Planck vibrando

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
akill

Planck vibrando

Mensagem por akill »

E ae tchurmaa! suavera?!
bom.. titulo auto-explicativo..
sera que é o rol? ele é de inox e qdo sequei ele, coloquei uma gotícula de singer..
ja tem um tempo que eu tenho ele.. e comprei logo dps do meu saga, ae ja tem varias batidinhas..
oque pode ser?
Asafe Azevedo

Re: Planck vibrando

Mensagem por Asafe Azevedo »

pod ser por causa da batida , tenta seca o roll e nao bota essa gotinha ...
akill

Mensagem por akill »

eu acabei de fazer isso aki..
mesmo assim continua vibrando.. sera que pode ser o eixo?
ou sera que ta na hora de pegar outro?
Asafe Azevedo

Mensagem por Asafe Azevedo »

pode ser as batidas entao , pode estar na hora de vc pega outro yoyo
tanuk

Mensagem por tanuk »

olha se o eixo ta no lugar, se ta reto...
tenta lixar o planck...
viniks

Mensagem por viniks »

tipo eu comprei um planck ele num ta vibrano mas eu sequei ele cum gasolina e num coloquei oleo nenhum e ele ta rodano muito tenta seca e num passa oleo nenhum
JONES
Contato:

Mensagem por JONES »

ta vibrando por causa das batidas

da pra dar uma lixada nas bordas, tirara o side cap (a tampinha do lado)

essa modificação da tampa vai tiarra quase toda a vibração, o que sobrar é por causa das batidas, se é que sobre.

caso nao tenha jeito a vibração ai o jeito é pegar outro, eu recomendo um kepler que nao tem esse problema de bater, pode bater a vontade.

quanto ao eixo, não é o eixo, vai por mim, esse parafuso é m4, de aço temperado, muito mais duro que o shape de aluminio, 100% de certeza que é ou side cap, ou as batidas na parte de aluminio.

lixa como já falaram, tira o side cap, e vai ficar bem melhor. lixar com lixa d'agua 400.
akill

Mensagem por akill »

intaum.. qdo eu comprei nem tinha side caps ainda..
saihsaiuhsiuahuasi
mas vo tentar lixar pra ver no que vai dar..
vlw pela atenção galere!
JONES
Contato:

Mensagem por JONES »

ah bom, o yoyo já ta com seus quase 2 anos de vida, então ta e boa, acontece isso mesmo, agente bate arranha, e ai o yoyo com o tempo vai vibrando, dando uma enroscada

isso é normal, a vida util de um yoyo ai é cerca de 3 anos mesmo.

mas tenta lixar e tals, secar bem o rolamento, limpar a parte aonde o rolamento encaixa no yoyo, isso é muito importante, passa um alcool comum no yoyo pra dar aquela limpeza mesmo.

tudo isso ajuda o yoyo a girar perfeito.
Barco
Contato:

Mensagem por Barco »

JONES escreveu: isso é normal, a vida util de um yoyo ai é cerca de 3 anos mesmo.

Meu Hitman tem 6 anos e eu comprei ele usado. Tá batido, ralado. Roda como novo...

Vendi um HG esses dias com mais de 3 anos. Rodava como novo.

Tenho um FHZ com mais de 3 anos. Comprei usado.. tá novo...

Tenho um Matrixx que saiu de produção há bem mais de 3 anos.... Roda como novo e comprei usado..

Esse negócio de vida útil.. sei não...
JONES
Contato:

Mensagem por JONES »

Barco escreveu:
JONES escreveu: isso é normal, a vida util de um yoyo ai é cerca de 3 anos mesmo.

Meu Hitman tem 6 anos e eu comprei ele usado. Tá batido, ralado. Roda como novo...

Vendi um HG esses dias com mais de 3 anos. Rodava como novo.

Tenho um FHZ com mais de 3 anos. Comprei usado.. tá novo...

Tenho um Matrixx que saiu de produção há bem mais de 3 anos.... Roda como novo e comprei usado..

Esse negócio de vida útil.. sei não...
ah é barco, mas com tantos yoyos assim acho dificil de vc conseguir jogar com todos eles ao mesmo tempo a ponto de estragar.

bem, e algum tempo atrtaz eu li um topico seu dizendo que nao tinha muito tempo pra treinar pois tinha namorada, emprego, fazia faculdade de direito e ainda uma familia.

mas tudo bem estou errado, eu disse que um yoyo te vida util de 3 anos

vou corrigir!

um yoyo de aluminio cujo qual é um material metalico, corre o risco de amassar, e logo trepidar.

o cara que esta com problemas no planck provavelmente jogou muito com ele e bateu muito ele e por isso esta vibrando.

já os yoyos que vc citou são todos de plastico, até o hitman que tem bordas de aluminio tem o corpo de plastico.

bem o plastico tem uma qualidade incrivel que se chama plasticidade.

segundo o dicionario michaelis a definição de plasticidade é a seguinte:

plasticidade
plas.ti.ci.da.de
sf (plástico+i+dade) 1 Qualidade de plástico. 2 Biol Fácil resposta aos estímulos. 3 Biol Facilidade de adaptação às condições do meio. 4 Maleabilidade do estilo.

outras qualidades do plastico são:

- PROPRIEDADES FÍSICAS DOS POLÍMEROS

. Leves

Mais leves que metais ou cerâmica. Ex: PE é 3 vezes mais leve que o alumínio e 8 vezes mais leve que o aço.
Motivação para uso na indústria de transportes, embalagens, equipamentos de esporte...

. Propriedades Mecânicas Interessantes

Alta flexibilidade, variável ao longo de faixa bastante ampla, conforme o tipo de polímero e os aditivos usados na sua formulação;

Alta resistência ao impacto. Tal propriedade, associada à transparência, permite substituição do vidro em várias aplicações. Quais seriam? lentes de óculos (em acrílico ou policarbonato), faróis de automóveis (policarbonato), janelas de trens de subúrbio, constantemente quebradas por vândalos (policarbonato);

isso tudo significa que o plastico resiste melhor que o aluminio a impactos, quedas, batidas e conseguentemente mantem suas propriedades de dimensão e de formato, evitando que o tempo faça com que o material deixe de ser como era quando novo.

o aluminio nao possui essas caracteristicas, por isso ele amassa, e logo amassando perde suas propriedades iniciais de dimensão, formato e logo distribuição de peso. ai pode ocorrer vibração.

agora acho que me expressei bem.

a vida util de um yoyo de aluminio cujo qual foi batido, ralado e perdeu suas dimensões de tamanho e peso e distribuição do material corre risco de vibrar.

yoyos de plastico são bem mais resistentes.

mas giram menos, tem mais atrito e uma serie de outras coisas, sem contar a precisão que um torno cnc dá.
zehlou

Mensagem por zehlou »

desculpe minha audacia Barco, mas ios de aluminio tem uma durabilidade um pouco menor principalmente se for akele io que vc carrega p tudo quanto eh canto, mas pelo simples fato do aluminio apresentar menos resistencia a impactos do que os ios de plastico,tbm pode se considerar que ficar abrindo o io tbm gera uma pequena folga c o tempo, sei que os ios que vc citou possuem aros, mas por estar sobre o plastico isso aumenta a resistencia da peça, exeto no xcon que os aros jah saum bem externos e tem akele problema de trincar qdo bate no chaum. tive um kick side que enjuou de tomar porrada se n tivesse perdido ele, taria rodando ateh hj. Vlw!!
zehlou

Mensagem por zehlou »

edit]
Barco
Contato:

Mensagem por Barco »

Como eu disse, grande parte dos yoyos que eu tenho, comprei usados/ganhei...

O Hitman, mesmo, quando o comprei, ele já tinha 2 anos.. isso faz 6... ele tem 8 aninhos... que bonitinho, já é um mocinho... e tá aqui.. firme e forte...

JONES... Minha falta de tempo não se traduz, nem desculpa, alguns produtos que perdem a qualidade ao longo do tempo. Yoyo é o que se chama de "Bem Durável". Quer dizer que você não precisa repor ao longo do tempo se cuidar bem dele.

O Rapaz tem um yoyo que, segundo você, tem quase 2 anos. Meu Energy tá fazendo aniversário de 2 anos. É o Energy mais judiado que eu já vi. Já rolou pelo asfalto, já voou na parede, ficou dias dentro da mochila de um lado pro outro. É, ainda hoje, o yoyo mais suave e estável que eu tenho.

Você fala do metal... eu tenho um CU (sem piadinhas, por favor) que deve ter seus 2 ou 3 anos. Um Immortalis 2 que já fez 4 anos. Sim. Já joguei muito com todos. E os yoyos não perderam a qualidade.

Se você virou professor de física, deveria saber que pras propriedades do yoyo mudarem por uma ralada ou uma amassada, tem que ser uma PUTA avaria. E não qualquer batida no chão. Principalmente porque ainda que alguns yoyos sejam plásticos, a elasticidade nunca é ideial, como você deve ensinar pros seus alunos. Assim, se um yoyo plastico bater e cair no chão, a elasticidade poderia ajudar, mas não impediria as tais e absurdas modificações que você comentou.

Não me tome por alguém burro, ou ignorante. Não tente me tratar como criança ou colar aqui passagens de dicionário da internet.

Eu sei muito bem do que eu falo, graças a Deus. E tudo o que você colou, eu já sabia. Acontece que não se aplica.

Gosto muito de você. Não tome nada pelo lado pessoal, por favor. Mas chegar aqui, copiando teoria de teoria de colegio é tirar sarro com a minha cara.

Abraço

(Se não me falha muito a memória, o rapaz tinha vindo aqui comentar que o yoyo tava bom. 99% das vezes, problemas de trepidação no yoyo vem de rolamento ruim.)
Barco
Contato:

Mensagem por Barco »

zehlou escreveu:desculpe minha audacia Barco, mas ios de aluminio tem uma durabilidade um pouco menor principalmente se for akele io que vc carrega p tudo quanto eh canto, mas pelo simples fato do aluminio apresentar menos resistencia a impactos do que os ios de plastico,tbm pode se considerar que ficar abrindo o io tbm gera uma pequena folga c o tempo, sei que os ios que vc citou possuem aros, mas por estar sobre o plastico isso aumenta a resistencia da peça, exeto no xcon que os aros jah saum bem externos e tem akele problema de trincar qdo bate no chaum. tive um kick side que enjuou de tomar porrada se n tivesse perdido ele, taria rodando ateh hj. Vlw!!
Os yoyos de aluminio abrem com mais facilidade durante o tempo, mesmo. Mas isso, apenas se a rosca não for tratada. É dificil de tratar, mesmo. Mas também é algo que tem solução.

Isso acontece porque o alumínio é extremamente mole. O ato de ficar abrindo e fechando o yoyo "come" a rosca, fazendo com que ela fique frouxa.

Pra resolver é simples: Compre "Trava Rosca" (PELOAMORDEDEUS!!! Não é "Veda Rosca"), pingue um pouco no eixo do yoyo e feche. Ele vai ficar como novo.

O problema, tanto na abertura/fechamento do yoyo, como na secagem de rol, como na trepidação, é que o pessoal esquece um negócio muito simples: MANUTENÇÃO

Yoyo precisa de manutenção. Por ser um objeto simples, a manutenção é simples. Mas quem aqui, de verdade, realmente faz manutenção dos yoyos?

Manutenção não é secar o rol. Manutenção é secar, lubrificar, limpar sujeiras do rol, verificar o eixo, a rosca e até os sistemas de retorno.

Voltando ao exemplo do meu Hitman. Logo quando eu comprei ele, ele começou a trepidar. MUITO. Eu tirava o rol, limpava, verificava se tava encaixado, verificava o eixo. E nada. Algum tempo depois, eu descobri que um dos O-Rings tava fouxo. Poxa... era só prestar atenção. Algo tão idiota, que passou uns 3 dias despercebido.

O yoyo do nosso amigo bateu, caiu, é antigo... Por que, antes da absurda hipótese de alteração das propriedades do material, ninguém cogitou a hipótese de que o eixo poderia ter entortado um pouco. De que o rol poderia ter travado naturalmente, por impacto e não por sujeira.

Pensar no desgaste do material é tão absurdo.. mas TÃO absurdo, que me pergunto como os Rols sobreviveriam 10 min sem lubrificação se isso fosse verdade...

E zehlou: Não se desculpe pela Audácia. Aqui o espaço é pra discutir idéias em alto nível.

Abraços
tanuk

Mensagem por tanuk »

Barco escreveu: "... ninguém cogitou a hipótese de que o eixo poderia ter entortado um pouco. De que o rol poderia ter travado naturalmente, por impacto e não por sujeira. " Abraços
ninguem no caso, eu e o proprio autor do topico

(:

abraço e, akill, espero que consiga resolver o problema
Barco
Contato:

Mensagem por Barco »

tanuk escreveu:
Barco escreveu: "... ninguém cogitou a hipótese de que o eixo poderia ter entortado um pouco. De que o rol poderia ter travado naturalmente, por impacto e não por sujeira. " Abraços
ninguem no caso, eu e o proprio autor do topico

(:

abraço e, akill, espero que consiga resolver o problema
De fato, Tanuk...

Peço minhas mais sinceras desculpas... Fui escrevendo e passou reto!

Obrigado pela correçao!
tanuk

Mensagem por tanuk »

isso não importa, de boa
(:
importante é se nosso amigo ai conseguiu ou coseguirá arrumar uma solução para o problema dele

abraço
JONES
Contato:

Mensagem por JONES »

desculpa barco hehehe

quer saber na real!

quem fabrica o planck sou eu, o cara vem aqui e diz que o yoyo ta vibrando, e que deve ta com algum problema, a primeira coisa que eu faço é tentar dar dicas de como solucionar.

mas eu sei que os meus plancks de 2 anos atraz de tanto que joguei já nao prestam mais pra um freestyle, afinal em casa de ferreiro o espeto é de pau e eu uso meus yoyos até o osso, bato aranho e as vezes batidas secas, nehum yoyo aturou mais de 1 ano.

isso sou eu, e o planck, 2 anos batendo ele nao sei se aguenta, os meu nao aguentaram.

a principio achei que vc estivesse dizendo que pro yoyo nao durar 2 anos sem trepidar era por que fosse ruim, e ai voce citou um monte de yoyos gringos, todos de plastico, imaginei que fosse por isso que nao estragaram.

se voce vem e diz que tem um energy que bateu ralou e usou e ele ainda gira perfeito. ai eu tenho outra explicação, a anodização aumenta em 15 vezes a resistencia do aluminio. meus plancks anodizados ainda estão intactos, só nao uso muito por que eles roem a cordinha, quem tem aqui sabe disso.

é isso.

não vou dizer que nao fui um pouco ironico, fui sim. mas só fiz isso por que entendi errado a sua primeira colocação.

e tudo o que voce disse esta absolutamente certo, manutenção é tudo, se a pessoa faz uma manutenção ali, o yoyo acaba durando mais mesmo. eu nao faço muita manutenção, sempre troco rolamentos, mas nao fico lixando e tudo mais.

foi mal

e o cara que postou o topico nao vai colocar aqui os resultados de tudo o que foi dito, com esse tanto de dicas ai acho que já deu pra turbinar legal o yoyo.
akill

Mensagem por akill »

ooo loooko galere!
malz a demora ae!
mas época de cursinho é um C*
iuahuisahusia
amanhã mesmo eu vo compra a lixa 400 e bota a mão na massa..
aproveitar e comprar esse trava rosca tbm..
imagino eu que vai dar um mega trabalho..
aiuhsiuas

vlw mtoo pela atenção GALERE!
vo postar aki os resultados dps..
=D

abraçAO!
akill

Mensagem por akill »

é... galere, lixei o planck aki e não deu em nada..
se pa é o rolamento ou o eixo mesmo..
mas de boa.. to pensando em comprar outro ja..
tava pensando em um dv888 ou um mais ou menos igual sl..
sinceramente não sei oq fazer em relação a isso..
postem ae oq vcs acham..
=D
tanuk

Mensagem por tanuk »

bom, se vc ainda bate o yoyo no chao, acho que nao compensa...
mas se nao, pode comprar um dv888 ou yuuksta...
sao bons...
ou esperar o barco fabricar uns energy ai, ou armor do tute... ou novos lançamentos por ai
akill

Mensagem por akill »

eu tava pensando em pegar o armor..
mas ele tem um gap meio pequeno num é?
qria um ioio com gap grande, mais pra ver como é mesmo..
só tive até agr o planck e o saga..
=S
Responder