Como ressucitar um rolamento!!!!

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Robertojs
Mensagens: 306
Registrado em: 17 Nov 2006, 18:03
Localização: São José dos Campos - SP

Como ressucitar um rolamento!!!!

Mensagem por Robertojs »

Bom galera, acho que tudo o que é desenvolvido deve ser naturalmente comunicado, sabendo disso, estava eu com um grande problema em casa, meu rolamento está completamente travado de ferrugem e umas coisas estranhas que só uma analize quimica vai revelar, resolvi tentar um metodo bem "lógico" de manutenção mecânica, isso pra mim é algo fora de minha alçada pois trabalho com eletrônica.....então não tenho a minima noção de materiais e etc, mas isso é irrelevante vamos ao que interessa!!!!

Como RESSUCITAR um rolamento travado (travado mesmo)

Em 9 passos, testados por mim em diversos rolamentos "ferrados mesmo", em todos os casos obtive sucesso (com excessão do meu carro de "rolemã", mas isso também era demais 8 anos depois da ultima lubrificação seria um milagre)

1º Remova a blindagem com muito cuidado para não amassa-la (em casos de pouca ferrugem recomendo que esse seja o 4º passo)

2º Quando o rolamento está enferrujado, por dentro ou por fora, utilize um oleo desengripante, ex WD40 ou outro qualquer em spray em abundancia e deixe descansar (molho mesmo pelo menos 1 hora)

3º Limpe muito bem para retirar todo o excesso de oleo, recomendo executar o procedimento padrão de secagem de rolamento e lógico deixar sem nenhum tipo de fluido (oleo, fluido "zippo", isopropilico, seja o que for que foi utilizado para a limpeza - secagem)

4º Com o auxilio de uma lixa super fina (recomendo de unha o lado fino), lixe todo o lado de fora (é trabalhoso e NÃO TENHA PRESSA)

5º Após isso utilize uma escova de dentes ou outro tipo qualquer com cerdas duras para remover as pequenas particulas de ferrugem que cairam para dentro do rolamento, limpe muito bem, pois isso irá evitar qualquer tipo de problema(como se tivesse areia nas esferas)

6º Por mais uma vez, em um recipiente plastico coloque o oleo em spray de forma a encobrir todo o rolamento e deixe por pelo menos 1 DIA de molho

7º Execute novamente a secagem como no passo "3"

8º Prenda o rolamento de alguma maneira em qualquer tipo de motor que tenha rotação alta e "BOTA O BICHO PRA RODAR"

9º Após isso, uns 2 Minutos são suficientes, lubrifique as esferas do rolamento com uma gota "que unidade de medida exata", de oleo fino ( o mesmo do spray)
"and enjoy"


Esses 9 Passos são capazes de ressucitar rolamentos travados em quase todos os graus de defeito!!!!


Espero ter ajudado a quem eventualmente tem essa falha!!!
Editado pela última vez por Robertojs em 23 Jan 2007, 21:27, em um total de 2 vezes.
fvalero
Mensagens: 53
Registrado em: 05 Ago 2006, 03:11
Localização: cascavel -PR

Mensagem por fvalero »

kra eh uma boa..vou tentar...
flowss
pauloyoyo
Mensagens: 592
Registrado em: 01 Mai 2006, 17:18
Localização: Porto Alegre

Re: Como ressucitar um rolamento!!!!

Mensagem por pauloyoyo »

robertojs escreveu:


4º Com o auxilio de uma lixa super fina (recomendo de unha o lado fino), lixe todo o lado de fora (é trabalhoso e NÃO TENHA PRESSA)
lixa dàgua embebida com óleo é menos arriscado e fecha mais os poros pra evitar q a ferrugem volte mais cedo jah q recussitando a vida útil diminue bastante,mas tmbm ao meu ver eh um upgrad.
valew robertojs!mais uma opção de secagem.
abraço!;]
lucas BLANC
Mensagens: 205
Registrado em: 25 Set 2006, 18:49

Mensagem por lucas BLANC »

boa
tem uns rol aki precisando disso

ps: o que vc usou para rodar o rol?
Tarasco
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Jan 2006, 19:11
Localização: SP-São Paulo
Contato:

Mensagem por Tarasco »

lucas...usa akeles barato da polishop...(num to brincando)
lembrei o nome...dremel..
sempre tem uma função nova pra isso =P
lucas BLANC
Mensagens: 205
Registrado em: 25 Set 2006, 18:49

Mensagem por lucas BLANC »

aHUAhhuahuaa
boa idéia
MAS na falta disso
o melhor seria uma furadeira non?
Tarasco
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Jan 2006, 19:11
Localização: SP-São Paulo
Contato:

Mensagem por Tarasco »

furadera...ventilador...batedeira...td q gira =P
FábioGrilo
Mensagens: 114
Registrado em: 22 Dez 2006, 14:45
Localização: São Bernardo do Campo / SP
Contato:

Mensagem por FábioGrilo »

é treta tirar a blindagem do rolamento
um dia tentei, e quase acotnece um acidente FEIO no meu dedo
rs
lucas BLANC
Mensagens: 205
Registrado em: 25 Set 2006, 18:49

Mensagem por lucas BLANC »

ventilador aHUAhAHAHhuauhaUAHh
fico cum a furadera
pauloyoyo
Mensagens: 592
Registrado em: 01 Mai 2006, 17:18
Localização: Porto Alegre

Re: Como ressucitar um rolamento!!!!

Mensagem por pauloyoyo »

robertojs escreveu: 1º Remova a blindagem com muito cuidado para não amassa-la


4º Com o auxilio de uma lixa super fina (recomendo de unha o lado fino), lixe todo o lado de fora (é trabalhoso e NÃO TENHA PRESSA)
O 4º Passo poderia ser o 1º robertojs?assim ñ tiraria a blindagem ateh porque protegeria de um suposto micro cavaco se intalar no interior,se tratando de um pqn roll nada eh impossível ateh porque se vc tah disposto a ressusitar seria menos stress.
abraço;]
Robertojs
Mensagens: 306
Registrado em: 17 Nov 2006, 18:03
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Robertojs »

1º resposta lá de cima.......
Furadeira para circuito impresso +- 18000 Rpm, o "bicho treme"


2º pauloyoyo
Concordo com você, porém mesmo com a blindagem ela ira entrar, menos mas irá, mas aceito a sua sugestão, no meu caso que a ferrugem era muita, ia ser irrelevante, ia ter de qualquer maneira que abrir a blindagem....mas obrigado
pauloyoyo
Mensagens: 592
Registrado em: 01 Mai 2006, 17:18
Localização: Porto Alegre

Mensagem por pauloyoyo »

robertojs esse tópico eh muito bom,eu ja vi rolamentos alheios que o vivente tocou no lixo soh porque travou,agora se abre mais uma esperança!mesmo q ñ seja duradoura mas ja dah um tempo pra correr atrás de outro roll.
mandou muito Bem!
qualquer novidades é soh tocar aih.
abraço!;]
cogumelo
Mensagens: 560
Registrado em: 16 Mai 2006, 19:50
Localização: curitiba

Mensagem por cogumelo »

que o rotomatic faça seu papel!
josemdj1
Mensagens: 291
Registrado em: 07 Dez 2006, 18:51
Localização: Jacareí-SP

Mensagem por josemdj1 »

parabeins pelo topico parcero!!!!!!

BUZZ LIGHT YEAR DOUBLE A
Responder