Sistemas de retorno descartáveis

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Claudio H. Picolo
Contato:

Sistemas de retorno descartáveis

Mensagem por Claudio H. Picolo »

De todos os sistemas de retorno que vi, ainda acho que não inventaram nada como os starbursts, apesar de se desgastarem com o uso.
No entanto, tenho muita vontade de "migrar" para os "o-rings" por me parecerem mais convenientes e duráveis (sobretudo com relação a certas cordinhas sintéticas mais duras... aliás, excelentes com io-iôs mais pesados, ao meu ver). Além disso, aros de borracha podem ser encontrados com certa facilidade em lojas especializadas...
Já os sistemas "descartáveis" como Dif-Pads, Friction Disks e SDRs nunca me atraíram justamente pelo fato de serem descartáveis, além dos inconvenientes adesivos que ora deixam restos de adesivo nos io-iôs, ora descolam, ora rasgam... enfim.
Mas como segundo o Primeiro Postulado de Picolo, "Tudo o que é ruim, tende a virar padrão" (vide http://www.yunes.com/picolo/tech/postulados.html), resolvi pesquisar a respeito.
Recentemente adquiri um 2YR Pro, io-iô que acho simplesmente excelente, mas cujo sistema de retorno ainda está em fase de amadurecimento... resolvi criar este tópico para ajudar a mim e a meus colegas que compraram essa primeira versão do 2YR Pro, a buscar caminhos alternativos enquanto não temos ainda SDRs "definitivos"...

Perguntas:
1 -Quais os diâmetros internos e externos dos outros sistemas de retorno descartáveis como Dif-Pads, Friction Disks, Turbo Disks, etc.?
2 - Como é a superfície desses sistemas? De que materiais são feitos?
3 - A expessura? (Uma vez que isso influencia diretamente na necessidade de abrir mais o gap.)
4 - Como se comportam os adesivos que os prende?

Enfim, um review completo dos sistemas de retorno descartáveis mais populares para uma avaliação conjunta.
Creio que isso pode ajudar não só usuários de 2YR Pro, como a maioria dos jogadores que têm io-iôs que usam sistemas desse tipo.
Edy Kauan
Contato:

Mensagem por Edy Kauan »

soh uma duvida....vc tem ioios importados????
se naum....vc naum sabe o q esta falando...pq starburst eh muito chato se abri mais um pouko o gap ele jah fik froxo com bind.....

os dif pads sao um dos melhores sistemas de retorno.....e se for recessed eh com certeza um dos melhores(se naum o melhor)
o oring tambem eh bom....o unico problema eh q ele explode de vez em quando....
Claudio H. Picolo
Contato:

Você tem razão.
Se a gente abrir demais o gap a maioria dos io-iôs com starbursts ficam meio ruins para bind.
No entanto, o que eu quis colocar é que os starbursts não são descartáveis, embora se desgastem com o tempo, mas muuuuuito tempo.
Tenho alguns io-iôs com starbursts em perfeito estado de funcionamento desde a década de 80. (OK! São io-iôs "classicstyle", muito menos exigidos que os io-iôs para freestyle.)
Sim. Senho io-iôs importados, mas nenhum deles usa sistemas adesivos, simplesmente porque não simpatizo com eles. É uma opinião pessoal, não significa que não sejam bons ou eficientes.
Apenas não simpatizo com a idéia de adesivos descolando enquanto jogo, ou cordinha "pegando" nas bordas dos adesivos.
A meu ver, não existe sistema de retorno perfeito (ainda), portanto, optei por criar esse tópico para coletar as diversas opiniões e experiências, para facilitar a escolha dos sistemas de retorno que melhor se adequam às características de cada jogador, uma vez que cada um tem um estilo de jogo diferente e conseqüentemente, opiniões diferentes.
Aliás, você poderia ter respondido com sua experiência, ao menos uma das 4 perguntas que fiz no começo desse tópico, né? (Puxa! Como sou "mala"... rssss)
Mamari

Mensagem por Mamari »

Cláudio,

Sinto muito, não sou capaz de responder a nenhuma da suas perguntas pois não tenho yos gringos.

Porém, se estiver interessado em o-rings no 2yr Pro, eu vou tentar colocar no meu e gostaria de poder contar com alguém para fazer o experimento em conjunto. Percebi, lendo em outro tópico, que você também tem restrições quanto ao uso de sistemas descartáveis com adesivos e, como duas cabeças costumam pensar melhor que uma... Acho que vou abrir um tópico sobre isso em MODs.

Abraço!!
JOTA
Contato:

Mensagem por JOTA »

Cara...

A combinação Friction Stick com ioio Recessed é perfeita.

Friction tem uma superficie meio emborrachada e é bem flexivel.
A cola é bastante segura e não deixa marcas ao retira-lo.
Mas com um ioio normal ele se torna muito responsivo.

Tenho um Bootleg Monkey Recessed e soh uso um Friction.
Dif-Pad é mais duravel, mas nao fica tão legal em recessed.

O-Ring eh muito bom, mas eh dificil chegar numa boa combinação q valha a pena.

Starburst é ducaralho... Mas faz barulho demais... hehehehe
Xraven
Contato:

Mensagem por Xraven »

fala cara. tipo tenho um menehume mais ele tem um gap gigante e uso rolamentos koncavo, entao tenho que colocar 2 dif pad senao o yoyo nao volta kkk, o dif e meio duro e tem uma superficie meio lisa. é muito resistente e duravel tipo 2 semanas se jogar direto com ele.. o meu vai fazer 1 mes com os dif, mais quase nao uso ele.

agora sopre a conbinaçao perfeita, eu particularmente gosto de uma coisa que inventei aki no rio e o povo todo esta meio que usando isso aki..

meu Hm e meu LF e meu Speeder estao assim, comprei varios O-rings e com um bisturi cortei eles certinho no meio ai coloco no yoyo.

fica um RESSECED O-RING pois o o ring fica retinho e totalmente dentro da cavidade meu HM e LF firaram com resposta quase ZERO., ja o speeder ficou com um pouco mais de resposta comparado os outors pois tem Star Buster de um lado, mais como usso rolamento COncavo nele tb ficou otimo quase zero de resposta.

todos os yoyo ficaram com BACSPIN zero.. ta ate pra fazer manobras contra o giro do yoyo legal sem corer o risco do yoyo estorar e voltar pra mao com violencia kkkk

tem um detelhe lixar o o-ring tb adianta so que ele continua meio boleado e meio aspero, agora cortar no meio fica otimo pois ele fica reto como se foce um dif-pad fininho.

so tem um detalhe se forem fazer isso que eu fiz 1º façam so de um lado e testem, se der certo façam do outro. pra nao acabar ficamdo sem resposta nenhuma kkkk
PëU

Mensagem por PëU »

a pampa seria inventar um starbust q dsse para trocar , tipo o 2yr q o Sprout fez com o hub do saga
Claudio H. Picolo
Contato:

PëU escreveu:a pampa seria inventar um starbust q dsse para trocar , tipo o 2yr q o Sprout fez com o hub do saga
Até que a idéia não é ruim não...
Já pensou? Um 2YRPro com aquele rebaixamento que o Rodrigo tava planejando com um starburst de metal colado nele? Quem não gostasse do starburst podia tira-lo e colocar um friction disk, dif pad, turbo disk... e se tiver espaço no rebaixamento, podia talvez acomodar até um sulco extra para um o-ring... ao gosto do freguês! Hehehe!!!

(Aí, Rodrigo! Gostou da idéia? Depois a gente negocia os royalties... rssss)
Mamari

Mensagem por Mamari »

Bem, ainda não joguei um yo que tivesse "resposta quase zero" pra sebar do que se trata. Também ignoro como os jogadores mais cascudos preferem a coisa. Como os novos SDRs tavam demorando pra aparecerem eu aproveitei a idéia (do Cláudio, se não estou enganado) de usar esparadrapo micro-poroso e resolvi usar esparadrapo comum.

Colei uma moeda de 25 centavos (usei uma daquelas mais escuras mas não sei se têm diferença de tamanho) num esparadrapo (do tipo largo) e cortei com um estilete bem rente à moeda. Depois, colei com Super Bonder uma moeda de 1 centavo (também das escuras) em cima do esparadrapo (esparadrapo fica entre as moedas). Cortei o esparadrapo bem rente à moeda de 1 centavo, novamente com um estilete. Tomei bastante cuidado pra não deixar fiapos e não cortar o dedo fora. Aliás...

MUITO CUIDADO COM ESTILETES!!! ESCORREGOU, LÁ SE VAI A PONTINHA DO SEU DEDO, NO MÍNIMO!

Tá funcionando bem. Tive que fazer dois pq o yo não volta só com um. Não sei o quanto de resposta as pessoas preferem mas é possível fazer o mesmo com tamanhos diferentes de moedas e deixá-lo mais fino (tem que ter é habilidade pra cortar fino) ou colocar só de um lado. Tô usando há 3 dias... ainda não sei o quanto vai durar.

Fica meio tosco o acabamento. Já procurei ferramentas pra cortar redondinho mas não consigo encontrar. O processo é demorado. O ideal é dar um tempo pra moeda de 1 centavo colar bem pra não escorregar na hora de cortar. Tem um custo que é de um pedaço de esparadrapo e 21 centavos pois a moeda de 25 fica riscada e a de 1 com um pedaço de esparadrapo colado. Ainda dá pra gastar as moedas mas pode ter gente que se recuse a aceitar.... mas os 21 centavos é pra fazer o primeiro, isso se vc guardar as moedas... rs

Tô só esperando os novos SDRs pra ver se são melhores que esparadrapo.

Dica pra quem tiver uma ferramenta pra cortar redondinho - vende num desses sites gringos de yo ou aqui: cole o esparadrapo em cartões telefônicos e corte vários pra guardar. Dá pra fazer uns espaçadores perfeitos também!!! Que souber onde compro isso no RJ...

Na falta de SDRs, Frictions, Dif's e etc, fica a dica.

Abraço!!

Ps.: agora decidi definitivamente que não vou tentar colocar o-rings no 2yr Pro... os esparadrapos estão segurando.
Rodrigo
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

O s SdR's que estão no site a venda já são os novos !
Responder