Review: 2YR Pro

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Claudio H. Picolo
Contato:

Mensagem por Claudio H. Picolo »

O 2YRPro como está é um io-iô excelente, muito similar a vários io-iôs importados que usam sistemas de retorno descartáveis como os friction disks (Duncan) e os difpads (Dif-e-Yo, conforme lembrado perfeitamente por Edy Kauan, embora os Buzz-On também usem esses dito cujos... ao menos aparentemente e com o mesmo nome).
Acho que vou modificar o meu 2YRPro... afinal de contas é fácil tornear um sulco de 16mm de diâmetro interno, 24mm de diâmetro externo e 0,1mm de profundidade.
Imagino que seria fácil também fazer um sulco semelhante para pôr um o-ring de cada lado... Hummm... Pensando bem, vou brincar com ele assim mesmo por um tempo antes disso... vamos ver o que aprendemos. Hehehe!!!
Antes de 1950 não existiam nem starbursts (que só foram patenteados em 1966 por Joe Radovan). Acho que vou aproveitar para pesquisar mais um pouco...
De qualquer forma, as mudanças nos 2YRPro já estão acontecendo mais rápido do que eu pensei.
E esse papo de "protótipo à venda" não existe. Já houveram 3 versões diferentes do Aluminum e nem por isso as versões anteriores eram "protótipos"... (Aliás, os colecionadores adoram esse tipo de coisa... tratam como "versões históricas que não deram certo", etc.)
Mas é bem verdade que testes extremamente exaustivos antes do lançamento de um novo produto são sempre necessários para evitar esse tipo de "clima" de "sentimento de cobaia"...
ZironG
Contato:

Mensagem por ZironG »

É nesse ponto eu concordo com o Rodrigo.

É natural que quem tenha comprado o yoyo antes das alterações se sinta prejudicado, eu até concordo que alguns yoyos para testes poderiam ter sido distribuídos antes do lançamento, mas tentem olhar pelo lado do Rodrigo.
O cara criou um yoyo que ele naturalmente imaginou que seria algo que agradasse a todos, ou pelo menos esperou isso. Mas tem certas coisas que só são notadas com as criticas e o que ele fez foi ouvi-las e logo dar uma posição a respeito prometendo fazer as alterações.

Eu até me impressionei pela velocidade das alterações e isso até preocupa um pouco, pois acho que vc poderia dar mais um tempo para criticas para poder aproveitar alguma outra ideia nessa nova versao.

Valeu!!!
Mamari

Mensagem por Mamari »

Rodrigo escreveu:(...) Acho que não é por aí, somente fizemos o q todos aqui em cima pediram. (...)

(...) Será que erramos??? (...)

(...) As mudanças foram solicitadas por vocês, somente às atendemos!
Rodrigo,

Não sei se vale a minha opinião e também não sei se será o ponto de vista da maioria mas, como profissional de marketing, dou meus parabéns pela velocidade com que compilou e acatou a opinião dos seus CLIENTES e alterou as características do seu PRODUTO a fim de MELHORAR o produto original. Coisa que pouquíssimas empresas de quase todos os mercados fazem. Na maioria das vezes as empresas fazem essas modificações somente quando o produto original apresenta defeito e não é esse o caso.

Normalmente vemos melhorias serem feitas somente após o mercado de um determinado produto ter atingido a 'maturidade'. Ou seja, o produto não está mais vendendo. É então lançado um produto melhorado e com preço superior ao original. Esse preço vai baixando aos poucos para aumentar a penetração e então é lançado outro produto 'melhorado'.

Qualquer empresa teria deixado a versão original vender bastante pra lançar o "2yr Pro+" com todas essas melhorias e um preço maior. E aí todo mundo iria comprar o lançamento sem reclamar.

Xraven,

Sua reação é normal. Mas pense que quem compra um lançamento está SEMPRE se arriscando. Isso acontece em qualquer mercado só que eles não deixam você perceber e ainda tiram vantagem disso.

Espero ter ajudado.

Abraço!!!

Ps.: Esqueci de dizer que achei o meu 2yr Pro muito bom e que os posts que fiz com observaçoes não foram reclamações. Não tenho nenhum yo 'gringo' mas tenho certeza de que não vou precisar comprar um por um bom tempo.
Xraven
Contato:

Mensagem por Xraven »

Rodrigo na verdade acho que em expressei um pouco mal. Vamos tentar recolocar as informações!!

Uma coisa que reparei e considero um defeito do yoyo " por isso que mencionei problema entre aspas.." e que o sistema de retorno sempre. Eu falei SEMPRE acaba indo para o rolamento fazendo o yoyo trava e impossibilitando de jogar direito.
isso eu considero um problema, talais não do yoyo mais sim do sistema de retorno.

agora outra coisa que falei " QUASE RESSECED" e não resseced.

o que queria saber com vc é ja que compramos esse yoyo antes das modificações, o que poderia ser feito pra nao termos alguns problemas que estamos tendo, ja que as novas modificações nao afetaram o nosso que ja ta feito.

Nunca quis dizer que vc deveria pegar os yoyo que compramos e dar outros, isso seria loucura.. Expressei-me de uma forma que ate mesmo agora lendo meu post achei que estaria dizendo isso. Em relação a isso peço desculpas pela forma errada que me espessei.

O que eu realmente queria dizer era.
que as modificações ate agora so afetam os novos yoyos. e os nossos? será que modificando o sistema de retorno nao consertaria este problema do adesivo ir para o rolamento ?? e assim os yoyo da 1 versão perderiam funcionar 100%

Vcs nao erraram Não.

so acho que vcs tb poderia tentar uma forma das modificações também serem aproveitadas pelas pessoas que compraram a 1 versão. Como uma melhoria no sistema de retorno, assim é so compra o sistema de retorno novo e pronto.

acho ate que vc deveria segurar um pouco as alterações propriamente ditas no YOYO pois podem aparecer mais coisas para serem aproveitadas.
e agora vc poderia tentar uma forma de deixar a 1 versão mais" jogavel"

Novamente, acho q agora consegui me expressar um pouco melhor. Desculpe pelos mal entendimento do post anterior

Gostei também da idéia do zirong sobre alguns yoyo para teste antes do lançamento “ matsugana , whip, e outros poderiam receber pra testar “

Manari.

Na verdade não seria bem ter ficado frustrado com isso, o que fiquei chateado seria de as modificações visarem somente o novo yoyo e o antigo ficar como esta! Mais agora com esse novo post acho que consegui passar o que pensei

Mensagem por Mamari »

Rodrigo escreveu:(...) O novo sistema de retorno, com o nome provisório de SdR, terá tanto o diâmetro interno(d) qto o externo(D) aumantados, D = 24mm e d = 16mm. Isso solucionará o problema de eventualmente encostar no rolamento. (...)
Então tá todo mundo em paz!!!!

Fora isso, só cada um providenciando no seu próprio yo um rebaixamento pra encaixar o SDR... como disse o Claudio H. Picolo: "(...) é fácil tornear um sulco de 16mm de diâmetro interno, 24mm de diâmetro externo e 0,1mm de profundidade".

Eu não sei como... : ))

Grande abraço!!!
irq_4
Contato:

Mensagem por irq_4 »

bom, oq eu quero saber é o seguinte:

eu encomendei o 2y pro praticamente quando foi lançado, mas ainda não chegou por problemas na hora do envio.

ele foi enviado novamente pra mim mas não sei se foi essa nova versão, provavelmente não.

então, se eu quiser colocar esse novo sistema de retorno no meu, caso ele seja o primeiro modelo tem como???

ou eu vou tem que fazer modificações???

eu não manjo nada de modificar, furar, aumentar buraco e etc...
Rodrigo
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

não há diferença entre o sistema antigo e novo, somente os diâmetros internos e externos que mudaram... o resto continua a mesma coisa ..

Valeu
irq_4
Contato:

Mensagem por irq_4 »

ah...
então eu vou poder usar ele sem problemas como se fossem o sistema antigo

abraços
Claudio H. Picolo
Contato:

Acho que a idéia de escolher alguns ioiozeiros a dedo para testarem os produtos novos na tentativa de se possível identificar possíveis defeitos antes de po-los no mercado uma grande sacada.
Cada ioiozeiro tem um estilo de jogo, bem como observações técnicas ou mesmo subjetivas que de repente podem melhorar o produto, minimizando observações que de repente podem "queimar" a imagem do fabricante perante o mercado.
Sacrificar alguns peões para ganhar no jogo de xadrez pode ser uma estratégia inteligente.

Eu gostaria de saber como o Rodrigo pretende fazer para aumentar o gap do "2YR-Pro Release2".
E aí? Vai usar espaçadores de algum tipo ou aumentar o buraco de encaixe das extremidades do eixo?

Quanto ao rebaixamento para encaixar o SDR, acho que podemos consultar o tópico: "Como eu faço recessed sticker", aliás, muito bem explicado (como sempre) pelo Rafael Matsunaga.

Estou tendo resultados interessantes com uma fita dupla-face (Adere) para reaproveitar os meus SDRs (uma vez que o frete do Rio pra cá...)
Até que tá quebrando bem o galho... por enquanto. Mas ainda não tá 100%...

Já pensei em fazer os meus próprios friction stickers com uma moeda, um esparadrapo hipo-alergênico e um estilete tipo "Exterminador do Futuro" como eu fiz com o meu velho Saga já quase sem starbursts...
Malefico

Mensagem por Malefico »

Uma coisa..com as moddificaçoes aceitas, como saberemos que nao havera mais modificaçoes e ficaremos seguros de comprar nossos 2yr pros?as modificaçoes vao ser aplicadas nos 2yr comums?e porque n vem mais vermelho =~~ gostei dele =P
Flwz aew!
Lucas
Contato:

Mensagem por Lucas »

tanto o 2yr pro qto o 2sofrferam essas mudanças. creio que não haverá mais modificações, fizemos outras cores no momento mais com o passar do tempo estaremos lançando outras cores e até repetindo outros....
Claudio H. Picolo
Contato:

OK! Terminados os testes com a fita dupla-face da Adere...
Conclusão: não tentem fazer isso.
1 - A expessura dos SDRs presos com esse adesivo alternativo aumentou um pouco, tornando o io-iô mais responsivo, forçando a abertura do gap.
2 - Como a camadade adesivo é muito expessa, o SDR ficou "fofo", chegando a tomar forma da cordinha... (que coisa mais esquisita!)
3 - Observação absolutamente inútil: os SDRs "pegaram" parte dacor da cordinha amarelo-fosforescente que eu estava usando. :-)
4 - Ao retirar os SDRs e "seca-los" retirando todos os resquícios de adesivo, notei que estes estavam "abaulados".

Nova sugestão para a Yoyorio: Eu faria o sulco para o novo SDR com 0,3mm (ou até maior) ao invés de 0,1mm, para não ter de abrir mais o gap. (Tá aí uma coisa pra se testar...)

Agora vou começar a testar outras coisas... talvez uma bactérias especialmente treinadas para morder a cordinha a cada tranco... (rsssss)
Pedro Paiva

Mensagem por Pedro Paiva »

Ainda estou com algumas duvidas com relação ao novo 2yr...
seguinte:

- Não sei se os O-rings não agradam aos outros jogadores de yoyo (eu ainda não tive a oportunidade de jogar com um yoyo que tivesse) mas já ouvi falar bem deste sistema de retorno.
Seria possível o 2YR PRO ter O-rings? é viável? seria melhor que o sistema de retorno que está sendo utilizado agora (que tem apresentado "probleminhas")?

- Assim como o Cláudio, eu ainda tenho um pouco de receio em utilizar os sistemas de retorno descartáveis, mas pelo que me parece o O-ring é o melhor em relação custo benefício, durabilidade e jogabilidade! Mas no caso do 2YR PRO se o o-ring fosse utilizado iria prejudicar ou melhorar o desempenho do yoyo?

Estou perguntando isso pois creio que os o-rings diminuiriam os "problemas" que vcs tem citado como os adesivos expessura, tempo de uso, jogabilidade, ir pro rolamento etc...

Gostaria de saber a opinão de vocês!!! Obrigado.

-=Pedro Paiva=-
ZironG
Contato:

Mensagem por ZironG »

Pedro, o o-ring é patentiado pela YYJ e se a Yoyorio quisesse usar so poderia no brasil.
Pelo menos é o que eu inyendi qdo conversei sobre isso com Rodrigo.
Mamari

Mensagem por Mamari »

ZironG escreveu:Pedro, o o-ring é patentiado pela YYJ e se a Yoyorio quisesse usar so poderia no brasil.
Até onde sei, o-ring é o nome genérico para ánéis de borracha vendidos em lojas de parafuso. Comprei 4 há duas semanas. A caixa que o rapaz trouxe ao balcão tinha um "O-RING" bem grande estampado na caixa. Quem tiver dúvidas pode verificar fazendo uma busca por "o-ring" no Google.

Essas pecinhas são usadas para fazer a vedação de roscas (como numa garrafa térmica) e carrapetas (torneira). Taí... achei um fabricantre de o-rings... que não paga nada à YYJ,,,
Claudio H. Picolo
Contato:

Pois é! Eu já vi essas borrachinhas vedando pontas de mangueiras de jardim...
Acho que a YoyoJam tem o nome "Yo-Ring" como "patente pendente", segundo o que eu li sobre o Matrix em:http://www.yoyojam.com/yoyos/ , e não "O-Ring", como chamamos genericamente aquelas "rosquinhas de vedação de mangueiras"... é que chamar elas desse jeito dá a entender tanta bobagem...
Pedro Paiva

Mensagem por Pedro Paiva »

saquei a para do O-ring... mas o que eu queria mesmo saber é se seria viável contruir um modelo de 2yr com O-rings.. que parece ser o sistema com melhor custo benefício.

peguei o link de uma foto emprestado.. so pra representar o que quero dizer. (esta modificação em um Saga) talvez poderia ser feita no 2YR;

http://br.f2.pg.photos.yahoo.com/ph/moi ... m=caf8.jpg

mudando assim o seu sistema de retorno em vez de borracha de silicone... para o-ring!!!

será que rola????

acho que seria o ideal!!! não sei se o pessoal gosta de o-ring...

-=Pedro Paiva=-

(Peguei o link da foto emprestado de um yoyo que está a venda ok^??? direitos reservados ao autor........ desculpa ae ...... e obrigado desde já)
ZironG
Contato:

Mensagem por ZironG »

Mamari escreveu:
ZironG escreveu:Pedro, o o-ring é patentiado pela YYJ e se a Yoyorio quisesse usar so poderia no brasil.
Até onde sei, o-ring é o nome genérico para ánéis de borracha vendidos em lojas de parafuso. Comprei 4 há duas semanas. A caixa que o rapaz trouxe ao balcão tinha um "O-RING" bem grande estampado na caixa. Quem tiver dúvidas pode verificar fazendo uma busca por "o-ring" no Google.

Essas pecinhas são usadas para fazer a vedação de roscas (como numa garrafa térmica) e carrapetas (torneira). Taí... achei um fabricantre de o-rings... que não paga nada à YYJ,,,
Eu me expressei mal. Nao quis dizer que a YYJ patentiou o produto "o-ring" e sim que a YYJ Patentiou o o-ring como sistema de retorno. Isso é o que ouvi falar, se estiver errado me corrijam.
Mamari

Mensagem por Mamari »

Gostei do o-ring no Saga... aliás, acho que o material do Saga é mais fácil pra fazer esse tipo de modificação. Por enquanto não farei pois os Starbust estão funcionando bem...

Acho que vou tentar fazer no 2yr... se alguém quiser passar pela experiência também, podemos pensar no caso em conjunto até ter certeza de que faremos direito...

Vou ver o tamanho dos o-rings que comprei... pela foto tive a impressão de que comprei um mais fininho do que o que usaram nesse Saga. Quem fez o MOD do Saga?

Quanto à patente, acho que não se pode patentear o ato de juntar um produto com outro (o-ring + yo da YYJ). É possível que tenham patenteado o nome "Yo-Ring" como falaram acima... mas como os japoneses patentearam o cupuaçú que é uma fruta que só dá no Brasil... acredito em qualquer coisa...

Abraço!!
Claudio H. Picolo
Contato:

OK! iniciando os testes com friction stickers hipo-alergênicos. Ou se preferirem...FSH. (Só eu mesmo...)
Esse tipo de friction sticker, eu consegui da seguinte forma:
Pega-se um pedaço deesparadrapo hipo-alergênico (usei Micropore da 3M) e cola-se numa moeda de aço de 25 centavos;
1-Recorta-se as bordas e com uma lixa de unhas, lixa-se as rebarbas sempre no sentido esparadrapo->moeda para ficar bem redondo;
2-Coloca-se um rolamento no meio (essa é a parte difícil... centralizar o dito cujo...);
3-Com um estilete bem pontudo (preferencialmente daquele tipo usado pelo Arnold Schwarzennegger no filme "Exterminador do Futuro), corta-se em volta do rolamento de modo a ficar um furo bem redondinho;
4-Descola-se o esparadrapo da moeda e cola-se nas laterais internas do io-iô, em volta do encaixe do rolamento, certificando-se de que não fique esparadrapo para dentro do encaixe, ou o desempenho do rolamento poderá ficar prejudicado.
5-Repete-se toda a operação para a outra lateral do io-iô.
6-Aperta-se bem o novo sistema de retorno, para que o adesivo não descole fácil.

Enfim... nada que meia hora de muita paciência não resolva, mas a vantagem é que você não precisa modificar absolutamente nada do seu 2YRPro, a não ser pelo fato de ter de retirar todos os vestígios dos SDRs originais antes.
Esse "quebra-galho" deu vida nova aos starbursts desgastados do meu Saga antes de eu vende-lo... Por que não testa-lo em outro io-iô?

Por enquanto, os resultados têm sido os seguintes:
- O io-iô retorna muito bem, ficando um pouco menos responsivo do que com os SDRs originais;
- Como o esparadrapo que estou usando é muito fino, o gap fica bem aberto, mesmo quando ajustado para a largura mínima;
- O comportamento do io-iô ficou um pouco estranho... um pouco mais difícil de estabilizar em certas manobras, eu diria. Optei por fazer os testes com um rolamento convencional depois disso para var se muda algo...
Quando tiver mais dados, vou postar aqui, OK?
Daniel

Mensagem por Daniel »

bom, eu estou usando friction stickers da duncan mesmo no meu 2yr pro ate sairem os novos sistemas de retorno da yoyorio.

o-ring como sistema de retorno tem lados bons e ruins.tenho um mini motrixx que e o-ring duplo, e confesso que eu preferiria um sistema de retorno descartavel, ou que desse menos resposta que o o-ring.

eu lixei um dos o-rings pela metade e o outro eu substitui por um da metade da espessura(nao do diametro) como diminuiu bem a resposta nao fiz demais alterações.

se alguém for fazer um mod com o-ring pega o topico "como fazer um saga vira-lata"
ta na seção de mods e so usar a pesquisa do forum.
Claudio H. Picolo
Contato:

Daniel escreveu:bom, eu estou usando friction stickers da duncan mesmo no meu 2yr pro ate sairem os novos sistemas de retorno da yoyorio.
Serviu direitinho?
Onde encontro friction stickers da Duncan à venda aqui no Brasil? (Não tenho cartão de crédito internacional).
O Boom tem uns dif-pads à venda. Têm o mesmo tamanho?

Olha... Sou bem newbie com sistemas de retorno descartáveis, mas tenho feito incontáveis experiências com diversos tipos de sistemas de retorno alternativos ao SDR.

Sempre vi com bons olhos os starbursts pelo fato de que estes permitem uma coisa interessante: ao arremessar o io-iô, a cordinha desenrola bem firme, dando tração extra ao giro do io-iô (ao menos em io-iôs com starbursts bem definidos, em gaps retos, como o 2YRng, que aliás, eu considerava muito bons. O Saga, por exemplo, já tem um gap mais curvo próximo ao centro e os starbursts dele "pegam" menos na cordinha, principalmente depois de usar muita cordinha dura...)

Experiência: enrole uma cordinha num io-iô normalmente, segure o io-iô e puxe a cordinha. Se ela ficar difícil de desenrolar, é sinal de que há a tração da qual falei.

Tenho impressão de que esse fenômeno ocorre com muito mais freqüência em io-iôs com starbursts ao invés de qualquer outro sistema de retorno. No entanto, essa "força de frenagem" pode ser encarada como um problema quando o io-iô está girando, uma vez que existe um atrito desnecessário entre a cordinha e os starbursts. Nesse caso, ponto para os o-rings, que atritam em uma área menor da cordinha. Mas vejo muito as pessoas reclamarem dos "estouros" freqüentes dos io-iôs com o-rings e aí partimos para os descartáveis, que rasgam, desgastam, etc. e acabamos voltando a falar de starbursts.
(E aí esse papo não acaba mais... rsss)
Responder