Rolamento

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Tr4sh

Rolamento

Mensagem por Tr4sh »

Ae galeraaaaa!!! é o seguinte...
Eu tenho um saga, já sequei o rolamento e tal.... mas num parece q ele num tem um desempenho tão bom qto os ioios gringos... queria saber se tem uma diferença muito grande do rolamento dops gringos, mesmo ele já seco...
E toh pensando em compra um otro ioio, queria uma dica de um ioio que seja bom...
Vocês acham o FH0 bom?! ou throw monkey?!
Valeu!!!!
Claudio H. Picolo
Contato:

Re: Rolamento

Mensagem por Claudio H. Picolo »

Tr4sh escreveu:Ae galeraaaaa!!! é o seguinte...
Eu tenho um saga, já sequei o rolamento e tal.... mas num parece q ele num tem um desempenho tão bom qto os ioios gringos... queria saber se tem uma diferença muito grande do rolamento dops gringos, mesmo ele já seco...
E toh pensando em compra um otro ioio, queria uma dica de um ioio que seja bom...
Vocês acham o FH0 bom?! ou throw monkey?!
Valeu!!!!
Depende do io-iô gringo...
O Saga não deixa a desejar em relação a muito io-iô gringo... No entanto, ele peca um pouco com relação à estabilidade de eixo... nada que com um pouco de treino você não resolva.
Tempo de dorminhoco... Hummm...

1 - Rolamento
Verifica se o rolamento está realmente BEM limpo, ou seja... sem absolutamente nada de óleos ou graxas.
Faz um teste: prende o rolamento no cabo de um desses pincéis para pintura artística e faz ele girar com o dedo. O ideal é ele rodar "livre"... passando de uns 2 seg.
Se ele rodar menos de 1 seg. limpa ele de novo... quantas vezes forem necessárias.
Para acelerar o processo de secagem, você pode usar água-raz (que é um solvente mais forte) ao invés de isopropanol, mas certifique-se de que o rolamento está realmente BEM seco antes de po-lo de volta no io-iô.
Você pode enxugar o rolamentocom uma toalha de papel, tomando o cuidado para ela não soltar fiapos dentro do mecanismo do rolamento.
(Tenho um rolamento de Saga aqui que sequei especialmente para te passar esse teste... ele está girando 5 seg. no cabo do pincel.)

2 - Distribuição de peso
O Saga é um io-iô bastante versátil... permite que você adicione aros de peso nele para fazer ele ter mais massa e assim, ajudar a manter o giro dele por mais tempo.
A Vulto comercializa aros de peso de borracha para serem inseridos dentro do Saga, de modo que este possa comportar até 4 aros de peso desses.
O ideal seria ele ter peso mais nas bordas do que distribuído por igual... isso ajudaria a resolver o problema da estabilidade de eixo dele. (Os felizes donos de Saga-V que o digam)
Certifique-se também de que esses aros de peso estejam bem firmes dentro do io-iô... trepidações indesejadas prejudicam o giro.

3 - Starbursts e gap
Com o tempo, os starbursts do Saga tendem a se desgastar, mas quando estão novos, eles "freiam" bastante o io-iô.
Experimente abrir mais o gap.

Bom... acho que é isso aí!
Responder