Uma duvida

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Roldan
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Abr 2008, 01:19
Localização: Limeira SP

Uma duvida

Mensagem por Roldan »

Olá,
sou novato aki no forum xD
Venho lendo ele em silencio a uns 3 dias, desde quando eu fiz o pedido do meu saga no site da vulto. Pois bem, ele chegou hoje a tarde, me empolguei joguei um pouco e ja fazia todas as manobras basicas que fazia com yoyo de eixo de madeira e até com meu firestorm que quebrou =/.
Cheguei agora a pouco do curso e acho que fiz uma cagada xD
fui secar o rolamento, mas não tinha nem fluido de zippo nem alcool iso. , foi na acetona mesmo.
Mas ai lembrei que tinha que tirar a capa do roll, quando fui ver ele não era igual os que vocês ensinam aki, pois não tem akele anel de trava.
Então queria saber o que eu posso fazer para secar ele, além de comprar alcool iso amanhã xD


:)
Gabriel Caron
Mensagens: 227
Registrado em: 02 Fev 2007, 18:05
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Gabriel Caron »

Naum precisa tirar a capa do rolamento, soh secar mesmo. Eu não recomendo usar acetona pq eh a base de água e pode inferrujar. Flww
Pook.
Mensagens: 450
Registrado em: 09 Jan 2008, 12:09
Contato:

Mensagem por Pook. »

cara, nem vale a pena secar com acetona, se pá o roll pode até travar.
da pra usar Tinner(que é mais barato) tambem no Lugar do Alcool Isopropílico e do Zippo.
Roldan
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Abr 2008, 01:19
Localização: Limeira SP

Mensagem por Roldan »

Caron escreveu:Naum precisa tirar a capa do rolamento, soh secar mesmo. Eu não recomendo usar acetona pq eh a base de água e pode inferrujar. Flww
Haha foi a primeira coisa que eu vi qndo olhei o frasco, "CONTEM ÁGUA" bem gigante xD, mas como eu tava "seco" pra secar o roll, foi na acetona mesmo e já ta chegando meu alcool hj mesmo.
Mas sobre a capa é melhor secar com a capa ou sem?
bardomudo
Mensagens: 559
Registrado em: 20 Mai 2005, 21:47
Localização: João Pessoa - PB
Contato:

Mensagem por bardomudo »

Roldan escreveu:
Caron escreveu:Naum precisa tirar a capa do rolamento, soh secar mesmo. Eu não recomendo usar acetona pq eh a base de água e pode inferrujar. Flww
Haha foi a primeira coisa que eu vi qndo olhei o frasco, "CONTEM ÁGUA" bem gigante xD, mas como eu tava "seco" pra secar o roll, foi na acetona mesmo e já ta chegando meu alcool hj mesmo.
Mas sobre a capa é melhor secar com a capa ou sem?
Com.
tufaopatola2
Mensagens: 3390
Registrado em: 14 Fev 2007, 23:08
Localização: Betim MG
Contato:

Mensagem por tufaopatola2 »

bem.. nesse ponto discordo com o Bardomudo, prefiro secar sem a capa !!

mas isso vai muito de gosto tbm !! eu seco sem pelo fato de vc poder ter certesa que limpou bem o rolamneto, não so pelo tempo de imerção no alcool, mas tbm pelo fator visual da coisa !! =D

mas isso eh gosto !! tem gente que sace sem tirar, tem gente que tira, sace e coloca de volta, e tem gente (como eu) que tira seca e deixa do jeito que está !!


t++ ae !
Roldan
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Abr 2008, 01:19
Localização: Limeira SP

Mensagem por Roldan »

tufaopatola2 escreveu:bem.. nesse ponto discordo com o Bardo, prefiro secar sem a capa !!

mas isso vai muito de gosto tbm !! eu seco sem pelo fato de vc poder ter certesa que limpou bem o rolamneto, não so pelo tempo de imerção no alcool, mas tbm pelo fator visual da coisa !! =D

mas isso eh gosto !! tem gente que sace sem tirar, tem gente que tira, sace e coloca de volta, e tem gente (como eu) que tira seca e deixa do jeito que está !!


t++ ae !
é eu acabei de comprar o alcool iso. e sequei.
tentei tirar a blindagem mas não consegui =/
nem com agulha, nada x]
entao foi com mesmo.

e marquei agora..ele ta dormindo 35seg ta com aros de peso seco , com uma gota de oleo de maquina e espaçador bem pequeno
msxer
Mensagens: 190
Registrado em: 31 Out 2007, 01:15
Localização: Bauru-SP

Mensagem por msxer »

O rol do saga vem com uma lubrificação bem grossa. Mais uma graxa do que um óleo. Eu recomendo tirar a blindagem sim pra limpeza ser completa. Os rols de duncan e yoyojam até dá pra secar com a blindagem tranquilo.
bardomudo
Mensagens: 559
Registrado em: 20 Mai 2005, 21:47
Localização: João Pessoa - PB
Contato:

Mensagem por bardomudo »

tufaopatola2 escreveu:bem.. nesse ponto discordo com o Bardomudo, prefiro secar sem a capa !!
E fazer o rolamento enferrujar, engripar e travar com muita mais facilidade?


Vá por mim, não remova a blindagem, você não ganhará absolutamente nada retirando-a.
KzaVerde
Mensagens: 263
Registrado em: 28 Nov 2007, 17:10
Localização: Rua Tomaz Flores 141 - Porto Alegre / RS
Contato:

Mensagem por KzaVerde »

bardomudo escreveu:
Roldan escreveu:
Caron escreveu:Naum precisa tirar a capa do rolamento, soh secar mesmo. Eu não recomendo usar acetona pq eh a base de água e pode inferrujar. Flww
Haha foi a primeira coisa que eu vi qndo olhei o frasco, "CONTEM ÁGUA" bem gigante xD, mas como eu tava "seco" pra secar o roll, foi na acetona mesmo e já ta chegando meu alcool hj mesmo.
Mas sobre a capa é melhor secar com a capa ou sem?
Com.
SEM

você não deve ter olhado direito, o anél fica "dentro" do aro externo do rolamento, olha com cuidado.
Roldan
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Abr 2008, 01:19
Localização: Limeira SP

Mensagem por Roldan »

KzaVrD escreveu:
bardomudo escreveu:
Roldan escreveu: Haha foi a primeira coisa que eu vi qndo olhei o frasco, "CONTEM ÁGUA" bem gigante xD, mas como eu tava "seco" pra secar o roll, foi na acetona mesmo e já ta chegando meu alcool hj mesmo.
Mas sobre a capa é melhor secar com a capa ou sem?
Com.
SEM

você não deve ter olhado direito, o anél fica "dentro" do aro externo do rolamento, olha com cuidado.
eu olhei como disse no ultimo post..achei o lugar mas nao consegui tirar =/
tem que fazer o que?
tentei colocar a agulha e puxar mas nao saia.

se alguem poder ajudar, agradeço!
Pook.
Mensagens: 450
Registrado em: 09 Jan 2008, 12:09
Contato:

Mensagem por Pook. »

o ultimo rolamento que tirei as capas foi de um saga só que de um jeito não muito seguro, eu arrbentei a blindagem com tesoura de unha, ae ela pulou fora junto com o anelzim. mas corre o risco de mexer em algo nas esferas. recomendo nem tirar do meu jeito, mas tenta tirar no jeito convencional
msxer
Mensagens: 190
Registrado em: 31 Out 2007, 01:15
Localização: Bauru-SP

Mensagem por msxer »

Tem um lado que é mais fácil que o outro. Você põe a agulha o mais rente possível ao anel.
Fabio Suzuki
Mensagens: 148
Registrado em: 11 Jan 2007, 19:35

Mensagem por Fabio Suzuki »

Aquela capa do rolameto é bem mole ( comparado com o corpo do rolamento), é so por a agulha e força um pouquinho se preciso use alguma coisa pra forçar, quanto a tirar ou não a capa, isso é do gosto mesmo, cada um tem sua opinão.
Mikhael
Mensagens: 240
Registrado em: 25 Ago 2007, 21:16
Localização: Cascavel PR

Mensagem por Mikhael »

olhaa, eu deixo meus rolamentos sem capa, pois além de limpar melhor, posso acompanhar o estado dele visualmente, além de ser melhor para lubrificar e tal.
NA MINHA OPINIÃO n é tão exagerado quanto o bardomudo disse, senão meus rols estariam todos na m***, mas pelo contrário, estão ótimos, apenas escuros (n é ferrugem), o que n afeta a jogabilidade.



quanto a tiraro anel, esperimenta pega um estilete, e vai tentando até sair. as vezess sai mt facil as vezes é "ORIVÉUU"
Pook.
Mensagens: 450
Registrado em: 09 Jan 2008, 12:09
Contato:

Mensagem por Pook. »

Mikhael escreveu:olhaa, eu deixo meus rolamentos sem capa, pois além de limpar melhor, posso acompanhar o estado dele visualmente, além de ser melhor para lubrificar e tal.
NA MINHA OPINIÃO n é tão exagerado quanto o bardomudo disse, senão meus rols estariam todos na m***, mas pelo contrário, estão ótimos, apenas escuros (n é ferrugem), o que n afeta a jogabilidade.



quanto a tiraro anel, esperimenta pega um estilete, e vai tentando até sair. as vezess sai mt facil as vezes é "ORIVÉUU"
o lance de ficar preto, tenho quase certeza que é da oxidação
se tiver errado corrijam-me
bardomudo
Mensagens: 559
Registrado em: 20 Mai 2005, 21:47
Localização: João Pessoa - PB
Contato:

Mensagem por bardomudo »

Tenho pelo menos 3 anos de ioiô e sei do que estou falando. Tirar a blindagem do rolamento diminui a vida útil dele sim.

Mas se preferir, escute aos milhões de usuários e seus grandes 6 meses de experiência :)
msxer
Mensagens: 190
Registrado em: 31 Out 2007, 01:15
Localização: Bauru-SP

Mensagem por msxer »

Eu não vou entrar no mérito do tempo de ioiô de cada um aqui, e acho que você nem precisava partir pra esse lado.
Toda essa discussão tem uma explicação bem lógica. Você mora em área litorânea enquanto a maioria aqui mora no interior.
Quanto maior a umidade mais rápida é a oxidação, como todos sabem.
bardomudo
Mensagens: 559
Registrado em: 20 Mai 2005, 21:47
Localização: João Pessoa - PB
Contato:

Mensagem por bardomudo »

msxer escreveu:Eu não vou entrar no mérito do tempo de ioiô de cada um aqui, e acho que você nem precisava partir pra esse lado.
Toda essa discussão tem uma explicação bem lógica. Você mora em área litorânea enquanto a maioria aqui mora no interior.
Quanto maior a umidade mais rápida é a oxidação, como todos sabem.
Não vou mais perder meu tempo nesse tópico. Mas vou dar uma resposta "lógica", como você comentou.

Mas antes algo que realmente me intrigou, você simplesmente deduziu que eu moro em área litorânea porque há faixa litorânea na minha cidade?! Ou você acha que todos que vivem em João Pessoa moram próximos ao mar? Talvez sejamos todos pescadores aqui :)

Em relação à resposta, sim, é verdade que tirar a blindagem do rolamento fará que quase todo lubrificante vá embora em apenas uma secagem, mas também fará que partículas de terra, poeira e adjacentes se prendam no interior do rolamento com muito mais facilidade. Além de expor mais o rolamento à umidade, causando oxidação nas esferas, ao invés de apenas no exterior.

Fazer a secagem com a blindagem não retirará todo o lubrificante de uma só vez, necessitando uma ou duas novas secagens em outros momentos, mas a partir daí, é provável que não seja mais preciso nenhuma manutenção no rolamento por muito mais tempo.



Assim como fez todo usuário mais velho desse fórum, eu já tinha desistido de postar respondendo, entre outras coisas, as perguntas dos novatos, e agora relembrei o motivo de continuar não postando.

Força aí, pessoal. É graças a vocês que temos este maravilhoso fórum ;)
C1g4n0_Yo²
Mensagens: 390
Registrado em: 30 Nov 2007, 00:26
Localização: Pernambuco

Mensagem por C1g4n0_Yo² »

bardomudo escreveu:
msxer escreveu:Eu não vou entrar no mérito do tempo de ioiô de cada um aqui, e acho que você nem precisava partir pra esse lado.
Toda essa discussão tem uma explicação bem lógica. Você mora em área litorânea enquanto a maioria aqui mora no interior.
Quanto maior a umidade mais rápida é a oxidação, como todos sabem.
Não vou mais perder meu tempo nesse tópico. Mas vou dar uma resposta "lógica", como você comentou.

Mas antes algo que realmente me intrigou, você simplesmente deduziu que eu moro em área litorânea porque há faixa litorânea na minha cidade?! Ou você acha que todos que vivem em João Pessoa moram próximos ao mar? Talvez sejamos todos pescadores aqui :)

Em relação à resposta, sim, é verdade que tirar a blindagem do rolamento fará que quase todo lubrificante vá embora em apenas uma secagem, mas também fará que partículas de terra, poeira e adjacentes se prendam no interior do rolamento com muito mais facilidade. Além de expor mais o rolamento à umidade, causando oxidação nas esferas, ao invés de apenas no exterior.

Fazer a secagem com a blindagem não retirará todo o lubrificante de uma só vez, necessitando uma ou duas novas secagens em outros momentos, mas a partir daí, é provável que não seja mais preciso nenhuma manutenção no rolamento por muito mais tempo.



Assim como fez todo usuário mais velho desse fórum, eu já tinha desistido de postar respondendo, entre outras coisas, as perguntas dos novatos, e agora relembrei o motivo de continuar não postando.

Força aí, pessoal. É graças a vocês que temos este maravilhoso fórum ;)
¬¬ Sem comentarios neh cara?!
Roldan
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Abr 2008, 01:19
Localização: Limeira SP

Mensagem por Roldan »

Por favor
opnião cada um tem a sua, não vamos discutir no meu primeiro topico ><
eu entendi o lado dos 2, mas cada um faz o que quiser com o seu rolamento xD
se vai estragar mais rapido o problema é do dono, se ele não ver isso acontecer ele não vai acreditar.

obrigado ae pela ajuda, vou tentar da maneira que vcs disseram.
Mikhael
Mensagens: 240
Registrado em: 25 Ago 2007, 21:16
Localização: Cascavel PR

Mensagem por Mikhael »

bardomudo escreveu:Tenho pelo menos 3 anos de ioiô e sei do que estou falando. Tirar a blindagem do rolamento diminui a vida útil dele sim.

Mas se preferir, escute aos milhões de usuários e seus grandes 6 meses de experiência :)

Se isso foi dirigido a mim, peço desculpas, falei o que vejo nos meus rols, minha opinião.
Afinal a gente tem o direito de falar.

Novamente Desculpas.

flw
Avatar do usuário
SlotSimoes
Mensagens: 1720
Registrado em: 30 Jun 2006, 12:31
Localização: Porto Alegre / RS
Contato:

Mensagem por SlotSimoes »

Opa! seguinte, acho que mesmo sendo um novato no assunto, o fato de eu ter uma certa prática em "arrumar" os rolamentos que o pessoal co0loca no lixo, me põe em posição de dizer que sem a blindagem o rolamento além de girar melhor, também dura mais, afinal a mesma facilidade que a poeira tem de entrar no rolamento, ela terá de para sair, mas ele exigira uma manutenção no mínimo uma vez cada dois meses.

Os meus 2 golden rols estavam travados quando chegaram na minha mão, e assim que eu retirei a blindagem, pulou bolas de linha e friction.

E o mesmo ocorre em rolamentos de Saga, YoYojam, Yomega, Hspin(ou HICOO), etc.

Quanto a Oxidação do rolamento, externamente ela ocorrerá, e vai juntar também muita sujeira da linha e do suor das mãos, mas as esferas e a trilha, apenas se vocÊ parar de jogar com o ioiô.

Eu quando me operei e tive de ficar um tempo sem jogar, tasquei oleo singer em abundância nos meu rol não inox....

Então se você quer maior durabilidade, tire a blindagem, agora se você não gosta de fazer manutenção, deixe-a.

Mas como o assunto do tópico é um saga, tire a blindagem porque:
1º O saga vem com muuuuuita graxa, e a mesma vem com muitos residuos, e estes reesiduos permaneceram dentro das blindagens mesmo depois que a graxa sair

2º Você economizará bastate solvente, pois sem as blindagens vocÊ só precisará secar o rolamento uma ou duas vezes, para que toda a graxa saia

3º A menos que você pare de jogar, o rolamento do seu saga, mesmo nas piores condições, irá durar muito mais do que você vai precisar. Afinal assim que você começar a fazer manobras um pouquinho mais elaboradas, vai querer pegar um ioiô melhor.
Roldan
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Abr 2008, 01:19
Localização: Limeira SP

Mensagem por Roldan »

opa! vlw Slot

vou tentar fazer isso..só ta dificil tirar a blindagem ><
mas eu consigo ^^

e sim eu adoro mexer e fazer manutenção...então ta tranquilo, e é bem logico o que tu disse, " facil de entrar com a capa aberta e tbm mais facil de sair".

:)
C1g4n0_Yo²
Mensagens: 390
Registrado em: 30 Nov 2007, 00:26
Localização: Pernambuco

Mensagem por C1g4n0_Yo² »

Roldan escreveu:Por favor
opnião cada um tem a sua, não vamos discutir no meu primeiro topico ><
eu entendi o lado dos 2, mas cada um faz o que quiser com o seu rolamento xD
se vai estragar mais rapido o problema é do dono, se ele não ver isso acontecer ele não vai acreditar.

obrigado ae pela ajuda, vou tentar da maneira que vcs disseram.
Concordo....!

O bardo...sem comentarios...
tufaopatola2
Mensagens: 3390
Registrado em: 14 Fev 2007, 23:08
Localização: Betim MG
Contato:

Mensagem por tufaopatola2 »

ae Roldan, pra facilitar a retirada do anel, que na maioria das vezes eh chato pacas pra tirar eu faço uma "alavanca" com o alfinete na borda do próprio rolamento, direcionando a trava pro centro do rol !! tenta ae e vamos ver no que da !! tente pelos 2 lados do corte da trava !!!

t++
Avatar do usuário
Alucard
Mensagens: 1013
Registrado em: 02 Jan 2005, 16:50
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Alucard »

O "anel" que prende a blindagem é asim:
Imagem

Daí você faz como o Tufão disse, use a agulha e faça uma alavanca na ponta que está indicada pela seta. No meu caso que sou destro, acho mais fácil retirar quando o anel está na posição do quadro 2, pra canhotos é mais fácil quando está na posição 1. Daí quando tenho um rol que tá na posição 1, é meio chatinho de tirar.

E quanto a rol sem blindagem ou com... prefiro tirar a blindagem pra secar, lubrificar e colocar a blindagem de volta.
Falow!!!=]
Avatar do usuário
Alucard
Mensagens: 1013
Registrado em: 02 Jan 2005, 16:50
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Alucard »

Mais uma coisa, quando for tirar segure o anel mais ou menos no meio, daí você levanta a ponta e vai retirando com cuidado. Se você não segurar o anel, na maioria das vezes ele pula fora e aí você só acha dando três pulinhos! hauahuahauahuahu
Falow!!!
Roldan
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Abr 2008, 01:19
Localização: Limeira SP

Mensagem por Roldan »

haha consegui xD..
mas quase perdi a capa do rol xD
vo deixar sem a capa e daki uns dias eu limpo denovo e coloco a capa pra ver o que é melhor x]

vlw ae
Responder