Apresentção e Dúvidas do Saga cromo

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Olavo
Mensagens: 59
Registrado em: 12 Out 2004, 14:53
Localização: Porto Alegre

Apresentção e Dúvidas do Saga cromo

Mensagem por Olavo »

Olá Pessoal

Eu sou novo por aqui, descobri esse mundo novo do ioiô a poucos dias e estou fascinado, para terem uma idéia fui procurar os 5 artigos sobre a física do ioiô do Capitão Yo, pois lí uma reportagem na Scientific American de outubro( sou professor de Física), não encontrei, mas acabei caindo na página da ABI.

Imaginem meu deslumbramento descobrindo estas novas modalidades, os vídeos, as lojas, etc...eu que guardo meus antigos ioiôs da Coca como sde fossem relíqueas e junto vários saquinhos de cordinhas que comprei antes de acabar a última promoção!!!!

Bem...eu jogo desde meus 11 anos, hoje tenho 33, mas só sei razoavelmente o estilo clássico, tenho um ioiô da coca de 22 anos, até com porta ioiô caindo aos pedaços que ganhei nos campionatos da promoção. Chega de nostalgia e vamos as minhas dúvidas:

Comprei um Saga Cromo, achei mais difícil de jogar , mas estou me adaptando, chegou ontem, já comprei junto, mais pesos de borrachar um eixo fixo, um tubinho para secar o rolamento e mais cordinhas, tudo na Vulto, na Rio comprei umas as luvas e mais umas cordinhas e na fever um ioiô wood, e mais cordinhas :^)) e eixos adicionais. Por enquanto só chegou o Saga. Pretendo mais adiante comprar mais uns ioios para ir testando. A propósito este Saga cromo é lindo.

Meu principal problema, e que estou achando muito estranho, é a vibração enorme do ioio quando ele está dormindo, isto é normal? Ele não dorme macio, ou seja com um eixo bem fixo na rotação, como os da coca?

Outra coisa a tampinha do lado em que fica a porca fica mais estufadinha do que a do outro lado, já desmontei tudo e remontei mas continua, isso é normal também?

E quanto as cordas, lí que que para rolamento são melhors as sintéticas, mas posso usar minhas antigas da coca neles?

Já baixei uns 100 vídeos de ioiôs da página aqui da ABI e outras, e estou adorando assistir, minha mulher que também dá aula de Física, já me pediu para gravar um VCD para ela mostrar para os alunos :^))

Ah gostaria de parabenizar o pessoal todo que articulou e tá fazendo crescer este eporte aqui no Brasil, grande galera!!!!

Por enquanto é isso, pena não ter mais tempo para participar ativamente aqui do Fórum! Aguardo os comentários e ajudada de todos!

[]'s

Olavo
SidPires
Mensagens: 1427
Registrado em: 30 Nov 2003, 14:08
Localização: Porto Alegre

Mensagem por SidPires »

hey!
aparece hj la no gasometro as 2:30 q vai te um encontro
tu eh professor do gabriel marimon??

eh normal alguns desses problemas no comeco
mas com o passar do tempo as coisas melhoram

iac sid
Malefico
Mensagens: 388
Registrado em: 31 Ago 2003, 21:00
Localização: Recife-PE

Mensagem por Malefico »

Cara...bem vindo ae mano =D
Vamos la....
1-a um tempo atras, disseram que o saga cromo era meio instavel..eu nao comprovei,mas foi oque disseram...
2-cordinhas da vulto partem muito rapido..eu aconselho-te a pegar umas da yoyorio ou darckplus (hiltonol@hotmail.com que as faz e as vende),eu uso darckplus..sao as melhores cordinhas que ja vi na vida =D.
3-a tampinha do lado ficar estufadinha pode nao tem nenhum problema...mas troca as tampinhas de lado..*tampinhas se chamam sidecaps* pra ver se o problema é na tampinha ou no yoyo, se for no yoyo manda um mail pra a vulto pra resolver isso,talvez trocar o yoyo, pois o problema da vibraçao pode ser a falta de simetria entre as duas bandas do yoyo =]
Eh isso cara...flw aew e bem vindo \o,
caio.vall
Mensagens: 175
Registrado em: 10 Jul 2004, 19:03
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por caio.vall »

Aew cara bemvindo....
po legal ver que pra jogar Yo não tem idade ...
e quanto ao saga eu acho que é um pouco de costume....
e as cordinhas compra a slick 6 da yoyorio que pra mim são as melhores

VaLeU!
dsm
Mensagens: 254
Registrado em: 20 Fev 2003, 21:00
Localização: Porto Alegre

Mensagem por dsm »

Seja bem vindo Olavo nunca é tarde para fazer aquilo q gosta né naum =)..bom normalmente fazemos encontros semanais, de preferência no findi fique de olho no forum e tente aparecer em algum, vc vai ver q é bem divertido..bom tb naum sou mais tão novinho, mas tb naum sou tão velho =) brincadera!! tenho 21 anos quase 22 ha suas perguntas acredito q qualquer tipo de corda serve mas as sintéticas são melhores...quanto ao dorminhoco do ioio ele é bem macio quantinue treinando q logo logo pega o geito ;) bom acho q é isso falow aí e seja bem vindo novamente.

ds.
nÓ!!
IaC
Sempre.
Olavo
Mensagens: 59
Registrado em: 12 Out 2004, 14:53
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Olavo »

Valeu gurizada,
SidPires escreveu: tu eh professor do gabriel marimon??
Sid,
Não, sou não!
Malefico escreveu: Vamos la....
1-a um tempo atras, disseram que o saga cromo era meio instavel..eu nao comprovei,mas foi oque disseram...
Malefico,
Estou achando que é isto mesmo, mas terei que ver outros ioios para comparar, mas não estou gostando nada dessa vibração
Malefico escreveu: 2-cordinhas da vulto partem muito rapido..
Malefico,
Valeu a dica.
Ontem, nem um dia depois que estava jogado a cordinha arrebentou e o ioio saiu voando, minha sorte é que caiu em cima de uma vela e amorteceu a queda, muita sorte, até porque já qeria ter me livrado daquela vela a horas :^))
Malefico escreveu: 3-a tampinha do lado ficar estufadinha pode nao tem nenhum problema...mas troca as tampinhas de lado..*tampinhas se chamam sidecaps* pra ver se o problema é na tampinha ou no yoyo, se for no yoyo manda um mail pra a vulto pra resolver isso,talvez trocar o yoyo, pois o problema da vibraçao pode ser a falta de simetria entre as duas bandas do yoyo =]
Malefico,
Troquei os sidecaps e notei que fica estufado devido a borrachinha que fica em cima da porca e do parafuso terem tamahos diferentes, fiz várias trocas de lados das partes e o problema não se resolve, acho que o ioio tá precisando de um balanceamento :^/
Vou escrever para vulto, mesmo, se a coisa não melhorar! Valeu
caio.vall escreveu: po legal ver que pra jogar Yo não tem idade ...
as cordinhas compra a slick 6 da yoyorio que pra mim são as melhores
Caio,
Bah, agora me senti um vovô do ioiô :^))
Quanto as cordinhas eu já encomendei umas dessas, valeu a dica.
dsm escreveu:Seja bem vindo Olavo nunca é tarde para fazer aquilo q gosta......quanto ao dorminhoco do ioio ele é bem macio quantinue treinando
dsm,
Obrigado, estou treinando, mas esta vibração tá me parecendo muito estranha e tô achando que não é a falta de prática, pois afinal são 22 anos jogando e mesmo sendo um ioio diferente, dá para perceber algo errado.

Obrigado a todos que respoderam até agora
Aguardo mais dicas se possível.

Tenho mais uma dúvida, como se retira o rolamento do ioio?


[]'s

Olavo
Marcelo Bazani
Mensagens: 737
Registrado em: 09 Ago 2004, 19:25
Localização: Guarujá-SP
Contato:

Mensagem por Marcelo Bazani »

opah
olha eu tiro o rolamento do meu saga usando um alicate tipo bico fino , mas sem fazer força e devargazinhu .
espero ter ajudado!

falow


(***#MBz.#***)
Daniel
Mensagens: 874
Registrado em: 20 Fev 2004, 15:06
Localização: Brasília DF

Mensagem por Daniel »

bom.. vamos as explicações.

se vc ja assistiu variuos videos ja tem noção do que e o classic style que se faz com ioios de eixo fixo e manobras de corda que se faz com ioios de rolamento com formato butterfly ou wing.

a vibração pode ser do ioio, mas eu duvido muito.o mais provavel e que como vc ta acostumado a jogar com ioios imperial os ioios mais largos vc tenha dificuldade de jogar corretamente, mas faça o seguinte teste:

jogue o ioio bem forte, e coloque o o dedo no gap dp ioio para frear ele um pouco, com isso ele deve parar de tremer, se a tremedeira nao diminuir o problema e do ioio.
se o tremedeirea parar, treine mais a te conseguir jogar o ioio corretamente.

o saga cromo e basicamente igual a um saga, so que um pouco mais pesado e responsivo.devido à cromagem, ele ganha peso e como deixa o starbursts mais saliente ele fica muito responsivo a ponto de sempre voltar, nao importando se o rolamento esta seco o unao, mas om o tempo ele fica normal. ate melhor que o saga comum devido a o peso extra.

tire o rolamento com cuidado com um alicate comum.

ah sim, nem sei no que vc vai usar um eixo fixo de saga.serve pra nada.pra mim eu uso pra quando eu vou tornear o ioio eu coloco ele pra proteger o suporte do rolamento da vibração.mas pra jogar nao serve pra nada.

tente fazer as manobras basicas que tem aki no site da ABI e ficar ligado no forum pra ficar sabendo dos ultimos videos pra DL e aparaecer nos encontros de vez em quando pra pegar as dicas com o pessoal mais experiente.
NaReeZ
Mensagens: 270
Registrado em: 06 Jan 2004, 15:56
Localização: Brasilia - DF

Mensagem por NaReeZ »

axo que a tremedeira pode ser falta de costume msm
qdo vc esta acostumado com 1 ioio e troka para outro mesmo sendo do mesmo estilo ele fica tremendo 1 pouco ate vc c adaptar ao novo ioio, vai em algum encontro lah eles podem t dizer c é o ioio ou vc...
Olavo
Mensagens: 59
Registrado em: 12 Out 2004, 14:53
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Olavo »

Marcelo Bazani escreveu:opah
olha eu tiro o rolamento do meu saga usando um alicate tipo bico fino , mas sem fazer força e devargazinhu .
Marcelo,
Valeu a dica
Daniel escreveu: jogue o ioio bem forte, e coloque o o dedo no gap dp ioio para frear ele um pouco, com isso ele deve parar de tremer, se a tremedeira nao diminuir o problema e do ioio.
Daniel,
Fiz várias vezes e o problema persiste, mas vou tentar mais um pouco antes de escrever para vulto, pois o problema pode ser eu mesmo.
Daniel escreveu: ah sim, nem sei no que vc vai usar um eixo fixo de saga.serve pra nada.pra mim eu uso pra quando eu vou tornear o ioio eu coloco ele pra proteger o suporte do rolamento da vibração.mas pra jogar nao serve pra nada.
Eu pensava em usar o eixo fixo para fazer as manobras de loop, mas já percebi que é melhor ter um ioiô específio para isso, já encomendei um fever wood, além de usar os da Coca que ainda tenho.


Valeu novamente a todos, to achando que vou ter que comprar outro ioio de rolamento logo para poder comparar com esse meu Saga Cromo

[]'s

Olavo
Olavo
Mensagens: 59
Registrado em: 12 Out 2004, 14:53
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Olavo »

NaReeZ escreveu:axo que a tremedeira pode ser falta de costume msm
qdo vc esta acostumado com 1 ioio e troka para outro mesmo sendo do mesmo estilo ele fica tremendo 1 pouco ate vc c adaptar ao novo ioio, vai em algum encontro lah eles podem t dizer c é o ioio ou vc...
NaReeZ,
Pois é , teve um este fim de semana aqui em Porto Alegre , mas não pude ir, quando tiver novamente vou tentar dar um pulo, foda é que to trabalhado demais e minha próxima folga será só lá pelo meio de novembro!

Valeu!
Olavo
Mensagens: 59
Registrado em: 12 Out 2004, 14:53
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Olavo »

E ai Galera,

Bem...acabo de receber resposta de uma mp que mandei para o Hamiseixas que também tem um Saga Cromo, e o pior...é que ele disse que o dele também treme!!!!

Parece ser algo devido ao processo de cromagem, alguém teria mais alguma informação sobre isto??

Ah... passei uns vídeos para VCD e minha esposa tá fascinada assistindo na TV, ficou muito bom de ver na TV!!!!

Fascinante...como diria o Sr. Spock

[]'s

Olavo
Daniel
Mensagens: 874
Registrado em: 20 Fev 2004, 15:06
Localização: Brasília DF

Mensagem por Daniel »

Olavo escreveu: Fascinante...como diria o Sr. Spock

[]'s

Olavo
oh não!!!!!! vc gosta de star trek.
aaaaaaaahhhhh

ahahahahaahaha aposto que e professor de fisica por causa do seriado.
ahhahah eu me amarro tb, mas nunca assisti muito.
Claudio H. Picolo
Mensagens: 1233
Registrado em: 07 Dez 2003, 00:53
Localização: Campinas, SP
Contato:

Mensagem por Claudio H. Picolo »

Daniel escreveu:
Olavo escreveu: Fascinante...como diria o Sr. Spock

[]'s

Olavo
oh não!!!!!! vc gosta de star trek.
aaaaaaaahhhhh

ahahahahaahaha aposto que e professor de fisica por causa do seriado.
ahhahah eu me amarro tb, mas nunca assisti muito.
~

Ei! Não fala mal de Star Trek não! Eu sou Primeiro-Tenente na Frota Estelar Brasil!
E um dos fundadores do maior fâ-clube da América Latina de Star Trek é um físico!
(Hehehe!)

Ao Prof. Olavo, boas-vindas à ABI!
Olavo
Mensagens: 59
Registrado em: 12 Out 2004, 14:53
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Olavo »

Daniel escreveu: ahahahahaahaha aposto que e professor de fisica por causa do seriado.
ahhahah eu me amarro tb, mas nunca assisti muito.
Daniel,
Na verdade não sei, talvez tenha influenciado, mas acho que a ficção científica no geral!
Claudio H. Picolo escreveu: Ei! Não fala mal de Star Trek não! Eu sou Primeiro-Tenente na Frota Estelar Brasil!
E um dos fundadores do maior fâ-clube da América Latina de Star Trek é um físico!
(Hehehe!)

Ao Prof. Olavo, boas-vindas à ABI!
Obrigado Claudio

A propósito eu fundei um grupo para fazer legendas dos episodios a um anoe pouco, e o grupo cresceu bastante, hoje tem muita legenda lá, não participo muito por falta de tempo, mas o grupo vai de vento em polpa, para que se interessar ai vai:
http://br.groups.yahoo.com/group/Legend ... _Estrelas/

Ah....desculpa o Offtopic, moderador!

Voltemos ao assunto :ioiôs!!!!

[]'s

Olavo
rafa
Mensagens: 1090
Registrado em: 25 Fev 2003, 21:00
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

Mensagem por rafa »

hmm!!!!!!

mas que beleza! mais um gaúcho em nossa comunidade! :)

Bem-vindo Olavo, a ABI é uma verdadeira família... vc vai se sentir muito confortável por aqui! pode crer...


sou um quase vizinho, aqui da Serra... pretendo ir no fim do ano p/ POA (parentes) e conhecer o resto do pessoal e tb será um prazer conhecê-lo.


Bom, qualquer dúvida estamos aí!

( )s...


ps: muito boa a iniciativa de sua mulher mostrar a seus alunos os vídeos do esporte! isso ajuda e muuito a difundí-lo, já que é pouco conhecido no país...
Marcio
Mensagens: 466
Registrado em: 17 Abr 2002, 21:00
Localização: Santa Barbara d´Oeste/ SP
Contato:

Mensagem por Marcio »

fala ae Olavo!!!
Bem vindo a nossa comunidade...no que precisar estamos ai.valeu!!!
Olavo
Mensagens: 59
Registrado em: 12 Out 2004, 14:53
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Olavo »

rafa escreveu:hmm!!!!!!

mas que beleza! mais um gaúcho em nossa comunidade! :)
Bem-vindo Olavo, a ABI é uma verdadeira família... vc vai se sentir muito confortável por aqui! pode crer...
sou um quase vizinho, aqui da Serra... pretendo ir no fim do ano p/ POA (parentes) e conhecer o resto do pessoal e tb será um prazer conhecê-lo.
Bom, qualquer dúvida estamos aí!
( )s...
ps: muito boa a iniciativa de sua mulher mostrar a seus alunos os vídeos do esporte! isso ajuda e muuito a difundí-lo, já que é pouco conhecido no país...
Valeu Rafa, espero poder conhecer o pessoal uma hora dessas!

A apresentação dos vídeos no colégio foi um sucesso, a gurizada perguntou para ela se eu jogava daquele jeito, ela disse mais ou menos :^))), e eeles querem que eu faça uma apresentação, agora ela viajou, eu não jogo nem perto daquilo!!!!!
Marcio escreveu:fala ae Olavo!!!
Bem vindo a nossa comunidade...no que precisar estamos ai.valeu!!!
Obrigado Marcio




Gostaria de aproveitar essa mensagem para parabenizar a galera que participa dos campionatos, pessoal, vcs são muito bons, e em especial ao Rafael Matsunaga, cara a tua apresentação no mundial foi 10, e foi muito legal eu ver um brasilero, lá no meio de um monte de japonês :^))))), desculpa a brincadeira, mas é com um carinho muito sincero!!!!


[]'s

Olavo
dennysfilth
Mensagens: 115
Registrado em: 02 Abr 2004, 22:48
Localização: maravilha sc

Mensagem por dennysfilth »

legal a materia da scientific , li hoje
saindo um pouco do assunto alguem deu alguma mao na materia...ate que estava bem completa, falava de offstring counterweight...
Cise Tonietto
Mensagens: 15
Registrado em: 23 Set 2004, 22:07

Mensagem por Cise Tonietto »

Claudio H. Picolo escreveu:
Daniel escreveu:
Olavo escreveu: Fascinante...como diria o Sr. Spock

[]'s

Olavo
oh não!!!!!! vc gosta de star trek.
aaaaaaaahhhhh

ahahahahaahaha aposto que e professor de fisica por causa do seriado.
ahhahah eu me amarro tb, mas nunca assisti muito.
~

Ei! Não fala mal de Star Trek não! Eu sou Primeiro-Tenente na Frota Estelar Brasil!
E um dos fundadores do maior fâ-clube da América Latina de Star Trek é um físico!
(Hehehe!)

Ao Prof. Olavo, boas-vindas à ABI!
É isso aí!!! falou mal de Star Trek a gente transforma em poeira cósmica!!
Star Trek comanda!
Por muito tempo fiquei recebendo propaganda de convenções, mas como ninguém me respondia como se fazia pra pagar a taxa da Frota, eu nunca participei efetivamente...

Vida longa e próspera ahuehauheuaheua
Responder