Um Jeito Definitivo Pra SECAGEM do Rolamento

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Snooze

Um Jeito Definitivo Pra SECAGEM do Rolamento

Mensagem por Snooze »

È o seguinte
Eu tava navegando pelos forums procurando um jeito de arrumar o rolamento do saga,
Que mesmo depois da secagem ele rola pouco.
No inicio até que não era assim...ele tava "Otimo" pra eu começar a jogar
Tava rodando 50s (nunca passou disso) e só voltava com bind
Mas depois ele começou a travar e a rodar menos
O tempo foi diminuindo, 40, 30, 25 hoje ele tá rodando 20s no maximo
Ai, depois quando eu seco, não muda a situação

Foi quando eu parei para pensar:

DEVE SER O JEITO QUE EU SECO!!!

Eu faço o seguinte:
Eu pego boto no tubinho que a Vulto deu, insiro o Fluido de Zippo e balanço 5 mins,
depois limpo com guardanapo e começo a rodar ele no Hashi
Repito a primeira parte e Dexo secando no guardanapo
Espero 20 mins, e pronto!
Nos primeiros 2 dias fica tudo Ok! Ele fica sem retorno, do jeitinho que eu gosto!
mas depois o rolamento começa a travar e vem a velha historia...

Eu tenho 5 Sagas e 1 cromo, 3 sagas eu comprei e 3 eu ganhei, e meu lyn fury tá chegando.
Por isso quero Tirar TODAS as minhas Duvidas.
Tá dificil a coisa, Num Conheço ninguem de SSA que Jogue ioiô, os que jogam eu induzi a jogar, Por isso eles esperam que EU saiba das coisas...

Mas tá ai
Por favor tirem minhas Duvida
Eu só posso recorrer a Vocês e ao Packer no MSN

FUGA!

Snoooze_SSA Urban Team!
Grafiti até o OSSO!!!
h34dhot

Sei la oq ta acontecendo..

Mensagem por h34dhot »

Ai.. Eu so um newbie no ioio, comecei praticamente ontem..
Ja sei faze uns trapeze ,uns DoN..
E ja no 1º dia, sequei meu rolamento..
Coloquei ele num pote cum removedor, dei umas chaqualhada por 5min e dexei 30min paradu, depois chaqualei mais um poko, ai tirei e fiquei rolando o rolamento na mão depois sequei cum um paninhu...

Eu num sei, mais eu to cum um saga e ele ta durmindo na media de 2min e 18seg...
Eu num coloquei nd no rolamento, dexei ele totalmente seco.
Ta certo que pode enferruja e da uns problema, mais vo seca ele sempre 2vezes por mes..

valew
Indo
Contato:

Mensagem por Indo »

ae mano pro saga roda 2mime18 seg tem q ser com um rol gringo neh pq pra roda td isso nem q fike secandu ateh o bumbum pate palma mas td pq os sagas q eu tive naum passava d 1 mim mas

valw

=)
Murissoka

Mensagem por Murissoka »

pro saga roda 2mime18 seg tem q ser com um rol gringo neh pq pra roda td isso nem q fike secandu ateh o bumbum pate palma
NANANINANÃO

dá p/ fzer o rol original do saga dormir mais de 2 mins sim, é só fazer bons processos de secagem

murisooka
bzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Tape
Contato:

Mensagem por Tape »

eh verdade isso.
+ cumigo nunca da certo pq eu so vagabundo ateh o osso e secagem pra mimeh taca em qq pote chacoalha uns minutinho e foda-se cum o tempo vai melhorando
Felipe_KIBEE

Mensagem por Felipe_KIBEE »

cara na verdade o processo de secagem com esses solventes é muito complicado!
Vc tem q secar ele jogar um pouco, lubrificar de novo(mais com menos lubrif.) jogar um pouco(ou por naa furadeira) e secar de novo, ate ficar bom!
o meu rolamento do 2yr teve q ser lubrificado e seco umas 5 veses mais agora ta muito bom!
Claudio H. Picolo
Contato:

Mensagem por Claudio H. Picolo »

O processo de secagem é uma arte... e deve ser exercida com cuidado, paciência e carinho.
Há muitos tópicos aqui na ABI sobre secagem...
Cada um tem uma técnica diferente e prefere solventes diferentes.
Mas vai um aviso: certifique-se de que não restou absolutamente nada de solvente no rolamento antes de coloca-lo de volta no io-iô.
Eu por exemplo, gosto de usar isopropanol (álcool isopropílico - não confunda com álcool comum) para limpar os meus rolamentos, porque ele dissolve muito bem praticamente todo tipo de graxa ou gordura, evapora muito fácil e não afeta nenhum tipo de plástico que eu saiba.
Cada luthier também prefere esculpir a madeira dos violinos de um jeito diferente, né?
Mamari

Mensagem por Mamari »

Não vou descrever como faço. Mesmo pq, cada vez faço dum jeito diferente. Basta procurar pelos posts de "Mamari" que verão que devo ter descrito o processo umas três vezes com detalhes.

Mas é isso que o Cláudio H. Pícolo falou. Cada um com seu método. O importante é observar que:

- ioiô sem lubrificação oxida/enferruja e trava cedo ou tarde. Não aconselho a deixar totalmente sem lubrificação. Lambuze uma agulha com óleo Singer e passe nas esferas antes de dar um giro. Principalmente se suar muito nas mãos, morar no litoral ou cidade com muita úmidade no ar.

- Retirem o solvente após secar!!! Ele estraga o yo. Recomendo o álcool isopropílico pelos mesmos motivos que o Cláudio H. Pícolo, principalmente para quem não está acostumado. Pena que o tal álcool é difícil de achar. Uso querosene pq é fácil. Tb uso spray para limpeza de contatos eletrônicos para retirar rapidamente os resíduos de solvente e lubrifico com óleo fino.

- Cuidado ao retirar blindagens. Uma agulha cravada nas esferas pode fazer o rolamento ficar travando.

- Qualquer rolamento novo é capaz de girar 2 minutos (seco). A diferença fica no yo (forma, peso e distribuição da massa), na maneira como arremessa, na corda e no sistema de atrito (retorno). Para perceber isso melhor basta adaptar o seu rolamento a alguma coisa bem maior e mais pesada que o seu yo (imagine o seu rolamento encaixado num yo gigante e pesado). Dependendo do objeto e do correto balanceamento, você pode achar que o treco não vai parar de rodar nunca. Os princípios que regulam isso são os da inércia e atrito (2ºgrau - física - mecânica).

Abraço!!
Eduardo Mamari
Claudio H. Picolo
Contato:

Mensagem por Claudio H. Picolo »

Spray para limpeza de contatos elétricos é sensacional! limpa tudo e muito rápido, mas tem um problema sério: Os sprays de um modo geral, (incluindo os lubrificantes) podem condensar a umidade do ar ao contato com a peça, pela diferença brusca de temperatura.
Em peças não tão sensíveis quanto os rolamentos de io-iô, isso não é problema, mas como QUALQUER umidade é nociva neles, deixei de usa-los.

Querosene é um solvente muito forte. Não recomendo para quem está começando.
O mínimo de querosene que possa porventura sobrar dentro do rolamento, já poderia causar um estrago sério em alguns plásticos de io-iôs.
O mesmo ocorre com água-raz.

O isopropanol (ou álcool isopropílico) é muito fácil de encontrar em lojas especializadas em vendas de componentes eletrônicos. Um frasco de uns 300ml não custa caro e dá pra usar muuuuitas vezes.
ZoraK
Contato:

Mensagem por ZoraK »

Murissoka escreveu:
pro saga roda 2mime18 seg tem q ser com um rol gringo neh pq pra roda td isso nem q fike secandu ateh o bumbum pate palma
NANANINANÃO

dá p/ fzer o rol original do saga dormir mais de 2 mins sim, é só fazer bons processos de secagem

murisooka
bzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Olha, nem eu acreditei, mas como aconteceu na minha frente e eu tava cronometrando... eu dei um saga prum primo meu, logo no começo eu sequei o rol, dai nos jogamos o dia todo, de noite, eu fui cronometra os tempos, meu speeder fez 2:04, meu fh0 fez 2:28 e o saga do meu primo fez 3:04!!!

So.....
Mamari

Mensagem por Mamari »

Claudio H. Picolo escreveu:Spray para limpeza de contatos elétricos é sensacional! limpa tudo e muito rápido, mas tem um problema sério: Os sprays de um modo geral, (incluindo os lubrificantes) podem condensar a umidade do ar ao contato com a peça, pela diferença brusca de temperatura.
Certamente. Por isso coloco em um potinho de Kinder Ovo e dou uma boa dose do spray até cobrir o bicho. Deixo uns 30 segundos. É o suficiente para esquentar e não condensar umidade. Dali para um papel toalha e giro na furadeira.

De toda forma, esses processos de secagem são "uma arte" como você já disse. Exigem paciência para não danificar rolamento, yo e etc. LEMBREM-SE DE QUE TODOS ESSES PRODUTOS QUE ESTÃO MENCIONADOS SÃO ALTAMENTE INSTÁVEIS E NÃO DEVEM SER MANIPULADOS COM DISPLICÊNCIA!

Abraço!!
Eduardo Mamari
Responder