Cara, já rolou água nesse tópico...
Sempre que me fazem a pergunta "é profissional?" eu respondo que "Na ponta de lá é. Na ponta de cá não."
Yo profissional, na minha opinião, é aquele que serviria para alguém ser profissional nisso. É o yo que alguém utilizaria para ganhar dinheiro jogando. Nesse aspecto, meu Speeder é profissional e o MiniMo é um bibelô.
Ganhar dinheiro com yo seria possível, visto que existem profissionais em um monte de esportes. Tem tenista profissional então poderia haver yoer profissional. O que falta é familiaridade com o esporte. No japão devem haver pessoas que ganham dinheiro com isso (realmente não sei se existem). Há pessoas que vivem de malabaris aqui... Basta haver familiaridade e popularidade com o esporte. Isso é que falta no yo aqui no Brasil. Faltam times organizados, fabricantes de skilltoys, gente jogando na rua... o dia que tivermos crianças de 6 anos aprendendo a jogar yo e incentivados pelos pais, teremos profissionais de yo.
Alguém falou aí em cima que esses yos não são pra criancinhas. Acho que esse é um engano letal para o esporte. Esses yos deveriam ser para crianças, jovens e adultos. Um LynFury é pra criança. Um Freehand tb. Assim deveria ser o Saga. Acho que estão buscando o público errado. Estão atrás dos "teen freak" e deveriam tentar introduzir os yos em lojas de brinquedos e esportes. Talvez, dar aulas de física com skilltoys seja um entrada... é só uma opinião. Derrepente os caras tentaram e não conseguiram...
Também acho que faltou no tópico a palavra "entusiasta". Eu sou um entusiasta do yo. Gosto disso sem ter uma explicação. Gosto de fazer um mod simples, fazer cordinha, tirar manobras, ver vídeos, conversar sobre isso e, principalmente, jogar yo! É meu yoga, meu tai-chi. Jogo pra dar um "boot na mente" e dormir em paz. Também jogo pra distrair quando o ônibus demora, pra passear pelo shopping sem ficar ansioso pra ir pra casa, pra ficar em casa sem ficar ansioso pra sair, andando na rua, na padaria...
Como todo entusiasta, eu gostaria que o yo fosse um Esporte com "E" maiúsculo mas isso não é coisa que se impõe. É uma coisa que tem que ser construída pelos entusiastas. Tem que acontecer de forma organizada. Poderia começar por fabricantes e pelo pessoal que organiza campeonatos. Na verdade, acho que o pessoal (Mário, Rafael, Whip, Packer e outros que não lembro agora) estão no caminho e se empenham bastante nisso. Pena que são poucos.
Pra mim, o futuro do yo está na mão dessa galera dos treze aos vinte e pouquinhos anos que jogam hoje. Certamente são em maior número hoje que quando a rapaziada do parágrafo anterior começou a jogar. Assim, de pouco em pouco, o yo vai crescendo. O importante é não desanimar. Os resultados não virão cedo. Hoje tem internet e dá pra um grupo pequeno, como o dos yoers, se organizar a ponto de fazer um movimento crescer. Basta entusiasmo e perseverança. Uma pena que a galera aqui do RJ tá desanimada. Acho que esperavam resultados cedo demais.
Abraço!!
Eduardo Mamari
Quem vive de io-iô no Brasil?
Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos