Especificações Técnicas Resumidas
Largura: 40mm
Diâmetro: 57mm
Gap: 4mm
Sistema de retorno: Pads de silicone
O Pacote
Abrindo a embalagem nos deparamos com os brilhantes aros dourados e seu formato wing bem como um pacote contendo uma cordinha e um par extra de sistemas de retorno(pads de silicone), a embalagem é muito agradável, embora pareça ser um pouco menor do que a largura original do Ioiô.


O Acabamento
O Fobia tem um design muito refinado e parece ter sua estrutura bem robusta, seus aros de metal dourados dão um toque de glamour a composição e não fica atrás de ioiôs gringos. os caps são parecidos com o padrão YoyoJam e são muito dificeis para retirar por isso não fui muito insistente nisso, fiquei meio desapontado com o metodo de acabamentos dos caps pois eles são constituidos por uma placa plástica e um adesivo de papel em sua superficie que no meu caso parecia ter sido recortado artesanalmente e meio as pressas.


A Performance
Secando seu rolamento, esta fera dourada certamente se encaixará nos perfis de muitos jogadores aqui, com grandes aros metálicos concentrando o peso nas bordas, o Fobia proporciona um grande tempo de giro junto ao seu rolamento côncavo. e por falar em rolamento, esta nova leva de rolamentos da Vulto são muito difíceis de remover a blindagem, e depois de 30min de luta consegui remover a blindagem de ambos os lados do rolamento e seca-lo com mais eficiência. Veremos mais a frente no review do Ioiô Coma que a remoção da blindagem não interfere em praticamente nada no processo de secagem.
Com seu diametro e largura médias, em sua configuração original de sistemas de retorno, e rolamento seco, esta pequena fera gira muito e por bastante tempo e tem gap largo suficiente para as manobras mais complexas e apesar de não ter acabamento próprio para grinds, proporcionou excelentes aterrisagens nos mais variados tipos de grinds (exceto pelo thumb grind que não pude testar ainda ja que não removi seus caps)



Prós
Excelente design, performance digna de ioiôs High End gringos e um preço bastante acessível e melhor até do que o de alguns ioiôs de plástico.
Contras
Acabamento dos Caps inferior a alta qualidade costumeira da Vulto e rolamento com medidas fora dos padrões comuns (Duncan e YoyoJam)
A Conclusão
Se você busca ótima performance, ótimo design, com algumas falhas no acabamento e um preço absolutamente fabuloso para o nível do equipamento o Fobia é seu ioiô.
As Sugestões
Nas próximas "runs" do ioiô poderia ser pensado em uma forma mais agradável, que tal uma arte interna coberta pela placa plástica?(um dos adesivos dos caps de meu Fobia vieram descolando, provavelmente devido ao transporte)
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Vulto Coma - Review
Especificações Técnicas Resumidas
Largura: 40mm
Diâmetro: 52mm
Gap: 4mm
Sistema de retorno: Pads de silicone
O Pacote
Ah eu adoro brindes e coisas extras, e a Vulto conseguiu me agradar, um par de sistemas de retorno extra e um par de Hat stacks transparentes e a cordinha qualidade vulto acompanham a belissima embalagem da nova linha de ioiôs. Logo que retiramos o pacotinho de extras, já vemos seu formato caracteristico, o Coma, o ioiô que promete ser a opção numero um dos jogadores brasileiros muito em breve.


O Acabamento
O Coma parece ter saído da mesa de um designer de armas medievais, design agressivo, e como o nome mesmo diz, parece ser capaz de deixar alguém em sono profundo caso essa pessoa seja golpeada por ele, com um perfil estonteante e muito bem elaborado acompanhado de um dos melhores acabamentos para grinds que eu já pude provar, seu design se completa com alguns detalhes gravados a que ao meu ver parece ser laser, com os simbolos referentes ao saudoso filme Triplo X, ressaltando ainda mais suas caracteristicas agressivas. Os stacks que acompanham o ioiô também são excelentes ambos stacks comum e os hats são compatíveis com outros ioiôs e o rolamento padrão Duncan apesar deste ainda ter medidas diferentes da nova medida padrão adotada pela Vulto.


A Performance
Seu rolamento já veio semi seco e pronto pro ataque, com um corpo um pouco maior e aros que extrapolam as leis da mecânica quando o quesito é abertura(FABULOSO PRA THUMB GRINDS mesmo com os stacks) o Coma gira, e gira muito, e por mais tempo do que imaginei que teria paciência para contar. por ser um pouco mais pesado que os demais ioiôs do mercado, é necessário um certo tempo de adaptação para quem não está acostumado, como eu, contudo, como não vejo muita utilidade em Stacks em nenhum ioiô já que não as incluo em meus combos, seu peso fica perfeito, ideal mesmo, sem perder nenhum pouco de seu tempo de rotação e capacidade de link entre manobras.


Prós
Excelente design, performance de ioiôs Ultra High End gringos e um preço bastante acessível e absurdamente melhor do que muita porcaria gringa que a YYN nos empurra goela abaixo a preços altissimos.
Contras
Rolamentos não pertencem a nenhum padrão conhecido por mim dentro dos mais comuns e o tamanho de seus pads de silicone são diferentes dos pads do Fobia (eu gosto de padronizar e normatizar essas coisas técnicas, pq isso torna mais fácil a customização e a substituição em caso de perda/danos)
A Conclusão
Se você busca performance próxima a perfeição, com um acabamento excelente e um design agressivo até no nome, o Coma é o seu ioiô de escolha
As Sugestões
Nas próximas "runs" do ioiô poderia ter padronizado seu sistema de retorno com todos os ioiôs da linha nova Vulto.
----------------
Comparativos entres os Ioiôs (da esquerda pra direita) Plastic Grind Machine(sem stacks) e com CW da Vulto, Fobia, Coma, 888 Deep Red(sem stacks) e Milk



----------------
Espero ter ajudado pelo menos um pouco sobre esse review simples que fiz sobre estes dois ótimos ioiôs, A Vulto está de parabéns e já alcança excelência no que faz. Pioneirismo é isso aí.
Agradeço a Vulto e Mário Troise por seus excelentes equipamentos e disponibilidade pra tirar minhas dúvidas sobre os mesmos.
Abraço de Panda na criançada.
P.S. Detalhe sobre os rolamentos, por uma provavel falha em meu sistema de e-mails eu não consegui entender uma das respostas do Mário quanto ao material do rolamentos dos ioiôs e se são ou não inoxidáveis, mas ele me garantiu que são de extrema qualidade(e parecem mesmo, ja que foi uma luta quase épica pra remover as blindagens do unico que eu tive coragem pra tentar)
P.P.S. Desculpem a qualidade das imagens, minha câmera é quase do século passado.