APELO - CAMPANHA POR UM MELHOR USO DA LÍNGUA!

Assuntos não diretamente relacionados ao ioiô. Aniversários, sites pessoais e mensagens que não tenham diretamente a ver com o esporte.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Smash.rs
Mensagens: 698
Registrado em: 31 Ago 2003, 21:00
Localização: Santa Maria RS
Contato:

APELO - CAMPANHA POR UM MELHOR USO DA LÍNGUA!

Mensagem por Smash.rs »

Por favor, acho que boa parte do fórum está comigo nessa, vamos começar a usar um português legível para postar no fórum. Não que não possa usar girias e tudo mais, mas essas linguagens toscas que estão sendo usadas algumas vezes andam indecifráveis...deixem isso pra conversas no MSN/mIRC/ICQ e afins...

Se alguém não se agradar do apelo que se manifeste, mas acho que seria legal ao menos tentar escrever de forma um pouco mais legível.
almondega
Mensagens: 674
Registrado em: 20 Out 2004, 18:04
Localização: Belo Horizonte MG
Contato:

Mensagem por almondega »

1º- Axu ki kem ker iskrevi assim kom o portugues bem feito
2º- Axo tb ki si vc percebi ki os otros vaum consigui ler num tem probrema
3º- Prefiro comprar um yoyo ao inves de um aurelio pra fica venu komo iskrevi cada palavra certo (ow ter o bom modo de xutar como eskrever certo)

Minhas opinioes.... neh pra caça confusaum nem nada
Smash.rs
Mensagens: 698
Registrado em: 31 Ago 2003, 21:00
Localização: Santa Maria RS
Contato:

Mensagem por Smash.rs »

Não quero de forma alguma causar brigas, só acho que podiam melhorar um pouco a escrita...

caça= alvo da caçada, animal abatido, do verbo caçar, se tu acha que isso é legal, quem sou eu pra discordar, mas se tu quer caçar uma confusão...eu prefiro só uma discussão sem brigas.
SidPires
Mensagens: 1427
Registrado em: 30 Nov 2003, 14:08
Localização: Porto Alegre

Mensagem por SidPires »

na boa almondega,da pra ler mas eh um saco
alem de ser inutil

nao custa nada escrever direito =]

iac sid
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

Aprovado, Smash!!
Packer
Mensagens: 2396
Registrado em: 08 Fev 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Packer »

mano .. tipo num é de procurar no dicionario

mas escrever certo ... sem trocar letras por outras letras
tem hora tb que eu num sei se é com S...SS..Ç mas tipo a turma intende


mas fikar excrevendu axim .... é um pé no sacoo ficar lendo...

caralho escreve certo porra... quer economizar até na digitação mano...
alicecorá
Mensagens: 53
Registrado em: 11 Out 2004, 19:29
Localização: Porto Alegre
Contato:

Mensagem por alicecorá »

eu concordo!!
e acho que nao custa escrever certo, afinal, eh soh pra que o forum va pra frente, mas tm gente que parece que nem se importa com isso.
que coisa =/


LiCi.iac.
linux.ioio
Mensagens: 263
Registrado em: 27 Set 2003, 21:00
Localização: Pindamonhangaba

Mensagem por linux.ioio »

almondega escreveu:1º- Axu ki kem ker iskrevi assim kom o portugues bem feito
2º- Axo tb ki si vc percebi ki os otros vaum consigui ler num tem probrema
3º- Prefiro comprar um yoyo ao inves de um aurelio pra fica venu komo iskrevi cada palavra certo (ow ter o bom modo de xutar como eskrever certo)
Aí, sem qrer arrumar briga... + escreve do jeito que você quiser e dps coloca a tradução intão... Pq num da pra fica traduzindo... Num sei se td mundo, mas eu perco + tempo traduzindo os tópico com uma linguagem dessas do que lendo msg normal...

vlw...

Ph YoX!
PINDA!

COM TODO RESPEITO AOS USUÁRIOS!!
APROVADO SMASH!!
leonardo
Mensagens: 424
Registrado em: 25 Dez 2003, 10:19
Localização: Colatina ES
Contato:

Re: APELO - CAMPANHA POR UM MELHOR USO DA LÍNGUA!

Mensagem por leonardo »

Bom Smash eu costumo escrever errado as vezes pois então terei mais cuidado em responder tópicos daqui pra frente.
E eu estou de acordo com você nessa parada cara!!!

Leonardo
Daywalker
Mensagens: 123
Registrado em: 11 Dez 2004, 23:26
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Daywalker »

Bom, eu costumo economizar nas gírias, naum escrevo tudo certo mas pelo menos sei q é legível, sem ser necessária uma tradução... mas tbm se preferirem algo mais rebuscado e cheio de floreios tô nessa, faço isso de segunda a sexta, huahuahuahuahuahuahua!!



-Sampa Yoers Team-
ZoraK
Mensagens: 733
Registrado em: 30 Out 2004, 13:21
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por ZoraK »

tipo, c num ta escreveno nem pro excelentissimo juiz nem praquele mala do msn, vamos usar um vocabulario inteligivel....

olha o q eu escrevi ai em cima, num tem letra maiuscula, acento nas palavras, ta cheio de neologismo e mesmo assim da pra entender tranquilament.....

eh soh moderar......
Smash.rs
Mensagens: 698
Registrado em: 31 Ago 2003, 21:00
Localização: Santa Maria RS
Contato:

Mensagem por Smash.rs »

Eu não quis dizer rebuscado nem certinho, eu também não escrevo tudo certo...mas também não é por isso que eu vo começa a iskrev axim soh pq pareci + bunitin...depois quem lê tem que ficar traduzindo...é um saco...
zeh
Mensagens: 81
Registrado em: 03 Ago 2003, 21:00
Localização: Brazil
Contato:

Mensagem por zeh »

Desviando um pouco do assunto, só pra encher o saco: tenho pena dos professores de hoje. Antigamente, eles tinham que aturar nego que não sabia escrever porque não tinha a prática... hoje em dia, eles têm de aturar nego que escreve bastante em fórum/msn/etc, mas pegou tantos vícios que o texto fica um lixo do mesmo jeito.

Já perdi as contas de texto de cara da minha sala que vi cheio de "naum" e "q". Isso em trabalho pra nota.. bizarro. Nada contra escrever assim no dia-a-dia, "kda um kda um", mas não saber escrever direito porque não quer tentar/não sabe é foda.. faz seu cérebro atrofiar e você não percebe que tá escrevendo um lixo nem que seja o texto mais importante da sua vida.

Eu mesmo não tenho coragem de virar pros meus amigos e falar que o texto tá uma merda imensa.. eles não sacaram o tamanho do erro. Coitados dos professores que lêem textos hoje em dia, se fosse eu corrigindo, teria um chilique com esse tipo de coisa.
Smash.rs
Mensagens: 698
Registrado em: 31 Ago 2003, 21:00
Localização: Santa Maria RS
Contato:

Mensagem por Smash.rs »

já que entrou no assunto...
Lembro que quando eu fazia cursinho pré-vestibular o professor sempre dizia q aparecia uns "naum" "pq" e afins...o que é beeem pior que nota, já que é uma prova q vale tua vaga na universidade...imagina...
Mas ainda nessa...a banalização e a idiotização (e não me desculpo com quem fala assim quando digo idiotização) desse tipo de linguagem de internet e de SMS é tanta que agora o canal de filmes Telecine tem uma sessão (ou seção?) que passa com legendas nesse estilo...ridículo...
Mas eu criei o tópico pra que começassem a pelo menos tentar escrever melhor, pra ter um fórum mais organizado, é pelo bem geral, e ja deu pra notar, com algumas respostas no tópico, que a maioria concorda que a linguagem deve ser a mais legível.
Tspvc
Mensagens: 185
Registrado em: 25 Set 2003, 21:00
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Tspvc »

Hmm... aprovado...

Po, com todo respeito. Já quase nem entro mais aqui como antigamente, e quando entro ainda tem que ficar decifrando códigos. Se ~quer ser diferente escreve em grego...

Falow
Pedro Paiva
Mensagens: 418
Registrado em: 23 Mar 2003, 21:00
Localização: Santo André - SP - Brasil

Mensagem por Pedro Paiva »

falou e disse.....

Pedro Paiva
feko
Mensagens: 31
Registrado em: 17 Nov 2004, 11:34
Localização: Ribeirão Preto - SP

=)

Mensagem por feko »

Συμφωνώ πλήρως !!!!!!!

zuera.. =PP

Aprovado !!
unnamed
Mensagens: 243
Registrado em: 12 Nov 2004, 12:49
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por unnamed »

Eu aprovo a idéia do Smash.

Mas assim, todos podem escrever da forma que quiser, contanto que seja de uma forma inteligente e que as pessoas entendam.
Se escrever "vc", todos intendem e agiliza a digitação.
Um exemplo de escrita "ignorante "é o "naum", que além de ser feio e errado, é mais longo que o "não", "nao", "ñ".

Mas mesmo assim prefiro o uso certo, com acentuação e etc, que é pra não ter duvida de que vão entender ou não.
Mamari
Mensagens: 183
Registrado em: 19 Jun 2004, 10:33
Localização: Rio de Janeiro/Jacarepaguá

Mensagem por Mamari »

A questão é muito mais importante para o fórum da ABI que o que foi discutido até agora. Envolve a imagem do yo no Brasil, aprovação de pais, opinião de desportistas e newbies.

Qual a imagem que passamos ao escrever coisas ininteligíveis num fórum? Qual imagem um pai vai ter das pessoas que jogam ioiô? Como querer que o esporte cresça sem vincular a ele ignorância e falta de erudição, com a escrita da forma que é? Internacionalmente, esse fórum é uma desgraça.

Temos que lembrar que pessoas de outros países também acessam o fórum para ler e descobrir o yo. Não sei se tem fórum de yo no Paraguai ou Chile... Mas, se não tiver, é bem provável que procurem aqui. Poderiam usar o dicionário do Google para traduzir os posts mas com a linguagem que se usa aqui fica difícil até para um newbie de língua portuguesa encontrar alguma coisa usando a pesquisa.

Já vi mais de uma vez um pai proibir o filho de jogar yo por conta "do tipo de gente" que escreve no fórum da ABI. Julgam os participantes por como escrevem e como ignoram (no sentido de não dar valor) a Língua Portuguesa.

Isso aqui é o fórum da Associação Brasileira de Ioiô. Deveríamos respeitar esse título e tentar escrever com o melhor português possivel a fim de incentivar o esporte/passa-tempo/hobbie/terapia ou seja para o que for que você usa o ioiô.

Pra mim, escrever corretamente significa que eu respeito quem está lendo e que espero que minha opinião seja bem recebida e compreendida por quem a lê. Significa empenho e pensamento organizado. Significa clareza de idéias e raciocínio elaborado.

kem iscrevi de qq jeito num ta kerenu c lido, ta kerenu zoniah!

Abraço!!
Eduardo Mamari
unnamed
Mensagens: 243
Registrado em: 12 Nov 2004, 12:49
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por unnamed »

Belo argumento Mamari!
O pessoal tem que tomar conciencia disso.
Os caras que escrevem tudo torto não estão nem ai pelo pouco que eu li no tópico.
SidPires
Mensagens: 1427
Registrado em: 30 Nov 2003, 14:08
Localização: Porto Alegre

Mensagem por SidPires »

unnamed escreveu:.
Um exemplo de escrita "ignorante "é o "naum",
um "naum" nao dificulta a leitura o problema sao as pessoas "ke eskrevi acim"

iac sid
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

Poxa... eu acho...
Que nao ha problemas em escrever coisas como "vc". "kd", "naum"... trocar C por K, etc...
O problema... são frases do tipo.. "Eu ixkrevo axim" aí num dá... não é por nada... mas complica... e tem o pessoal que complica mair... e poe "Eu ixkrivinhu axin"... aí, num rola...
E o pior... é que nasce de zoeira...
Mas quando eu comecei a escrever "Tipo" no MSN e ICQ, eu me peguei escrevendo "Tipo" em redaçao do colegio...
Ainda bem, que consegui recuperar, e nao escrevi isso em lugar nenhum, que realmente pudesse fazer diferença...
E acho ainda, que a boa escrita nao melhora somente o forum...
Ha casos de advogados e medicos e juizes, que por escrever mal, escrevem uma coisa quando querem dizer outra, prejudicando a quem se esta servindo...
Pra quem ainda acha que uma letra nao é diferente....
Vejam... estou pegando um nome aleatorio... funciona com praticamente qualquer um...
Mario....
troca o O por A...
e vc transformou o cara em mulher...
Acho tambem, que o problema nao é apenas a ortografia...
O pessoal que nao usa pontuaçao dificulta um pouco..
Bom.. acho que é isso...
[]
Hugo_Sparrow
Mensagens: 103
Registrado em: 17 Out 2004, 14:38
Localização: BH/MG

Mensagem por Hugo_Sparrow »

concordo e vou ver se paro de escrever tudo com k =p

mamari concordo com voce, esse negocio de escreve errado acaba com o forum.

nunca mais escrevo errado(pelo menos no forum)


Hugo_Sparrow(modificando até seu jeito de escrever pelo yoyo)
JohnnySM
Mensagens: 1023
Registrado em: 20 Nov 2003, 14:43
Localização: Santa Maria- RS
Contato:

Mensagem por JohnnySM »

Mamari escreveu:Internacionalmente, esse fórum é uma desgraça.
Foi bom falar isso, porque o forum recebe um grande numero de visitas
internacionais, e alem de ajuda o pessoal de fora a entender a nossa lingua
melhora nossa imagem la fora...
David
Mensagens: 108
Registrado em: 21 Nov 2004, 11:04
Localização: São Vicente/SP
Contato:

Mensagem por David »

JohnnySM escreveu:
Mamari escreveu:Internacionalmente, esse fórum é uma desgraça.
Foi bom falar isso, porque o forum recebe um grande numero de visitas
internacionais, e alem de ajuda o pessoal de fora a entender a nossa lingua
melhora nossa imagem la fora...
uhahuauhaua cara as vezes nem eu entendo
¬¬º
pedroks
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Jun 2003, 21:00
Localização: Brasília-DF
Contato:

Mensagem por pedroks »

Eu concordo plenamente.
É um desperdício de tempo. O tempo q vc iria gastar p ler um post qualquer, escrito em português, é mto menor do q vc iria gastar p ler um post por exemplo do almondega. Não q eu leia os posts dele =]]]


Na terra do Tio san Time is money.. =]]]
zombie69
Mensagens: 2346
Registrado em: 18 Ago 2004, 15:54
Localização: Diadema - São Paulo
Contato:

Mensagem por zombie69 »

bla... o ciclo de sempre... neguinho escreve errado ilegivel praticamente e outro reclama sempre... eu nem ligo mais... quem faz isso eh a minoria... entao um ditado... "ignora q vai embora"... ou nao... eh isso...

flow
verME
Mensagens: 142
Registrado em: 17 Dez 2003, 22:13
Localização: Jundiaí
Contato:

Mensagem por verME »

almondega escreveu:1º- Axu ki kem ker iskrevi assim kom o portugues bem feito
2º- Axo tb ki si vc percebi ki os otros vaum consigui ler num tem probrema
3º- Prefiro comprar um yoyo ao inves de um aurelio pra fica venu komo iskrevi cada palavra certo (ow ter o bom modo de xutar como eskrever certo)

Minhas opinioes.... neh pra caça confusaum nem nada
Escreve do jeitinho bem indireitado que você quiser meu brother !
Só acho que você vai ser a única meu boffy !
Sem contar que você precisa concluir a 5a série do Ensino Fundamental



xau
docinho docinho, ai ai ai ..
docinho docinho, ai ai ai .. ajfhajkhkjahaksjhfaskja

aehueaheauhea !
Mamari
Mensagens: 183
Registrado em: 19 Jun 2004, 10:33
Localização: Rio de Janeiro/Jacarepaguá

Mensagem por Mamari »

pedroks escreveu:Eu concordo plenamente.
É um desperdício de tempo. O tempo q vc iria gastar p ler um post qualquer, escrito em português, é mto menor do q vc iria gastar p ler um post por exemplo do almondega. Não q eu leia os posts dele
Na boa, os posts do almondega já me ajudaram. Fiz meu rolamento côncavo em casa guiado por um post dele (pena que o rolamento já enferrujou. Vou fazer outro). Se o cara tem dificuldade em escrever com o português correto, a opinião dele continua bem-vinda. É apenas lamentável que tenhamos dificuldade em entender algumas coisas importantes que o cara tem pra dizer. Com o tempo, lendo posts escritos corretamente, o cara acaba se enquadrando. Ou acaba entrando pro grupo que só quer bagunçar.
zombie69 escreveu:bla... o ciclo de sempre... neguinho escreve errado ilegivel praticamente e outro reclama sempre... eu nem ligo mais... quem faz isso eh a minoria... entao um ditado... "ignora q vai embora"... ou nao... eh isso...
Deixar o cara em paz não significa ignorar. Tem que prestar atenção pra não passar a escrever errado e achar que está tirando onda. Se você entra num fórum em que todos escrevem errado, você passa a escrever como a "tribo" escreve. Isso, pra socializar e se integrar. É o caso do fórum da ABI, eu acho. Quando entrei, demorei pra me acostumar e entender o que se escrevia. Tive que tomar coragem pra fazer os primeiros posts, com medo de escrever corretamente. No meu trabalho, tenho que escrever centenas de e-mail "formais" ao dia. Tenho medo de parecer pedante quando escrevo aqui. Isso me faz pensar nas pessoas que podem se afastar da ABI em função de como se escreve aqui.

Acho interessante o movimento de modernização da língua. Isso não é novo ou revolucionário. Tanto, que a palavra "neologismo" é velha (Lisboa, 1789 - Dicionário Houaiss). Nosso problema atual é o de que, hoje em dia, todos escrevem dezenas de e-mails por dia. Tem gente escrevendo e-mail antes de aprender o idioma. A maioria dos que escrevem e-mails é naturalmente "rebelde" pela idade e acha que essa maneira nova de escrever é um movimento qualquer de "contestação dos valores da sociedade careta"... sem lembrar que os revoltados de antigamente "tiravam onda na charanga incrementada do coroa".

Meu conselho é: escreva o melhor que puder, independente da situação. Com o tempo, você melhora e perde a vergonha de escrever certo (ou de admitir que escreve errado e quer aprender). Dá trabalho procurar uma palavra no dicionário? Talvez sim. Tenho trabalho uma vez e evito escrever errado para sempre. É muuuuito mais fácil consultar o dicionário que inventar um meio de fazer rol KK.

Abraço!!
Eduardo Mamari
Claudio H. Picolo
Mensagens: 1233
Registrado em: 07 Dez 2003, 00:53
Localização: Campinas, SP
Contato:

Mensagem por Claudio H. Picolo »

A comunicação só existe quando existem três elementos:
1 - O emissor da mensagem;
2 - O receptor da mensagem;
3 - Um padrão de linguagem inteligível por ambos.

Quando o receptor da mensagem for um grupo de pessoas, faz-se necessário tornar a mensagem o mais inteligível possível à maioria. Por isso existe a linguagem formal, ou "modo correto" de escrita ou de fala.
Quanto mais exercitamos essa "forma correta" de escrita ou de fala, maiores as nossas chances de sermos melhor compreendidos seja na profissão, no dia-a-dia, ou num fórum da ABI.

"Quem não se comunica, se estrumbica."
(Abelardo Barbosa, o "Chacrinha")
Editado pela última vez por Claudio H. Picolo em 03 Mai 2005, 19:54, em um total de 1 vez.
Responder