Contadores vs. Notas por Critério

Anúncios de campeonatos, resultados e discussões sobre regras, freestyles e pontuações.

Moderadores: Forest, Daniel Avalos, Packer

Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Contadores vs. Notas por Critério

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Acho que um fórum de ioiô competitivo não pode fugir dessa discussão. Como sempre, apesar de polêmico, vamos tentar manter o tópico civilizado e construtivo.

A ABI adotou o sistema de critérios alguns anos atrás e continua analizando os prós e contras de cada um e pode voltar ao sistema de contadores no futuro, dependendo não só da opinião da comunidade mas também de viabilidade técnica e consenso internacional.

Primeiro um resumo de cada um, com prós e contras

Contadores
O sistema de contadores é o sistema usado na maioria dos campeonatos, consiste em um contador de pontos positivos e outro para negativos para cada juiz.

Os pontos positivos são dados para cada elemento de manobra, sendo que cada elemento pode valer mais de um ponto. Qualquer elemento avançado vale pontos, ou seja: um trapézio não vale nenhum ponto, mas um Eli Hop usando boa parte da cordinha já valeria alguma coisa, por exemplo.

Pontos positivos adicionais são dados para o estilo e performance em cada manobra a critério do juiz.

Os pontos negativos são descontados para qualquer erro do jogador. Um erro simples, do tipo errar a cordinha num trapézio, já é descontado. Não se descontam pontos negativos a mais por causa da gravidade do erro, exceto no caso do ioiô parar ou ter que ser trocado. No caso de parada do ioiô, são descontados 2 pontos para cada ioiô (importante para 2A e 3A), e no caso de troca de ioiô por causa de nó, cordinha arrebentadaa ou por causa de ioiô que escapou do palco (4A e 5A), são descontados 3 pontos (5 pontos no caso de troca de 2 ioiôs para 2A e 3A).

As notas são normalizadas ao final de todas as apresentações, de forma que cada juiz tenha dado nota máxima igual para o jogador que ficou em primeiro lugar na sua avaliação. Por exemplo, se um juiz deu 200 pontos para um jogador e 100 para outro, a normalização vai transformar o 200 em 100 e os 100 em 50. Da mesma forma, para um juiz que deu notas 50 e 10, as notas vão ser normalizadas para 100 e 20.

Em alguns campeonatos, a nota de performance é dada separadamente, após a normalização das notas.

Vantagens:
- É um método mais sistemático, que promove manobras mais técnicas.
- É o sistema mais utilizado nos campeonatos.

Desvantagens
- Não existe um padrão para o número de pontos de cada elemento. No Mundial, o mesmo freestyle pode ganhar 50 pontos de um juiz e 300 de outro.
- O jogador fica sem saber exatamente onde precisa melhorar o freestyle, pois só ganha uma nota geral.
- É difícil treinar juízes e a contagem em geral requer uma planilha para realização rápida dos cálculos.

Notas por Critério
O sistema de notas avalia o freestyle do jogador em quatro critérios: Técnica, Originalidade, Performance e Penalidades. As notas positivas valem de 0 a 10 pontos. As penalidades são contadas por contadores.

A fórmula utilizada para avaliação final é a soma dos pontos positivos menos metade dos pontos negativos.

Técnica é a avaliação da habilidade do jogador. São consideradas a dificuldade das manobras, fluência do jogador e erros de manobra (errar a cordinha no trapézio, por exemplo).

Originalidade é a inovação trazida pelo jogador nas manobras. Movimentos novos, variações novas de manobras existentes e o quanto o jogador se diferencia dos demais são levados em conta.

Performance é a apresentação do jogador durante as manobras e durante o freestyle. Uso do espaço, empatia com o público, sincronia com a música são exemplos de aspectos avaliados.

As penalidades são dadas apenas para os erros graves (parada ou troca do ioiô), com descontos de 2 pontos para parada acidental e 3 pontos para troca de ioiô. Erros simples de manobra são levados em conta na nota técnica.

Vantagens:
- Contagem simples por soma de notas
- Facilidade de treinar juízes
- Promove a montagem do freestyle como um todo
- O jogador sabe quais aspectos precisa melhorar no freestyle

Desvantagens:
- A nota técnica nem sempre reflete a quantidade de manobras do jogador.
- Não é um sistema utilizado amplamente.
- Tende a ser mais subjetivo que o sistema de contadores.

O sistema de notas por critério foi desenvolvido para sanar as desvantagens do sistema tradicional de contadores, mas é claro que isso também algumas desvantagens. Existem planos para padronizar a contagem no mundo todo, mas ainda deve demorar para chegar a um consenso, isso envolve juízes do mundo todo e a organização do Mundial.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês. Não só preferência pessoal, mas que vantagens e desvantagens específicas vocês vêem em cada sistema. Levaremos a opinião dos jogadores em conta para decidir qual método utilizar no futuro.
Avatar do usuário
PedroRosa
Mensagens: 1022
Registrado em: 07 Out 2006, 11:03
Localização: São Paulo -SP

Mensagem por PedroRosa »

Contagem por critérios é melhor, acho que visa mais a criatividade.
TUTE
Mensagens: 1081
Registrado em: 20 Out 2006, 22:44
Localização: santo andré

Mensagem por TUTE »

Então apesar de ser menos utilizado sou a favor do método de notas mesmo , pois acho que fica mais facil pra ver o que seu freestyle precisa para melhorar, e as notas na minha opinião são mais coerentes, já no método por click é como o rafael disse um nego pode dar 50 click's como outro pode dar 300, sem contar sei lá vai que pega um juiz ai que tem o dedo mais rapido ele sai disparando click enquanto pega um mais lentinho ai acaba ferrando o freestyle do cara, se o cara jogar devagar consequentemente ele terá menos click's tbm se jogar um TUTE contra um Mickey da vida e ele fazer todas as minhas manobras que levo 3 min se ele fizer em 2 min ( ele ainda vai ter 1 min pra brincar) ou errar e fazer mais 1 min de manobra o que vai compensar os erros e ele ainda sim vai ganhar, e na minha opnião um bom frestyle não precisa ser rapido como alguns jogadores pois as vezes vc perde os movimentos bonitos que o ioio faz e talz sem contar que vc nun sabe o que vc precisa melhorar apezar de esse vizar mais os erros, acho que é como o Rafael disse denovo os outros erros mais simples são levados em consideração na nota TÉCNICA então não vejo problemas em continuar com esse tipo de avaliação, apesar de não ser usado no mundial saberemos onde erramos e o que fazer para corrigir, espero que os outros entendam o que eu quis dizer rssrr, flw pessoal abraço.
by TUTE...
Viniccius WirZ
Mensagens: 96
Registrado em: 21 Abr 2009, 11:12
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Viniccius WirZ »

Notas por Critério.
mateuspb AKA Botelho
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Out 2008, 22:32
Localização: Juiz de Fora - MG

Mensagem por mateuspb AKA Botelho »

TUTE escreveu:Então apesar de ser menos utilizado sou a favor do método de notas mesmo , pois acho que fica mais facil pra ver o que seu freestyle precisa para melhorar, e as notas na minha opinião são mais coerentes, já no método por click é como o rafael disse um nego pode dar 50 click's como outro pode dar 300, sem contar sei lá vai que pega um juiz ai que tem o dedo mais rapido ele sai disparando click enquanto pega um mais lentinho ai acaba ferrando o freestyle do cara, se o cara jogar devagar consequentemente ele terá menos click's tbm se jogar um TUTE contra um Mickey da vida e ele fazer todas as minhas manobras que levo 3 min se ele fizer em 2 min ( ele ainda vai ter 1 min pra brincar) ou errar e fazer mais 1 min de manobra o que vai compensar os erros e ele ainda sim vai ganhar, e na minha opnião um bom frestyle não precisa ser rapido como alguns jogadores pois as vezes vc perde os movimentos bonitos que o ioio faz e talz sem contar que vc nun sabe o que vc precisa melhorar apezar de esse vizar mais os erros, acho que é como o Rafael disse denovo os outros erros mais simples são levados em consideração na nota TÉCNICA então não vejo problemas em continuar com esse tipo de avaliação, apesar de não ser usado no mundial saberemos onde erramos e o que fazer para corrigir, espero que os outros entendam o que eu quis dizer rssrr, flw pessoal abraço.
by TUTE...
Viniccius WirZ escreveu:Notas por Critério.
Tbm acho melhor notas por critérios.
Leite
Mensagens: 145
Registrado em: 11 Mai 2009, 09:47
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por Leite »

Nunca participei de camps. mas acho o método de notas melhor, como o TUTE falou, se o cara joga devargar, ja era, e o fato de errar qualquer coisinha tbm tirar ponto é fogo. Mas tipo, depois não vem reclamar, que acham injusto o modo de pontuação. Se é contra, vote no outro método, estão nos dando uma chance para escolher. é isso!
abraço
Daniel Avalos
Mensagens: 2905
Registrado em: 21 Jul 2007, 12:08
Localização: Campinas SP

Mensagem por Daniel Avalos »

Eu também vou ficar com o critério de notas, é mais pratico, e mostra melhor as diferenças entre os jogadores.
"Marechal"
Mensagens: 463
Registrado em: 05 Nov 2003, 17:32
Localização: Rio De Janeiro
Contato:

Mensagem por "Marechal" »

Tb Acho o Contagem por critérios Melhor!Minha Unica critica a esse sistema e que No Mundial Nao e usado esse sistema entao dependendo do jogador ele leva um pouco de desvantagen ..


ee o click e complicado como o cara pode avaliar e conseguir dar click na Fs Do Mickey que ja viu de perto sabe como e rapido.

Jogador que e Jogador joga em qualquer regra .
ai que esta a criatividade do jogador sabe se vira em qualquer situaçao.
se por Contagem por critérios leias as regras jogue de agordo com as regras
e e por ckicks jogue rapido .. e Nao erre kkk

Marechal
Ioio Fenix..
tufaopatola2
Mensagens: 3390
Registrado em: 14 Fev 2007, 23:08
Localização: Betim MG
Contato:

Mensagem por tufaopatola2 »

Sim.. olhando por esta pespectiva, o sistema de criterio é de fato melhor, mas o problema que vejo é uqe a contagem dos criterios é individual, ou seja, apenas 1 juiz avalia 1 criterio. é ai que pode vir o problema que ja aconteceu em outra discursão aqui no forum.

Uma maneira uqe ao meu ver seria interessante de contornar isso, mas provavelmente seria um pouco mais dificil, é todos os juizes pontuarem todos os criterios, e com isso, fazer uma nota média ( soma dos pontos por criterio dividido por numero de juizes). assim teriamos uma contagem mais precisa. por exemplo:

Juiz 1 avaliou um jogador com performace 8.5, e criatividade 8.0. Juiz 2 avalitou com Performance 7.5 e criatividade 6.5 e juiz 3 com performance 8.0 e criatividade 7

e o numero de erros ambos avaliaram como 2.0

então, somaria a performance dos 3 juizes 8.5+8.0+7.5 = 24 / 3 <= numero de juizes = 8 <=pontuação média

e faria o mesmo com os outros criterios. dessa forma ainda o jogador saberia no que melhorar.

com os erros, poderiam fazer o mesmo e retirar da nota final Ex: nota 2.0 de media retirado dos 8.0 = 6.0 de nota final

claro que aqui está muito geral, mas poderia ser fieto com pontuação de 0 a 100, existindo ainda frações. tipo 89.34. e em caso de dizima, arredonde para baixo. Ex: 78.33333333333... ficaria 78.33 somente !

Fica ai a minha opinião sobre. e espero que seja de bom proveito!

t++
Packer
Mensagens: 2396
Registrado em: 08 Fev 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Packer »

Falo tudo marechal!
"Jogador que é jogador, joga em qualquer regra"

Uma pena que essa contagem nova só entro depois que eu parei de treinar. Deviam ter feito desde 2002 :D
Avatar do usuário
chaguinha
Mensagens: 522
Registrado em: 21 Mai 2007, 13:03
Localização: Piraju - SP
Contato:

Mensagem por chaguinha »

jogador que eh jogador joga em qualquer regra...
mas acho que o principal que deveria ser visado é o mundial!
Responder