Tipos de Rolamentos- Alguem ajuda ae?? =\

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
thefox
Mensagens: 101
Registrado em: 24 Set 2006, 19:45

Tipos de Rolamentos- Alguem ajuda ae?? =\

Mensagem por thefox »

aew gente...lah vem eu enxendo o saco d novo ^^

Eu gostaria de sabe os tipos de rolamentos q tem...e quts + o - eles duram...E se inferrujam facil essas coisas...

Se tiver algum link dos rols eh ateh melhor! dai eles detalham tudo certinho! ^^

Flw aew gente! =D
Blade
Mensagens: 821
Registrado em: 19 Out 2005, 16:05
Localização: Curitiba

Mensagem por Blade »

que eu me lembre algum tempo atrás foi feita esse pergunta, mas vamos lá, temos rolamentos de cerâmica, inox, e ferro (acho que é ferro é o que vem na maioria dos yos), bom o de cerâmica eu não sei qto dura mas o de inox ele não enferruja, já os comuns aqueles q vem nos yos q vc compra duram pouco, gerelmente eles oxidam em 3 semanas mas isso não importa mto sempre é bom fazer uma limpeza, passar ele no algum desingripante ajuda bastante... bom acho que é isso tem alguns caras q entendem melhor que eu de rolamento... se eu tiver errados eles vão corrigir.

espero ter ajudado
Blade
thefox
Mensagens: 101
Registrado em: 24 Set 2006, 19:45

Vlw ^^

Mensagem por thefox »

eh q num kra do meu bairro falo q tinha um rol de "fusão Fria" e eu tava pesquisando oq eh e num achei! ¬¬

Acho q o kra tava mentido -.-

Por isso o brasil num vai p/ frente! hUHAuaUUua
Gustavo.Olier
Mensagens: 972
Registrado em: 07 Dez 2003, 23:26
Localização: Araçatuba-SP

Mensagem por Gustavo.Olier »

pode ate existir sim...
se vc entrar em um site de rolamentos, tipo www.skf.com.br vera q existem varios tipos de rolamento....mais nem todos sao fabricados em tramanho pekeno, e nbem todos sao usados no ioio(por exemplo o d celeron).....por isso acredito q posa existir sim, sse ae d fusao fria, mesmo nunca ouvido falar...
da uma conferida em sites de rol q vc vai c informar bem
existem materias diversos na fabricação de rolamentos....

ps.:esse topico deveria estar em equipamentos e naum em mods....
Hugo
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Set 2002, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por Hugo »

Existe o de fusão fria sim. É tecnologia espacial, e é usado em rolamentos pequenos também. O esquema é que deve ser muito caro, principalmente pelo processo de fabricação. Pelo que eu me lembre, ele é feito no frio para os elétrons ficarem organizados e manter a matéria mais coesa. Deve ser um dos rolamentos mais duradouros que existe! hehehehe... não sei também os cuidados que tem que ter com ele... se for 10 reais pode comprar! heheheh
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

Hum.. blz... deixa eu tentar...

Rolamentos Comuns, que vc vai achar em qualquer boa loja de rolamentos..

Rolamentos de AÇO.. Rolamentos de AÇO INOX... Rolamentos de Cerâmica...
Se comprar de uma boa marca, qualquer um desses é bom... e se cuidar bem, vai durar muito tempo...

Vamos aos atributos..

AÇO - Todos os rolamentos são feitos em Aço... o aço é uma liga resistente, feita, em sua maioria, de Ferro e Carbono, restando alguns outros materiais, que chama-se de Impurezas. O aço NÃO é fundido... ele pode ser moldado por processos de forja, laminação, ou extrusão.
Adiciona-se algum material especifico para melhorar sua ductibilidade, resistência, usinagem, etc..

AÇO INOX - Inox vem de Inoxidável... Não sofre, ou sofre muito pouca, oxidação... oxidação é um processo que afeta TODOS os metais, alguns mais, outros menos... e é inevitável... então, coloca-se um produto a mais na liga do Aço, que reduz drasticamente o atributo de oxidação.

CERÂMICA - Não... o rolamento não é feito de cerâmica... são de cerâmica os rolos, ou as esferas internas do rolamento...
Não tenho ctz... mas acho que a resistencia ao atrito da cerâmica é menor que o do Aço.

Um Pouco sobre a Oxidação do Rolamento...

Rolamentos de aço oxidam por causa da umidade presente no ar, e no caso de yoyos, por causa do suor... um pouco de óleo no rolamento cria uma proteção que evita que a parte interna sofra oxidação... a parte interna é a parte que importa :)
Rolamentos ficarem pretos é muito normal, pois além da oxidação, ocorre o desgaste do mesmo...
O grande problema passa a ser se a parte interna do seu rolamento estiver oxidada... Ele vai começar a travar, trepidar, deixa o yoyo mais responsivo... ou seja... o rolamento está estragado...
Se o seu rolamento é de Aço Inox... parabéns... ele não vai oxidar... mas aos espertinhos de plantão... INOX NÃO QUER DIZER QUE NÃO PRECISA DE MANUTENÇÃO!

O rolamento Inox não vai Oxidar, e isso já é uma grande vantagem... mas não se esqueça de colocar um pouco de óleo no seu rolamento,Inox ou Não, para que haja proteçao das esferas, ou rolos, e para diminuir o contato entre as esferas, ou rolos, com as bandas de rolagem, que diminuem muito a vida útil de qualquer rolamento..

Rolamentos especiais, como os banhados a Ouro, com mercúrio, etc, rodam melhor pois esses componentes especiais ajudam a diminuir o atrito, ao mesmo tempo que dão uma lubrificada...

Para usar no YoYo, não ligue para o termo ABEC.. você vai estar jogando dinheiro fora...
ABEC é uma classificação do rolamento quanto à precisão de suas dimensões... Isso não significa que ele vá rodar mais, ou mais rápido... significa, sim, que ele é melhor feito, e aguenta rotaçoes maiores...
Alguns ABEC 1, ou 3 rodam melhor que muitos ABEC 5 por ae...
ABEC alto, normalmente, diz que um rolamento aguenta maiores rotações que um de rolamento de ABEC menor...
Mas relaxe, pois seu yoyo não alcança essas rotações...

Ajudei??
Abraço
Barco
Smash.rs
Mensagens: 698
Registrado em: 31 Ago 2003, 21:00
Localização: Santa Maria RS
Contato:

Mensagem por Smash.rs »

Valeu pela explicação sobre ABEC tio Barco :D.
Sempre tive dúvidas sobre.

Sobre os rolamentos especiais ali, no caso o de ouro, eles são banhados né? Se sim essa cobertura deve se desgastar então eu imagino, e após o desgaste, ele tem características parecidas com um inox ou um de ferro?
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

Aí, depois do desgastem depende do material do Rol...
Mas acho que é Aço normal...
Jota B.
Mensagens: 460
Registrado em: 25 Out 2006, 14:49
Localização: Cascavel - PR
Contato:

Mensagem por Jota B. »

Eu tenho um rolamento de ceramica...
É o melhor rolamento q eu ja usei mas ele eh muito fragil. Se ele cair no chão ou bater com o ioio muito forte no chão as esferas dele que é de ceramica quebram e ja era o rolamento e não existe concerto.
O rolamento de ceramica, JAMAIS pode ser seco ou colocado algum tipo de lubrificante ou óleo. Ou seja, quando voce compra ele ja vem totalmente seco e gira muito mesmo. (dependendo do ioio acho que chega a ficar dormindo uns 10 min)
Bom eu tenho um rolamento de aço, um de aço inox e o de ceramica.
Se fosse escolher entre eles pegaria o de ceramica.
Unico problema que o rolamento de ceramica que vende separado que eu saiba é o da Dif-E-Yo e ele ja vem concavo. Que eu saiba só YoYoJAM e Dif-E-Yo pode usa-lo.
thefox
Mensagens: 101
Registrado em: 24 Set 2006, 19:45

Vlw

Mensagem por thefox »

Vlw tio barco pela explicaçao...muito boa msm! ^^

Vo compra um de inox do tio zombie soh p/ o começo...dai num tenhu muita preucupacao com o ferrugem =D

+ penso em futuramente em compra um de ceramica...e vo pesquisar + sobre o Rol de fusao fria! Qualquer novidade eu Aviso =D

Vlwwww aeew gente pela ajuda
drezinho_r10
Mensagens: 193
Registrado em: 24 Jun 2006, 11:29
Localização: São Paulo SP

Mensagem por drezinho_r10 »

eh por essas e por outras q eu axo q o barco devia escrever um livro... ou um manual de como jogar yoyo... ahauhauhau
Responder