História do yoyo (ajudae!)

Assuntos não diretamente relacionados ao ioiô. Aniversários, sites pessoais e mensagens que não tenham diretamente a ver com o esporte.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Banin
Contato:

Mensagem por Banin »

Ae galera, é o seguinte...

no curso que eu to fazendo na escola, um de nossos trabalhos esse bimestre é gravar uma reportagem para uma rádio que vai funcionar na escola durante os intervalos...
Eu resolvi fazer sobre o yoyo, gostaria de saber se alguem conhece um site ou poderia por aki um pequeno texto contando sobre o yoyo, e sua evolução para os eixos de rolamento, formato butterfly e talz...
o problema é que eu tenho q entregar amanha~, hehehehe.. demorei pra pensar m alguma coisa
Valeu, e desculpa atrapalha-los
Rafael Matsunaga
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Puts, pra amanhã é dose. :smile:

Bom, em casa eu devo ter um material melhor, mas aí vai um resumão:

Já existiam objetos parecidos com ioiôs na China e Grécia milhares de anos atrás. Alguns lugares dizem que era usado como arma nas Filipinas, o que não é bem verdade. O que eles usavam era uma pedra amarrada em uma corda, que eles usavam pra puxar a pedra de volta depois de jogar, mas a pedra não enrolava e desenrolava como um ioiô.

O ioiô ganhou esse nome na década de 20, quando ele foi levado para os Estados Unidos por Pedro Flores, um filipino.

Até a década de 80 o ioiô não mudou muito, mas no fim da década, os ioiôs de eixo móvel e mais tarde os ioiôs com auto-retorno começaram a se popularizar.

Em meados da década de 90 os ioiôs com rolamento começaram a se tornar mais populares, apesar de serem proibidos em algumas competições no início.

Não sei bem quando foi inventado o formato butterfly, mas também já faz um bom tempo.

É o que deu pra lembrar de cabeça, hehe. Boa sorte. :smile:

Rafael.
Rafael Matsunaga
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Ah é, no site da Spintastics tem bastante coisa (em inglês):

http://www.spintastics.com/HistoryOfYoYo.asp

Rafael.
Banin
Contato:

Mensagem por Banin »

Valeu Rafael!
Valeu MESMO!!
Eu ia pedir ajuda antes, mas acabei eskecendo, hehehe!
Takeshi, thanks for the help too
:smile:
Responder