! TURBINADOR !

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

rafa
Mensagens: 1090
Registrado em: 25 Fev 2003, 21:00
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

! TURBINADOR !

Mensagem por rafa »

Dei uma de Prof. Pardal e bolei uma engenhoquinha para limpar/turbinar rolamentos.

Trata-se de um cooler de processador (PC) ligado diretamente a um transformadorzinho de 12V (corrente contínua). O problema é onde encaixar o rolamento. Por sorte achei um "treko" perfeito para isso.

Olha, e não é que ficou bom?

Um cooler razoável produz em média 5.000 RPM. Deixo o rolamento no "turbinador" por um bom tempo e pronto! Tem até o ventinho extra pra ajudar na secagem ou no superaquecimento, :lol:

Acho que tenho que complementar a experiência com algum "braço" que segure a parte de fora do rolamento (pra não ficar rodando junto)... mas até lá seguro com o dedo mesmo!


Foto:

http://www.fasolo.com.br/rafa/ioio/Turbinador.jpg


Vídeozinho:

http://www.fasolo.com.br/rafa/ioio/Turbinador.avi
Editado pela última vez por rafa em 05 Dez 2003, 07:22, em um total de 3 vezes.
Sprout
Mensagens: 702
Registrado em: 07 Fev 2002, 21:00
Localização: Região do Grande ABC

Mensagem por Sprout »

Rafa eu não consegui ver nem a foto nem o video mas a idéia é legal
e o que eu mais brinco mesmo é com motor de toca fitas ou minha dremel ;)
com cooler eu nunca imaginei "boa idéia" tenho vários mas gira pouco pois são velhinhos e cansados demais
uso os motores de toca fitas pra fazer linhas tbm.
até comentei com a galera de fazer uma maquininha pra limpar rolamento e tal deve ter ficado bacana essa sua :)

Sprout
rafa
Mensagens: 1090
Registrado em: 25 Fev 2003, 21:00
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

Mensagem por rafa »

Valeu brother!

já concertei o link... (mania de não testar!)

hum... toca-fitas deve ser violento também!
no REW ou no FF....

e o PLAY pra fazer linhas? putz... que idéia!
show de bola, mas não acho material pra fazê-las......

Abçs!
andreobom
Mensagens: 380
Registrado em: 06 Out 2003, 21:00
Localização: São Paulo

Mensagem por andreobom »

Intaum vc bota no fluido de zippo, no alcool ou no querosene e depois de secar c bota lah???
Bem loko...
Muchale
Mensagens: 73
Registrado em: 08 Nov 2003, 01:15
Localização: Ceará

Mensagem por Muchale »

hehehe show de bola a ideia, vai rolar escala de produção em massa? =]
andreobom
Mensagens: 380
Registrado em: 06 Out 2003, 21:00
Localização: São Paulo

Mensagem por andreobom »

Bom...jah fui faze minhas pesquisas e vou "aprimorar" a ideia...para faze-lo sem usar estes itens meio fodas de achar talz...afinal treco naum eh uma boa descricao... :D :D :D .

Materiais:
1 motorzinho (desses q saum encontrados em qualquer carrinho movel de criancinha),
2 pilhas,
1 suporte para as pilas (pode-se usar apenas alguma ligacao podre),
11 cm de esparadrapo.

Modo de fazer:

Pegue os 11 cm do esparadrapo e divida-o em 2 fiozinhos menores de 11 cm (largura...cerca de 6 mm). Coloque um deles em volta da ponta do motor e vah enrolando para ficar mais grosso e assim poder encaixar no rolamento (no do saga...veja no de seu ioio c eh mais largo ou mais fino e faca testes).
Agora ponha o rolamento e ponha preso no esparadrapo...ligue as pilhas ao motorzinho e pronto... :D :D :D . Esse motrozinho chega a 4000 rpm...pouco menos q o cooler.

PS: A ideia ainda eh do Rafa.
andreobom
Mensagens: 380
Registrado em: 06 Out 2003, 21:00
Localização: São Paulo

Mensagem por andreobom »

Agora uma duvida: eh melhor segurar o parte externa para o rolamento realmente rolar ou eh melhor deixar roda tudo junto???
Vlw
rafa
Mensagens: 1090
Registrado em: 25 Fev 2003, 21:00
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

Mensagem por rafa »

Olha, deixei ligado o turbinadorzinho umas 5 horas a fio sem encostar nele....
fiquei muito satisfeito com o resultado!

agora quero bolar algo pra segurar a parte externa pra ver se melhora.... (acredito que não melhorará muito)....

ah, a explicação do "treko": parafuso dos antigos mouses seriais, aqueles quadradinhos com 2 parafusos emborrachados dos lados.....
cortei ambas as partes para ficar menor e pronto!

na verdade não uso somente para ajudar a secar depois do processo de limpeza, e sim algumas vezes por semana (uma madrugada inteira por exemplo), deixo o rolamento trabalhar bastante!
RFPaes
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Mar 2003, 21:00
Localização: Goiânia - GO

Mensagem por RFPaes »

Ae Rafa
Pra prender a parte externa do rolamento, coloca uma base do lado do cooler e prende o rolamento com um alicate. Tranquilo
:)
Deixa o alicate da altura do rolamento. alicate de pressão deve funcionar melhor
Muito loko o bagulho
hehehehehe
:)
RAFA, ME MANDA UM E-MAIL OU ME CHAMA NO ICQ. QUERO FALAR UNS BAGULHOS COM VC. FALOU
:)
Li_Shaoran
Mensagens: 988
Registrado em: 07 Abr 2003, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por Li_Shaoran »

hauahuahauhauahuahua
caralho!!!!!!!!1
vo fazer um negócio desse pra mim ´ehj mesmo!!!

e pra segurar o rolamento ja que fica meio difil ficar furando o cooler vc pode tentar usar um durepox pra modela o suporte.

e pra segurar a parte externa vc pode usar a mão mesmo, ou alguma coisa que de alguma pressão .

acho que vou fazer de cabeça pra baixo , aí eu coloco o rolamento pra girar dentro do thinner mesmo pra sair bem mais rapido a graxa.

po ,os fabricantes podiam usar algo do genero pra limpar os rolamentos dos ioio antes de vender, né?
_ZER0
Mensagens: 1629
Registrado em: 27 Dez 2002, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por _ZER0 »

carai
q serelepe!
FLoKiN
Mensagens: 221
Registrado em: 05 Set 2003, 21:00
Localização: Goiânia/Goias

Mensagem por FLoKiN »

Não sei o que foi mais serelepe.... o turbinador, ou o _zer0 falando serelepe ... . .. . .. . :lol: :lol:
Hugo
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Set 2002, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

APELEI!

Mensagem por Hugo »

Resolvi levar essa de Turbinador ao extremo e apelei... peguei a Black&Decker do meu pai e meu tubo de alcool isopropilico e limpei o rolamento de um saga sem tirar a blindagem... ficou perfeito depois de algumas limpadas! ta muito bom mesmo... Pra quem quiser fazer, fica a dica... Um detalhe... Use uma broca que caiba dentro do rolamento, mas com uma pequena folga! daí, coloque um pouco de fita adesiva em volta da broca, só pro rolamento ficar bem fixo!
rafa
Mensagens: 1090
Registrado em: 25 Fev 2003, 21:00
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

Mensagem por rafa »

dica boa!

mas tem que ser uma furadeira violenta! a de casa é super lenta... uma m*#%*@!!!
*d4rk*
Mensagens: 110
Registrado em: 05 Out 2003, 21:00
Localização: São Paulo, Z.O aqi im Pìrituba
Contato:

Mensagem por *d4rk* »

Boa pakas essa ideia da furadera........... :wink: :wink: :wink:
Ferara
Mensagens: 306
Registrado em: 22 Set 2003, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por Ferara »

vou ve se eu fasso un negocio desse aqui em casa! huhu
Li_Shaoran
Mensagens: 988
Registrado em: 07 Abr 2003, 21:00
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por Li_Shaoran »

eheheheh
ja usei muito furadeira, pricipalmente que a minha aki ja fica na posição pra modificar ioios.


ah, como eu queria uma furadeira lenta........
a minha é rapida demais pra fazer mods.se descuidar um pouco o ioio derrete.
ALF
Mensagens: 80
Registrado em: 30 Ago 2003, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por ALF »

CARA FUDIDO... VO TENTAR MONTAR UM PRA EU!!! hehehehe

Logico se vc permitir.....
andreobom
Mensagens: 380
Registrado em: 06 Out 2003, 21:00
Localização: São Paulo

Mensagem por andreobom »

Arranjei cum meu professor de mecatronica...uma mini retifuca...q chega a 35.000 rpm!!! Vo faze a festa... :D
rafa
Mensagens: 1090
Registrado em: 25 Fev 2003, 21:00
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

Mensagem por rafa »

:o
:o
:o

será que num dismonta o bixim?

ei ALF! eu permitir? que é isso.......
pedroks
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Jun 2003, 21:00
Localização: Brasília-DF
Contato:

Mensagem por pedroks »

carai ficou massa!!!
boto feh
Risada_SP
Mensagens: 37
Registrado em: 26 Nov 2003, 15:52
Localização: Sâo Paulo

Preciso de Dicas !

Mensagem por Risada_SP »

:lol:

E aí pessoal.....blz !

Eu sou newbie no ioiô e estou querendo alguns toque e gostaría de tirar algumas dúvidas.

Eu devo turbinar meu rolamento ou por eu ser iniciante devo deixá-lo lubrificado (original) ?

As cordinhas arrebentam facilmente ? Comprei um Saga e no mesmo dia estourou a cordinha isso é normal ? Bom de qualquer forma eu já fiz meu estoque !

Gostaria de parabenizar o Rafael Matsunaga e agradece-lo pelos vídeos de manóbras disponibilizados nesse site....agora é só treinar !

Valeu pessoal !
Richardyzo
Mensagens: 65
Registrado em: 23 Out 2003, 19:31
Localização: Void

Mensagem por Richardyzo »

Bom, eu recomendaria deixar o rolamento lubrificado por enquanto... porque quem não sabe fazer o bind pode ter muitos problemas pra fazer o yoyo voltar ! Se você deslubrificar o rolamento, o yoyo num volta pra sua mão tão facilmente... eu recomendaria você aprender o bind antes.
E as cordinhas cara... eu nunca arrebentei uma jogando com yoyos de rolamento. Mas tenho um amigo que estoura umas 3 diariamente! O.o Sei lá, acho que daí vai do cuidado de cada um... força do dorminhoco... etc.
Spirit of night
Mensagens: 322
Registrado em: 05 Set 2003, 21:00
Localização: Rio de Janeiro RJ
Contato:

Mensagem por Spirit of night »

Bom sobre as cordinha depende muito de cada um, tem gente aqui no fórum que utiliza a mesma cordinha durante uma semana, e nem arrebentam.......Tb já li de gente que lava a cordinha com água quente...........tem gente que troca todo dia, que seria mais o meu caso, mais isso depende muito, do dia pq tem vezes que eu utilizo 3 cordinhas num dia, nunca arrebentei nem uma cordinha pelo menos ate agora, sempre que eu vejo que deu um puídinha na cordinha eu já troco............é melhor prevenir doq remediar...........hehehe..........


Vlw.... :wink:
Risada_SP
Mensagens: 37
Registrado em: 26 Nov 2003, 15:52
Localização: Sâo Paulo

Mensagem por Risada_SP »

:lol:

Valew Richardyzo e Spirit.

Vou seguir os conselhos.

Mais uma dúvida...o que é bind ? Tentei ver uns vídeos que disponibilizaram em outra sessão do forum porém eu acho que os links estavam quebrados. Gostria de aprender !

Falow...
rafa
Mensagens: 1090
Registrado em: 25 Fev 2003, 21:00
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

Mensagem por rafa »

opa.....

dê uma olhadinha no "Glossário" ! 8)

mas são manobrinhas onde forma-se um lacinho perto do ioio e joga ao lado inverso da linha....

vendo os vídeos fica mais fácil de entender! :)
Risada_SP
Mensagens: 37
Registrado em: 26 Nov 2003, 15:52
Localização: Sâo Paulo

Mensagem por Risada_SP »

:lol:

Valew pela dica !!!

O Rafael já me passou os links corretos dos vídeos e eu já baixei os dandos...agora é só treinar...!

Falow..!
linux.ioio
Mensagens: 263
Registrado em: 27 Set 2003, 21:00
Localização: Pindamonhangaba

Mensagem por linux.ioio »

Sobre o turbinador, eu acho q vo faze um pra ve como eh...
e sobre as cordinhas, eu jogo com uma cordinha por 1 ou 2 semanas, elas sujam bastante..dai eu vo la e lavo elas....elas voltam iguas as da outra semana...
a minha sorte eh que meu primo me deu umas 5 ou 6 cordinhas...dai quando suja uma, eu largo de molho e jogo com outra...


Vlw
pedroks
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Jun 2003, 21:00
Localização: Brasília-DF
Contato:

Mensagem por pedroks »

ehaiuheaiuheiuaehiuaehiuea carai linux isso q eh economizar!!!
:D :D :D
aki em casa agente soh lava roupa mesmo!!!aeaheuia
DarckWing
Mensagens: 191
Registrado em: 27 Nov 2003, 16:11
Localização: Recife-PE
Contato:

oi!

Mensagem por DarckWing »

oi! vi o turbinador e gostei muito! :P
e resolvi fazer um pra mim tb! Fiz praticamente igual!
mas pra o suporte do rolamento eu usei uma rolha(dquelas q tem nos vinhos).
e tb cortei as hélices, para aumentar as rotações, o problema eh q estraga o cooler! Mas acho q vale a pena! Assim q tiver foto eu ponho o link aqui!
Responder