Um Jeito Definitivo Pra SECAGEM do Rolamento
Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos
Um Jeito Definitivo Pra SECAGEM do Rolamento
È o seguinte
Eu tava navegando pelos forums procurando um jeito de arrumar o rolamento do saga,
Que mesmo depois da secagem ele rola pouco.
No inicio até que não era assim...ele tava "Otimo" pra eu começar a jogar
Tava rodando 50s (nunca passou disso) e só voltava com bind
Mas depois ele começou a travar e a rodar menos
O tempo foi diminuindo, 40, 30, 25 hoje ele tá rodando 20s no maximo
Ai, depois quando eu seco, não muda a situação
Foi quando eu parei para pensar:
DEVE SER O JEITO QUE EU SECO!!!
Eu faço o seguinte:
Eu pego boto no tubinho que a Vulto deu, insiro o Fluido de Zippo e balanço 5 mins,
depois limpo com guardanapo e começo a rodar ele no Hashi
Repito a primeira parte e Dexo secando no guardanapo
Espero 20 mins, e pronto!
Nos primeiros 2 dias fica tudo Ok! Ele fica sem retorno, do jeitinho que eu gosto!
mas depois o rolamento começa a travar e vem a velha historia...
Eu tenho 5 Sagas e 1 cromo, 3 sagas eu comprei e 3 eu ganhei, e meu lyn fury tá chegando.
Por isso quero Tirar TODAS as minhas Duvidas.
Tá dificil a coisa, Num Conheço ninguem de SSA que Jogue ioiô, os que jogam eu induzi a jogar, Por isso eles esperam que EU saiba das coisas...
Mas tá ai
Por favor tirem minhas Duvida
Eu só posso recorrer a Vocês e ao Packer no MSN
FUGA!
Snoooze_SSA Urban Team!
Grafiti até o OSSO!!!
Eu tava navegando pelos forums procurando um jeito de arrumar o rolamento do saga,
Que mesmo depois da secagem ele rola pouco.
No inicio até que não era assim...ele tava "Otimo" pra eu começar a jogar
Tava rodando 50s (nunca passou disso) e só voltava com bind
Mas depois ele começou a travar e a rodar menos
O tempo foi diminuindo, 40, 30, 25 hoje ele tá rodando 20s no maximo
Ai, depois quando eu seco, não muda a situação
Foi quando eu parei para pensar:
DEVE SER O JEITO QUE EU SECO!!!
Eu faço o seguinte:
Eu pego boto no tubinho que a Vulto deu, insiro o Fluido de Zippo e balanço 5 mins,
depois limpo com guardanapo e começo a rodar ele no Hashi
Repito a primeira parte e Dexo secando no guardanapo
Espero 20 mins, e pronto!
Nos primeiros 2 dias fica tudo Ok! Ele fica sem retorno, do jeitinho que eu gosto!
mas depois o rolamento começa a travar e vem a velha historia...
Eu tenho 5 Sagas e 1 cromo, 3 sagas eu comprei e 3 eu ganhei, e meu lyn fury tá chegando.
Por isso quero Tirar TODAS as minhas Duvidas.
Tá dificil a coisa, Num Conheço ninguem de SSA que Jogue ioiô, os que jogam eu induzi a jogar, Por isso eles esperam que EU saiba das coisas...
Mas tá ai
Por favor tirem minhas Duvida
Eu só posso recorrer a Vocês e ao Packer no MSN
FUGA!
Snoooze_SSA Urban Team!
Grafiti até o OSSO!!!
Sei la oq ta acontecendo..
Ai.. Eu so um newbie no ioio, comecei praticamente ontem..
Ja sei faze uns trapeze ,uns DoN..
E ja no 1º dia, sequei meu rolamento..
Coloquei ele num pote cum removedor, dei umas chaqualhada por 5min e dexei 30min paradu, depois chaqualei mais um poko, ai tirei e fiquei rolando o rolamento na mão depois sequei cum um paninhu...
Eu num sei, mais eu to cum um saga e ele ta durmindo na media de 2min e 18seg...
Eu num coloquei nd no rolamento, dexei ele totalmente seco.
Ta certo que pode enferruja e da uns problema, mais vo seca ele sempre 2vezes por mes..
valew
Ja sei faze uns trapeze ,uns DoN..
E ja no 1º dia, sequei meu rolamento..
Coloquei ele num pote cum removedor, dei umas chaqualhada por 5min e dexei 30min paradu, depois chaqualei mais um poko, ai tirei e fiquei rolando o rolamento na mão depois sequei cum um paninhu...
Eu num sei, mais eu to cum um saga e ele ta durmindo na media de 2min e 18seg...
Eu num coloquei nd no rolamento, dexei ele totalmente seco.
Ta certo que pode enferruja e da uns problema, mais vo seca ele sempre 2vezes por mes..
valew
-
cara na verdade o processo de secagem com esses solventes é muito complicado!
Vc tem q secar ele jogar um pouco, lubrificar de novo(mais com menos lubrif.) jogar um pouco(ou por naa furadeira) e secar de novo, ate ficar bom!
o meu rolamento do 2yr teve q ser lubrificado e seco umas 5 veses mais agora ta muito bom!
Vc tem q secar ele jogar um pouco, lubrificar de novo(mais com menos lubrif.) jogar um pouco(ou por naa furadeira) e secar de novo, ate ficar bom!
o meu rolamento do 2yr teve q ser lubrificado e seco umas 5 veses mais agora ta muito bom!
-
- Contato:
O processo de secagem é uma arte... e deve ser exercida com cuidado, paciência e carinho.
Há muitos tópicos aqui na ABI sobre secagem...
Cada um tem uma técnica diferente e prefere solventes diferentes.
Mas vai um aviso: certifique-se de que não restou absolutamente nada de solvente no rolamento antes de coloca-lo de volta no io-iô.
Eu por exemplo, gosto de usar isopropanol (álcool isopropílico - não confunda com álcool comum) para limpar os meus rolamentos, porque ele dissolve muito bem praticamente todo tipo de graxa ou gordura, evapora muito fácil e não afeta nenhum tipo de plástico que eu saiba.
Cada luthier também prefere esculpir a madeira dos violinos de um jeito diferente, né?
Há muitos tópicos aqui na ABI sobre secagem...
Cada um tem uma técnica diferente e prefere solventes diferentes.
Mas vai um aviso: certifique-se de que não restou absolutamente nada de solvente no rolamento antes de coloca-lo de volta no io-iô.
Eu por exemplo, gosto de usar isopropanol (álcool isopropílico - não confunda com álcool comum) para limpar os meus rolamentos, porque ele dissolve muito bem praticamente todo tipo de graxa ou gordura, evapora muito fácil e não afeta nenhum tipo de plástico que eu saiba.
Cada luthier também prefere esculpir a madeira dos violinos de um jeito diferente, né?
Não vou descrever como faço. Mesmo pq, cada vez faço dum jeito diferente. Basta procurar pelos posts de "Mamari" que verão que devo ter descrito o processo umas três vezes com detalhes.
Mas é isso que o Cláudio H. Pícolo falou. Cada um com seu método. O importante é observar que:
- ioiô sem lubrificação oxida/enferruja e trava cedo ou tarde. Não aconselho a deixar totalmente sem lubrificação. Lambuze uma agulha com óleo Singer e passe nas esferas antes de dar um giro. Principalmente se suar muito nas mãos, morar no litoral ou cidade com muita úmidade no ar.
- Retirem o solvente após secar!!! Ele estraga o yo. Recomendo o álcool isopropílico pelos mesmos motivos que o Cláudio H. Pícolo, principalmente para quem não está acostumado. Pena que o tal álcool é difícil de achar. Uso querosene pq é fácil. Tb uso spray para limpeza de contatos eletrônicos para retirar rapidamente os resíduos de solvente e lubrifico com óleo fino.
- Cuidado ao retirar blindagens. Uma agulha cravada nas esferas pode fazer o rolamento ficar travando.
- Qualquer rolamento novo é capaz de girar 2 minutos (seco). A diferença fica no yo (forma, peso e distribuição da massa), na maneira como arremessa, na corda e no sistema de atrito (retorno). Para perceber isso melhor basta adaptar o seu rolamento a alguma coisa bem maior e mais pesada que o seu yo (imagine o seu rolamento encaixado num yo gigante e pesado). Dependendo do objeto e do correto balanceamento, você pode achar que o treco não vai parar de rodar nunca. Os princípios que regulam isso são os da inércia e atrito (2ºgrau - física - mecânica).
Abraço!!
Eduardo Mamari
Mas é isso que o Cláudio H. Pícolo falou. Cada um com seu método. O importante é observar que:
- ioiô sem lubrificação oxida/enferruja e trava cedo ou tarde. Não aconselho a deixar totalmente sem lubrificação. Lambuze uma agulha com óleo Singer e passe nas esferas antes de dar um giro. Principalmente se suar muito nas mãos, morar no litoral ou cidade com muita úmidade no ar.
- Retirem o solvente após secar!!! Ele estraga o yo. Recomendo o álcool isopropílico pelos mesmos motivos que o Cláudio H. Pícolo, principalmente para quem não está acostumado. Pena que o tal álcool é difícil de achar. Uso querosene pq é fácil. Tb uso spray para limpeza de contatos eletrônicos para retirar rapidamente os resíduos de solvente e lubrifico com óleo fino.
- Cuidado ao retirar blindagens. Uma agulha cravada nas esferas pode fazer o rolamento ficar travando.
- Qualquer rolamento novo é capaz de girar 2 minutos (seco). A diferença fica no yo (forma, peso e distribuição da massa), na maneira como arremessa, na corda e no sistema de atrito (retorno). Para perceber isso melhor basta adaptar o seu rolamento a alguma coisa bem maior e mais pesada que o seu yo (imagine o seu rolamento encaixado num yo gigante e pesado). Dependendo do objeto e do correto balanceamento, você pode achar que o treco não vai parar de rodar nunca. Os princípios que regulam isso são os da inércia e atrito (2ºgrau - física - mecânica).
Abraço!!
Eduardo Mamari
-
- Contato:
Spray para limpeza de contatos elétricos é sensacional! limpa tudo e muito rápido, mas tem um problema sério: Os sprays de um modo geral, (incluindo os lubrificantes) podem condensar a umidade do ar ao contato com a peça, pela diferença brusca de temperatura.
Em peças não tão sensíveis quanto os rolamentos de io-iô, isso não é problema, mas como QUALQUER umidade é nociva neles, deixei de usa-los.
Querosene é um solvente muito forte. Não recomendo para quem está começando.
O mínimo de querosene que possa porventura sobrar dentro do rolamento, já poderia causar um estrago sério em alguns plásticos de io-iôs.
O mesmo ocorre com água-raz.
O isopropanol (ou álcool isopropílico) é muito fácil de encontrar em lojas especializadas em vendas de componentes eletrônicos. Um frasco de uns 300ml não custa caro e dá pra usar muuuuitas vezes.
Em peças não tão sensíveis quanto os rolamentos de io-iô, isso não é problema, mas como QUALQUER umidade é nociva neles, deixei de usa-los.
Querosene é um solvente muito forte. Não recomendo para quem está começando.
O mínimo de querosene que possa porventura sobrar dentro do rolamento, já poderia causar um estrago sério em alguns plásticos de io-iôs.
O mesmo ocorre com água-raz.
O isopropanol (ou álcool isopropílico) é muito fácil de encontrar em lojas especializadas em vendas de componentes eletrônicos. Um frasco de uns 300ml não custa caro e dá pra usar muuuuitas vezes.
Olha, nem eu acreditei, mas como aconteceu na minha frente e eu tava cronometrando... eu dei um saga prum primo meu, logo no começo eu sequei o rol, dai nos jogamos o dia todo, de noite, eu fui cronometra os tempos, meu speeder fez 2:04, meu fh0 fez 2:28 e o saga do meu primo fez 3:04!!!Murissoka escreveu:NANANINANÃOpro saga roda 2mime18 seg tem q ser com um rol gringo neh pq pra roda td isso nem q fike secandu ateh o bumbum pate palma
dá p/ fzer o rol original do saga dormir mais de 2 mins sim, é só fazer bons processos de secagem
murisooka
bzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
So.....
Certamente. Por isso coloco em um potinho de Kinder Ovo e dou uma boa dose do spray até cobrir o bicho. Deixo uns 30 segundos. É o suficiente para esquentar e não condensar umidade. Dali para um papel toalha e giro na furadeira.Claudio H. Picolo escreveu:Spray para limpeza de contatos elétricos é sensacional! limpa tudo e muito rápido, mas tem um problema sério: Os sprays de um modo geral, (incluindo os lubrificantes) podem condensar a umidade do ar ao contato com a peça, pela diferença brusca de temperatura.
De toda forma, esses processos de secagem são "uma arte" como você já disse. Exigem paciência para não danificar rolamento, yo e etc. LEMBREM-SE DE QUE TODOS ESSES PRODUTOS QUE ESTÃO MENCIONADOS SÃO ALTAMENTE INSTÁVEIS E NÃO DEVEM SER MANIPULADOS COM DISPLICÊNCIA!
Abraço!!
Eduardo Mamari