abrangendo os "estudantes de administração" AHHAHAHAHA!!!
Patrocínio...
Ta, legal... vc faz lá a parada que vc curte e fica bom... mas cá entre nós, é bom ser reconhecido no que vc faz, concordam?
Tem que ter alguém pra dar uma ajuda e tal, mas atualmente no fórum isso ta meio "abestado", o cara joga há 4 meses e quer patrocinio... vai se foder, antigamente o cara levava 1-2 anos quando não 3 pra conseguir alguma coisa... SE conseguisse...
PedroRosa escreveu:
E tb tem uma coisa, antigamente ioio era mais fechado ao "meio artistico", n sei se o pessoal vai concordar... mas pega 2005/2006, o pessoal todo mexia com desenho, música, graffiti, que seja...
Entendo, mas discordo. É uma imagem que foi passada por causa do Whip e do Titi. E acabou virando moda... pra passar uma imagem "jovem"... e também tinha aquela coisa de que jogador de yoyo andava de Skate, e ouvia Hardcore...
Claro que muitos jogadores mexiam com desenho e graffiti. É um meio que vem sendo cada vez mais difundido e em crescimento, entre outros motivos que não vou comentar aqui. Claramente urbano, como não poderia ser diferente em SP que é o maior polo de concentração de jogadores.
Mas 2005/2006, vejamos. Eu já fazia Direito. O Rafael já mexia com programação. O Figueira tava pra entrar em Engenharia. O Martin, se não tava cursando, tava pra entrar em Engenharia, também. Mesma coisa o Jones com Ed. Física. Enfim...
Isso é imagem que tentam criar dos jogadores de yoyo. Acho isso meio ridículo, mas enfim...
E não conheço nenhum jogador de yoyo que tenha tido grande envolvimento com música (pelo menos que tenha colocado isso em público).
PedroRosa escreveu:
E tb tem uma coisa, antigamente ioio era mais fechado ao "meio artistico", n sei se o pessoal vai concordar... mas pega 2005/2006, o pessoal todo mexia com desenho, música, graffiti, que seja...
Entendo, mas discordo. É uma imagem que foi passada por causa do Whip e do Titi. E acabou virando moda... pra passar uma imagem "jovem"... e também tinha aquela coisa de que jogador de yoyo andava de Skate, e ouvia Hardcore...
Claro que muitos jogadores mexiam com desenho e graffiti. É um meio que vem sendo cada vez mais difundido e em crescimento, entre outros motivos que não vou comentar aqui. Claramente urbano, como não poderia ser diferente em SP que é o maior polo de concentração de jogadores.
Mas 2005/2006, vejamos. Eu já fazia Direito. O Rafael já mexia com programação. O Figueira tava pra entrar em Engenharia. O Martin, se não tava cursando, tava pra entrar em Engenharia, também. Mesma coisa o Jones com Ed. Física. Enfim...
Isso é imagem que tentam criar dos jogadores de yoyo. Acho isso meio ridículo, mas enfim...
E não conheço nenhum jogador de yoyo que tenha tido grande envolvimento com música (pelo menos que tenha colocado isso em público).
Mas boa parte das pessoas que jogavam no período sabiam valorizar/ curtem...
tem um conhecimento maior, isso que eu quis dizer... tanto que eu botei ""
Antigamente eram feitos muitos vídeos apenas ensinando manobras. Um que me marcou muito, por exemplo, foi de edição do Hitokiri, se não me engano, chamado "Wrist Mount". Diversos jogadores ensinando trocentas formas de entrar no Wrist. Trilha sonora do Dragon Ash, se não me engano!
Bom nem sei se tenho direito de escrever alguma coisa aqui pois sou totalmente novato.
O que o Barco falou está totalmente embasado e correto. Por incirvel que pareça isso se chama Evolução.
O ser humano mesmo está no apice de sua evolução e cada dia vemos pessoas menos humanas, vemos pessoas jogando lixo na rua, atropelando um idoso com presa, buzinando para um cego atravessar a rua rápido.
Tudo que evolui perde se o controle.
Agora voltando a questão principal do tópico acredito que não teremos consenso teremos sim opinião de duas gerações. O pessoal dos primordios que começaram a coisa e o pessoal da nova geração.
E você percebe uma certa rejeição dos antigos aos novatos seja pela maneira de ser, jogar, agir ou pensar. Nós temos o hábito de se juntar com quem mais se aproxima de nossa maneira de ser e de se afastar dos diferentes, afinal é mais comodo evitar conflitos.
Se o yoyo é um esporte, então a competição é natural.
Se é um esporte individual, o que se valoriza é a conquista individual e satisfação pessoal.
Se é um negócio, já diz o ditado "Amigos amigos negócios a parte".
Se você é individualista, treine e seja o melhor.
Se você gosta de viver harmonicamente em grupo e ajudar o próximo, faça isso e não critique quem não o faz.
Se você acha que o yoyo X da empresa Y que custa N é o melhor yoyo do mundo e o resto não presta, eu não acho, respeite minha opinião, eu respeito a sua.
talvez o problema, é que prestam tanta atenção nos gringos que esquecem dos nossos jogadores...
eu comecei depois de ver o matsunaga, o hitokiri, martins e o packer jogando.
nem precisa falar mais nada, certo?
inspiração a mil.
(:
Io-iô não é só esporte. É arte.
E o povo brasileiro é condicionado a ter "medo" da arte.
Por quê? Por que é incomum. Só isso!
Tenho vários vídeos dos encontros que fazíamos no Shopping Unimart aqui em Campinas e estava observando a reação das pessoas...
Muitas pareciam te medo ou vergonha de assumir que queriam olhar, de manifestar curiosidade (outra coisa desestimulada aqui no Brasil).
Como diria o Lobão, epilepsia assusta menos quue ser artista.
Mudando de assunto... eu tava vendo um povo lembrar das confras de 2004, 2005... alguém tem as fotos dessas confras?
Talvez o Anselmo...?
É justo dizer que muita gente presta mais atenção nos gringos do que nos jogadores brasileiros, afinal quem vai procurar um video do TUTE se eu posso ver o video do Jensen Kimit *---* , entenderam é mais ou menos isso, quando comecei eu pude perceber que a minha fonte de inspiração e a de outros jogadores da época eram jogadores nacionais Packer, Titi, Whip, Martin, Sid entre outros, hoje tem gente que nem sabe jogar direito e já sabe quem é o Mickey, quem é o Jensem, mais não sabe que o packer ficou em 6º ou 7º no mundial se não me engano, Martin ficou em 9º, que o Rafael foi campeão de 5A, que uma vez pelo que me disseram o Sid pegou colocação no mundial melhor que o Yukky, tem muita gente que não sabe disso mais insiste em babar ovo de gringo.
Antigamente a galera do ioio era um grupo menor e talz que faziam um campeonato para descontrair e se encontrar essas coisas ( eu acho).
Já hoje o numero de jogadores aumentou e o espirito de competição também, nossos campeonatos estão ficando com cada vez mais qualidade, pois muitos jogadores vem treinando forte e cada vez mais e mais.
É super legal que haja aquela tensão nos campeonatos e talz, mais pelo menos o que acho bacana é que o pessoal se respeitasse apenas isso, dizer que seria legal se todos jogassem apenas para se divertir seria muita ingenuidade pois se fosse assim Packer não seria campeão brasileiro 2X ( uma vez sendo de 1A e open), e Marechal ganhar todos os campeonatos do ano, 2 anos seguidos, certo? tem gente que joga pra zuar? tem mais a maioria vem pra jogar sério.
O que falta pra gente ganhar o mundial?
Dedicação e comprometimento apenas isso.
E o legal é que você não pode botar a culpa em ninguem, pois o ioio é um esporte individual e só depende de você.
flw abraço.
by TUTE...