Feliz Dia do Ioiô! :)

Assuntos não diretamente relacionados ao ioiô. Aniversários, sites pessoais e mensagens que não tenham diretamente a ver com o esporte.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Claudio H. Picolo
Mensagens: 1233
Registrado em: 07 Dez 2003, 00:53
Localização: Campinas, SP
Contato:

Mensagem por Claudio H. Picolo »

SidPires escreveu:
Rafael Matsunaga escreveu:Hahaha, o Sr. Duncan ia ficar ofendido de ser comparado ao Tio Matsunaga. :)

O Seu Duncan, foi o primeiro cara a fabricar e comercializar ioiôs em grande escala. Antes disso, quase ninguém nem tinha ouvido falar de ioiô. O cara é americano, mas se não fosse ele, não ia ter ioiô nem aqui, nem no Japão e nem nos EUA. Só nas Filipinas. :)
isso é o que eles querem que vc pense, conheco outra historia...
a alguns dias atras em um encontro de yoyo no shopping,um senhor de idade(bastante idade)nos contou uma historia que a 70 anos atras ele tinha ganho um yoyo de um amigo dele argentino,ele mt feliz com o seu novo brinquedo resolveu reproduzir ele em um torno,e segundo ele popularizou o ioio aqui no sul.

mentira ou nao eu acredito e ele contou uma piada mt boa

"O yoyo é uma rodinha de um lado da corda,e do outro um idiota"
apos essa piada eu disse pra ele "obrigado por nos chamar de idiota"

sid,
As histórias sobre as orígens do io-iô sempre foram muito controversas.
A primeira patente americana de um io-iô data de 20 de novembro de 1866 (e portanto bem antes do Sr. Duncan produzi-los), e está registrada nos nomes de James L. Haven e Charles Hittrick. No entanto, não se utilizava ainda o termo "yo-yo" (ou qualquer outra palavra com essa pronúncia), sendo então conhecido como "brinquedo de roda".
Ainda antes do Sr. Duncan, um tal de Alfonso Flores Mirafuentes, um filipino que morava na baía de San Francisco começou a popularizar o "Flores Yo-Yo" em 1920.
Apenas sete anos mais tarde, Donald F. Duncan se associou a Flores para a sua produção em larga escala.

Mas como estamos falando de comemoração BRASILEIRA ao invés de NORTE-AMERICANA, creio que os maiores marcos na história do io-iô no Brasil se devem (em ordem cronológica) à:
1 - Campanhas da Coca-Cola;
2 - Fundação da ABI;
3 - A "quebra de um ciclo" com o histórico primeiro lugar do grande "sumotori" Rafael Matsunaga, no Campeonato Mundial de io-iô de 2003, na categoria 5A, com direito à apresentação sem o crachá (retirado na última hora). Foi a primeira vez em que se viu um brasileiro enfrentando os maiores "pesos-pesados" do esporte de igual para igual.
http://www.usja-judo.org/users/judo.sta ... lecard.jpg

Não tenho nada contra comemorarmos o "Dia do Io-iô" no Brasil, na mesma data da comemoração nos EUA. Acho muito legal termos uma data para comemorar o "dia do io-iô", seja ela qual for. Independente de ser ou não o aniversário do Sr. Duncan... homenagem merecida, inclusive.

P.S.: Aí, Rafael... desculpa a brincadeira com essa foto do "sumotori"... é que eu não resisti. (rssss)
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Eu queimo um FHZ rosa se o nome não for Pedro Flores. :)
SidPires
Mensagens: 1427
Registrado em: 30 Nov 2003, 14:08
Localização: Porto Alegre

Mensagem por SidPires »

Eu queimo um fhz do mundial de 2004 se o nome nao for Hector Bonilha :D
iuaheieahiea

sid,
Claudio H. Picolo
Mensagens: 1233
Registrado em: 07 Dez 2003, 00:53
Localização: Campinas, SP
Contato:

Mensagem por Claudio H. Picolo »

Rafael Matsunaga escreveu:Eu queimo um FHZ rosa se o nome não for Pedro Flores. :)
Aí é que está!

Alfonso Flores Mirafuentes era imigrante filipino que resolveu fabricar e comercializar io-iôs em 1920.

Tenho vestígios em minhas pesquisas sobre um Pedro Flores que promoveu o primeiro concurso de io-iô de que se tem notícia, em Santa Bárbara, Califórnia em 1928.

Como o Alfonso Flores Mirafuentes vivia na baía de San Francisco (ou seja, do outro lado dos EUA), acredito que não se tratava da mesma pessoa.

Há ainda uma menção ("perdida" em algum lugar da net, mas que serviu de base para uma pesquisa que andei fazendo a uns 2 anos atrás) que citava um Pedro Flores como o "re-lançador" da marca "Flores Yo-Yo" em 1950.

Pessoalmente, acredito que temos dois personagens distintos nessa pesquisa arqueológica...

(Por favor... não queime seu FreeHand Zero rosa por causa disso.)
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

SidPires escreveu:Eu queimo um fhz do mundial de 2004 se o nome nao for Hector Bonilha :D
Hector, Quando vc vai me trazer meu FHZ quadrado??
spectrum
Mensagens: 113
Registrado em: 28 Fev 2005, 09:35
Localização: São José dos Campos -SP

Mensagem por spectrum »

Claudio H. Picolo escreveu:
Rafael Matsunaga escreveu:Eu queimo um FHZ rosa se o nome não for Pedro Flores. :)
Aí é que está!

Alfonso Flores Mirafuentes era imigrante filipino que resolveu fabricar e comercializar io-iôs em 1920.

Tenho vestígios em minhas pesquisas sobre um Pedro Flores que promoveu o primeiro concurso de io-iô de que se tem notícia, em Santa Bárbara, Califórnia em 1928.

Como o Alfonso Flores Mirafuentes vivia na baía de San Francisco (ou seja, do outro lado dos EUA), acredito que não se tratava da mesma pessoa.

Há ainda uma menção ("perdida" em algum lugar da net, mas que serviu de base para uma pesquisa que andei fazendo a uns 2 anos atrás) que citava um Pedro Flores como o "re-lançador" da marca "Flores Yo-Yo" em 1950.

Pessoalmente, acredito que temos dois personagens distintos nessa pesquisa arqueológica...

(Por favor... não queime seu FreeHand Zero rosa por causa disso.)
Não queima não me da me adiciona no MSn que eu pago o frete ate pra baratear!
Claudio H. Picolo
Mensagens: 1233
Registrado em: 07 Dez 2003, 00:53
Localização: Campinas, SP
Contato:

Mensagem por Claudio H. Picolo »

Errata geográfica homérica:

Galera... eu não sei o que andei bebendo, mas San Francisco fica na Califórnia.
Não sei por que cargas d'água de repente confundi Califórnia com Flórida.
Logo, Pedro Flores e Alphonso Flores Mirafuentes estavam na Califórnia.

Errata feita... prosseguindo com os estudos...
A menos que sejam nomes diferentes do mesmo indivíduo (questões de registro legal... sei lá).
O fato é que existem citações a esse nome. (Encontrei o link "perdido" na net: http://www.nmia.com/~whistler/museum/history.html)
Pedro Flores, no entanto, foi para os EUA em 1915, onde de fato promoveu o primeiro concurso de io-iô de que se tem notícia, em Santa Bárbara, Califórnia, 1928. (segundo consta em: http://www.nationalyoyo.org/museum/pedroflores.htm).

Bom... como eu já disse anteriormente, as incontáveis histórias sobre as orígens do io-iô sempre foram muito controversas.

Uma coisa eu posso dizer com certeza: Rafael... não queime esse FHZ!!!
SidPires
Mensagens: 1427
Registrado em: 30 Nov 2003, 14:08
Localização: Porto Alegre

Mensagem por SidPires »

esse pedro flores deveria ser um grand ator de novelas mexicanas
aeiheaoiheiueaiuhea


sid;
Responder