secando o rolamento

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

X3M-SNOOPY
Mensagens: 119
Registrado em: 31 Mai 2003, 21:00
Localização: Vinhedo
Contato:

Mensagem por X3M-SNOOPY »

quanto tempo deixo o rolamento no fluido de zipoo?
qual é a difereça se tacar fogo depois de secar-lo?
existe algum tamanho de recipiente mais adequado para por ele?


discupem mais tava com essas duvidas entaladas e naum quero ferrar meu rolamento, da utima vez q fui tentar seca o rolamento so puis ele no foga depois entreguei pro giba e ele falou q as esferas tavam coladas, naum quero cometer o mesmo ingano, quanto tempo dexo ele no fogo?
Avatar do usuário
e-rod
Mensagens: 461
Registrado em: 27 Abr 2003, 21:00
Localização: Porto Ferreira
Contato:

Mensagem por e-rod »

No fogo??? Segundo meus conhecimentos, fogo resulta em agua + gás carbonico. Isso não é divertido.
Bom, você tem que deixar no fluido de Zippo ou outro solvente apolar por um tempo suficiente para que todo o oleo seja extraído.
Na hora de secar você pode colocar o rolamento sobre papel higiênico assim o solvente elui, ou seja, o solvente se pirulita do rolamento e vai pro papel. depois disso é só pererar algumas horinhas. hehe, uma é suficiente.
Packer
Mensagens: 2396
Registrado em: 08 Fev 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Packer »

pega um potinhu de filme akeles preto la poe um pouco de fluido poe o rolamento fecha e começa a xacoalhar bem mas bem mesmo dai vc tira fica girando o rolamento com a mão espera uns 5 minutos e nem isso e poe no yoyo e joga o meu fica mó loko desse jeito

Packer
X3M-SNOOPY
Mensagens: 119
Registrado em: 31 Mai 2003, 21:00
Localização: Vinhedo
Contato:

Mensagem por X3M-SNOOPY »

valeu aos dois, so tive q por durex em volta do negocio q poem o filme pq tava voando fluido pra todo lado, esqueci de perguntar mas o fluido pode ser reutilizado?
Li_Shaoran
Mensagens: 988
Registrado em: 07 Abr 2003, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por Li_Shaoran »

cara, o negócio é o seguinte:
eu uso thinner pra secar o rolamento, mas é um pouco danoso pro rolamento que se deixar tempo demais seu rolamento vai pro espaço.
Eu deixo no thinner por mais ou menos 2 minutos e rodo ele na mão e deixo mais uns 2 minutos e depois eu seco ele num papel toalha que absorve todo o thinner(não deixe o thinner pingar no seu ioio).
mas depois de um tempo com o rolamento seco o ioio faz barulho demais e eu resolvi colocar um óleo supoerfino que não prejudique tanto.
eu coloquei oleo de maquina de costura singer, o reolamento fica silencioso e não enferruja com o tempo.
eu medi o tempo de dorminhoco do meu 2yr com esse oleo e deu 02:40 minutos.
X3M-SNOOPY
Mensagens: 119
Registrado em: 31 Mai 2003, 21:00
Localização: Vinhedo
Contato:

Mensagem por X3M-SNOOPY »

Li_Sharon mas se voce so deixa o rolamento no tiner 2 minutos como é q vai dar tempo do lubrificante sair sem antes chacoalhar bastante?

agora fiquei com mais duvida ainda, é melhor usar fluido de zipoo ou tiner
Avatar do usuário
e-rod
Mensagens: 461
Registrado em: 27 Abr 2003, 21:00
Localização: Porto Ferreira
Contato:

Mensagem por e-rod »

Tanto faz, querido Snoopy. Oleos são apolares e qualquer solvente apolar disolve esses oleos. o esquema é que tinner dissolve rapidinho.

Agora falando com o Li Shaoran: Po velho, de duas uma, ou você é o maior contador de lorotas ou você é tão bombado que manda o yoyo com uma força inimaginável.
Ja conheço esse oleo Singer, oleos de desengripantes são ainda mais finos e o meu não dorme assim não... Nem perto. hehehe
Li_Shaoran
Mensagens: 988
Registrado em: 07 Abr 2003, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por Li_Shaoran »

Bom, eu cronometrei meu dorminhoco ontem de novo e deu 3:00.
eu mostrei pra galera do calangoio, que não me deixa mentir, MAS o jeito que eu fiz o dorminhoco foi do jeito que o night moves do matsunaga passa dos 7:40.
vc segura a cordinha bem perto do ioio, quando a o ioio começar a entortar pro lado vc torce a cordinha pra fazer o ioio voltar pr eixo e evitar que a cordinha pegue nos starbursts freando o ioio.
se ele começar a ir pro outro lado é só torcer a corda pro outro lado.
assim o ioio não vai ficar pegando na corda.
Avatar do usuário
e-rod
Mensagens: 461
Registrado em: 27 Abr 2003, 21:00
Localização: Porto Ferreira
Contato:

Mensagem por e-rod »

7:40 ??? Caramba, preciso rever os meus conceitos. Sei lá esse seu cronometro aí, deve estar meio adulterado. hehe
Com o tempo eu vou pegando a manha desse super master dorminhoco.
rafa
Mensagens: 1090
Registrado em: 25 Fev 2003, 21:00
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

Mensagem por rafa »

Vem cá....

cês estão usando pilha nos ioiôs????
HAHAHAHAHA!!!!!!!

putz, vai dormir assim lá na China!
Avatar do usuário
e-rod
Mensagens: 461
Registrado em: 27 Abr 2003, 21:00
Localização: Porto Ferreira
Contato:

Mensagem por e-rod »

Talvez eles tenham colocado peso no 2yr. Eu to louco pra colocar peso nomeu, alguem tem alguma Dica??? Hein Li_Shaoran, alguma diqueta???

Eu tive uma ideia que vou testar hoje anoite.
Comprei 2 borrachas daquela bastão que poe na lapiseira. É da espessura exta e cabe no 2yr certinho.
Mas comprei a mais mole que tinha senão ela racha quando poe. Ou seja, paper mate nem rola, é caro e racha.
É isso aí, se der certo eu aviso e falo a marca alternativa de borracha. hauhua
fui
Mr.Whip
Mensagens: 1521
Registrado em: 17 Abr 2002, 21:00
Localização: Brasil

Mensagem por Mr.Whip »

só pra constar... o recordista mundial de dorminhoco ,faz mais de 20 min...:grin:
mas o cara é forte!

Whip
rafa
Mensagens: 1090
Registrado em: 25 Fev 2003, 21:00
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

Mensagem por rafa »

O meu recorde dorminhoco é quase 12 horas!
coloquei meu ioiô ao lado do travesseiro e ele puxou uma palha comigo nesse tempo...
HAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!

puxa? 20 minutos?????
ô loco... devia estar turbinado com NITRO!
RFPaes
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Mar 2003, 21:00
Localização: Goiânia - GO

Mensagem por RFPaes »

Ae pessoal
Gasolina tb é muito bom para secar o rolamento. Tome cuidado pra não pegar uma gasolina batizada com agua, senão enferruja o seu rolamento.
A gasolina é boa pq não enferruja, evapora muito rápido e o rolamento fica bem seco, e é bem mais barato que o fluido de zippo.
O unico inconveniente é o cheiro forte demais que fica depois, mas com o tempo sai.
Li_Shaoran
Mensagens: 988
Registrado em: 07 Abr 2003, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por Li_Shaoran »

putz 20 minutos!!!!!!
acho que o matsunaga me comentou disso.
eu acho que os oleos de desengripantes não são mais finosque o óleo singer.
meu 2yr está com peso sim.
eu coloquei uma borrachinha dentro do ioio.
eu usei uma borracha bem macia e bem leve tb.é uma borracha pra vedar tubos de aço.tipo eu acho que se coloca na rosca do tubo pra não passar água.
como ela é bem leve quase não faz diferença.
to pensando em colocar borracha de panela de pressão que é um pouco mais denso.
ou massinha, sei lá.
qual vcs acham que é a melhor opção.
o hugo colocou borracha de panela de pressão.
ficou bom.
Avatar do usuário
e-rod
Mensagens: 461
Registrado em: 27 Abr 2003, 21:00
Localização: Porto Ferreira
Contato:

Mensagem por e-rod »

Ei Li Shaoran, coloquei borracha de apagar e ficou animal. cochilava legal. Mas tem que ser uma borracha de marca vagabunda que seja bem maleavel senão ela racha.
Mas pra falar a verdade eu tirei o peso, não apreciei(as pancadas aumentam de intensidade).
Agora com relação a esse yoyo de 20 min... acho que eu sei como funciona. É simples.
De um lado do yoyo o cara coloca um motor M de peso P. Do outro ele coloca uma espira e um eletroíma tambem de peso P. Conforme o cara joga o yoyo a espira fica parada e o eletroíma começa a rodar e gerar um corrente eletrica "i" que alimenta o motor. Assim temos um ciclo infiníto. Mas aí ele não dorme, ele iberna. :lol:
Avatar do usuário
e-rod
Mensagens: 461
Registrado em: 27 Abr 2003, 21:00
Localização: Porto Ferreira
Contato:

Mensagem por e-rod »

Ah, mais uma coisa, com relação à gasolinha como solvente, ela realmente é volatil mas eu não recomendo muito afinal de contas a gasosa do posto foi feita pra ser usada em um motor como combustível e não como solvente. Ou seja, junto com ela tem oleos e álcool (se tem alcool tem agua junto).
Bom, é isso aí, recomendo os solventes mais puros.
JOTA
Mensagens: 1084
Registrado em: 28 Jul 2002, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por JOTA »

E ae Rodrigo...
Cara não sei se é impressão minha, mas meu rolamento nunca esteve melhor depois q passei a usar gasolina como solvente.
A que uso eh a Maxxi Aditivada.. ehehhehehe... Pra dar mais potência... :smile:

Mas o que acho mais prático mesmo é alcool isopropilico. Limpo, puro e não fica um fedor muito grande.

Abraços!
Avatar do usuário
e-rod
Mensagens: 461
Registrado em: 27 Abr 2003, 21:00
Localização: Porto Ferreira
Contato:

Mensagem por e-rod »

:lol: Da hora Jota, mas esse papo dele ficar bom é serio??? Sabe, eu coloquei meu rol no desgripante e depois só dei uma mergulhadinha na querosene só pra tirar o excesso. Deu pra perceber que ficou uma coisa de nada e o rol ta muito bom.
Agora tem mais um detalhe Jota, se eu passo querosene e você gasosa, ambos os solventes extraem todo o oleo e depois secam até o talo, chagamos a conlusão que os rols tão no puro aço. Aí se o seu fica 10 e o meu enrosca o problema não ta no solvente utilizado.


Ow Li Shaoran, que cor que é o tubinho do seu oleo Singer??? As vezes esse novo oleo do tubo verde é melhor. Eu tenho um pre-histórico aqui do tubo branco tambem da Singer. Quem sabe não mudaram de formula hein???
rafa
Mensagens: 1090
Registrado em: 25 Fev 2003, 21:00
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

Mensagem por rafa »

Já que estamos no papo,
sabem quando entra uma sujeirinha no rolamento, e dá preguiça de fazer todo processo p/ limpar?
Aí de preguiça damos uma "sopradinha" pra tirar o inconveniente de dentro... mas nunca esquecendo que o sopro vem da saliva, que é salgada e enferruja mais rápido e fácil.
Sei q é uma coisa muito óbvia, mas é bom precaver por via das dúvidas...

( )s,
Rafa.
Li_Shaoran
Mensagens: 988
Registrado em: 07 Abr 2003, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por Li_Shaoran »

cara , o oleo singer que eu uso realmente vem numa embalagem verde e está escrito oleo multiuso.
mas vale lembrar que quando vc acaba de passar o oleo o tempo de dorminhoco vai diminuir por causa da viscosidade do oleo.
o problema é que se vc deixar o rolamento seco por tempo demais ele começa a enferrujar sem contar que ele faz muito barulho e isso às vezes enche o saco.
eu medi com ele seco e deu 2:50, depois que eu passei o oleo foi pra 2:10.
mas depois de 2 dias foi pra 3:00 e tá voltando um pouco, se eu vacilar ele volta duma vez .
eu acho que se vc deixar o rolamento seco por muito tempo ele começa a piorar.
X3M-SNOOPY
Mensagens: 119
Registrado em: 31 Mai 2003, 21:00
Localização: Vinhedo
Contato:

Mensagem por X3M-SNOOPY »

intaum vc ta querendo dizer q naum pode deixar o rolamento seco por muito tempo q ele estraga tem que de vez enquando jogar um olho nele?
pelo q intendi o olho é so pra naum dexar o barulho certo?

agora com o MR.WHIP onde é q vc viu esse recorde mundial de durminhaco?

o meu rolamento eu puis no fluido de zipoo por mais ou menos um dia e quando eu conometrei o tempo de dorminhoco e deu 1:10, achei poco em compensacão com o do Li_Sharon acho q fiz certo se naum fiz me avisem...

VALEU!!
Avatar do usuário
e-rod
Mensagens: 461
Registrado em: 27 Abr 2003, 21:00
Localização: Porto Ferreira
Contato:

Mensagem por e-rod »

Eita Snoopy, primeiro que jogar olho no colamento deve doer a beça, segundo que Li_Sharon ta no Oriente Medio. hehe :grin:

Então Li Shaoran, se você tuchar oleo ele realmente volta facil mas e se jogar uma quantidade realmente pequena??? Ela vai minimizar o atrito e oferecer uma pequena viscosidade. Como não tem como colocar uma quantidade pequena de oleo eu passei e dei uma mergulhada na querosene pra retirar o excesso. Outra coisa que eu tava pensando era preparar uma solução com querosene e oleo, assim você limpa e protege.

Agora falando serio com o Snoopy: você pode deixar seu rolamento totalmente seco é só cuidar bem dele, ou seja, uma vez por mes você joga um oleozinho ou desgripante, brinca 5 min e passa querosa. Eu faço isso e to com meus rolamentos supimpa. Agora tem uma coisa, se você for deixar seu yoyo parado por muito tempo aí sim passe oleo de acordo. hehe
é isso aí. fui-me
X3M-SNOOPY
Mensagens: 119
Registrado em: 31 Mai 2003, 21:00
Localização: Vinhedo
Contato:

Mensagem por X3M-SNOOPY »

valeu ai e-rod e aos outros tambem, deve ficar bem loko misturar oleo e querosene, quando fizer isso me avise.

FUI
barros_barrinhos
Mensagens: 17
Registrado em: 23 Jun 2003, 21:00

Mensagem por barros_barrinhos »

eu sou novo nese mundo mais eu sempre pensei que aquelas vasilinas q os caras usam pra trepa bem fininha dava conta do recado....




me avissem se estiver errado
Avatar do usuário
e-rod
Mensagens: 461
Registrado em: 27 Abr 2003, 21:00
Localização: Porto Ferreira
Contato:

Mensagem por e-rod »

O quê??? Vasilina usada como lubrificante vaginal??? Ta louco? ta afim de jogar Semem no seu rolamento é??? O esquema é oleo fino usado em MAQUINAS. :lol:
é isso aí, fuiee
rafa
Mensagens: 1090
Registrado em: 25 Fev 2003, 21:00
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

Mensagem por rafa »

hehe....

eu acho ótimos os desengripantes!
eles corroem tudo o que está atrapalhando, e depois é só limpar bem o rolamento em algum fluído químico...

fica o Knal!
fui tb...

<font size=-1>[ Esta Mensagem foi editada por: rafa em 2003-06-26 12:23 ]</font>
X3M-SNOOPY
Mensagens: 119
Registrado em: 31 Mai 2003, 21:00
Localização: Vinhedo
Contato:

Mensagem por X3M-SNOOPY »

hahahaha vaginal naum tinha me tocado...
JOTA
Mensagens: 1084
Registrado em: 28 Jul 2002, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por JOTA »

Olha... Vcs estao enganados mas vaselina sólida eh um otimo lubrificante.
O Sprout costuma fazer uma mistura de vaselina solida com pó de grafite (vende-se nuns tubinhos)... Aplicado em quantidade muiiitoo pequena, reduz o baralho e nao trava muito.
Eu tenho usado meu rolamento lubrificado com anti-ferrugem/desengripante 3M. Não é muito bom perder um rolamento por ferrugem ou excesso de limalha de ferro nas bilhas.

Abraços!
rafa
Mensagens: 1090
Registrado em: 25 Fev 2003, 21:00
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

Mensagem por rafa »

Ah, sim!

eu me lembro desse papo do pó de grafite!
mmm.... bem interessante!

se eu achar vou testar!
valew.....
Responder