REVIEW: One Drop Dingo

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Caum
Mensagens: 90
Registrado em: 11 Fev 2010, 10:53
Localização: Brasília/DF

REVIEW: One Drop Dingo

Mensagem por Caum »

One Drop Dingo.

Havia, há algumas semanas, despertado em mim um interesse numa companhia, que todo mundo já deve ter ouvido falar: One Drop Design. FIquei meio parado em uns vídeos em alta velocidade com um io-iô deles, lançado na segunda metade de 2009 o Dingo.
Putz, nomes de io-iôs são estranhos mesmo, mas Dingo? Pô Dingo é um nome de uma raça de cães selvagens australiano, andam em matilha, matam muitas ovelhas, e de uma vez aqui outra alí, devoram crianças.... então hão de convir que é um nome meio nonsense pra um equipamento que no mínimo traz diversão (sem falar de um possível olho roxo e algumas lacerações no dedos ;)).
Essa minha obsessão com o pequeno Dingo acabou na véspera dos dias de Namorados quando ganhei de minha mais-que-querida esposa um dos minúsculos cães de alumínio.

Primeiras impressões

Vocês lembram da véspera de natal quando éramos crianças (sei que boa parte do povo aqui ainda é ou acabou de sair da infância, mas...). Aquela alegria de se abrir um presente novo? Pois essa minha alegria durou pouco, pois quando fui receber o pacote na portaria, achei que havia acontecido um engano. O envelope bolha parecia estar vazio. Mas quando peguei-o nas mãos senti o peso do conteúdo. Abri alí mesmo, na frente dos porteiros que ficaram me olhando como se eu fosse um retardado. Afinal um homem de 36 anos brincando de io-iô é no mínimo estranho.
A caixinha não tem nada de mais,: de papelão e silcada com os logos da 1Drop e do Dingo, com uma pequena janela na lateral pare se ver a cor. Dentro vem um adesivo e uma corda (muito ruim por sinal). Depois de tirá-lo da caixa percebi o inevitável: o dingo é pequeno, bem pequeno. Achei que quando se falavam de mini io-iôs era uma coisa apenas undersized e não daquele tamanho. Confesso que fiquei um pouco temeroso pelas dimensões reduzidas, e a alegria inicial deu lugar à apreensão.
Imagem
O pacote e o que vem dentro. Ah, essa corda não é stock.


A forma dele me lembra um io-iô imperial modificado, quase não existe catch zone. Descreveria-o como um par de aros ligados por um gap.
Depois de ver as especificações dele percebi que ele ainda é maior do que o Alchemy CU!
Imagem

Especificações
  • Diâmetro: 46mm
    Largura: 32mm
    Peso: 62 gramas
    Rolamento: Padrão C
    Restorno/Gap: OneDrop silicone Flow Groove/ 4.37mm


Conforto, Peso e Tecnologia

Como é um io-iô estreito e não possui nenhuma aresta aguda é bastante confortável de se segurar e de se levar no bolso. Praticamente não o sinto (o que é ruim pois posso esquecê-lo e colocá-lo para um passeio na máquina de lavar) quando o coloco no bolso de uma de minhas bermudas ou em calças jeans.
O peso dele está praticamente distribuído de forma maciça nos aros, são mais espessos do que qualquer um dos meus io-iôs, e não estou falando relativamente. Não possui IRG, o que de certa forma impossibilita thumb grinds.
Com relação ao peso se o fatorarmos com o diâmetro, vamos perceber (relativamente) que ele é um io-iô pesado, como vemos abaixo.

Beysick: 65g/52mm = 1.25
Dingo: 62g/46mm = 1.35
YYF 888: 67.8g/50mm = 1.36

Imagem
Dingo e meu mais que sofrido Beysick

Vem equipado com o rolamento padrão C, mais que famoso, embora pouco usado aqui no Brasil, One Drop 10Balls. Nunca tinha jogado com ele, e agora especulo que o melhor rolamento do mundo seria uma cria do 10ball com um KK. É impressionante como ele gira, e como o faz em silêncio quase absoluto. A primeira vez que joguei o Dingo (num dorminhoco, pra sentir o peso), achei que ele estava com algum problema, que não estava rodando, tive que olhar de perto pra perceber que eles estava sim rodando e muito, e pra ouvir o som do ar sendo deslocado. Isso é tudo o que se ouve, o ar e a corda contra a superfície do io-iô.

Imagem

O retorno também é o padrão usado pela One Drop: Silicone flow e pela profundidade pode ser flushado tranquilamente. Além disso e do rolamento padrão C, o Dingo tem, como padrão da One Drop, um tipo de porca em bronze que segura o eixo, ou seja se por um acaso do destino você forçar o eixo contra o io-iô e errar o passo da rosca você não o perde (lembrem-se que o eixo é geralmente em aço carbono e os io-iôs são de alumínio, mas macio, quando você perde o passo da rosca, ou perde o io-iô ou tem uma dor de cabeça tentando fazer uma nova rosca, substituir o eixo e rezar pra ele continuar parecido com o que era antes de vc fazer besteira). Nos One Drop se acontecer de errar o passo e estragar a rosca é só comprar uma rosca nova e coloca-la no ioio, bem com fazemos com os de plástico.

Imagem
olha o cachorrinho aló, ó!

Imagem
Anodização perfeita, com finalização Pyramatte™


Falando em superfície, o Dingo é anodizado e finalizado com o novo padrão Pyramatte™ da One Drop. como não conheço outros OD, não tenho muito o que falar aqui a não ser que palm grings no Dingo são assustadores, no sentido positivo da palavra. Um dos lotes especiais chamou-se Dingos Dipped in Win Sauce, com anodização personalizada pelo Vendetta do notfailanodizing.com. O caboclo comprava pelo site da One Drop, pagava quase o dobro (perto de 90 doletas) e o io-iô era encaminhado para o Vendetta que entrava em contato com o comprador para decidir a anodização, depois do processo concluido o comprador recebia o io-iô em casa. Vi alguns io-iôs no dito site, e vou falar pra vocês: o cara manda muito na anodização!

Jogabilidade

Como havia citado antes, esse io-iô parece ser leve, mas essa afirmacão não podia estar mais longe da verdade, quando se joga o Dingo ele bate no final da corda com um peso sobrenatural. Acredito que o peso "mal-assombrado" que ele imprime à corda seja pela distribuição geométrica espacial dele e pelo elevado fator de distribuição de peso. _o.O_
Outra coisa notável é o silêncio, a falta de som quando jogamos ele é impressionante, graças, como dito antes, ao 10balls.
A dificuldade de acertar a corda nas manobras só irá aumentar o nível de precisão, ou seja, se eu acerto a cordinha com o Dingo, posso acertar qualquer outro io-iô 1A.\o/ Apesar disso não acredito que alguém seja maluco o suficiente pra ir a um campeonato usando ele.
Ainda preciso melhorar muitas coisas em meu jogo, uma delas é o arremesso. O Dingo realmente não se dá bem com arremessos imperfeitos, e tem uma certa facilidade de dar tilt, pode ser pelo fato de eu não ter secado o rolamento (na realidade nem sei se devo). Isso definitivamente não me agradou nele, de resto, e pelo preço (US$ 49,00 sem frete) é um ioiô recomendadíssimo pra quem gosta de minis.

É isso, espero que tenham curtido. Abraços e até a próximo review: YYF Protostar.
Em tempo, variação de cor foi causada pelo flash e luzes de tungstênio :P
Avatar do usuário
PedroRosa
Mensagens: 1022
Registrado em: 07 Out 2006, 11:03
Localização: São Paulo -SP

Re: REVIEW: One Drop Dingo

Mensagem por PedroRosa »

Caum e mais um de seus ótimos Reviews.
zehlou
Mensagens: 606
Registrado em: 21 Fev 2007, 22:00
Localização: Espírito Santo

Re: REVIEW: One Drop Dingo

Mensagem por zehlou »

Muito bom o review!!!Tbm tenho vontade de ter um desses!!!
tanuk
Mensagens: 1002
Registrado em: 22 Abr 2007, 09:40
Localização: Maringa-pr / Tupã. sp

Re: REVIEW: One Drop Dingo

Mensagem por tanuk »

caum, parabéns! uma pergunta, no bom sentido da coisa, você trabalha com o que?

abraços
aLeXey
Mensagens: 317
Registrado em: 27 Jul 2009, 20:27
Localização: Guará I - DF

Re: REVIEW: One Drop Dingo

Mensagem por aLeXey »

Grande caum... mais um reveiw top... é isso ai mano.. depois eu quero ver esse dingo ai....
Caum
Mensagens: 90
Registrado em: 11 Fev 2010, 10:53
Localização: Brasília/DF

Re: REVIEW: One Drop Dingo

Mensagem por Caum »

Master Alexey Sam, quando for te entregar teu MVP levo o Dingo o Beysick e o Protostar. Mas acho dfícil vc querer jogar com eles depois que ver o MVP. Pense num io-iô lindo! Mas um que minha mais-que-querida-esposa falou: "lindo! mas com esse tu vais ficar, né?" hehehehehe "nopa! esse já tem dono e não sou eu!"
Pedro e Tanuk e Alexey obrigado pela força, e quem sabe um dia eu jogue tão bem quando vocês falam que eu faço review.
Responder