Secando rolamento - desingripante

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Chinello Cybernético
Contato:

Secando rolamento - desingripante

Mensagem por Chinello Cybernético »

Fala pessoas.

Na falta do fluído e de álcool, eu pensei em usar o q tinha em ksa, e me veio o "óleo desingripate".. Dei uma lida na embalagem, e o q ele faz é exatamente o q queremos que os outros "secantes" façam..

- Limpar (retirar óleos e graxas lubrificantes);
- Eliminar a umidade (evitando corrosão e oxidação (ferrugem));

E então apliquei o produto que tinha aqui, o Jimo Penetril (um tubo spray grande, e velho), no rol praticamente colado, umas 2 vezes em cada lado..

Deixei o rol em repouso, passei um papel higiênico nele, deixei mais um pouco em repouso (ao todo deu quase 1h em repouso). e fui jogar ele no meu Saga.

O resultado foi o que eu esperava. Agora dorme como ninguém o querido =P .. Peguei meu Saga na sexta, então ainda não sequei o rol da maneira tradicional. Mas acredito q o resultado será o mesmo, pois o rol tá sem lubrificante algum. Mas daki a pouco vou botar 1/5 de gota de oleo .. lol

Então, tá registrada a experiência. Aos mais experiêntes que secam o rol da maneira tradicional, seria interessante que o fizessem com um desingripante, para relatar se a limpeza é equivalente.

Valeu

############ editando ############
Só pra constar, o tempo de dorminhoco q eu acabei de cronometrar foi de 25s até o ioio desistir de rodar. Não é quase nada, mas é mais q o suficiente pra eu aprender as manobras básicas. =)
Editado pela última vez por Chinello Cybernético em 13 Nov 2006, 23:55, em um total de 1 vez.
Barco
Contato:

Mensagem por Barco »

Eu já tinha mencionado esse produto em um tópico anterior..
Hum.. eu usei uma pequena amostra.. então, não deu para experimentar muito... pelo que eu conheci, não gostei muito... mas não deu pra fazer grandes experiencias...
De qualquer jeito, valeu pelo registro!
Abraço
Chinello Cybernético
Contato:

Barco escreveu:Eu já tinha mencionado esse produto em um tópico anterior..
Hum.. eu usei uma pequena amostra.. então, não deu para experimentar muito... pelo que eu conheci, não gostei muito... mas não deu pra fazer grandes experiencias...
De qualquer jeito, valeu pelo registro!
Abraço
Quer dizer então Barco, que "secando" apenas com um desingripante spray, o resultado seria abaixo do resultado obtido secando do "método tradicional"?
Vlw
Barco
Contato:

Mensagem por Barco »

hum... eu acho que sim..
como eu disse... eu usei só um pouco... nao fiz grandes experiencias.. se eu tivesse aqui um pouco desse produto, usaria mais pra ver como fica...
De qualquer forma, eu nao costumo secar meus rolamentos.. mas se secar, gosto do bom e velho fluido de isqueiro... depois, abrir o rol e colocar oleo...
Abraço
Vorcegy

Mensagem por Vorcegy »

eu já usei o desengripante após secar totalmente o rolamente com fluido para zippo. mas a intenção que eu tive ao fazer isso foi deixar ele mais responsivo ( é que eu estava dando o yoyo pra uma sobrinha e ela ainda não conseguia fazer o bind) o resultado foi como eu esperava, o yoyo retornava ao toque na maioria das vezes, mas ainda dormia bem, em torno de 40s ( é que já tinha feito outros mods também). Então o que eu gostaria de registrar aqui é que yoyo com desengripante roda um pouco menos que o rolamento seco, mas roda mais do que com a 1/2 gota de óleo. Todavia tem um pessoal aqui que garante que conforme vai jogando após colocar o óleo tipo singer ele fica bom também. Mas o duro é colocar o óleo na medida certa, leva tempo até pegar o jeito (pelo menos no meu caso).

Resumindo, pra quem achar que ficou confuso:
eu usei desengripante pra lubrificar, ao invés de secar e o resultado foi satisfatório.
JONES
Contato:

Mensagem por JONES »

SEGUINTE.

SEQUE ANTES COM ALGUM SOLVENTE, E DEPOIS COLOQUE O DESENGRIPENTE. EU TENHO MUITA EXPERIENCIA COM OLEOS E DIGO PRA VC , MUITAS COISAS APLICAVEIS NO COTIDIANO COMO DESENGRIPAR COM O PROPRIO OLEO NÃO DÁ CERTO COM IOIO.

A PRIMEIRA VEZ QUE EU FUI SECAR UM ROLAMENTO EU PENSEI NISSO, E FIZ, SÓ QUE O RESULTADO FOI MUITO MELHOR QUANDO EU SEQUEI COM ALCOOL ISOPROPILICO PARA DEPOIS COLOCAR UMA GOTA DE ANTI-CORROSIVO, (ISSO FOI EM MARÇO DE 2004).

ANO PASSADO EU TENTEI A MESMA EXPERIENCIA E NÃO FICOU LEGAL. MAS ESTES DIAS ATRAZ UM PIAZINHO LÁ PERTO DE CASA PEDIU PRA MIM SECAR O ROLAMENTO DO SAGA DELE, E COMO EU TAVA SEM SOLVENTE PEGUEI O SUPER LUB E ESPIRREI PRA VALER. FICOU BOM NA HORA, DEPOIS NÃO TESTEI. MAS DEVE TER FICADO NA MESMA, POR QUE QUANDO O OLEO SECA E GANHA UM POUCO MAIS DE TEMPERATURA FICA MAIS VISCOSO.
Chinello Cybernético
Contato:

Então Vorcegy, o resultado que eu consegui foi exatamente esse. O ioio ainda volta com puxando, mas apenas com a rotação um pouco alta, e mesmo assim não é sempre. A diferença do meu caso pro teu, é q tu aplicou o desengripante com o rol seco, e eu utilizei o desengripante com o rol lubrificado, assim como ele veio no saga.

Jones, quebrou tua tecla do Caps Lock? hehe. Então, na falta do álcool isopropílico, eu apliquei o desengripante, como o resultado foi bom o suficiente pra eu aprender o trapézio desmontando "bonito", fiquei feliz, mas não adotei este método como o oficial, pq ainda nem vi como fica secando com o alcool. Mas tu falou que com o tempo ele poderia voltar a ficar como era qdo lubrificado, só se for bem ao longo prazo, afinal, fazem 3 dias que eu apliquei o desengripante, e o rendimento continua o mesmo. ;)

Valeu
BrunoKoRn
Contato:

Mensagem por BrunoKoRn »

Chinello Cybernético escreveu:Jones, quebrou tua tecla do Caps Lock?
é assim mesmo, se acostuma =P

sobre o produto que o barco disse
acredito que seja o produro que o pessoal la da loja de rolamentos usam .. la na cideral.

qdo fui compra um rol pra lyn fury la .. comentei oq eu pretendia faze com o rol joguei ioio pra eles verem e talz
ai ele coloco o rol dentro d um sakinho
e espirro bastante de um spray la dentro .. q ele disse que dissolvia a graxa sem tirar a lubrificação ..

nao gostei .. o ioio continuo responsivo a qq toke q eu dava ..
qdo ele falo q o produto fazia isso peguei o ioio e fui joga crente q o rol tava seco .. tomei um backspin na mao q me segurei pra n faze cara feia la na loja AHouiHAUIA
Responder