Fazendo Friction-Disc - Técnica Codigo3d

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
codigo3d
Mensagens: 347
Registrado em: 28 Jun 2005, 11:29
Localização: Marília - SP
Contato:

Fazendo Friction-Disc - Técnica Codigo3d

Mensagem por codigo3d »

ATENÇÃO: Não recomendado pra crianças, pois utiliza produtos quimicos

Técnica de como fazer o friction disc...
Vc vai precisar de:


• Papel adesivo, aquele que usa em impressora jato de tinta
• Uma ripa de madeira pra espalhar a borracha
• Um vidro pra misturar
• Um Tubo de borracha de silicone
• Catalisador

Eu comprei os dois ultimos itens no mercado livre Silicone 250gr e Catalisador R$ 14,99 + e ainda vc ganha um curso de moldes,, ma o interessante é a borracha
o tubo de 250 gr da pra fazer um 2 metros quadrados de adesivo emborrachado pra recortar os discos

Neste método tentei simplificar o máximo possivel pra quem nao tem recursor como, ploter de recorte, espatula etc....

Usei materias básicos que simplesmente resultam em uma folha adesiva emborrachada que poder ser cortada como cada um quiser..

Procedimento:

1 - Em um vidro misture a borracha liquida com o catalisador na proporção indicada no manual da borracha, misture bem.
2 - coloque a folha de adesivo sobre a mesa e espalhe a mistura.
3 - use a ripa de madeira com espatula e espalhe bem criando uma fina camada, como se estivesse passando massa corrida na parede.
4 - espere secar por mais ou menos 2 horas
5 - depois de secar vc terá um adesivo emborrachado,,, é so cortar os discos e usar

Obs.: Sei que muitos podem falar que é mais facil, usar manta magnetica, mucambo, esparadrapo etc,.. mas o objetivo é apenas técnicas de fabricação,,, se não gostar, não precisa reclamar,, simplesmente aprenda... valeu


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Dennys
Mensagens: 52
Registrado em: 16 Jun 2005, 14:41
Localização: Maravilha/ Bal. Camboriú
Contato:

Mensagem por Dennys »

Opa! Muito bom, voce sempre trazendo coisas novas para o ioio =]
Mas algumas perguntas

Esse papel adesivo onde posso encontrar? Pensei em papel contact mas acho q nao eh a mesma coisa, a rugosidade deve ser diferente pelo jeito neh...
E o catalizador eh necessario mesmo, ou so pra acelerar o processo?
acho q eh isso, quando eu puder eu vou tentar =]
valeu!
Mr.Whip
Mensagens: 1521
Registrado em: 17 Abr 2002, 21:00
Localização: Brasil

Mensagem por Mr.Whip »

tu é lokão mano ^^
da hora!
whip
codigo3d
Mensagens: 347
Registrado em: 28 Jun 2005, 11:29
Localização: Marília - SP
Contato:

Mensagem por codigo3d »

Dennys escreveu:Opa! Muito bom, voce sempre trazendo coisas novas para o ioio =]
Mas algumas perguntas

Esse papel adesivo onde posso encontrar? Pensei em papel contact mas acho q nao eh a mesma coisa, a rugosidade deve ser diferente pelo jeito neh...
E o catalizador eh necessario mesmo, ou so pra acelerar o processo?
acho q eh isso, quando eu puder eu vou tentar =]
valeu!
Pode ser qualquer papel ou até fita dupla face,, quanto mais rugosidade melhor aderencia...
O catalisador é necessario para endurecer a borracha, ela vem liquida depois da mistura causa o endurecimento....

Se alguem tem recessed da pra jogar a mistura dentro do recessed deixando a espessura que melhor agradar,,, e quando quiser e so tirar ela, pq não mancha e nem deixa residuo..
Marcio
Mensagens: 466
Registrado em: 17 Abr 2002, 21:00
Localização: Santa Barbara d´Oeste/ SP
Contato:

Mensagem por Marcio »

Legal!!!Sempre coisas novas pra galera!!
Parabens!!
Smash.rs
Mensagens: 698
Registrado em: 31 Ago 2003, 21:00
Localização: Santa Maria RS
Contato:

Mensagem por Smash.rs »

codigo3d escreveu:
Se alguem tem recessed da pra jogar a mistura dentro do recessed deixando a espessura que melhor agradar,,, e quando quiser e so tirar ela, pq não mancha e nem deixa residuo..
Se for fazer isso é bom misturar BEEEEMMMMM, por que acho que o catalisador se posto em grande quantidade e/ou não bem misturado vai detonar o yoyo, mas é uma possibilidade né.
Muito boa tua técnica cara, de repente eu tente ela, outra coisa, qual a espessura que ficou depois de posta a borracha e cortado?!
Esse papel adesivo de gráfica é só ir numa e pedir retalhos, não precisa gasta, se não tiver na hora pede pra eles guardarem da semana, normalmente, pelo menos aqui na minha cidade, eu sempre consigo adesivo e vinil em retalho pra fazer stickers e tal. A propósito será que o vinil adesivo não pega melhor?! E os que eu tenho aqui, a maioria é mais fino que o papel adesivo.
Bom, o negócio é experiementar eu acho!!
Parabéns pela iniciativa.
zombie69
Mensagens: 2346
Registrado em: 18 Ago 2004, 15:54
Localização: Diadema - São Paulo
Contato:

Mensagem por zombie69 »

Mr.Whip escreveu:tu é lokão mano ^^
da hora!
whip
hehe... eh o efeito da pasta vermelha... quando eu falo ninguem acredita...

muito ROX!!! C3D e suas invencoes!!! o cientista do YoYo!!!

flow
^^Terry^^
Mensagens: 325
Registrado em: 25 Mar 2004, 14:48
Localização: Duque de Caxias - RJ

Mensagem por ^^Terry^^ »

poe isso ai pra galerar comprar q tu vai ganhar um dindin, se for bom mesmo ninguem mais vai importar friction.
Sprout
Mensagens: 702
Registrado em: 07 Fev 2002, 21:00
Localização: Região do Grande ABC

Mensagem por Sprout »

Parabéns pela iniciativa codigo3d.
Pelo pouco que pude observar seus trabalhos pude perceber um potencial enorme em você
e em Design eu ouso "arriscar" que você pode ser imbatível se continuar no ramo dos Ioiôs
Ultimamente não estou conseguindo arrumar tempo pra quase nada. Faculdade + Cursos finais de semana + Trabalho etc. mas sempre que posso dou uma "bizoiada" no fórum ;)
A propósito estou precisando de uma (Pasta Vermelha) cara sensacional a idéia :D
Quando puder me venda uma ok?
Abraços
Sucesso e continue inovando.

Sprout
Koffein
Mensagens: 70
Registrado em: 21 Jan 2005, 18:51
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Koffein »

Muito bom...
Não sei se me arriscaria... quem sabe um dia hehehe
slip
Mensagens: 130
Registrado em: 03 Ago 2005, 22:44
Localização: SJC, YOXIGEN
Contato:

Mensagem por slip »

legal!

O ioio deve ser lembrado antes e depois do codigo 3d :lol:
Tape
Mensagens: 849
Registrado em: 05 Nov 2004, 22:16
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Tape »

e eu mó felizão aqui pq consegui fazer 1 friction com aqueles kit pra consertar câmara de bicicleta AHUahUAHuahUHU

muito bom mesmo isso ae cara, c num ta pensando em vender não???
=p
Responder