Duvida - Dicas para fabricação de Yoyo

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Gepeto xD
Mensagens: 383
Registrado em: 18 Ago 2007, 19:43
Localização: Santos/SP
Contato:

Duvida - Dicas para fabricação de Yoyo

Mensagem por Gepeto xD »

Então gente eu to querendo fazer um yoyo pra mim, só que eu quero algumas dicas de quem entende desse assunto...

Eu queria usar um material meio que de plastico(Ex:DELRIN), mas aonde eu arrumo este plastico e quem faria com que ele fique com o formato do yoyo ?

Dica para escolha do eixo, eu coloco um eixo, ai esse eixo nao pega, teria algum jeito de eu trocar ele sem fazer outro ? (diga que sim ;x)

Eu to querendo tambem fazer ele com hubstack só que eu nao tenho os minis rolamenos e tal, só o eixo... como eu arrumo um ?

Abraços
mestevao_ioio
Mensagens: 53
Registrado em: 29 Mar 2008, 17:48
Localização: uberaba MG

ioio

Mensagem por mestevao_ioio »

meu acho q vc vai ter q procurar alguma fabricca especializada ow algo assim ;D
té +++++++
Gepeto xD
Mensagens: 383
Registrado em: 18 Ago 2007, 19:43
Localização: Santos/SP
Contato:

Re: ioio

Mensagem por Gepeto xD »

mestevao_ioio escreveu:meu acho q vc vai ter q procurar alguma fabricca especializada ow algo assim ;D
té +++++++
Acho que não po, acho que tem jeito de fazer no torno e tal...

Só que eu não quero fazer cagada, por isso criei esse tópico pra pedir ajuda de quem entende do assunto...

Abraços
jiwizul
Mensagens: 184
Registrado em: 09 Ago 2008, 00:05
Localização: Curitiba-Pr

Mensagem por jiwizul »

pergunta pro jones e pro forest!
markus
Mensagens: 365
Registrado em: 25 Nov 2007, 14:26
Localização: MG- Contgem- Eldorado

Mensagem por markus »

Vai em uma tornearia!!
Gustavo.Olier
Mensagens: 972
Registrado em: 07 Dez 2003, 23:26
Localização: Araçatuba-SP

Mensagem por Gustavo.Olier »

bom vamos la...se vc ker fazer 1 ioio, o certo eh fazer em um torno manual, mais tem alguns problemas
o torno manual anum eh tao preciso qnt o cnc......pq o manual o carinha q vai medir e fazer conforme as medidas dele, isto é, sujeitoa maiores erros.....qnt a isso, procure um bom torneiro pra fazer essas peças....

qnt a hubstacks, vc tem q falar com o torneiro pra lee fazer os encaixes, o melhor metodo eh vc levar um ioio com hubs pra ele ver e copiar......
axo q eh isso
o amterial vc tem q peskisar na sua cidade mesmo, e por ae vai...
Gepeto xD
Mensagens: 383
Registrado em: 18 Ago 2007, 19:43
Localização: Santos/SP
Contato:

Mensagem por Gepeto xD »

Então, eu nao sei oque é CNC, seria uma maquina que faz os yoyos em grande quantidade mais preciso ?

Então se eu quizer fazer 1 yoyo pra teste eu fa~~o no torno manual, ai se eu quizer eu produzo em mais quantidades com o CNC ?

Uma coisa que eu to em duvida mesmo é como eu vou colocar o eixo lá, alguem tem alguma luz ??


Abraços
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

Putz, cara...

Vamos lá..

Torno Manual e Torno CNC fazem a mesma coisa... A diferença é que um é controlado pelo torneiro, o outro é controlado por computador...

Isso, de uma forma BEM grosseira...

Você precisa de um desenho ou de 1 modelo. Compra o Material em casa de materiais! :) O Delrin, na R. Florencio de Abreu, em SP, tem de monte... não é caro...

Você pode enfrentar Alguns problemas... Vamos lá:

1. Se você iniciar o desenho do Zero, ou o modelo que você for utilizar não for do mesmo material que você vai fazer, sua distribuição de peso tem que ser bem feita, e pensada no material que você tá usando.

2. Use medidas proporcionais à densidade do material.

3. Torno manual é cobrado por hora/torno. Torno CNC é cobrado por Hora/Torno + Programação da maquina.

4. Algumas coisas mais difíceis saem BEM caras em torno manual. Se você pretende fazer um yoyo todo diferente, com Lip pra Thumb Grind, etc, prepare seu bolso.

5. No torno manual, o custo é diretamente proporcional. Se 1 yoyo custa 100, 2 vão custar 200. Já no CNC, o custo é inversamente proporcional.. Se você faz 1, gasta 100. Se faz 2, gasta 150....

6. Dependendo do modelo que você for fazer, dá pra sair algo satisfatório em torno Manual a um preço razoável... O yoyo que eu fiz, o cara quis me cobrar 700 mangos e isso não é mto razoável...

7. Se você for fazer em quantidade, e tiver grana pra isso, CNC é a opção.

8. O eixo é o mais simples... no desenho, vc coloca um fêmea do tamanho que você quiser (os comuns são M3 e M4), e a rosca fica desenhada no material. Depois é só passar a barra roscada. Tem a opção de fazer a rosca em outro material, depois só colocando ele num furo no shape.

O caminho das pedras é esse! :)

Dá um bom trabalho. E se você não tem grana pra investir, ou não sabe se sai algo legal, melhor juntar e comprar um yoyo top.

É isso..

Abraço
Gepeto xD
Mensagens: 383
Registrado em: 18 Ago 2007, 19:43
Localização: Santos/SP
Contato:

Mensagem por Gepeto xD »

Ah entendi...

então eu tava querendo fabricar yoyo para a venda, então tera que ser um material barato, estou em duvida entre o aluminio e o delrin, qual é mais barato ?

E varia muito o preço que os tornos fazem o yoyo ? pq eu terei que pagar o yoyo e ainda vou tem que colocar o meu lucro, ai se for 100 reais o yoyo depois pra vender fica muito caro.
Gustavo.Olier
Mensagens: 972
Registrado em: 07 Dez 2003, 23:26
Localização: Araçatuba-SP

Mensagem por Gustavo.Olier »

o preço q o barco falou eh um exemplo...e se ker fazer me grande quantidade, o cnc eh o melhor, q como ja foi dito, qnt mais peças mais baratofica o processo de fabricação....

e mais...naum vai ser o material q vai pesar no orçamento e sim o torno, e a dor de cabeça de ax]char alguem que keira mexer com isso!
Responder