A algum tempo, vi no forum e ouvi dizer que o Mars chegava a ser melhor que o FHZ, Eu particularmente não duvidei nem concordei.
Um dia no MSN, o JONES me procurou e me perguntou se eu queria testar o Mars. Então aceitei e disse que colocaria o MEU parecer sobre o Ioiô independente de ser bom ou ruim.
Pois bem. ele me enviou o ioiô e hoje estou aqui fazendo um Review, tentando traduzir em detalhes, as impressões que este ioiô me passou, tanto negativas quanto positivas, deixando a critério de cada um saber se é bom para si.
Em uma primeira olhada, achei o ioio muito bonito e com um bom acabamento. O mesmo tem um belo formato butterfly e suas dimenções são propícias ao conforto na mão.
No primeiro momento, a sensação que tive, ao ver o ioiô, é de ser um equipamento não voltado a iniciantes, pois as suas curvas e medidas(exceto o peso), davam a imnpressão de equipamento intermediário/avançado.Conversando com o JONES, o mesmo me disse, que o propósito desde ioiô, é um bom custo x benefício, e que fosse um ioio para se começar e evoluir bastante antes de procurar um novo. Com base nestas informações, passei a julgar as peculiaridades do mesmo.
Abrindo o ioiô, percebo que ele usa o sistema de retorno do tipo O'Ring, que particularmente adoro pela baixa manutenção, mas hà o contra de ser um retorno muito "seco". ele tem uma pegada animal, principalmente com o ioiô em alta rotação, o que pode surpreender o iniciante e fazer ele voltar com um estalo nos dedos.

Por outro lado, possibilita a instalação de outros sistemas de retorno com silicone, ou até mesmo, um O'Ring de viton ou outro material que achar interessante.
eu como gosto de O'Ring mantive o mesmo, a única modificação que fiz, foi fazer um flush, mas que praticamente não era necessário, pois o espaço do O'Ring é bem grande e deixa ele um pouco abaixo da metade para dentro.
Interessante ficou o sistema de espaçadores, tradicionalmente conhecidos pelos ioiôs Duncans. muito funcionais e ainda temos a opção de aumentar o Gap com Shins ou outros espaçadores mais largos. Acredito eu, que o JONES tenha fabricado para venda.

Estes espaçadores são bem acabados, não tem limalhas que podem fazer o seu rolamento ou o desempenho do ioio diminuir, e o Eixo com rosca M4 se não me engano.
Gostei muito do rolamento KK (e se não me engano é inóx). já vem seco de fábrica na medida certa de lubrificação, fazendo do ioiô um verdadeiro "Pronto para Jogar."

Este rolamento tem um desempenho que me surpreendeu. praticamente não precisa amaciar, e o mesmo ja roda muito. Não sei bem qual o padrão deste rolamento, acredito ser YYJ. de qualquer forma, acertou em cheio n escolha do mesmo.
Agora vou falar dos pontos negativos.
Apesar do excelente acabamento dos materiais, o bom rolamento, este ioiô ficou um pouco leve, o que diminui bastante o seu potêncial. sem os Caps ( na ocasião, o meu está com os do campeonato Paranaense de 2010) ele fica realmente muito leve, o que não me deixa muito confortável para fazer manobras. apenas para conparação, ele é mais leve que um skyline e um pouco mais pesado do que um saga.

Com os Caps, ele fica um pouco mais pesado e um pouco mais gostoso de jogar! apesar deste pequeno peso extra, eu senti uma diferença relevante, por isso estou postando..
Como nem tudo são flores no mundo dos ioiôs (principalmente os de plastico), ele tem uma pequena vibração, em função do material injetado. apesar disso, não atrapalha no desempenho do mesmo, mas acredito que dá para ser melhorado.
No geral, para o que ele é proposto, é um ioiô excelente, marcado principalemnte pelo desempenhoe pela qualidade do material empregado, o que gera um belo ioio, com robustez para aguentar as pancadas do dia a dia na vida de um iniciante.
Além disso, tem desempenho o suficiente para pegar várias manobras e combos, o que o torna um ioiô intermediário.
Agora a pergunta que não quer calar.. Afinal de contas, é ou não é melhor que o FHZ?
A resposta é SIM e NÃO!
como assim?
O FHZ foi feito para ter um excelente desempenho em um ioiô de plastico, e o pessoal da Duncan foram geniais no marketing do mesmo. Apesar de ser um ioiô de alto desempenho, é necessário fazer muitas modificações para termos menos trabalho ou menos custo. Neste caso, o MARS é muito melhor, pois não temos a necessidade de alterar em nada para que ele fique bom, e funcionando por um bom tempo.
Em contra partida, o Mars não tem o mesmo desempenho de um FHZ, devido a apenas 2 fatores: Peso e aquela pequena Trepidação. Se for resolvido estes dois problemas. com certesa este ioiô tem tudo para ser o proximo campeão mundial de plástico! alem de poder ser uma excelente opção para 5A por causa da sua estabilidade (idem o FHZ).
Bom, é isso! espero que gostem deste Review, e comentem a vontade sobre o que concordam ou não no que escrevi! até!