rolamento seco em contato com oxigênio ,leia

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Ricardo Pereira

Mensagem por Ricardo Pereira »

pessoal eu tava lendo sobre a ferrugem na internet e vi que ela é formada pelo oxígeneo
ai depois se acontecesse contato com água acelerava o processo,com líquidos como
água do mar acelerava mais ainda,ai eu tinha visto uma parte que tava falando de ferrugem para ver como que era,mais eu pesquisei e não achei,eis as pergunta:
Quanto tempo pode ficar sem lubrificar o rolamento que ferrugem não atrapalha?
Uma vez ela formada o rolamento já não é o mesmo?
skyer

Mensagem por skyer »

bom na vdd a ferrugem eh causada pela umidade do ar e naum pelo oxigenio (O²) entaum ai o tempo sem lubrificação depende mto da umidade do ar em sua cidade o aparelho q mede se num me engano eh igrometro

esperto ter ajudado
Jota B.
Contato:

Mensagem por Jota B. »

a reação da H²O com O² no metal, causa ferrugem, ou oxidação.
me corrijam se eu estiver errado.
Daniel Avalos

Mensagem por Daniel Avalos »

o rol enferruja pq o suor da mao empregina na corda, e chega ao rolamento, e o suor é acido e corrosivo, o que gera a ferrugem e oxidaçao do rol..posso estar errado mas axo q eh isso..
FEARnando

Mensagem por FEARnando »

O roll em contato com o oxigênio presente na água e no ar se oxida e desta reação surge a ferrugem que deteriora pouco a pouco o material original.

Para evitar que o roll enferruje, substâncias lubrificantes sao usadas para diminuir o contato entre o roll e o oxigenio.

2Fe + O2 + 2H2O → 2Fe(OH)2 (equação geral da formação da ferrugem)
logo tanto a agua qto o oxigenio causam ferrugem.

A presença de ions em contato com o ferro facilita sua oxidação, por isso em regiões litorâneas (contêm maior concentração de sais) a ferrugem aparece com maior frequência.

O suor contem h20 e sais ... por issu contribui para enferrujar o roll

eh issu ae... espero ter ajudado
vlws!
T+
Daniel Avalos

Mensagem por Daniel Avalos »

FEARnando escreveu:O roll em contato com o oxigênio presente na água e no ar se oxida e desta reação surge a ferrugem que deteriora pouco a pouco o material original.

Para evitar que o roll enferruje, substâncias lubrificantes sao usadas para diminuir o contato entre o roll e o oxigenio.

A presença de ions em contato com o ferro facilita sua oxidação, por isso em regiões litorâneas (contêm maior concentração de sais) a ferrugem aparece com maior frequência.

vlws!
T+
po aula de quimica boa ein professor..hsuahsua, flowz XP
Barco
Contato:

Mensagem por Barco »

FEARnando escreveu:O roll em contato com o oxigênio presente na água e no ar se oxida e desta reação surge a ferrugem que deteriora pouco a pouco o material original.

vlws!
T+
Valeu a Aulinha :)

Na verdade, ferrugem, é um nome popular pra Oxidação a partir do Ferro... O resultado é Oxido Ferroso, ou Ferrugem.

A Oxidação é a reação química que ocorre com qualquer metal (exceto Ouro, talvez), sendo que tal metal, em contato com a Agua, e com Oxigenio, gera uma outra substância. No caso do Ferro, o Oxido Ferroso. Ou será Dioxido Ferroso? Ou Oxido de Ferro II? Nem lembro mais...

Enfim. Esse é o motivo pelo qual em cidades litorâneas, o processo demora menos a acontecer.
O ar é BEM mais úmido, O suor contribui muito, mas não é o que causa a Oxidação.

Dica e Curisosidade :)

Você sabia que Metal de Sacrifício impede que determinado material sofra Oxidação?

Imaginemos uma Bicicleta em uma Casa de Veraneio. Se deixarmos a Bike lá hoje, e só voltarmos ano que vem, as rodas de ferro estarão todas podres. Mas se ligarmos as rodas de ferro em qualquer metal menos nobre (como exemplo, Zinco), esse segundo sofrerá as oxidações e o primeiro sairá intacto?

Obviamente que se todo o metal de sacrificio sofrer oxidação, o metal a ser preservado também passará a oxidar.

Abraço
Editado pela última vez por Barco em 31 Dez 2007, 14:04, em um total de 1 vez.
Bdois

Mensagem por Bdois »

ABI é soh yoyo naummmm.....

Os kra regaça!
Ricardo Pereira

Mensagem por Ricardo Pereira »

óxido ferroso
Barco
Contato:

Mensagem por Barco »

Nem um, nem outro...

Hidróxido de Ferro II e III

Abraço
zombie69
Contato:

Mensagem por zombie69 »

INOX...

flow
tufaopatola2
Contato:

Mensagem por tufaopatola2 »

ae Barco, se não me engano, o ouro tbm oxida, soh que com um processo BEM MAIS LENTO !

não tenho certesa, mas acho que a oxidação tem algo a ver com o "teor" de carbono dos metais !!

t+++
SlotSimoes
Contato:

Mensagem por SlotSimoes »

tufaopatola2 escreveu:ae Barco, se não me engano, o ouro tbm oxida, soh que com um processo BEM MAIS LENTO !

não tenho certesa, mas acho que a oxidação tem algo a ver com o "teor" de carbono dos metais !!

t+++
ouro não oxida, o problema é encontrar ouro... normalmete encontramos ligas predominantemente de ouro...

a oxidação acontece apenas com o metal que não tem todas as ligações do arranjo cristalino completo.

Imagem

todo átomo tende a fazer todas as ligações possiveis, para obter estabilidade, acontece que os átomos que estão na parte externa dos grãos, não tem todas as ligações, como podemos ver na imagem, as bolas verdes dentro do arranjo cristalino, fazem 6 ligações, enquanto as bolas verdes periféricas não, portanto muitos quimicos consideram a superficie de um metal uma imperfeição, pois a mesma é extremamente instavel, e por isso reage com facilidade.

metais nobres não reagem ao oxigênio, em compensação reagem com o enxofre, isso é usado para medir o nível de pulição do ar de uma cidade, usando tiras de prata.
tufaopatola2
Contato:

entendo... por isso existe essa classificação para o outro neh ?? tipo 14 e 18 quilates ou ouro 750 !

vlw pelo esclarecimento !
Barco
Contato:

Mensagem por Barco »

O ouro mais puro eh o 24K. Nao caiam na enganacao. Ouro 24K nao eh vendido, pois eh mto mole.

O 750 quer dizer que ele eh 750 por Mil de pureza.

Desculpem a falta de acentos. Abraco
lbruni

Mensagem por lbruni »

Ouro 24k é mais mole justamente porque na liga do metal é adicionado menos metais...

Toda peça feita de ouro tem uma mistura com outros tipos de metais... tipo prata e cobre, justamente para deixar a peça mais dura e resistente. E sim ouro 24k é vendido... só que ele é mais maleável porque na liga vai menos metais diferentes de ouro. (como disse... prata, cobre... etc...)

Por isso a classificação. 18k (mais mistura) 24k (menos mistura e mais ouro)

Abraaaaços!!!
tufaopatola2
Contato:

mas surgiu uma dóvida aki agora !! aqueles linguotes de ouro ( barras de ouro ) não são ouro puro não ?? t++
Responder