Acredito que todo mundo que começou a jogar io-iô começou com aqueles de plástico e depois de um tempo migrou para os de metal. Esse último, tem muitas vantagens, e é clara desvantagens se comparados com os de plástico, posso citar como pontos positivos, a precisão e a distribuição de peso e como pontos negativos, a fragilidade do alumínio à batidas e claro o preço. Posso falar que eu fui um pouco afoito quando comprei o meu primeiro (e segundo) metal. Mas o assunto não é esse.
Enfim quando li sobre um io-iô de plástico da yoyofactory que aparentemente só apresentava os pontos bons dos dois mundos, resolvi correr atrás.
Essa fruta dá em que árvore?
Primeiras impressões
Adquiri o Protostar de uma loja que aparentemente ninguém tinha ouvido falar a yoyoloco.com (review sobre a loja em produção). Recebi uma caixa enorme, toda protegida, dava pro cara ter despachado um Nintendo Cube nela, e dentro o MVP do Colega Alexey e o meu Protostar.
É o desenho do campeão mundial 1a de 2008 John Ando e é praticamente uma afirmação dele: “death to the Metal”.
O nome é engraçado, o prefixo proto vem do grego e significa “o primeiro” e star é “estrela” em inglês, então protostar seria a primeira estrela. Na realidade em astronomia uma protostar (ou proto-estrela) é a fase em que uma nuvem de hélio e poeira no espaço interestrelar se encontra antes de entrar em compressão e se tornar uma estrela propriamente dita, como o nosso sol.
Bem então se levarmos isso pra o mundo do io-io e lembrarmos que John Ando assina um io-io de metal chamado Superstar, BINGO! o nome faz sentido.
MVP e Protostar direct from yoyoloco!
A caixinha é bem diferente das outras da Yoyofactory que eu conheço, é uma versão especial e dentro tem uma cordinha e uma “bula” com algumas informações: como fazer o bind, como enrolar a cordinha, como fazer grinds (!). Já que é um io-io de plástico é um detalhe muito interessante e atencioso, é uma informação aos desavisados: “ei, eu sou mais que um io-io de plástico, pra você me jogar precisa saber algumas coisas antes, êi-las...”
Fora da embalagem dá pra ver a qualidade do plástico, o meu é de um vermelho vibrante, que tem a mesma tonalidade e translucidez do Timeles Mars vermelho. Além disso a tranlucidez aliada ao shape e aos aros de alumínio (é ele tem aros) dá um aspecto muito bonito ao io-iô, principalmente ao sol.
Falando de aros, já li muita coisa falando sobre eles e um dos aspectos que mais me deixou curioso foi o fato deles fazerem o io-io vibrar. realmente, recentemente adquiri aros de alumínio para meu FHZ e apesar do bichinho rodar muito mais rápido ele apresenta agora uma vibração que não possuía antes. Essa vibração está presente no Proto, mas quase imperceptível.
Especificações
- Diâmetro: 55.85mm
Largura: 42.79mm
Peso: 67 gramas
Rolamento: Padrão C em Center Trac
Restorno/Gap: Kentaro Pads / 4.55mm
A forma dele lembra um pouco o YYF G5, o gap é grande e o catch zone é imenso. É um io-io ful size, quase do diâmetro de um FHZ. Bem largo e confortável na mão, o dedo médio praticamete fica afundado no “catch zone” enquanto o anelar e o indicador repousam sobre os aros externos, o acabamento não é lá essas coisas, uma olhada mais minuciosa vai enxergar as marcas de fabricação e do molde, ainda assim as arestas dele foram todas desbastadas, o que é uma ótima coisa pra quem já se cortou em arestas de um io-io de plástico. O peso dele está distribuído de forma maciça nos aros, que são expessos e ainda possuem aros de alumínio anodizado.
"Tá na mão Lek!"
Possui caps “internos” em forma de domo, que estão colados sonicamente. Ácredito que é usado ultrasom para fazer com que o ar seja expulso de dentro dos domos e assim causa-se uma sucção. Ou seja, se por ventura vc resolver tirar esses caps, só vai conseguir colocá-los de volta com cola.
Sim sou "Made in China", mas quem não é?
Apesar, e por causa, dos aros de metal ele não possui IRG, o que de certa forma impossibilita thumb grinds, ainda assim eu posso imaginar um jogador com muita habilidade e dedos finos consiga tirar um. Finger grinds são possíveis assim como palm, mas ainda não consegui um arm, o que pode ser por causa de minha pouca experiência, mas toda vez que ele acerta meu braço sai voando que nem um foguete. É um io-io leve mas acerta o final da linha com certo peso.
YYF Protostar: 67g/55.85mm = 1.20
Hspin Beysick: 65g/52mm = 1.25
YYF 888: 67.8g/50mm = 1.36
Vem equipado com o rolamento inoxidável padrão C em Center Trac. Sempre tive curiosidade nesse rolamento desde que eu fiz o meu primeiro guia aqui no Forum. Posso falar que é um ótimo rolamente ,não é expetacular como o 10 Balls, mas ainda assim é um ótimo rolamento, alia as partes boas do rolamento flat com o KK, já vem seco de fábrica pra diminuir a resposta. Gira bem, e é bem rápido saido diretamente da caixa. Mas como dito em outro review, pra mim o melhor ainda seria um 10balls KK (dream...) .
O famoso Center Trac
Espaçadores em alumínio e Kentaro Pads
Uma curiosidade, ele possui nos aros externos um par de setas pretas. Essas setas tem como finalidade mostrar o perfeito alinhamento do io-io, assim vc não deixa ele frouxo nem apertado de mais, isso sim é uma ideia digna de nota.
É a foto ficou uma m. mas tô sem saco de tirar outra. Uma das setas.
Jogabilidade
Impressionante, simplesmente impressionante. Eu posso compará-lo a um io-io de metal, eu e toda a torcida do time que você imaginar (!). Realmente tudo que eu li sobre a jogabilidade desse io-io é a mais pura verdade.
O catch zone é tão amplo e o ângulo dos aros externos tão agudo que qualquer transição é feita de maneira fácil e confortável, com a amplitude do catch zone é quae impossível não se acertar a corda se não se desejar ainda assim não consegui fazer nenhum chopstick nele, mas isso pode ser (mais uma vez) pela minha falta de jeito. Como dito antes grinds não são tão amigáveis, mas não são impossíveis.
Arremessos imperfeitos são facilmente corrigíveis durante uma transição, e o tempo de giro é muito bom.
Esse io-io é um lobo em pele de cordeiro, ou seja, um metal em pele de plástico, e pela bagatela de 35 dólares...é quase uma obrigação ter pelo menos um na sua coleção.
É isso.