Como faco recessed sticker

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Ricardo Tanikawa
Mensagens: 217
Registrado em: 29 Set 2003, 21:00
Localização: São Paulo

Como faco recessed sticker

Mensagem por Ricardo Tanikawa »

Ae, gostaria de saber como faco recessed nos meus duncans....

Valews...

Ricardo Tanikawa
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Bom, acho só eu ando fazendo isso aqui, então aí vão umas instruções rápidas.

Antes de mais nada: eu não me responsabilizo por qualquer dano irremediável que você fizer no ioiô. Eu não me responsabilizo nem pelo que eu faço. :)

Compre protetores auditivos (custa 1 real) e óculos de proteção (deve custar no máximo 5 reais). Quase fiquei surdo da primeira vez que eu fiz, com a furadeira rodando 1 hora na minha orelha.

Enfim, o que você precisa fazer em primeiro lugar é medir o tamanho do buraco que você vai fazer. Nos Duncans mais novos, é fácil, já vem marcado o tamanho exato do friction. No FH1, tem que medir mesmo. O diâmetro externo é o mesmo de uma moeda de 5 centavos nova.

E a medida certa pro diâmetro interno é: o mais perto possível sem destruir o plástico. Eu tento fazer 1mm ou menos, mas das primeiras vezes é mais seguro fazer maior. Só vai ficar ruim de colocar um friction novo.

Passo 2: prender o ioiô na furadeira ou torno. Eu uso furadeira mesmo. É só desmontar o ioiô inteiro e atravessar o parafuso ao contrário numa das metades. Pra prender, uma rosca de cada lado do plástico já serve. Dá pra fazer com uma só, mas é ruim de apertar o parafuso depois sem estragar o plástico.

Vai ficar uma rosca grudada na cabeça do parafuso e a outra prendendo do outro lado. Deixa bem firme, mas cuidado pra não esmagar o plástico no processo.

Depois disso é só prender o parafuso no mandril, como se fosse uma broca da furadeira mesmo. O resultado é uma metade de ioiô com a parte "de fora" do ioiô virada pra furadeira.

Se alguém for ninja o suficiente pra ter um torno com um prendedor Nova, tudo isso é dispensável, é só desmontar o ioiô e prender no torno. :P

Continuando. O negócio agora é botar a furadeira pra girar, eu e o Takeshi preferimos botar em rotação alta. (2800 rpm na minha furadeira)

Eu uso uma faca de artesanato que usa um pedaço de lâmina de estilete pra fazer os cortes, mas qualquer coisa bem afiada deve fazer o serviço.

O mais fácil é fazer um corte no diâmetro externo e um no interno primeiro e depois cavar tudo o que estiver no meio. Cuidado na hora de cavar o interno pra não cortar nada do plástico na borda do buraco do rolamento, senão a cordinha vai acabar entrando entre o rolamento e o espaçador depois.

Vai devagar com a faca, se deixar muito tempo encostada, vai derreter o plástico. (isso me lembra do cheirão de plástico derretido quando a gente tava fazendo o Sagabundo, né Sprout? :)

Bom, a partir daí é só cavar. Eu não sei exatamente qual a profundidade. É o suficiente pro friction ficar totalmente afundado e mais um pouco. Dá uma olhada na foto:
Imagem

Limpa bem o ioiô depois de cavar pra evitar que o pó entre no rolamento.

É só isso, é mais fácil do que parece. Depois é só colocar um friction novo e jogar igual ao Whip. :P
OzzYKisS
Mensagens: 293
Registrado em: 22 Fev 2002, 21:00

Mensagem por OzzYKisS »

Opa eh fazer isso no yoyo, dificil eh jogar que nem o Whip, quer dizer impossivel! :-)
Xraven
Mensagens: 490
Registrado em: 07 Jan 2004, 19:49
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Mensagem por Xraven »

fazer tudo isso e bem facil!!! o dificil desse tutorial e fazer o finalzinho do texto!!! KKKKKKKKKK jogar = ao whip
Ricardo Tanikawa
Mensagens: 217
Registrado em: 29 Set 2003, 21:00
Localização: São Paulo

Mensagem por Ricardo Tanikawa »

Opa....
Valeu ae professor Matsunaga...
Vamos tentar e ver no q dah...

Valews....

Ricardo Tanikawa
nyb
Mensagens: 99
Registrado em: 19 Set 2003, 21:00
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por nyb »

eita graca a deus eu tenho um mini torno ai num precisa nem disso tdo eh so prender ele lah pega o BIT e cavar um pokin.... hehehe to em duvida num sei se faço no element x.!?!?.!? DUVIDA CRUEL
RFPaes
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Mar 2003, 21:00
Localização: Goiânia - GO

Mensagem por RFPaes »

Vicente,
FAÇA
mas dá uma testada em algum ioiô mais vagabundo antes
vc detonar um Element X é uma heresia
se der certo no seu, to te mandando o meu element e o meu hyper freehand ,quando chegar, pra vc fazer tb
hehehehe
Mas se vc nao quiser fazer, me manda seu torno que eu faço com o maior prazer
:)
É só deixar ele um tempinho aqui comigo

FUI
pedroks
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Jun 2003, 21:00
Localização: Brasília-DF
Contato:

Mensagem por pedroks »

gostei da parte de jogar como o whip =DDD
ehauiehaiuehaiea
meTal
Mensagens: 109
Registrado em: 15 Ago 2003, 21:00
Contato:

Mensagem por meTal »

E recessed o-ring rola?
rafa
Mensagens: 1090
Registrado em: 25 Fev 2003, 21:00
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

Mensagem por rafa »

meTal escreveu:E recessed o-ring rola?
Acho que não por alguns motivos:

A borrachinha o-ring é muito mais grossa que um friction (não teria material suficiente no ioiô na hora de fazer os sulgos), a não ser q vc consiga um o-ring de 1/2 milímetro...

e outra que não tem nem comparação a aderência de um friction com um o-ring...

é por aí........
RFPaes
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Mar 2003, 21:00
Localização: Goiânia - GO

Mensagem por RFPaes »

Então
Esse esquema de recessed o-ring
O Kyle, aquele amigo do Takeshi, postou uma vez no forum da Yoyoing, falando que ele fazia esse tipo de mod nos ioiôs dele
Só que ele pegava o o-ring, e cortava um pedaço dele, deixando ele mais fino
ai colocava no mesmo sulco que tinha antes, só que o o-ring ficava bem mais baixo
Nunca tentei isso, mas se alguem quiser testar, taí a idéia
FUI
Lucas Pereira
Mensagens: 236
Registrado em: 25 Set 2003, 21:00
Localização: Mogi das Cruzes

Mensagem por Lucas Pereira »

Bom pra começa num intendi o processo de ressed + blz ! Mas pra que serve faze ressed no que melhora ?

Flww!
^^Terry^^
Mensagens: 325
Registrado em: 25 Mar 2004, 14:48
Localização: Duque de Caxias - RJ

Mensagem por ^^Terry^^ »

Seguite o recessed o-ring e so vc cortar ele pela metade ou um pouco menos. e coloca de volta no sulco

Lucas, se eu nao estou falando besteira sistemas de retorno recessed sao menos responsivos e causam menos backspin, nao sei se tem alguma outra finalidade.

Um abraço
Responder