Como Montar Um Home Photo Studio (tabajara)
Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos
Como Montar Um Home Photo Studio (tabajara)
Ae pessoal tava em um outro forum nada a ver com ioio e vi como se faz um Um Home Photo Studio (tabajara) hehe, é que como no outro forum muitas pessoas nao tiram fotos muito boas para apresentar para seus colegas seus trabalhos e aqui no forum seus ioio's...Resolvi colocar aqui o tutorial!!!
Ps: A montagen, o texto e as fotos foram todos feitos e idealizados por Luca
Sobre Câmeras e Imagens:
Introdução:
Bom pessoal resolvi escrever um pouquinho sobre as minhas experiências com fotografia digital e com isso compartilhar um pouco do que sei.
Câmeras digitais:
Sempre digo o seguinte: A melhor câmera é aquela que nosso bolso pode suportar. Mas não me venha com BreezeCam também né???! As melhores marcas são: Canon, Nikon, Panasonic, Pentax e por ai vai. Para tirar boas fotos a câmera deverá ter o maior número de controles manuais possível e um bom macro. MegaPixel só serve mesmo para o caso de ampliação, ou seja, quanto mais Pixels a câmera tiver, maior poderá ser o tamanho impresso da foto. Uma Câmera com 3 ou mais MegaPixel já está de bom tamanho. O que mais importa mesmo é uma boa lente. Quanto mais Zoom Analógico ela tiver, maior será o tamanho da objetiva e por conseqüência maior serão as opções de abertura de diafragma. O que dá a qualidade às imagens é a lente e não os MegaPixels. Ex: Muitos celulares hoje em dia possuem câmeras e a maioria diz ter a resolução de 3, 4 ou 5 MG (MegaPixel), mas já viram uma imagem dessas??? É HORRÍVEL! Mas porque se ela tem tantos Pixels??? A explicação é porque justamente as lentes utilizadas são muito pequenas e não dão a real definição que deveriam.... Mas é claro...é um celular e não uma câmera com telefone.... Por tanto as dicas principais para quem está para comprar uma digital:
Uma boa lente;
O máximo de controles manuais que puder e
Uma marca confiável.
Entendendo o que são as expressões f, Tempo de Exposição, ISO e Macro.
Abertura de diafragma ou simplesmente f.
Ele é representado na câmera pelos números: f2.8, f3.3, f8.0, e por ai vai. Esses números representam a razão de uma divisão (Não vou aprofundar isso por dois motivos – 1° é um saco e 2° não precisa saber disso). Quanto maior o número, menor é a abertura por onde passará a luz para o sensor da câmera. Com uma abertura pequena (número f alto, f6 ou f8 por exemplo), o foco fica ”expandido”. Isso faz com que coisas mais perto ou mais longe fiquem todas em foco. Assim, não saem embaçados. Mas se você quer fotografar um detalhe de algum objeto, deverá utilizar a função macro e o menor número de abertura que puder. Ex: f2.6 ou o mais próximo disso. Ok???
Tempo de exposição:
Como o próprio nome diz, é o tempo de exposição do sensor. Esses números são determinados pelas razões 3“, 4”, 1/30seg. 1/60 seg, 1/200 e por ai vai. Estes ajustes são necessários para que as imagens saiam mais nítidas. Normalmente uso entre 1/20 e 1/200. Ao alterar esses valores vocês irão notar que vai aumentar ou diminuir a claridade no Display da câmera. Quanto menor o número, mais luz vai ter e quanto maior o número menos luz terá. Mas isso vai depender da qualidade e quantidade de iluminação artificial que está usando (Luminária). Quanto mais luz, menor será o Tempo de Exposição que irá precisar.
ISO: Os valores de ISO na câmera digital simulam a sensibilidade de exposição à luz de um filme para máquinas analógicas. Quanto maior é o ISO, menos luz pra fazer a foto é necessário. Tente usar o menor ISO possível para fazer a foto, já que um ISO alto (400, 800) coloca muito ruído na foto, que aparecem na imagem na forma quadradinhos ou sombras coloridas. Por isso sempre uso ISO 100.
Macro:
Sempre que você quiser fazer um Close-Up de determinado objeto, a utilização da função macro é essencial. O Macro irá ajudar a focar determinado ponto de um objeto e desfocar outros que não tem importância para a foto. Com isso você poderá focar bem de perto (respeitando é claro a distância mínima e máxima para foco em macro que a sua câmera possui) pequenos detalhes como pedais, manoplas, volantes e outras coisas mais.
Finalizando:
Agora que já sabemos como e para que são as funções que descrevi, é hora de montar o HomeStudio (Siga as instruções listadas abaixo) e nos preparar para fazer as fotos.
1° As fotos devem ser feitas exclusivamente à noite e sem iluminação alguma que não seja a que montamos para o HomeStudio.
2° Desligue o Flash da câmera, nunca utilize para tais fotos. Se utilizar, irá sair um grande borrão branco.
3° Posicione a câmera bem à frente do objeto a ser fotografado. Ela deve estar bem apoiada e se possível utilize um tripé. Dessa forma as fotos não sairão tremidas ou desfocadas. É importante ter mão firme na hora de bater as fotos.
4° É tirar e tirar muitas fotos... Cada um vai achar a melhor maneira de realizar... Boa Sorte!
Como montar um Home Photo Studio
Materiais necessários:
• Luminária pequena com lâmpada fluorescente;
• Papel vegetal ou manteiga;
• Fita creme, durex ou outro adesivo qualquer;
• Cartolina (branca, bege, preta ou qualquer cor que queira);
• Isopor (Caixa ou folha) ou papelão, dois pedaços. Para servir como foco de luz;
• 2 ou 3 folhas de papel A4 ou papel laminado prata (que eu acho o melhor).
Primeiro:
Pegue o papel vegetal ou manteiga e faça uma espécie de cano na mesma medida da luminária. Faça uma “tampa” em um dos lados para que não haja fuga de luz direta.
Segundo:
Depois de feito o “cano”, coloque na luminária para que a luz torne-se difusa e não tire os detalhes do objeto a ser fotografado.
Terceiro:
Coloque sobre uma superfície o fundo infinito feito com a cartolina, parecendo uma ladeira, de forma que não fique reto e sim na forma curva.
Quarto:
Coloque a caixa de isopor (ou faça uma com uma folha de isopor) no topo da luminária. Isso fará com que a luz tenha uma direção e não escape, indo diretamente para o objeto a ser fotografado. Pode ser feito também com uma caixa de papelão (forrada de branco por dentro).
Quinto:
Pegue o papel laminado e “cole” em algum livro ou algo que possa ficar de pé. Faça quantos quiser, porém dois já é suficiente. O papel servirá como “rebatedor” da luz. Isso dará o efeito e brilho e luminosidade no local que você queira focar e fotografar.
Sexto:
Ainda com o papel laminado, faça um quadrado cerca de duas vezes maior que sua câmera. E no centro corte em forma de círculo que deverá ter o diâmetro da objetiva da câmera. Isso servirá para esconder a lente, a câmera e o fotógrafo. Assim nenum reflexo indesejado aparecerá nas fotos.
Sétimo:
Apague todas as luzes e ascenda somente a luminária. Ponha o objeto exatamente abaixo do feixe de luz. Vire o rebatedor (papel laminado) em várias posições e encontre a melhor posição, o melhor brilho e contraste. Ajuste a câmera para o modo manual e boas fotos.
Este é o Direcionador de Luz... faz com que a luz não escape e ilumine exatamente acima do objeto a ser fotografado.
O rebatedor serve para dar brilho em certos pontos do objeto e também é uma fonte adicional de iluminação, fazendo com que seja distribuido por todo o objeto.
Este é o que chamo de eliminador de fotógrafo. Ele esconde a câmera e o fotógrafo, para que ambos não saiam refletidos na imagem.
Notem a diferença de imagem com e sem o eliminador...
As duas imagens a seguir são de Difusores de Luz. Ele serve basicamente para que a luz não tenha um brilho excessivo sobre o objeto e torne-se difusa.
E por fim é o Home Studio montado.
Tutorial escrito por:
Luca. (jfluca)
Ps: A montagen, o texto e as fotos foram todos feitos e idealizados por Luca
Sobre Câmeras e Imagens:
Introdução:
Bom pessoal resolvi escrever um pouquinho sobre as minhas experiências com fotografia digital e com isso compartilhar um pouco do que sei.
Câmeras digitais:
Sempre digo o seguinte: A melhor câmera é aquela que nosso bolso pode suportar. Mas não me venha com BreezeCam também né???! As melhores marcas são: Canon, Nikon, Panasonic, Pentax e por ai vai. Para tirar boas fotos a câmera deverá ter o maior número de controles manuais possível e um bom macro. MegaPixel só serve mesmo para o caso de ampliação, ou seja, quanto mais Pixels a câmera tiver, maior poderá ser o tamanho impresso da foto. Uma Câmera com 3 ou mais MegaPixel já está de bom tamanho. O que mais importa mesmo é uma boa lente. Quanto mais Zoom Analógico ela tiver, maior será o tamanho da objetiva e por conseqüência maior serão as opções de abertura de diafragma. O que dá a qualidade às imagens é a lente e não os MegaPixels. Ex: Muitos celulares hoje em dia possuem câmeras e a maioria diz ter a resolução de 3, 4 ou 5 MG (MegaPixel), mas já viram uma imagem dessas??? É HORRÍVEL! Mas porque se ela tem tantos Pixels??? A explicação é porque justamente as lentes utilizadas são muito pequenas e não dão a real definição que deveriam.... Mas é claro...é um celular e não uma câmera com telefone.... Por tanto as dicas principais para quem está para comprar uma digital:
Uma boa lente;
O máximo de controles manuais que puder e
Uma marca confiável.
Entendendo o que são as expressões f, Tempo de Exposição, ISO e Macro.
Abertura de diafragma ou simplesmente f.
Ele é representado na câmera pelos números: f2.8, f3.3, f8.0, e por ai vai. Esses números representam a razão de uma divisão (Não vou aprofundar isso por dois motivos – 1° é um saco e 2° não precisa saber disso). Quanto maior o número, menor é a abertura por onde passará a luz para o sensor da câmera. Com uma abertura pequena (número f alto, f6 ou f8 por exemplo), o foco fica ”expandido”. Isso faz com que coisas mais perto ou mais longe fiquem todas em foco. Assim, não saem embaçados. Mas se você quer fotografar um detalhe de algum objeto, deverá utilizar a função macro e o menor número de abertura que puder. Ex: f2.6 ou o mais próximo disso. Ok???
Tempo de exposição:
Como o próprio nome diz, é o tempo de exposição do sensor. Esses números são determinados pelas razões 3“, 4”, 1/30seg. 1/60 seg, 1/200 e por ai vai. Estes ajustes são necessários para que as imagens saiam mais nítidas. Normalmente uso entre 1/20 e 1/200. Ao alterar esses valores vocês irão notar que vai aumentar ou diminuir a claridade no Display da câmera. Quanto menor o número, mais luz vai ter e quanto maior o número menos luz terá. Mas isso vai depender da qualidade e quantidade de iluminação artificial que está usando (Luminária). Quanto mais luz, menor será o Tempo de Exposição que irá precisar.
ISO: Os valores de ISO na câmera digital simulam a sensibilidade de exposição à luz de um filme para máquinas analógicas. Quanto maior é o ISO, menos luz pra fazer a foto é necessário. Tente usar o menor ISO possível para fazer a foto, já que um ISO alto (400, 800) coloca muito ruído na foto, que aparecem na imagem na forma quadradinhos ou sombras coloridas. Por isso sempre uso ISO 100.
Macro:
Sempre que você quiser fazer um Close-Up de determinado objeto, a utilização da função macro é essencial. O Macro irá ajudar a focar determinado ponto de um objeto e desfocar outros que não tem importância para a foto. Com isso você poderá focar bem de perto (respeitando é claro a distância mínima e máxima para foco em macro que a sua câmera possui) pequenos detalhes como pedais, manoplas, volantes e outras coisas mais.
Finalizando:
Agora que já sabemos como e para que são as funções que descrevi, é hora de montar o HomeStudio (Siga as instruções listadas abaixo) e nos preparar para fazer as fotos.
1° As fotos devem ser feitas exclusivamente à noite e sem iluminação alguma que não seja a que montamos para o HomeStudio.
2° Desligue o Flash da câmera, nunca utilize para tais fotos. Se utilizar, irá sair um grande borrão branco.
3° Posicione a câmera bem à frente do objeto a ser fotografado. Ela deve estar bem apoiada e se possível utilize um tripé. Dessa forma as fotos não sairão tremidas ou desfocadas. É importante ter mão firme na hora de bater as fotos.
4° É tirar e tirar muitas fotos... Cada um vai achar a melhor maneira de realizar... Boa Sorte!
Como montar um Home Photo Studio
Materiais necessários:
• Luminária pequena com lâmpada fluorescente;
• Papel vegetal ou manteiga;
• Fita creme, durex ou outro adesivo qualquer;
• Cartolina (branca, bege, preta ou qualquer cor que queira);
• Isopor (Caixa ou folha) ou papelão, dois pedaços. Para servir como foco de luz;
• 2 ou 3 folhas de papel A4 ou papel laminado prata (que eu acho o melhor).
Primeiro:
Pegue o papel vegetal ou manteiga e faça uma espécie de cano na mesma medida da luminária. Faça uma “tampa” em um dos lados para que não haja fuga de luz direta.
Segundo:
Depois de feito o “cano”, coloque na luminária para que a luz torne-se difusa e não tire os detalhes do objeto a ser fotografado.
Terceiro:
Coloque sobre uma superfície o fundo infinito feito com a cartolina, parecendo uma ladeira, de forma que não fique reto e sim na forma curva.
Quarto:
Coloque a caixa de isopor (ou faça uma com uma folha de isopor) no topo da luminária. Isso fará com que a luz tenha uma direção e não escape, indo diretamente para o objeto a ser fotografado. Pode ser feito também com uma caixa de papelão (forrada de branco por dentro).
Quinto:
Pegue o papel laminado e “cole” em algum livro ou algo que possa ficar de pé. Faça quantos quiser, porém dois já é suficiente. O papel servirá como “rebatedor” da luz. Isso dará o efeito e brilho e luminosidade no local que você queira focar e fotografar.
Sexto:
Ainda com o papel laminado, faça um quadrado cerca de duas vezes maior que sua câmera. E no centro corte em forma de círculo que deverá ter o diâmetro da objetiva da câmera. Isso servirá para esconder a lente, a câmera e o fotógrafo. Assim nenum reflexo indesejado aparecerá nas fotos.
Sétimo:
Apague todas as luzes e ascenda somente a luminária. Ponha o objeto exatamente abaixo do feixe de luz. Vire o rebatedor (papel laminado) em várias posições e encontre a melhor posição, o melhor brilho e contraste. Ajuste a câmera para o modo manual e boas fotos.
Este é o Direcionador de Luz... faz com que a luz não escape e ilumine exatamente acima do objeto a ser fotografado.
O rebatedor serve para dar brilho em certos pontos do objeto e também é uma fonte adicional de iluminação, fazendo com que seja distribuido por todo o objeto.
Este é o que chamo de eliminador de fotógrafo. Ele esconde a câmera e o fotógrafo, para que ambos não saiam refletidos na imagem.
Notem a diferença de imagem com e sem o eliminador...
As duas imagens a seguir são de Difusores de Luz. Ele serve basicamente para que a luz não tenha um brilho excessivo sobre o objeto e torne-se difusa.
E por fim é o Home Studio montado.
Tutorial escrito por:
Luca. (jfluca)
-
- Contato:
-
- Contato:
6500° Kelvin é o ideal segundo a CIE (Comission Internacional de l'Èclairage), embora costuma-se usar aqui no Brasil, luzes de 5000° Kelvin, devido à influência da ANSI... e acaba-se obtendo imagens mais avermelhadas que ninguém explica por que.pedrique escreveu:eh... tem q ser com aquelas luzes frias nao da para ser com as amarelas q fikam muito quentes e nao fika boa na iluminaçao
flw
Acho que o Anselmo pode ter mais umas dicas aí...
-
- Contato:
:)Claudio H. Picolo escreveu:Muito boas as sua fotos hein RFPaes! Parabéns!
Valew. Eu tento levar meus hobbies a sério
Se quiser, dá uma olhada em www.flickr.com/photos/rfpaes
Dá uma olhada no do Zero tb que o mlk tá mandando bem pra caramba
www.flickr.com/photos/rastro
Abração pra todo mundo
RFPaes escreveu::)Claudio H. Picolo escreveu:Muito boas as sua fotos hein RFPaes! Parabéns!
Abração pra todo mundo
Que câmera você usa? =]
Eu estou com uma Panasonic FZ20. É a minha pretinha lindabardomudo escreveu:RFPaes escreveu::)Claudio H. Picolo escreveu:Muito boas as sua fotos hein RFPaes! Parabéns!
Abração pra todo mundo
Que câmera você usa? =]
:)
-
- Contato:
"Lokita"?_ZER0 escreveu:a minha eh uma Canon EOS Digital Rebel
=D
lokita!
Cara! Essa câmera é 'o bicho"!!! Conheço um monte de fotógrafos por aqui que usam dessas EOS Rebel! (Em especial a Rebel XT)
Show!!!
RFPaes: Conheço muito fotógrafo profissional que não faz fotos boas assim, cara... Parabéns de novo!
Rastro: Você também tá mandando bem nas fotos hein? Muito bom!!!
Claudio H. Picolo escreveu:"Lokita"?_ZER0 escreveu:a minha eh uma Canon EOS Digital Rebel
=D
lokita!
Cara! Essa câmera é 'o bicho"!!! Conheço um monte de fotógrafos por aqui que usam dessas EOS Rebel! (Em especial a Rebel XT)
Show!!!
Rastro = Zer0 certo?? ^^
MYC
uhuhuClaudio H. Picolo escreveu:"Lokita"?_ZER0 escreveu:a minha eh uma Canon EOS Digital Rebel
=D
lokita!
Show!!!
vlw mano! ;D
fotografia comanda dimais! =D
mais eh foda nem sempre poder tah com a camera onde vc tiver
huhu
=D
abraços! ;D
-
- Contato:
Nem é tão secreta assim. Quem conhece os inferninhos de Brasilia, conhece o RastroClaudio H. Picolo escreveu:Desmascarada mais uma identidade secreta! Hahaaaaaa!!!
Garoto de programa profissional, stripper e animadores de despedidas de solteiro
Esse mlk é sexy demais
hauehauehauheuahe
P.S.: Se alguem roubar a camera do Zero, fui eu mesmo. Camera loka do CARAL..!!!!
A viada da camera é gigante. lokissima. uhuhuhuh
To juntando uma grana pra comprar uma câmera boa, no momento as 3 que estão no top list são: Canon EOS300D, Panasonic FZ30 e Fuji S9000. Alguém que tenha alguma dessas (como eu já vi que tem gente que tem, ou similares), pode me dizer as principais vantagens delas, e se alguém tem alguma outra sugestão??
Eu vou comprar alguma na faixa dos $700 nos EUA. Se eu juntasse um pouco mais dava pra comprar uma Sony 828, mas não sei se vale a pena.
Eu fiz uma comparação lado a lado dessas aí num site, e pelas fotos eu ficaria com a Panasonic, é a que eu to mais inclinado a comprar.
Eu vou comprar alguma na faixa dos $700 nos EUA. Se eu juntasse um pouco mais dava pra comprar uma Sony 828, mas não sei se vale a pena.
Eu fiz uma comparação lado a lado dessas aí num site, e pelas fotos eu ficaria com a Panasonic, é a que eu to mais inclinado a comprar.
opaaaa
iai companheiro
eu tenho a EOS 300D!
huhu
se eu fosse vc, pegaria ela!!!
huhu
pq?
pela vantagem de ter lentes intercambiaveis podendo usa-la para alcançar seu objetivo muito mais facil...
se vc naum precisa de muita coisa, vc fica com a lente do kit msm...
mais se vc quizer uma superzoom pra fotografar shows, eventos e ateh a natureza sem q perca qualidade na foto...
ai vao alguns exemplos...
28mm
50mm
70mm
100mm
200mm
300mm
mais se vc quizer mudar da agua pro vinho...
e passar do superzoom, pro super macro...
pode pegar umas lentes e ter fotos como:
mais eu acho q sua camera, depende do seu objetivo...
huhuhu
abraços
Obs: essas fotos nao sao minhas! ;D
iai companheiro
eu tenho a EOS 300D!
huhu
se eu fosse vc, pegaria ela!!!
huhu
pq?
pela vantagem de ter lentes intercambiaveis podendo usa-la para alcançar seu objetivo muito mais facil...
se vc naum precisa de muita coisa, vc fica com a lente do kit msm...
mais se vc quizer uma superzoom pra fotografar shows, eventos e ateh a natureza sem q perca qualidade na foto...
ai vao alguns exemplos...
28mm
50mm
70mm
100mm
200mm
300mm
mais se vc quizer mudar da agua pro vinho...
e passar do superzoom, pro super macro...
pode pegar umas lentes e ter fotos como:
mais eu acho q sua camera, depende do seu objetivo...
huhuhu
abraços
Obs: essas fotos nao sao minhas! ;D
hehe
putz do caralh...... as fotos em"""" parabens
pra quem quiser aprender um pouquinho mais de fotografia
Kodak
no site da kodak tem bastanteee coisa legal hehehe =p
Kodak
no site da kodak tem bastanteee coisa legal hehehe =p
Smash.rs escreveu:To juntando uma grana pra comprar uma câmera boa, no momento as 3 que estão no top list são: Canon EOS300D, Panasonic FZ30 e Fuji S9000. Alguém que tenha alguma dessas (como eu já vi que tem gente que tem, ou similares), pode me dizer as principais vantagens delas, e se alguém tem alguma outra sugestão??
Cara. Se vc realmente quiser se envolver com fotografia, mesmo que seja por hobby, vá de 350D, pois a 300D nao é mais fabricada, eu acho (DSLR). Uma boa opção tb, em DSLR, é a Konica Minolta Maxxum 5D. Nos estados unidos, com a lente do kit, ela esta saindo por cerca de 650 Dolares. Ela tem estabilizador de imagem direto no CCD, diferente das Canon e Nikon, que tem o estabilizador de imagem nas lentes, e cada lente estabilizada custa em media 700 reais a mais que uma não estabilizada. Com a Maxxum, qualquer lente que vc colocar, por mais barata que seja, ela estará estabilizada. Mas se prepare pra gastar muita grana, comprando uma DSLR. As lentes são caras, e todos os acessórios para elas são bem mais caros, tendo em vista que são acessórios profissionais
Quanto a FZ30 e a S9000, elas são bem parecidas. O que diferencia de uma para a outra é o wide melhor da S9000 (28mm contra 34mm da panasonic) e ISO mais alto (mas não muito usavel, por causa do excesso de ruido)
Na panasonic vc tb tem um estabilizador de imagem, o que ajuda muito em fotos com o zoom no talo (mais ou menos 430mm), e as lentes Leica, que eu acho que são as melhores lentes do mundo. Acho que a escolha entre as duas vai da sua preferencia por alguma marca mesmo, mas com qualquer uma dessas cameras que eu falei, vc vai estar bem servido.
Qualquer duvida, me chama la no msn
rfpaes hotmail com
Grande abraço
O negócio é que eu faço Desenho Industrial, já tive 2 semestres de fotografia, eu até posso dizer que sei alguma coisa, mas não tenho uma câmera que ajude. Eu até pensei na 350D, mas pelo preço acho que não vai rolar, e 300D eu ainda acho e com preço bem abaixo, mas sei lá.
Quanto as outras duas, no "overall" eu acho que ainda fico com a Panasonic, e quanto as outras que o RFPaes indicou eu vou dar uma olhada.
Quanto as outras duas, no "overall" eu acho que ainda fico com a Panasonic, e quanto as outras que o RFPaes indicou eu vou dar uma olhada.