Categoria Esportiva - Por Favor, Leiam

Tire suas dúvidas sobre manobras, exiba suas manobras novas!

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Categoria Esportiva - Por Favor, Leiam

Mensagem por Barco »

Bom, pessoal... é o Seguinte...
É notável que a comunidade formada por jogadores de YoYo no Brasil cresce a cada dia... e que o Nível do YoYo no Brasil vem crescendo junto... Eu, particularmente, achei o nível do campeonato Brasileiro acima do esperado... metade dos jogadores que passaram pras finais ou jogam há menos de 1 ano, ou não participaram de outros campeonatos... pelo que eu vi, talvez o Sudeste... e outros muito bons jogadores não compareceram ao Brasileiro... como uma galera do Sul, e a galera do Nordeste, que eu aposto que tá acompanhando essa evolução...
Bom, pessoal... isso, nas modalidades FS...
Mesmo assim, tem jogadores que, ou por medo, ou por estarem começando, preferem jogar a esportiva, mesmo mandando muito bem...
Eu, sinceramente, não gosto do modo como é feita a competição Esportiva no Campeonato Brasileiro... Por isso, venho aqui propor uma mudança... Que eu julgo ser para melhor... mas meu julgamento não é Suficiente... Seria legal ter a opinião de quanta gente possível... Pra poder lançar a idéia, e se for aprovado, correr atrás...
A Categoria Esportiva serve praqueles que estão ainda, se familiarizando com o YoYo, poderem ver como é estar no Palco, perante um juiz, pra superar limites, conseguir experiencia, etc...
Mas eu tenho pra mim(e isso pode ser um pensamento errado, da minha parte) que algumas pessoas usam a esportiva simplesmente pra ir e ganharem algo fácil...
E acho que como o YoYo tem evoluido muito, nem a Esportiva mais pode ser facinha... e tem que ser dada oportunidades iguais a todos... De começar algo, e chegar até o fim... podendo ter chance...

Por isso, lanço a idéia de fazer uma Esportiva como se faz no Campeonato Mundial e no Nacional Americano...
Pra isso... entendamos as diferenças...

Como é feito atualmente??

É dada uma lista de 10 manobras, relativamente basicas, que o jogador deve executar uma a uma...
Se acertar a manobra de primeira, 5 pontos, se acertar de segunda, 3 pontos... se nao acertar em 2 tentativas, passa-se à proxima manobra, computando pontos normalmente...
Vale lembrar que o campeão da Esportiva, geralmente possui pontuações mto altas... atingindo, ou chegando mto proximo ao maximo...
Isso pode significar 2 coisas... Ou o nivel é extremamente alto... ou a Categoria é bem facil...

Partindo desses pressupostos, a proposição é fazer um sistema Ladder(escada, em Inglês, e vcs vao entender por quê). Ele eleva o nivel da competição... Se os competidoresda Esportiva forem bons, o nivel só sobe... e também dificulta um pouco a competição... mas nada demais...

Como ficaria?

O Número de manobras cresce de 10 pra 25.
Conforme ocorre o avanço, as manobras vão ficando mais dificeis.
Não há contagem de pontos.
Basicamente é isso... há outras regras... se for aprovado, eu passo tudo direitinho..

Mas a essencia é a seguinte...
São 25 manobras.... Cada jogador tem direito a 1 erro durante TODA A COMPETIÇÃO... o Segundo erro desclassifica o jogador...

Por que o Nome Ladder(Escada)?

Porque é como se cada manobra fosse um degrau... quando um jogador é desclassificado, ele fica parado no Degrau... Quem chegar no Degrau mais alto, dos 25, é o Campeão da Modalidade Esportiva...

Eu espero que tenha ficado bem claro... qualquer dúvida, posta que eu tento responder... por favor deêm opiniões CONSTRUTIVAS...
Se algum juiz, ou quem manje mais que eu viu algum erro no que eu disse, por favor, diz pra poder mudar..
É isso
Barco
Smash.rs
Mensagens: 698
Registrado em: 31 Ago 2003, 21:00
Localização: Santa Maria RS
Contato:

Mensagem por Smash.rs »

Me agrada MUITO essa idéia, e por vários motivos.

O primeiro, e principal, é que aumentaria o nível já no básico, incentivando um treino maior dos iniciantes.

Em segundo lugar, isso faria com que aqueles que já jogam a um pouquinho mais de tempo, alguns meses talvez, mesmo que não tivessem um freestyle, participassem com um nível legal de manobras já.

Em terceiro, um nível melhor de manobras leva a combos, que leva a freestyles, que leva a outra categoria hehehehe.

Sei lá, eu acho bastante vantajoso. Mas mesmo com isso é possível que acabem entrando jogadores mais velhos que só querem ganhar algo..acho meio inevitável...seria bom que esses aí começassem a competir nas categorias principais por vontade própria mesmo né?
Marcelo Bazani
Mensagens: 737
Registrado em: 09 Ago 2004, 19:25
Localização: Guarujá-SP
Contato:

Mensagem por Marcelo Bazani »

ótima idéia barco , o nivel do pessoal esta almentando , então acho que o nível da competição tb tem que evoluir .

eu concordo com tudo dito .

falow!
bardomudo
Mensagens: 559
Registrado em: 20 Mai 2005, 21:47
Localização: João Pessoa - PB
Contato:

Mensagem por bardomudo »

Hm, idéia interessante, Barco. Mas eu tenho uma dúvida. Como você mesmo disse, estão surgindo cada vez mais novos jogadores e é evidente que a tendência é aumentar o número de competidores em cada modalidade. Eu nunca fui a um campeonato, e praticamente nunca convivi com outros jogadores - por falta de oportunidade, é claro - mas imagino que 25 manobras iria admitir muitos empates, não? Digamos que, hipoteticamente, teremos 40 competidores (um tanto quanto exagerado, mas só em nível de exemplificação) para a categoria Esportiva do próximo ano. E se três pessoas conseguissem executar as 25? E se 10 pessoas conseguissem realizar 7 manobras? Qual seria a colocação de cada uma?

Isso não daria confusão?
Pedro Magnavita
Mensagens: 74
Registrado em: 22 Mai 2006, 13:41
Localização: Salvador

Mensagem por Pedro Magnavita »

Que tal algumas manobras só para desempate?
Ou então uma redisputa das mesmas manobras.
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

Bom... obviamente teria que ser encontrado um método de desempate...
Mas ninguem nunca falou disso... nem se antes, 2 jogadores conseguissem a msm pontuação na Esportiva, nem se conseguissem a msm pontuação no FS...
Mas é um bom ponto a ser discutido!
Smash.rs
Mensagens: 698
Registrado em: 31 Ago 2003, 21:00
Localização: Santa Maria RS
Contato:

Mensagem por Smash.rs »

Eu acho BEM difícil de dar empate, mesmo que com 100 pessoas, num ladder.

Tu só tem uma oportunidade de errar, em 25 variáveis. Sendo que o nível iria subindo a cada manobra.

É só ver os pontos de obrigatória. Nem os campeões acertam 100% na maioria das vezes.

E se fosse o caso, Iron Whips, ou Eli Hops alternados, sei lá. alguma manobra de repetição que pudesse desempatar.
Packer
Mensagens: 2396
Registrado em: 08 Fev 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Packer »

Empatou nos pontos!
Empatou na colocação!

Caso 7 pessoas empatem, faz por ordem alfabetica haueeuh

É nada, mas ai é só rolar um desempate, quem nem o tal dito Iron whips
É o mesmo esquema que as obrigatórias, não tem muito o que discutir em relação a essa parada de desempate
Ramon
Mensagens: 31
Registrado em: 25 Abr 2005, 20:12

Mensagem por Ramon »

Ótima idéia..... 25 manobras é um número razoável... porém, essas 25 manobras deveriam estar dispostam em vídeo aqui no site da associação... quando eu comecei a jogar, eu lembro que havia os "mounts" básicos e ajudava demais, foi o pontapé inicial.... agora, cadê esses vídeos?? Muita gente começa, não pode ir aos encontros, e ai acaba desanimando...
Portanto, o campeonato em si, não pode ser apenas para quem tem tempo de ir ao encontro ou que joga a mais de um ano....
Já disseram diversas vezes que os vídeos estão sendo filmados e coisa e tal... por que não disponibilizar os outros também?? se começarem a treinar agora, aqueles que começaram a pouco, é capaz que tenhamos um excelente campeonato brasileiro ano que vem....
pedrique
Mensagens: 332
Registrado em: 02 Nov 2005, 16:44
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por pedrique »

oww muito mais elaborado e com certeza iria almentar o nivel .. eu apoio essa ideia..
saba
Mensagens: 459
Registrado em: 07 Nov 2005, 23:03
Localização: Ribeirão Preto SP Viçosa MG
Contato:

tempo

Mensagem por saba »

o criterio para desempate poderia ser o tempo ..... quanto mais rapido o cara fizer melhor.... acho que isso faria os jogadores chegarem a niveis competitivos mais rapidamente....
Tape
Mensagens: 849
Registrado em: 05 Nov 2004, 22:16
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Tape »

Em caso de empate, faz como é feito atualmente, classifica por idade....
TheClans =]
Mensagens: 569
Registrado em: 19 Abr 2006, 19:17
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por TheClans =] »

por idade eu nao boto fé

boto fé na ideia de tipo, quantas vezes alguem faz uma manobra seguida, por exemplo:
suicides ou eli hops seguidos, sei la =]
Blade
Mensagens: 821
Registrado em: 19 Out 2005, 16:05
Localização: Curitiba

Mensagem por Blade »

gostei... apoiado...
Avatar do usuário
JONES
Mensagens: 2292
Registrado em: 31 Jul 2005, 19:33
Localização: CURITIBA-PR
Contato:

Mensagem por JONES »

ESPORTIVA IGUAL A CAMPEONATO DA RUSSEL E DA YORK, GOSTEI , ELES ME TRAZEM BOAS RECORDAÇÃOES.

VAMOS FAZER DESEMPATE EM VOLTAS E VOLTAS, BRINCADEIRA..
Gustavo.Olier
Mensagens: 972
Registrado em: 07 Dez 2003, 23:26
Localização: Araçatuba-SP

Mensagem por Gustavo.Olier »

muito boa a ideia do barco....
aumentaria muito mais o nivel do pessoal...
soh uma coisinha que o ramon falou eu apoio...os vídeos deveriam estar a disposição de volta..
facilitaria muito mais para o pessoal que anum tem condições de estar comparecendo aos encontros(meu caso)...
o que atrairia muito mais o pessoal e muitos novos competidores nos campeoantos...
eh isso ae manu.
otima ideia barco..
apoio totalmente...
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

Bom... 2 considerações...

Antes, pra galera que comentou do Video... primeiro, precisamos saber que manobras seriam colocadas... se fossem as mesmas do Mundial, poderia haver um Link para os videos de lá (com a devida autorização, lógico)... Mas tudo a seu tempo... antes, precisamos discutir se será msm feito...

Pro JONES...

Nao sei se rola um Desempate em voltas e voltas... por 2 motivos...
Vc viu o nivel do 2A no Brasileiro... Não que ele esteja baixo... mas 2 pessoas competindo é um Absurdo... msm que tivessemos todos que participaram ano passado, somados aos desse ano... dariam uns 6 competidores... melhor que 2.. mas ainda não acho que seja satisfatório...
Depois, que no Mundial se dividem em S1 e S2... a S1 é pra manobras de corda e S2 pra Loops.... seria legal fazer um S2, tambem... mas com o 2A do jeito que está... bem dificil..
Talvez seja possivel conciliar os 2... mas eu duvido que seja possivel..
Estudemos...

Legal que a galera tá apoiando...
Valew
Barco
luihzUmreal*
Mensagens: 375
Registrado em: 20 Mai 2006, 20:28
Localização: city tiradentes sao paulo
Contato:

Mensagem por luihzUmreal* »

muito boa essa ideia
**********
Avatar do usuário
Lucas Red
Mensagens: 1571
Registrado em: 18 Jun 2006, 23:37
Localização: Americana
Contato:

...

Mensagem por Lucas Red »

eu tbm apoio
esse foi o primeiro campionato de ioio que eu fui (sem contar os da Fever)
e fiquei em primeiro lugar na esportiva 8)



flw galera :P
lucas red
Ventrue
Mensagens: 215
Registrado em: 21 Set 2004, 23:24
Localização: Brasilia
Contato:

Mensagem por Ventrue »

como vcs msm falaram!
tem mta gente q vai pra esportiva só pra ganha os premios!
e nao vai ser mudando a regra q esse povo vai parar com isso!
axo q cada um tinha q ter consciencia do q faz!
e axo mó sacanagem as pessoas q ja são relativamente boas em manobras de 1A participarem da esportiva!
essa mudança é boa!
mais tinha q rolar uma concientização das pessoas pra deixar só as q realmente estão começando, na esporitva!
eu msm;
nao jogo bem o suficiente!
tanto e q nem classifiquei no brasileiro!
e nem por isso fui participar da esportiva só pra ganhar premio!
eu podia mto bem participar na esportiva!
ficava em primeiro lugar ganhava premio e pronto!
mais isso seria falta de respeito com as pessoas q estão começando!
sei la!
axo q msm com essa mudança vai continuar os "idiota" participando só pra ganha os premios com facilidade encima de quem realmente tao na esportiva pq ainda ta começando!
mais é uma boa ideia!
agora vamo faze uma campanha pra esse povo ai q ta acabando com a ideia da esportiva!


vlw ai!
é oq eu penso!
Victor H.
Mensagens: 2540
Registrado em: 27 Abr 2006, 23:39
Localização: curitiba/PR

Mensagem por Victor H. »

boa ideia!e apoiado
VSM.
Mensagens: 124
Registrado em: 17 Nov 2005, 15:18
Localização: Mogi das Cruzes-SP
Contato:

Mensagem por VSM. »

otima ideia,

e tem gente msm, q tem o nivel altinho, e entra na esportiva prA ganha facil.

mt apampa a ideia, flw

xD VSM.Street.Skate =P
VSM.
Mensagens: 124
Registrado em: 17 Nov 2005, 15:18
Localização: Mogi das Cruzes-SP
Contato:

Mensagem por VSM. »

duplo post!
Evandro Rosina
Mensagens: 890
Registrado em: 20 Mar 2006, 19:48
Localização: Macaé-RJ

Mensagem por Evandro Rosina »

Foi a primeira vez que fui em um Campeonato de IoIo descente né, sem ser aqueles que tem nas cidades, como da Dracco, York e outros ai.

Eu sabia que não tinha chance nenhum de ganhar na 1A, daí meu pai deu a idéia deu ir na Categoria Esportiva só pra ver como é e me acostumar, como o Barco disse. Acabo que eu ganhei a Esportiva, mas tava bem facil mesmo essa categoria, acho que poderia dificultar um pouco mais, mas não muito se nao iria se igualar muito a categoria 1A (A dos fodões).

Mas é isso ai uma bopa idéia mesmo!

;)
-=Ronaldo=-
Mensagens: 449
Registrado em: 04 Ago 2005, 08:41
Localização: sao paulo

Mensagem por -=Ronaldo=- »

apoiado
Packer
Mensagens: 2396
Registrado em: 08 Fev 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Packer »

Bom, eu considero muito mais aquele que por menos que jogue, suba no palco e tenta mostrar seu FS, mesmo ficando em ultimo, do que aquele que ganha uma esportiva!

As vezes resultados não valem mto.
Packer
Mensagens: 2396
Registrado em: 08 Fev 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Packer »

ressaltando: aquele que ganha esportiva que tem manobras de nivel pra um FS
Papai Smurf
Mensagens: 283
Registrado em: 28 Mar 2006, 20:31
Localização: São Paulo City, Brasil

Mensagem por Papai Smurf »

Apoiado!

Eu participei da esportiva, não ganhei, nem sei em que lugar fiquei. Na minha opinião, a categoria esportiva ficou com muita cara de "café com leite" nesse brasileiro. Esse esquema de ladder seria uma grande melhora, pois incentivaria as pessoas que estão começando, deixando a competição mais competitiva =P.

Acho que esse pessoal que vocês tanto xingaram que entraram na esportiva, tendo ioiô pra participar de fs, não pensa muito no prêmio. Simplesmente tem vergonha, ou se assusta com o nível das categorias. É lógico que sempre vai ter aquele que quer prêmio fácil, mas acho que será uma exceção.

Seria interesante o critério de desempate ser por repetições de manobras.

Essa é minha opinião. Eu tentei deixar tudo bem escrito, que nem o Barco. : )

xD Smurf!
martin
Mensagens: 634
Registrado em: 16 Mar 2003, 21:00
Localização: curitiba/vinhedo
Contato:

Mensagem por martin »

pra vcs terem ideia no mundial o mickey compete na esportiva rs...
intão tem que juntar manobras de 2A na esportiva tb lá é com o mesmo esquema que o barco disse só que com manobras de 2A tb... pq no 2A o Brasil ta muito parado, 2 competidores num campeonato nacional é lamentavel! mas isso não depende dos organizadores e sim dos proprios competidores, tem que ir lá e mesmo não tendo um fs exelente ir lá e mostrar oque sabe pq só assim vamos começar a evoluir nas outras modalidades... pode ver que em 2002 o campeonato brasiuleiro tinha um nivel bem inferior ao nivel do mundial hoje ja estamos cada vez mais proximos e acho que com o esforço de todos podemos melhorar em todas as modalidades, seja isso por exemplo atravez de uma esportiva um pouco mais exigente...
Edy Kauan
Mensagens: 503
Registrado em: 20 Jan 2004, 15:43
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Mensagem por Edy Kauan »

eu acho q o pessoal que joga u pelo menos q sabe faze um laceration devia eh tomar vergonha na cara e parar de ser vcs sabem muito bem o q ...e participar q nem gente da competicao.....afinal eh como o p´roprio nome diz esportiva eh pra leigos e nao para quem ja sabe jogar ok???

EDY
Responder