Como faz para ver qto o yoyo dorme ??

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Fernandinho...
Mensagens: 69
Registrado em: 27 Set 2003, 21:00
Localização: Vinhedo
Contato:

Como faz para ver qto o yoyo dorme ??

Mensagem por Fernandinho... »

Ai, me falaram que para ver qto o yoyo dorme naum é so jogar o yoyo e blz... os prós fazem alguma coisa a mais, queria saber como q é o certo para ver qto dorme.... vlwz
Claudio H. Picolo
Mensagens: 1233
Registrado em: 07 Dez 2003, 00:53
Localização: Campinas, SP
Contato:

O quanto dorme?

Mensagem por Claudio H. Picolo »

Tá aí uma informação interessante...
Como se faz para cronometrar o sleep-time de um io-iô com precisão, descartando-se atrito com starburst e eliminando trepidação, por exemplo?
Podíamos ainda acrescentar ainda mais perguntas: Qual a velocidade de giro de um io-iô rolamentado? E de eixo fixo? E translaxe?
(Ao menos já sabemos que um io-iô não dorme no espaço... Ao menos Jeffry Hoffman não conseguiu fazer isso em 1992, na missão STS-46)
BaNdAiD
Mensagens: 76
Registrado em: 25 Out 2003, 02:50
Contato:

Mensagem por BaNdAiD »

tem um post antigo sobre isso....se eu naum me engano o ioio pode ser ajustado puxando a cordinha para o lado para q ela não atrite contra o sistema d retorno e o corpo do ioio e mede-se ate que o ioio morra(pare). por favor me corrijam se estiver errado!....valeu
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Trepidação não tem jeito, mas dá pra corrigir o ioiô se ele estiver torto e a cordinha estiver raspando nas paredes do ioiô. É só segurar a cordinha bem perto do ioiô e torcer a cordinha pra um ou outro lado. O ioiô vai começar a entortar pra um ou outro lado e você corrige assim.

Já a velocidade eu não sei qual é a maior. Eu testei com um RPM da Yomega que mede isso e jogando bem forte eu fiz quase 10000 RPM. Mas deve dar pra fazer bem mais, o meu braço tá longe de ser forte. ;)
Claudio H. Picolo
Mensagens: 1233
Registrado em: 07 Dez 2003, 00:53
Localização: Campinas, SP
Contato:

Giro do io-iô

Mensagem por Claudio H. Picolo »

Aha! 10000RPM... Eu suspeitava que a velocidade de giro fosse mais ou menos por aí...
Nessa velocidade, num io-iô de eixo fixo, como um Russell, por exemplo, uma cordinha sintética praticamente "derrete" com o calor do atrito. Da mesma forma, há ainda um "desbastamento" das cordinhas de algoodão... (eixos de madeira têm uma certa porosidade que nessa velocidade funciona como uma lixa).
Imagino que io-iôs com bordas mais pesadas trepidem menos, devido ao efeito giroscópico... No entanto, o rolamento pode gerar alguma trepidação, que pode acabar prejudicando o giro do io-iô. Se este trepidar pouco, o io-iô dorme mais, certo?
Da mesma forma, um io-iô de eixo fixo em que a madeira seja menos porosa também possa faze-lo dormir mais. (Claro que, com as devidas limitações que essa classe de io-iô oferece.)
E o translaxe? Não há a trepidação do rolamento, nem o atrito do eixo fixo na cordinha, mas há o atrito de um tubo em torno do eixo, que pode ser lubrificado com algum lubrificante capaz de suportar altas temperaturas. Mas aí fica uma dúvida... qual seria a viscosidade ideal de lubrificante para esse tipo de io-iô?
Sprout
Mensagens: 702
Registrado em: 07 Fev 2002, 21:00
Localização: Região do Grande ABC

Re: Giro do io-iô

Mensagem por Sprout »

Claudio H. Picolo escreveu: io-iô de eixo fixo, como um Russell, por exemplo, uma cordinha sintética praticamente "derrete" com o calor do atrito. Da mesma forma, há ainda um "desbastamento" das cordinhas de algoodão... (eixos de madeira têm uma certa porosidade que nessa velocidade funciona como uma lixa)
Da mesma forma, um io-iô de eixo fixo em que a madeira seja menos porosa também possa faze-lo dormir mais. (Claro que, com as devidas limitações que essa classe de io-iô oferece.)
Eu costumava "queimar" o eixo de madeira com o proprio atrito com a linha o que deixava bem liso e realmente durmia mais porém fazia mais barulho mas eu realmente gosto deste barulhinho resultante e por isso fazia este tipo de coisa.

Como fazia isto?
Bem, retirava a linha do ioiô e amarrava uma ponta em algum lugar e dava uma volta com a linha no eixo e deixava o ioiô no meio e segurava na outra ponta da linha depois fazia uma fricção do ioiô com a linha empurrando ele de um lado ao outro mas com cuidado pq costumava queimar o shape tbm mas fica legal e até brilhava de tão liso q ficava.
mas não fazia milagres na performance não coisa de 5 segundos a mais só mas já era válido.

Sprout
Claudio H. Picolo
Mensagens: 1233
Registrado em: 07 Dez 2003, 00:53
Localização: Campinas, SP
Contato:

Mensagem por Claudio H. Picolo »

Assim nasceram as modificações do Sprout... (risos)
Sprout
Mensagens: 702
Registrado em: 07 Fev 2002, 21:00
Localização: Região do Grande ABC

Mensagem por Sprout »

Claudio H. Picolo escreveu:Assim nasceram as modificações do Sprout... (risos)
Claudio, mas pensando bem eu acredito q você tenha razão em seu comentário, porque que eu me lembre a ùnica coisa diferente que eu fazia na época além disso era passar parafina na linha :D
E bem depois quando fui ter contato com ioiôs de rolamentos + ou - em 2001 que eu resolvi fuçar em um galaxi e botar rolamento nele, pouco tempo depois em dezembro conversando com o Rooney Yoyo eu conheci o Anselmo, Rafael, Titi, Whip (nem tinha este apelido ainda acho) Marcos Lins e Leandro e depois este mundão todo aí de ioiozeiros q vemos como exemplo este forum.

e o baguio tá indo como dizia "aquele do Vídeo" :D





Sprout
Responder