REVIEW: YYF PROTOSTAR

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Caum
Mensagens: 90
Registrado em: 11 Fev 2010, 10:53
Localização: Brasília/DF

REVIEW: YYF PROTOSTAR

Mensagem por Caum »

Yoyofactory Protostar.

Acredito que todo mundo que começou a jogar io-iô começou com aqueles de plástico e depois de um tempo migrou para os de metal. Esse último, tem muitas vantagens, e é clara desvantagens se comparados com os de plástico, posso citar como pontos positivos, a precisão e a distribuição de peso e como pontos negativos, a fragilidade do alumínio à batidas e claro o preço. Posso falar que eu fui um pouco afoito quando comprei o meu primeiro (e segundo) metal. Mas o assunto não é esse.
Enfim quando li sobre um io-iô de plástico da yoyofactory que aparentemente só apresentava os pontos bons dos dois mundos, resolvi correr atrás.

Imagem
Essa fruta dá em que árvore?

Primeiras impressões

Adquiri o Protostar de uma loja que aparentemente ninguém tinha ouvido falar a yoyoloco.com (review sobre a loja em produção). Recebi uma caixa enorme, toda protegida, dava pro cara ter despachado um Nintendo Cube nela, e dentro o MVP do Colega Alexey e o meu Protostar.
É o desenho do campeão mundial 1a de 2008 John Ando e é praticamente uma afirmação dele: “death to the Metal”.
O nome é engraçado, o prefixo proto vem do grego e significa “o primeiro” e star é “estrela” em inglês, então protostar seria a primeira estrela. Na realidade em astronomia uma protostar (ou proto-estrela) é a fase em que uma nuvem de hélio e poeira no espaço interestrelar se encontra antes de entrar em compressão e se tornar uma estrela propriamente dita, como o nosso sol.
Bem então se levarmos isso pra o mundo do io-io e lembrarmos que John Ando assina um io-io de metal chamado Superstar, BINGO! o nome faz sentido.

Imagem
MVP e Protostar direct from yoyoloco!

A caixinha é bem diferente das outras da Yoyofactory que eu conheço, é uma versão especial e dentro tem uma cordinha e uma “bula” com algumas informações: como fazer o bind, como enrolar a cordinha, como fazer grinds (!). Já que é um io-io de plástico é um detalhe muito interessante e atencioso, é uma informação aos desavisados: “ei, eu sou mais que um io-io de plástico, pra você me jogar precisa saber algumas coisas antes, êi-las...”
Fora da embalagem dá pra ver a qualidade do plástico, o meu é de um vermelho vibrante, que tem a mesma tonalidade e translucidez do Timeles Mars vermelho. Além disso a tranlucidez aliada ao shape e aos aros de alumínio (é ele tem aros) dá um aspecto muito bonito ao io-iô, principalmente ao sol.
Falando de aros, já li muita coisa falando sobre eles e um dos aspectos que mais me deixou curioso foi o fato deles fazerem o io-io vibrar. realmente, recentemente adquiri aros de alumínio para meu FHZ e apesar do bichinho rodar muito mais rápido ele apresenta agora uma vibração que não possuía antes. Essa vibração está presente no Proto, mas quase imperceptível.

Especificações
  • Diâmetro: 55.85mm
    Largura: 42.79mm
    Peso: 67 gramas
    Rolamento: Padrão C em Center Trac
    Restorno/Gap: Kentaro Pads / 4.55mm
Conforto, Peso e Tecnologia

A forma dele lembra um pouco o YYF G5, o gap é grande e o catch zone é imenso. É um io-io ful size, quase do diâmetro de um FHZ. Bem largo e confortável na mão, o dedo médio praticamete fica afundado no “catch zone” enquanto o anelar e o indicador repousam sobre os aros externos, o acabamento não é lá essas coisas, uma olhada mais minuciosa vai enxergar as marcas de fabricação e do molde, ainda assim as arestas dele foram todas desbastadas, o que é uma ótima coisa pra quem já se cortou em arestas de um io-io de plástico. O peso dele está distribuído de forma maciça nos aros, que são expessos e ainda possuem aros de alumínio anodizado.

Imagem
"Tá na mão Lek!"

Possui caps “internos” em forma de domo, que estão colados sonicamente. Ácredito que é usado ultrasom para fazer com que o ar seja expulso de dentro dos domos e assim causa-se uma sucção. Ou seja, se por ventura vc resolver tirar esses caps, só vai conseguir colocá-los de volta com cola.

Imagem
Sim sou "Made in China", mas quem não é?

Apesar, e por causa, dos aros de metal ele não possui IRG, o que de certa forma impossibilita thumb grinds, ainda assim eu posso imaginar um jogador com muita habilidade e dedos finos consiga tirar um. Finger grinds são possíveis assim como palm, mas ainda não consegui um arm, o que pode ser por causa de minha pouca experiência, mas toda vez que ele acerta meu braço sai voando que nem um foguete. É um io-io leve mas acerta o final da linha com certo peso.

YYF Protostar: 67g/55.85mm = 1.20
Hspin Beysick: 65g/52mm = 1.25
YYF 888: 67.8g/50mm = 1.36

Vem equipado com o rolamento inoxidável padrão C em Center Trac. Sempre tive curiosidade nesse rolamento desde que eu fiz o meu primeiro guia aqui no Forum. Posso falar que é um ótimo rolamente ,não é expetacular como o 10 Balls, mas ainda assim é um ótimo rolamento, alia as partes boas do rolamento flat com o KK, já vem seco de fábrica pra diminuir a resposta. Gira bem, e é bem rápido saido diretamente da caixa. Mas como dito em outro review, pra mim o melhor ainda seria um 10balls KK (dream...) .

Imagem
O famoso Center Trac

Imagem
Espaçadores em alumínio e Kentaro Pads

Uma curiosidade, ele possui nos aros externos um par de setas pretas. Essas setas tem como finalidade mostrar o perfeito alinhamento do io-io, assim vc não deixa ele frouxo nem apertado de mais, isso sim é uma ideia digna de nota.

Imagem
É a foto ficou uma m. mas tô sem saco de tirar outra. Uma das setas.

Jogabilidade

Impressionante, simplesmente impressionante. Eu posso compará-lo a um io-io de metal, eu e toda a torcida do time que você imaginar (!). Realmente tudo que eu li sobre a jogabilidade desse io-io é a mais pura verdade.
O catch zone é tão amplo e o ângulo dos aros externos tão agudo que qualquer transição é feita de maneira fácil e confortável, com a amplitude do catch zone é quae impossível não se acertar a corda se não se desejar ainda assim não consegui fazer nenhum chopstick nele, mas isso pode ser (mais uma vez) pela minha falta de jeito. Como dito antes grinds não são tão amigáveis, mas não são impossíveis.
Arremessos imperfeitos são facilmente corrigíveis durante uma transição, e o tempo de giro é muito bom.
Esse io-io é um lobo em pele de cordeiro, ou seja, um metal em pele de plástico, e pela bagatela de 35 dólares...é quase uma obrigação ter pelo menos um na sua coleção.

É isso.
JesusMetal
Mensagens: 486
Registrado em: 16 Jun 2009, 13:19
Localização: Amparo-SP

Re: REVIEW: YYF PROTOSTAR

Mensagem por JesusMetal »

Cara,lembre-se de alinhar as setas pra ele não vibrar!
parece que ele tem um sistema que não deixa dar overtight(apertar demais),então gire-o com força até que as setas fiquem uma de frente com a outra.
Abração.
Beto Punk
Mensagens: 731
Registrado em: 09 Jun 2009, 22:09
Localização: São Paulo Capital, Zona Norte

Re: REVIEW: YYF PROTOSTAR

Mensagem por Beto Punk »

Apesar de vc citar o tamanho dele em "Especificações", eu só queria dizer que quem não gosta de ioiôs muito grandes como Pyro (meu caso), não gostará de Protostar!

Muito bom seu review, Caum, estou no aguardo do review sobre a yoyoloco.com
Abraço
Daniel Avalos
Mensagens: 2905
Registrado em: 21 Jul 2007, 12:08
Localização: Campinas SP

Re: REVIEW: YYF PROTOSTAR

Mensagem por Daniel Avalos »

Oloco, um review seguido e melhor que o outro, pessoal ta mandando bem nos Reviews, ai sim!
Parabéns ae Caum, mais uma boa aquisição, eu tava louco pra ver mais detalhes do Protostar, ajudou bastante!
zehlou
Mensagens: 606
Registrado em: 21 Fev 2007, 22:00
Localização: Espírito Santo

Re: REVIEW: YYF PROTOSTAR

Mensagem por zehlou »

Bem dahora o review cada vez melhor!!!
Caum
Mensagens: 90
Registrado em: 11 Fev 2010, 10:53
Localização: Brasília/DF

Re: REVIEW: YYF PROTOSTAR

Mensagem por Caum »

JesusMetal escreveu:Cara,lembre-se de alinhar as setas pra ele não vibrar!
parece que ele tem um sistema que não deixa dar overtight(apertar demais),então gire-o com força até que as setas fiquem uma de frente com a outra.
Abração.
As setinhas estão alinhadíssimas, é que ele vibra um pouco mesmo. Mas nada que atrapalhe nem dê pra se notar facilmente.
=D
Caum
Mensagens: 90
Registrado em: 11 Fev 2010, 10:53
Localização: Brasília/DF

Re: REVIEW: YYF PROTOSTAR

Mensagem por Caum »

Primeiro, obrigado pelos elogios, e um dia eu espero jogar tão bom quanto vocês.
Beto,
A galera deve saber que existem os io-ios (sem falar nos dedicados a offstring) fullsize, midi os undersize e minisize.
O Pyro, o FHZ e o Protostar se encaixam na categoria fullsize, o beysick e DV888 na midi etc. Pra quem tem mãos pequenas um midisize é ideal, e apesar de minhas mãos não serem enormes eu me adaptei aos midi e fullsize.
falow
Tiag0
Mensagens: 159
Registrado em: 09 Dez 2009, 12:20
Localização: Balneário Camboriú - SC

Re: REVIEW: YYF PROTOSTAR

Mensagem por Tiag0 »

parabens pelo super topico e pelo empenho
Avatar do usuário
Alucard
Mensagens: 1013
Registrado em: 02 Jan 2005, 16:50
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: REVIEW: YYF PROTOSTAR

Mensagem por Alucard »

Ó,... só pra constar, o meu Protostar (o ioiô cinza do meu FS do brasileiro desse ano) quebrou o miolo de uma das metades. O eixo dele é preso no plástico. Eu usava ele só pra 5A.

Olha só,... esse foi o primeiro ioiô que eu quebrei jogando 5A (tirando um 2YR Pro que nem se pode contar). E olha que ele nem levou tanta porrada quanto o meu primeiro Lyn Fury e nem meu primeiro Kickside. Esse Kickside é um todo arranhado que eu tenho que usava pra jogar 5A logo depois desse Lyn Fury que citei, esse sim aguentou muuuuuuiiiiiitaaa porrada! E tá aqui até hoje com rolamento e eixo originais rodando muito!

Em fim,... achei que a resistência do Protostar deixou a desejar.

Depois posto fotos dele quebrado pra vocês entenderem...

Abraços!
Avatar do usuário
Lucas Red
Mensagens: 1571
Registrado em: 18 Jun 2006, 23:37
Localização: Americana
Contato:

Re: REVIEW: YYF PROTOSTAR

Mensagem por Lucas Red »

Alucard escreveu:Ó,... só pra constar, o meu Protostar (o ioiô cinza do meu FS do brasileiro desse ano) quebrou o miolo de uma das metades. O eixo dele é preso no plástico. Eu usava ele só pra 5A.

Olha só,... esse foi o primeiro ioiô que eu quebrei jogando 5A (tirando um 2YR Pro que nem se pode contar). E olha que ele nem levou tanta porrada quanto o meu primeiro Lyn Fury e nem meu primeiro Kickside. Esse Kickside é um todo arranhado que eu tenho que usava pra jogar 5A logo depois desse Lyn Fury que citei, esse sim aguentou muuuuuuiiiiiitaaa porrada! E tá aqui até hoje com rolamento e eixo originais rodando muito!

Em fim,... achei que a resistência do Protostar deixou a desejar.

Depois posto fotos dele quebrado pra vocês entenderem...

Abraços!
eu quebrei dois DIE NASTY ele tem o mesmo problema, como quebro metade de cada um peguei as q tavam boa e fiz um (mais ta trepidando)
Avatar do usuário
Alucard
Mensagens: 1013
Registrado em: 02 Jan 2005, 16:50
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: REVIEW: YYF PROTOSTAR

Mensagem por Alucard »

Puts! O Die-Nasty é um que eu queria usar pra 5A mas já que é fraquinho também então deixa pra lá,...

E sobre o Protostar vibrar, ele vibrava sim, bem pouquinho, mas apesar disso o ioiô era muito macio então essa vibração nem incomodava.

Olha,... Pra ser sincero, acho que esse ioiô só compensa pra quem quem quer um ioiô grande, bom e 'barato' PRA 1A.

Pra 5A ele não compensa de geito nenhum!

Embora ainda tenha outra opção de ioiô grande nessa faixa de preço, o New Breed por exemplo. Não sei dizer sobre a jogabilidade dele, mas posso dizer que tenho um Atmosphere que é excelente e compensa muito! Eu que achei que ele era fraquinho quando chegou, tem aguentado bem umas belas porradas.

Abraços!
Caum
Mensagens: 90
Registrado em: 11 Fev 2010, 10:53
Localização: Brasília/DF

Re: REVIEW: YYF PROTOSTAR

Mensagem por Caum »

Alucard escreveu:Ó,... só pra constar, o meu Protostar (o ioiô cinza do meu FS do brasileiro desse ano) quebrou o miolo de uma das metades. O eixo dele é preso no plástico. Eu usava ele só pra 5A.

Olha só,... esse foi o primeiro ioiô que eu quebrei jogando 5A (tirando um 2YR Pro que nem se pode contar). E olha que ele nem levou tanta porrada quanto o meu primeiro Lyn Fury e nem meu primeiro Kickside. Esse Kickside é um todo arranhado que eu tenho que usava pra jogar 5A logo depois desse Lyn Fury que citei, esse sim aguentou muuuuuuiiiiiitaaa porrada! E tá aqui até hoje com rolamento e eixo originais rodando muito!

Em fim,... achei que a resistência do Protostar deixou a desejar.

Depois posto fotos dele quebrado pra vocês entenderem...

Abraços!
Só lembrando, o Kickside é feito em Delrin e o Lyn Fury em Celecon, ambos são diferentes tipos de polioximetileno, e são muito mais resistente que o plástico (não me perguntem qual) usado no Protostar e no FHZ.
Avatar do usuário
Alucard
Mensagens: 1013
Registrado em: 02 Jan 2005, 16:50
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: REVIEW: YYF PROTOSTAR

Mensagem por Alucard »

Na verdade o Kickside também é feito de celcon... E também o Speed Maker, Atmosphere, New Breed, Legacy e ainda o novo de 4A da YYJ o Fiesta.

Já o Protostar e o FHZ eu não sei,... Mas o Protostar parece ser policarbonato.

Mas pelo geito que o meu quebrou, parece mais uma falha de projeto do que falta de resistência do material mesmo.

Abraço!
zehlou
Mensagens: 606
Registrado em: 21 Fev 2007, 22:00
Localização: Espírito Santo

Re: REVIEW: YYF PROTOSTAR

Mensagem por zehlou »

Derlin saum ioios iguais ao gemini, kepler, milk, eh um material bem resistente, os yoyos de derlin são usinados já os de celcon são injetados em moldes, acredito nessa "falha de projeto" que o Alucard se refere, o protostar, assim como o die nasty e o counter atack, achei muito pequena a parte que o eixo prende no plástico, forma uma espécie de alavanca entre o shape e o eixo.
Chokituh
Mensagens: 128
Registrado em: 04 Dez 2008, 13:03

Re: REVIEW: YYF PROTOSTAR

Mensagem por Chokituh »

bom eu li o pessoal falando que o Die Nast não é resistente mas , se não me engano ele é do mesmo material do Grind Machine Plastic Hubstacked. Eu tenho um e to treinando 5A com ele, estou admirado com a resistencia dele depois posto fotos do estado do meu GM...
Quanto ao proto, não acho uma boa usa - lo para 5A pois só de pegar nele da pra ver que o material é mesmo resistente mesmo.
Eu sou um pouco conversador em algumas coisas para mim yoyo pra guentar pancada é o fhz rsrsrs....

Abrazz...


Chokituh - TeamLess hehehehe
Leite
Mensagens: 145
Registrado em: 11 Mai 2009, 09:47
Localização: Florianópolis-SC

Re: REVIEW: YYF PROTOSTAR

Mensagem por Leite »

Desenterrando o tópico :), é o seguinte. To com medo de alinhar as setinhas do meu, pq tem que colocar força. Pode força de boa?
Caum
Mensagens: 90
Registrado em: 11 Fev 2010, 10:53
Localização: Brasília/DF

Re: REVIEW: YYF PROTOSTAR

Mensagem por Caum »

Leite escreveu:Desenterrando o tópico :), é o seguinte. To com medo de alinhar as setinhas do meu, pq tem que colocar força. Pode força de boa?
Vai com fé, elas tem que ficar alinhadas.
Responder