Desmagnetização de rolamentos
Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos
-
- Contato:
Desmagnetização de rolamentos
Alguém aí já experimentou?
Eu fiz um teste com um rolamento velho de aço...
Imantei-o e ele simplemente não girava "nada"... aí, resolvi desmagnetiza-lo...
Voltou a girar até melhor.
Ainda estou pesquisando nesse sentido.
Eu fiz um teste com um rolamento velho de aço...
Imantei-o e ele simplemente não girava "nada"... aí, resolvi desmagnetiza-lo...
Voltou a girar até melhor.
Ainda estou pesquisando nesse sentido.
-
- Contato:
Tem várias formas de desmagnetizar objetos feitos de metais ferrosos.
O processo consiste em desalinhar a partículas magnéticas do metal.
Um método simples, mas com eficiência questionável (até por ser bem artesanal) é
1 - Pegar um pequeno íma de modo que os pólos fiquem (por exemplo) N no dedo indicador e S no polegar.
2 - Fazer movimentos circulares em torno do rolamento mantendo uma certa distância deste. (Aí vai do "feeling" do "artista", que deve sentir a força de atração do íma e do rolamento.)
3 - Ainda com movimentos circulares, vá afastanto o íma do rolamento aos poucos.
O ruim desse método é a imprecisão.
Dosar a desmagnetização para o outro lado do rolamento não é fácil e requer muitos testes para "calibrar" legal o giro do mesmo.
Existem aparelhos feitos para desmagnetizar coisas como cabeças magnéticas de tape-decks, etc.
Me questiono se alguém aí sabe onde posso encontrar desses aparelhos.
O processo consiste em desalinhar a partículas magnéticas do metal.
Um método simples, mas com eficiência questionável (até por ser bem artesanal) é
1 - Pegar um pequeno íma de modo que os pólos fiquem (por exemplo) N no dedo indicador e S no polegar.
2 - Fazer movimentos circulares em torno do rolamento mantendo uma certa distância deste. (Aí vai do "feeling" do "artista", que deve sentir a força de atração do íma e do rolamento.)
3 - Ainda com movimentos circulares, vá afastanto o íma do rolamento aos poucos.
O ruim desse método é a imprecisão.
Dosar a desmagnetização para o outro lado do rolamento não é fácil e requer muitos testes para "calibrar" legal o giro do mesmo.
Existem aparelhos feitos para desmagnetizar coisas como cabeças magnéticas de tape-decks, etc.
Me questiono se alguém aí sabe onde posso encontrar desses aparelhos.
na loja do meu pai tem
serve pra desmagnetizar ou magnetizar motores de aparelhos eletronicos
axo que vc pode encontrar em algum ferro-velho, aqui em BH existe um ferro velho chamado bom-pastor
tem um seculo que esse desmagnetizador ta lá na loja agora eu descobri que ele é util pra mim.....
vou tentar lá depois... o bom é que ele demagnetiza com precisão ai fica melhor
serve pra desmagnetizar ou magnetizar motores de aparelhos eletronicos
axo que vc pode encontrar em algum ferro-velho, aqui em BH existe um ferro velho chamado bom-pastor
tem um seculo que esse desmagnetizador ta lá na loja agora eu descobri que ele é util pra mim.....
vou tentar lá depois... o bom é que ele demagnetiza com precisão ai fica melhor
-
- Contato: