Review: 2YR Pro

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Claudio H. Picolo
Contato:

Review: 2YR Pro

Mensagem por Claudio H. Picolo »

Senhoras e senhores, o novo 2YR Pro é uma bela peça em PSAI (poliestireno de alto-impacto) com aros torneados de bronze que passam claramente a idéia de um material esportivo ao invés de um brinquedo.
O acabamento é claramente superior ao do mal-fadado 2YRng. Acabamento esse que ganha um toque de requinte com os sidecaps protegidos com um plástico transparente ao invés da laminação sobre um adesivo colado ao sidecap.
Apesar dos novos materiais empregados, o formato é exatamente o mesmo do 2YRng, o que fará com que o jogador acostumado com o modelo antigo se sinta bastante à vontade com o novo modelo.
O peso é maior (cerca de 68g, segundo o fabricante), graças aos aros de bronze, que garantem mais peso nas bordas. Se você achava a distribuição de peso do 2YRng boa, certamente irá gostar muito, mas o achará um tanto pesado no início.
O rolamento côncavo como já era de se esperar faz com que truques de corda "multicamadas" se tornem mais fáceis de executar. Seu ruído é surpreendentemente baixo, mesmo com o rolamento seco.
O polêmico sistema de retorno é uma película de silicone com um depósito auto-adesivo colado sobre um outro adesivo colado sobre o que antes era o starburst. Aparentemente a fôrma utilizada para a injeção dos novos 2YR é a mesma dos antigos 2YRng.
O novo conjunto porca-parafuso que segura o conjunto ficou semelhante ao do Saga, inclusive com o mesmo tamanho.
A estabilidade do io-iô é indiscutível, no entanto o jogador pode experimentar uma pequena trepidação causada por um ressalto na superfície dos discos de retorno, gerado pela injeçãodos mesmos. Mas aparentemente esse ressalto não ocorre com todos os novos 2YR Pro (os discos de retorno sobressalentes que vieram no que testei, não tinham esse ressalto). Aliás, esses ressaltinhos podem ser facilmente cortados com um estilete, o que faz com que não sejam um problema sério.
Após essa pequena operação (se necessária), o io-iô fica preciso como um relógio suíço.
A jogabilidade é perfeita com todos os tipos de cordinha que experimentei (Russell, Vulto, Yoyorio e Darck Plus), com pouco backspin e com retorno preciso e confiável (mesmo com cordinhas mais duras, como a Darck Plus).
Prós: excelente relação custo-benefício, acabamento muito bom, estável e boa jogabilidade.
Contras: o adesivo que prende os discos de retorno poderia ser mais forte e o diâmetro interno do corte desses discos poderia ser maior, para garantir que este não encoste no rolamento.
Conclusão: Só não joga io-iô com classe, quem não quer. Se você (como eu) não tem grana pra comprar um Hitman, Mini Motrix ou um Night Moves, de repente você pode se dar bem investindo num produto brasileiro.
Xraven
Contato:

Mensagem por Xraven »

vou acrescentar um pouco do que eu achei sobre esse yoyo

como falaran o formato é identico ao antigo 2YRng mais como rolamento concavo a jogabilidade fica muito melhor, o sistema de retorno por mim esta aprovado, pelo menos joguei so com 1 TR ' treco de retorno" com 2 achei muito retorno e travava muito mais so com 1 fica otimo, o yoyo e muito bonito, o aro de bronze ta um toque especial. achei um otimo yoyo,

contras:
como o antigo 2yr, ele nao pode agustar o gap, se abrir um pouco o yoyo ja fica froxo com folga.
nao da pra tirar o side cap se quiser jogar sem, tem que arrancar
o gap muito fechado perdendo um pouco a qualidade e funcionabilidade do rolamento concavo " perdendo um pouco nao todo ok!

conclusão:

vale a pena comprar, pois o yoyo é muito bom, quem jogava com o 2YRng vai adorar o 2YR PRO

Editado pela última vez por Xraven em 24 Jul 2004, 20:33, em um total de 1 vez.
Felipe_KIBEE

Re: Review: 2YR Pro

Mensagem por Felipe_KIBEE »

Claudio H. Picolo escreveu: O acabamento é claramente superior ao do mal-fadado 2YRng.
Mal-falado porq^???
O meu 2yrng ainda tá intacto depois de muitas pancadas!!!!
O q quebrou foi o PARAFUSO!!
EU GOSTO DO 2yr NG
Bruno13

Mensagem por Bruno13 »

qual o preço dessa nova versão...?
pode ser aproximado...
Daniel

Mensagem por Daniel »

Bruno13 escreveu:qual o preço dessa nova versão...?
pode ser aproximado...
olha aki.
www.yoyorio.com
ZironG
Contato:

Mensagem por ZironG »

Eu achei o yoyo maneiro. em relacao ao 2yrNG, eu diria que melhorou 100%.
A únicas coisas que não gostei:

- O gap não é ajustável e é muito apertado.
- O sidecap é feio e nem pode ser personalizado.
- O sistema de retorno "novo" parece mais um pedaço de contact que pra piorar foi colado por cima de um starbust lixado, deixando um acabamento de peão!

Tirando isso o yoyo é muito bom, principalmente na jogabilidade, mas acho que isso é 80% pelo rolamento concavo. Vou testar este rolamento em um saga pra poder fazer uma comparação.

Valeu!!!
nE2To
Contato:

Mensagem por nE2To »

ZironG escreveu:Vou testar este rolamento em um saga pra poder fazer uma comparação.

Valeu!!!
posta ai pra nois como q fica esse rol no saga!!

falow!!

((n2T h!ph0p))
Claudio H. Picolo
Contato:

Eu ía testar esse rolamento no meu Saga... mas vendi o saguinha... Estou esperando outra "fornada" do Saga-V.
Rodrigo
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

ZironG escreveu: ...
- O gap não é ajustável e é muito apertado.
- O sidecap é feio e nem pode ser personalizado.
- O sistema de retorno "novo" parece mais um pedaço de contact que pra piorar foi colado por cima de um starbust lixado, deixando um acabamento de peão!

Tirando isso o yoyo é muito bom, principalmente na jogabilidade, mas acho que isso é 80% pelo rolamento concavo ...
Gostei muito das suas críticas .. digamos .. construtivas !

Mas ...

- O gap é sim ajustável .. você pode abrir o ioiô o qto quizer !!! Ahh o gap continua o mesmo das versões passadas, não sei porque extranhou !!!
- O sidecap é personalizavel sim, os aros não são colados, logo é só vc tirar os aros que o cap fica a sua disposição pra qualquer personalização !!!
- O sistema de retorno é feito com uma película de silicone e fixada com adesivo .. as primeiras versões sairam sim com o starburt lixado, mesmo pq neste novo material eles não duravam, por isso nas próximas remessas isso não vai mas haver, ele vai vir sem starburt da injetora .. não entendi o que vc quiz dizer com " acabamento de peão ".

Ahhh em relaçao ao rolamento côncavo, esperimente jogar o ioiô sem os aros de bronze , que pra mim é a grande melhoria deste ioiô, além de peso, ele dá maior giro (Inércia Rotacional !!!) e estabilidade ! Sim o rolamento côncavo é uma peça fundamental no ioiô .. mas num é só isso !

Valeu ! =D

Rodrigo - YoyoRio.com
Editado pela última vez por Rodrigo em 26 Jul 2004, 09:44, em um total de 2 vezes.
Claudio H. Picolo
Contato:

Rodrigo escreveu: (...)
- O sidecap é personalizavel sim, os aros não são colados, logo é só vc tirar os aros que o cap fica a sua disposição pra qualquer personalização !!!
(...)
Só completando: Eu não tentei desmontar os sidecaps e aros de peso do meu 2YR Pro (mesmo porque eu gostei deles... não me atrapalham em nada, não falam mal de ninguém...), mas acredito que seria recomendável desmontar o io-iô antes de tentar retirar os aros e os sidecaps, para não forçar nem o rolamento e nem o eixo.
ZironG
Contato:

Mensagem por ZironG »

Fala Rodrigo!

Claro que as criticas foram construtivas! pq nao seriam?

Bom,

Quanto ao gap, pelo menos no yoyo que rodei, ele abre sim o quanto eu quiser... porem logo quando abre um pouquinho ele fica todo molengo, e eu não chamo isso de gap ajustável.

Sobre o sidecap, a principio achei que os aros não saiam facilmente entao como esta dizendo que sai retiro o que disse.

sobre o sistema de retorno, quando disse "acabamento de peão", me referi ao lixamento do starburt que visivelmente demonstra um "gatilho", um "remendo", e se isso será corrigido acho que o lancamento do yoyo poderia esperar essa correção.

Sobre o que vc disse do efeito do rolamento concavo com os aros de metal, como eu ja disse, ao testar o rolamento em um saga ou 2yr normal vai dar pra avaliar isso melhor.
Não testei ainda pois o que rodei não era meu.
Por isso disse que "ACHO" que a melhora na jogabilidade é 80 % por causa do rolamento.

Realmente o yoyo ficou com uma estabilidade muito boa, e como eu disse melhorou 100% em relação ao NG. Provavelmente o 2yr pro é o melhor yoyo nacional, o que não faz ele ser perfeito... cabe a você avaliar as criticas e e sugestoes e aproveitar as que achar que deve.

Valeu!!!
JOTA
Contato:

Mensagem por JOTA »

ZironG escreveu:Fala Rodrigo!
Quanto ao gap, pelo menos no yoyo que rodei, ele abre sim o quanto eu quiser... porem logo quando abre um pouquinho ele fica todo molengo, e eu não chamo isso de gap ajustável.
Cara...
Saga, Freehand, e tudo que é yoyo que usa porca e parafusos soltos têm esse "problema" o que não deixa de ser gap ajustável.
Se até Hitman usa shims (espaçadores opcionais) para deixa-lo certinho, por que não fazer isso no 2YR tb?
Use um anel, cartão ou qualquer coisa q caiba num dos shapes para aumentar o espaço do shape com o rolamento e assim poder aperta-lo bem sem que o gap fique fechado.

Eu faço isso em todos meus yoyos, inclusive no nightmoves que tem um parafuso bem firme.

Abraços e bom tunning.
Daniel

Mensagem por Daniel »

JOTA escreveu:
ZironG escreveu:Fala Rodrigo!
Cara...
Saga, Freehand, e tudo que é yoyo que usa porca e parafusos soltos têm esse "problema" o que não deixa de ser gap ajustável.
Se até Hitman usa shims (espaçadores opcionais) para deixa-lo certinho, por que não fazer isso no 2YR tb?
Use um anel, cartão ou qualquer coisa q caiba num dos shapes para aumentar o espaço do shape com o rolamento e assim poder aperta-lo bem sem que o gap fique fechado.

Eu faço isso em todos meus yoyos, inclusive no nightmoves que tem um parafuso bem firme.

Abraços e bom tunning.
uma coisa que eu fiz noi meu tecnyo é pegar o miolo do friction sticker , akela parte que nao se usa e fazer um shin, ja que ele ja é auto adesivo e corto o centro pra fazer um furo pra encaixar no parafuso.
andreobom

Mensagem por andreobom »

Eu resolvi o problema do meu patriot desenvolvendo um espacador interno de estanho (de solda)...

Aparentemente porco...mais q por ser mole fica uma perfeita argolinha com a forca centripeta...

Ainda vo postar (tah ai promessa...) um "passo-a-passo" de como faze-lo, pois achei mto bom...

Alem de abrir MTO (aliais o qto vc quiser) ele fica mto...mais MTo bem preso mesmo...

Flw
Mamari

gap e sistema de retorno

Mensagem por Mamari »

andreobom escreveu:Eu resolvi o problema do meu patriot desenvolvendo um espacador interno de estanho (de solda)...

Aparentemente porco...mais q por ser mole fica uma perfeita argolinha com a forca centripeta...
Flw
Também achei que abrindo o yo ele fica molenga e tentei com estanho (o fiozinho de solda) mas não achei que ter algo solto dentro do yo é bom negócio. Fiquei com medo dele entrar no rolamento e causar algum estrago. Tentei achar arruelas de metal ou outro material mas não encontrei. Daí fiz um teste e cortei 2 anéis de 1mm de espessura a partir de uma bucha de parafuso (daquelas de cor cinza pra colocar parafuso na parede). Encaixou perfeitamente mas o corte ficou torto e isso pode comprometer o encaixe do rolamento. Fui então a uma loja de parafusos e comprei o-rings (anéizinhos de borracha - R$ 0,10 cada) que cabem perfeitamente no encaixe do rolamento. Agora o espaçamento tá 10! mas desse jeito o sistema de retorno não funciona de jeito nenhum pois o gap ficou grande demais.

Na loja de parafusos eu comprei uns o-rings do tamanho dos sistemas de retorno baseados em o-ring (R$ 0,25 cada). Tô pensando em fazer uma ranhura pra colocá-los no 2yr Pro... ou cortá-los aou maio e colar mas preciso saber de 3 coisas antes: se conseguirei cortar o o-ring ao meio, com que material vou colar o anel e se consigo fazer uma ranhura pra encaixar o anel.

Será que tem como trocar o sistema de retorno dele? Alguém tem um yo com o-ring como sistema de retorno? O anel fica dentro de uma ranhura ou é colado na superfície do yo? Tem alguém que já colou a borrachina e deu certo? colou com oq?

Se alguém tiver uma idéia, aceito sugestões.

Abraço!!
Felipe_KIBEE

Cara pelo q eu sei, o o-ring é pra dentro do yoyo
Edy Kauan
Contato:

Mensagem por Edy Kauan »

mano a maioria aqui tem ioio com o-ring...
e 0-ring eh colocado em um buraco feito do mesmo tamanho da expessura do 0-ring e ele eh usado um pooiko afundado pra esse buraco......entendeu?????
acho q fiko meio confuso mas vou tentar postar uma foto depois;...
Mamari

gap e sistema de retorno

Mensagem por Mamari »

Mamari escreveu: (...) fiz um teste e cortei 2 anéis de 1mm de espessura a partir de uma bucha de parafuso (daquelas de cor cinza pra colocar parafuso na parede). Encaixou perfeitamente (...)

(...) o-rings (anéizinhos de borracha - R$ 0,10 cada) que cabem perfeitamente no encaixe do rolamento(...)
É... os anéizinhos não deram certo. Na medida que se aperta o yo o o-ring cede e acaba entrando no rolamento... cortei outros anéis de bucha. Dessa vez cortei com mais paciência para ficarem certinhos. Ficou SHOW! Vou tentar postar umas fotos no fim-de-semana.

A grande vantagem de fazer isso é que a concavidade do rolamento fica exatamente no centro.

Ainda tô pensando em como mudar o sistema de retorno pra o-ring...

Valeu!!!
Daniel

Re: gap e sistema de retorno

Mensagem por Daniel »

Mamari escreveu:

Valeu!!!
pra que???? estraga o ioio não.
coloca dif pad ou um friction recessed.
Felipe_KIBEE

Re: gap e sistema de retorno

Daniel escreveu:
Mamari escreveu:

Valeu!!!
pra que???? estraga o ioio não.
coloca dif pad ou um friction recessed.
De rocha!!
Tu vai esragar teu yo!
Mamari

Mensagem por Mamari »

É... desisti... o yo tá bom do jeito que tá.
Claudio H. Picolo
Contato:

Aí... continuando os testes do novo 2YRPro...

O novo sistema de retorno ainda precisa de uma "sintonia fina" que creio, o pessoal da YoyoRio resolverá logo logo...
O que ocorre é que o adesivo utilizado não é muito resistente a substâncias oleosas, como óleo que pode escapar do rolamento devido à força centrífuga, fazendo com que o adesivo perca a aderência e o sistema de retorno "patine", tornando-o instável.

Desmontei então o conjunto, ou seja, retirei o rolamento, retirei os anéis de silicone e os anéis de plástico que ficam entre o corpo do io-iô e os discos de silicone.
Limpei as laterais de modo a não deixar vestígio de adesivo. (Para isso, usei isopropanol, ou álcool isopropílico. NÃO TENTE USAR ÁLCOOL COMUM!!! O álcool isopropílico é utilizado em limpeza de componentes eletrônicos sensíveis, enquanto que o álcool comum pode afetar as características de alguns tipos de plástico.)

Pausa para observar vestígios arqueológicos dos starbursts do modelo antigo... você passa o dedo e não os sente, mas os vê. É uma sensação muito doida... (rssss)

Peguei os outros dois discos de retorno de reserva e antes de fixa-los, notei que havia a mesma base plástica junto.
Optei por fixar os discos de retorno novos sem a base plástica, apertando bem com os dedos.
O retorno agora está excelente. (Melhor até do que com um único disco de retorno de um só lado do io-iô).
Parabéns para Rodrigo e Cia. pela inovação!!!

Mas ficam aqui três sugestões, uma vez que a própria YoyoRio aguardava respostas quanto à durabilidade do novo sistema:
1 - Utilizar para o novo sistema de retorno, um adesivo mais resistente para fixar os discos de silicone, para evitar que estes sejam afetados facilmente, seja pelo aquecimento (estamos falando de um io-iô girando a cerca de 10000RPM aqui), seja por respingos de óleo ou mesmo vapores de outro tipo de lubrificante, como os comercializados em spray.
2 - Aumentar ligeiramente o diâmetro interno do novo sistema de retorno, para que este não toque o rolamento.
3 - Evitar o uso de "sanduíches" de camadas adesivas, para maximizar sua fixação nas laterais do io-iô.

Me pergunto agora o que aconteceria se eu experimentasse colar uns friction disks (Duncan), ou uns Dif-Pads (Buzz-On) no lugar dos polêmicos discos de silicone...
Ainda estudo um adesivo melhor enquanto isso. (Mas não vou ser louco de querer usar algo permanente como cianoacrilato...)
Editado pela última vez por Claudio H. Picolo em 08 Dez 2004, 01:50, em um total de 1 vez.
Rodrigo
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Gostei muito deste tópico !

Realmente são ótimas as críticas, muito bem embasadas. Além dessas, recebi outras por e-mail também.

Bom...

Já estamos agitando algumas pequenas mudanças, para as próximas remessas, de acordo com as críticas que recebemos, são elas :

- O novo sistema de retorno, com o nome provisório de SdR, terá tanto o diâmetro interno(d) qto o externo(D) aumantados, D = 24mm e d = 16mm. Isso solucionará o problema de eventualmente encostar no rolamento.

- As novas remessas virão com o GAP aumentado em 1mm.

- Onde atualmente são os starburts lixados, teremos um rebaixo de 0,1 mm para o encaixe perfeito do SDR.

Com isso acho que atendemos várias das críticas recebidas!

Gostaria de agradecer a todos que postaram aqui e que me mandaram e-mail, pois sem as suas opniões e sugestões não teríamos como fazer o ioiô de boa qualidade e jogabilidade que temos hoje !

Abraços,

Rodrigo - YoyoRio.com
# www.yoyorio.com #
Mamari

EXCELENTE!!

Mensagem por Mamari »

Claudio H. Picolo escreveu:Aí... continuando os testes do novo 2YRPro...

(...) retirei o rolamento, retirei os anéis de silicone e os anéis de plástico que ficam entre o corpo do io-iô e os discos de silicone. (...)

(...)O álcool isopropílico é utilizado em limpeza de componentes eletrônicos sensíveis(...)

(...)Peguei os outros dois discos de retorno de reserva e antes de fixa-los, notei que havia a mesma base plástica junto.(...)

(...) o que aconteceria se eu experimentasse colar uns friction disks (Duncan), ou uns Dif-Pads (Buzz-On) no lugar dos polêmicos discos de silicone(...)
Engraçado... não percebi nenhum anel de plástico. O anel de que fala é um relevo na parte interna do yo, exatamente onde se cola o adesivo? Aquilo sai? Que base plástica veio junto com seus disquinhos? No meu veio somente o adesivo de silicone colado em um "papel" que deve ser retirado como em qualquer auto-adesivo.

Tive a mesma idéia de retirara a cola antiga na hora de trocar o adesivo. Usei um spray de limpar contatos eletrônicos. O adesivo continua escorregando mas não tanto quanto antes. Antes, o disco de silicone chegou a soltar e embolar na corda na hora de jogar o yo. O yo veio direto na minha cara.

Pensei nas mesmas possibilidades. Vou tentar usar outro sistema de retorno mas hoje só tenho Saga e 2yr... nunca ví ao vivo um friction disks ou Dif-Pad.

No mais, parabéns pela análise. Por essa e pelas outras. Disse tudo que eu queria e algo mais. Acho que não coseguiria me organizar pra escrever isso tudo aqui.

Abraço!
Mamari
Mamari

Mensagem por Mamari »

Rodrigo escreveu: (...) Já estamos agitando algumas pequenas mudanças, para as próximas remessas (...)
Como não tenho prática, já dei várias pancadas no 2yr... queria comprar outro pra deixar aqui de reserva mas prefiro esperar essas modificações. Quando acha que esta´~ao prontas?

Abraço!!!
Mamari
Edy Kauan
Contato:

Mensagem por Edy Kauan »

Claudio H. Picolo escreveu:
(...) o que aconteceria se eu experimentasse colar uns friction disks (Duncan), ou uns Dif-Pads (Buzz-On) no lugar dos polêmicos discos de silicone(...)

os dif-pads sao da DIF-YO e nao tem nada a ver com a buzz-on....
Rodrigo
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Mamari : estaremos colocando a nova remessa essa semana na loja-virtual, agora nas cores : Preto, Verde e Amarelo !

Logo colocarei as fotos aqui !

Valeu

Rodrigo - YoyoRio.com
www.yoyorio.com
^^Terry^^

Mensagem por ^^Terry^^ »

Rodrigo escreveu:Mamari : estaremos colocando a nova remessa essa semana na loja-virtual, agora nas cores : Preto, Verde e Amarelo !

Logo colocarei as fotos aqui !

Valeu

Rodrigo - YoyoRio.com
www.yoyorio.com

Nao acredito.. heheheh.. no final das contas vo receber um de outra cor mesmo ehheehehe
Xraven
Contato:

Mensagem por Xraven »

fala rodrigo...

cara como sempre quando acho uma coisa errada eu falo mesmo..

tenho umas duvidas. eu comprei o 2yr Pro e agora estou vendo que tera um outro yoyo, com um quase resseced , com o gap maior, e outras coisas.

agora tenho minha pergunta.. o que foi vendido ate agora é o que , um prototipo pra agente comprar e falar o que deve ser mudado para mudar ????, e depois disso a "versao final" ficar muito melhor e nos ficamos com um yoyo " prototipo" cheio de " problemas " ???

gostaria de uns esclarecimentos!! e o que sera feito em relaçao ao novo yoyo com essas modificaçoes..

pense nisso como algo construtivo

Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Bom ..

Acho que não é por aí, somente fizemos o q todos aqui em cima pediram.

Verificamos que eram possíveis as melhorias e as fizemos com a idéia de agradarmos a todos.

Nunca tivemos a intenção de "usa-los" como "cobaias" para fazer um ioiô melhor, mesmo pq quando fizemos esta primeira remessa tínhamos a certeza de que agradaríamos a todos.

Infelizmente isso não aconteceu.

O ioiô tem no que melhorar, obvio, todos tem. Mesmo que seja um pequeno detalhe. Mas de forma alguma o ioiô está cheio de problemas como você disse, acho que essas palavras não cabem na situação.

Agora, novamente pensando em nossos clientes, decidimos fazer as alterações que vocês mesmos pediram.

Pensei que a ação de não cruzarmos os braços e deixarmos o ioiô como estava, seria exatamente o que vocês estavam querendo. Logo, partimos para uma nova investida a fim de agradar vocês, nossos clientes!!

Será que erramos???

Só queria deixar um esclarecimento sobre as mudanças, o ioiô NÃO É RESSECED, repito ele não tem o sistema de retorno posicionado abaixo da linha do ioiô. O rebaixo tem menos de 0,1 mm, ou seja, a profundidade dele é menor que a espessura de uma folha de papel. A única utilidade deste rebaixo é para o encaixe do sistema de retorno (SDR).
Com o aumento do gap se faz necessário o uso do sistema de retorno dos dois lados! Algo que não acontece na 1ª versão!

Bom... As mudanças foram solicitadas por vocês, somente às atendemos!
Editado pela última vez por Rodrigo em 03 Ago 2004, 14:54, em um total de 2 vezes.
Responder